sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Grande Família aposta em nostalgia

A nova temporada da série mais longeva da TV brasileira estreou na última quinta-feira, 04. A Grande Família, da Rede Globo, voltou ao ar para mais uma temporada sem grandes expectativas. A bem da verdade, o programa é bem estável em números, mas não tem grande repercussão, provavelmente por estar na grade da emissora a mais de uma década.

Com tanto no tempo no ar é natural que a série perca um pouco do interesse em termos de repercussão, todavia, é preciso lembrar que um programa só fica tanto tempo sendo exibido na TV moderna se der resultados - tanto em termo de audiência, quanto em termos de retorno financeiro, salienta-se - por isso é preciso cuidado ao analisar a série.

Um show deste naipe precisa de toda a atenção ao ser analisado. É bem verdade que a série não apresenta nada de novo em termos de recursos dramatúrgicos, mas não se pode dizer - nem de longe - que A Grande Família esteja saturada. Talvez a marca, por estar tanto tempo semanalmente sendo exibida, possa ter cansado o telespectador, mas não se pode dizer o mesmo ao se analisar a estrutura episódica e as temporadas exibidas.

A estreia da nova temporada apontou um caminho interessante. Durante a divulgação do retorno da série, percebeu-se que parte do público sentiu-se saturado com o show. É possível que os próprios roteiristas tenham percebido a possibilidade do desgaste natural e, por isso, resolveram vestir a carapuça com essa história, levando o roteiro para uma nostalgia importante e interessante.

Ao apostar em nostalgia, os roteiristas arriscaram bastante, pois poderia cair no grave problema de olhar para o passado e perceber que o presente não é tão importante quanto foi a história e este é um risco grande. Porém, não passou de uma lembrança, pois a ideia foi muito bem executada e serviu como esteio para que o público relembrasse como é bom ter A Grande Família em nossas casas por mais de uma década.

Com direito a cenas de flashback - inclusive o primeiro episódio da série - o episódio apostou e acertou em cheio ao mostrar a história do show, pois levou o público a refletir em todo o tempo em que acompanhamos essa deliciosa série. O roteiro mostrou a mesma estrutura de diálogos divertidos e bem amarrados, além de primar pelo bom gosto da história com sequência interessantes.

O elenco, impecável como sempre, mostrou o mesmo frescor de sempre. O único senão de uma história tão longeva como o da Grande Família na TV é justamente o elenco. Nomes tão importantes e de qualidade ímpar interpretando os mesmos papéis a tanto tempo é de se pensar, pois poderia haver novo desafio. Mas é o preço que se paga por ter um produto de tamanha qualidade e que merece continuar no ar.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira