terça-feira, 26 de março de 2013

Homenagem: Um ano de Avenida Brasil

Há um ano os telespectadores brasileiros aguardavam ansiosamente o horário das 21 Horas para acompanhar a estreia da nova novela de João Emanuel Carneiro. Neste horário, no meio da tarde, era impossível dizer o que se veria no ar, mas a ansiedade já era grande, graças ao currículo do autor e as chamadas que aguçavam ainda mais a curiosidade do público.

Por volta das 22h30 do dia 26 de março de 2012, telespectadores boquiabertos diante da TV por todo o brasil estavam estupefatos diante do primeiro capítulo mais avassalador que a televisão brasileira já teve notícias. Assim, Avenida Brasil mostrou seu cartão de visitas. O primeiro dos quase 180 capítulos que mudariam para sempre os rumos da teledramaturgia nacional.

Agora, um ano depois da estreia, é possível lembrar com carinho de todas as personagens e ainda perceber que tudo está muito vivo no imaginário popular. A novela subiu dos patamares normalmente vistos por um folhetim e se transformou em raro fenômeno de repercussão, literalmente parando o Brasil. Tanto que sua sucessora sofre até hoje por conta da viuvez que a trama de JEC deixou.

Falar sobre a competência do autor, a ousadia e inspiração assombrosa da direção ou do elenco afiado é chover no molhado e repetir tudo que já foi dito ao longo dos meses de exibição. Garantir a saudade de personagens como Nina e Carminha, além de tantos coadjuvantes que honraram este nome, deram um show de talento e produziram uma Novela, assim mesmo, com "N" maiúsculo. É impossível falar de Avenida Brasil sem falar do show de seu elenco, ou do roteiro absurdamente genial ou da direção num estado de graça poucas - ou nunca - vezes visto na TV.

Por isso, o Blog decidiu homenagear o que consideramos a melhor novela da História da Teledramaturgia de uma forma diferente. Veja abaixo os textos publicados pelo TVxTV ao longo da exibição desta novela que estará para sempre na memória dos fãs brasileiros.

1 - Avenida Brasil ignora apresentações e chega como rolo compressor

2 - O Assombroso ritmo de Avenida Brasil

3 - Avenida Brasil é uma coleção de acertos

4 - O Capítulo incrível de Avenida Brasil

5 - Adriana Esteves muda as vilãs de JEC

6 - Avenida Brasil e o esqueleto de A Favorita

7 - Avenida Brasil ou A Favorita?

8 - Débora Falabella: a maturidade de uma ótima atriz

9 - Avenida Brasil em um momento antológico

10 - A Construção narrativa na virada de Avenida Brasil

11 - Avenida Brasil aponta um perigo: o jornalismo de troca de favores

12 - 08 Referências Cults do capítulo 102 de Avenida Brasil

13 - A Difícil Missão de ser João Emanuel Carneiro

14 - A diferença do Real e do Verossímil

15 - Avenida Brasil e a pergunta que perturba o país

16 - A.Avbr. D.Avbr. na Teledramaturgia Nacional

17 - As 10 frases mais engraçadas de Carminha

3 Quebraram tudo:

Raylan disse...

Saudades da melhor novela de todos os tempos *_*

Identidade Novelas disse...

Eu me lembro perfeitamente do dia 26 de março do ano passado. Passei o dia todo me "preparando" para assistir a estreia da novela, e na hora H chegou visita aqui em casa. Vi aquele capítulo memorável com dificuldade, mas vi (e revi na internet depois). "Avenida Brasil" foi a ÚNICA novela que eu acompanhei de cabo à rabo, os 179 capítulos, sem perder uma única cena. Foi e é ainda a melhor novela de todos os tempos, a mais ágil, a mais bem dirigida, a mais bem escrita, a que teve a melhor história, o melhor elenco, a melhor trilha sonora, os melhores efeitos, enfim, uma novela inesquecível e visceral. Não foi perfeita, pois nada é perfeito, e deixou muito a desejar no último capítulo. Foram tantos furos que nem parecia que o JEC havia escrito aquele capítulo. Mas tudo isso tem uma explicação! Os autores têm feito finais "regulares" para as novelas porque eles se esforçam ao máximo para evitar o vazamento de informações. Se a mídia e o público respeitasse o primoroso trabalho dos autores, eles não se atrapalhariam nos desfechos das tramas. Esse foi o único pecado de "Avenida Brasil", um desfecho "pobre" em relação ao resto da trama. Faltou explicar porque a Carminha e o Max deixaram Jorginho no lixão, porque a Lucinda falava que a Carminha tinha sido presa, porque o Adauto era analfabeto sendo que ele estudou em um internato, o que aconteceu com o Santiago depois do tiro, faltou o mostrar o bebê da Suelen, enfim, coisas relativamente importantes para um desfecho perfeito. Mas quem é fã, fã de coração, ignora essas coisas e leva em conta apenas as glórias! Eu sou fão, apaixonado, louco, órfão, viúvo, da melhor novela de todas!

Italo B. Filho disse...

Eu achei a novela péssima. Posso ter sido o único, mas não gostei.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira