quinta-feira, 22 de março de 2012

O Entretenimento atrapalhando o jornalismo

Há muito tempo os programadores e diretores de TV perceberam que o jornalismo é um grande filão de audiência para a TV nacional. A população brasileira sempre demonstrou interesse em acompanhar o noticiário em suas mais variadas espécies, seja popular ao extremo ou mesmo o mais tradicional. Ainda que não seja capaz de criar profundas reflexões através do que vê na TV, o povo brasileiro gosta de se informar através dela.

Por conta deste fenômeno, todos querem jornalismo. No fim dos anos 90 essa descoberta atacou a televisão brasileira e, a partir daí, nunca mais a abandonou. O que se vê desde então é uma onda de jornalismo em todos os locais possíveis. Salvo a teledramaturgia que, até aqui, tem sobrevivido, todos os formatos de produtos para a TV apresentam jornalismo em dado momento, inclusive os programas de entretenimento.

O que se viu nesta semana é que nem sempre atitudes assim funcionam completamente. Profissionais gabaritados para a apresentação de entretenimento não são sinônimos de bons profissionais do jornalismo. São campos muito divergentes uns dos outros e o distanciamento, em alguns momentos, é gritante, por isso pode ocorrer ruídos.

O programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, foi um bom exemplo de situações assim. Nesta semana, o show de entretenimento foi o primeiro a levar para a TV o ex-BBB Daniel, que fora acusado de estupro dentro da casa. Após a decisão da polícia em arquivar o processo, Ana Maria Braga entrevistou Daniel com exclusividade.

A disputa pela exclusividade existe desde os primórdios da TV e vai continuar existindo. A jogada do diretor do programa, Boninho, que também é diretor do Reality, foi bem interessante e digna de aplausos, mas acaba aí. A atitude de Ana Maria Braga, mestre do entretenimento, não foi digna de elogios. A apresentadora se portou como se estivesse diante de um de seus convidados para cozinhar ou numa entrevista com amigos e celebridades.

Sem nenhuma pergunta realmente pertinente, a apresentadora tratou Daniel como vítima de uma conspiração policial e sequer mencionou a cena em que Daniel parece fazer sexo não consensual com Monique. Ela também não perguntou o sentimento dele em relação a direção do programa que o expulsou ou se ele tomaria alguma atitude por conta disso.

O Mais Você transformou uma exclusiva de jornalismo em mais um show de entretenimento e perdeu uma grande oportunidade em ser o diferencial. É o grande problema de inserir jornalismo no entretenimento sem, ao menos, colocar um jornalista gabaritado para lidar com situações assim.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira