É inegável, contudo, que há tramas boas e que rendem maravilhosamente bem dentro do contexto do folhetim. A história de vida de Laura (Marjorie Estiano) é a principal delas. Ainda que a personagem seja também usada para cuspir textos didáticos e históricos que não servem para absolutamente nada no contexto dramatúrgico, ela é, sem dúvida, a melhor personagem desta história. Com uma história densa, bem amarrada e, principalmente, folhetinesca, ela é capaz de segurar qualquer telespectador diante da telinha para acompanhar sua vida.
A sequência do capítulo exibido na última quinta-feira, 10, mostrou bem isso. Cada detalhe que preparou as cenas foi fundamental para a construção de uma história forte e ousada. Para o horário das 18 Horas, atualmente, é impensável uma cena de estupro ser levada ao ar - a discussão sobre censura não cabe aqui - o que mostra coragem por parte dos roteiristas, mas também um leve ar de desdém. O público do horário é bastante conservador e já rejeitou a trama, por isso, inserir uma cena dessas poderia ser um golpe fatal para qualquer tentativa de levantar o Ibope.
Não foi, ao menos esperamos que não. Da forma como foi conduzida toda a cena, ficou clara a preocupação dos diretores e elenco em não transmitir nenhum tom de agressividade para o público. Pode soar estranho, mas tudo foi meio poético, não no sentido romântico da palavra, mas no sentido literário. Cenas bem marcadas, texto afiado e interpretação com o maior tom de naturalismo possível garantiram que a sequência não fosse considerada apelativa.
Isso tudo graças ao excepcional talento de Marjorie Estiano. Em outras mãos essa cena poderia ser uma sucessão de gritarias, caras e bocas em meio a choro descontrolado, com a atriz foi diferente. Ela soube conduzir muito bem sua personagem para um momento muito doloroso e que era necessário muita fibra e, ainda assim, sem precisar carregar demais as tintas no tom do momento. Marjorie já mostrou do que é capaz e seu currículo dispensa comentários, talvez por isso os autores tiveram a coragem de lançar mão desse tipo de cena.
Em meio a uma forte crise de audiência, Lado a Lado apelou. Não para cenas baixas ou vulgares - e uma tentativa de estupro poderia ser - mas para a forte carga melodramática nas mãos da melhor atriz de sua geração. Marjorie Estiano neste capítulo - inclusive nas sequências pós tentativa de estupro, em que chora no colo de Isabel - deu provas e tranquilidade para se afirmar que, atualmente, ela é a dona da melhor atuação feminina no ar na TV brasileira. É a parte boa de Lado a Lado.
7 Quebraram tudo:
Trama cheia de equívocos eu já acho um pouquinho demais. Sinceramente não vejo taaaaaaantos assim.
De resto, perfeito artigo. Marjorie esteve perfeita nessa sequência. Mais que perfeita, brilhantíssima. Aplausos também a Dudu Sandroni, pela excelente composição do asqueroso senador.
Eu não concordo com algumas opiniões aqui expressadas mas não posso tirar suas razões em relação a trama de LAL e seus problemas (apenas acho que é uma novela que realmente vale ser vista e seus problemas não chegam ser tão grandes). Mas realmente vc soube falar sobre o que é melhor na novela, Laura, sua história, personagens e acontecimentos que a cercam. A fantástica cena de ontém nada mais foi que a prova disso. E bem ... caramba achei a escrita do seu texto primorosa.
Obrigada por postar! Vc conseguiu dizer melhor do que eu mesma poderia sobre o que achei do trabalho da Marjorie na cena da tentativa de estupro que foi ao ar ontem, em Lado a Lado.É muito bonito ver o trabalho dela! Dá orgulho! Abraço!
concordo plenamente com a parte "Marjorie Estiano é a melhor atriz de sua geração." ela é muito boa mesmo e além de tudo me passa ser uma pessoa doce e divertida.Parabéns pelo seu trabalho,como sempre, maravilhoso Marjorie...Kátia.
Essa novela não tem ibope porque o povo brasileiro não gosta de história e cultura, que fazem parte e dão sentido sim a trama. A novela pode até ser calma, sem grandes acontecimentos, mas isso é o normal, o historico, o cotidiano. O problema é que o povo se preocupa mais com personagens vingativos e escrotos, no melhor estilo Avenida Brasil, que não ha acrescimo em suas vidas.
E é um fato, nenhuma das atuais novelas da Globo vem tendo grande ibope.
Concordo que a trama tem inúmeros equívocos e merece a baixa audiência que tem mesmo!!!
Ainda não vi a cena da semana, mas depois desse texto me sinto na obrigação!
Parabéns por mais um texto genial. Seus textos mereciam um grande espaço, um grande portal.
Abraço
Marjorie, a Melhor *-*
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