quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Top 15: As melhores cenas de 2012

Todo ano este blog faz as melhores cenas que foram ao ar no respectivo ano na teledramaturgia nacional. Normalmente é um top 10, mas em 2012, por conta da quantidade absurda de boas cenas, tornar-se-ia uma tarefa hercúlea e injusta escolher apenas dez. Então, seguindo a sugestão de uma amiga, resolvi fazer um top 15, ainda que apareça as 10 melhores, vale frisar que o top 15 foi feito para que todas possam figurar na lista. Eis as melhores cenas de 2012:

15ª - Revelação de que Dorotéia já foi Quenga - Gabriela


Gabriela pode não ter tido o mesmo destaque e a qualidade ímpar de sua antecessora, porém, é preciso salientar que houve bons momentos. A personagem Dorotéia ( Laura Cardoso) facilmente entra pro hall dos melhores trabalhos de sua intérprete. A revelação de que a personagem já foi quenga e que, portanto, sua vida de beata que julga tudo e todos e que preza pelos bons valores não passava de hipocrisia foi uma das mais marcantes de toda a novela de Walcyr Carrasco.

14ª Morte de Verbena - Amor Eterno Amor


Elizabeth Jhin não foi tão feliz em sua segunda telenovela retratando o tema espírita. Muito didática, a obra acabou cansando o público e em alguns momentos apresentava núcleos confusos e que diziam muito mais respeito a quem professava a fé espírita do que ao público em geral. Ainda assim, a cena em que Verbena (Ana Lúcia Torre) morre é de uma leveza que impressionou. Direção muito bem feita e atuação impecável do elenco em cena.

13ª Casamento de Rita e Batata - Avenida Brasil


A novela que parou o Brasil como a muito não se via já dava sinais de que seria uma obra-prima da teledramaturgia nacional em seus primeiros capítulos. A forma como João Emanuel Carneiro construiu a história de amor entre Rita (Mel Maia) e Batata (Bernardo Simões) num lixão foi toda inspiradora, lembrando contos de fadas que emocionavam. O casamento das duas crianças foi um dos momentos mais lindos da TV em 2012.

12ª  Em julgamento, Coronel Jesuíno confessa amar Sinházinha - Gabriela


Além de Laura Cardoso, outro nome que certamente agradece a Deus por ter trabalhado em Gabriela é José Wilker. No papel do machista e lascivo coronel Jesuíno, o ator teve dos melhores momentos da TV brasileira no ano. Além de cenas realmente divertidas, ele protagonizou cenas fortes e que exigiam muita dramaticidade. Foi o caso do momento em que ele reconhece amar Sinházinha (Maitê Proença) e explica que, mesmo a amando, teve de matá-la. Emocionante.

11ª Morena descobre que foi enganada e agride Wanda - Salve Jorge


A nova novela de Glória Perez ainda não pegou. Enfrentando todos os problemas externos que um folhetim poderia, a trama está longe de cair no gosto popular e sofre com críticas - algumas justas e outras nem tanto. Mas é impossível negar que a sequência em que a protagonista Morena (Nanda Costa) descobre que foi enganada e caiu em uma armadilha sendo traficada para prostituir-se na Turquia e, por isso, agride violentamente Wanda (Totia Meirelles) seja das melhores coisas que a TV brasileira viu em 2012.

10ª Após afundar o barco, Carminha chora por Max - Avenida Brasil


A melhor novela do ano. A melhor personagem do ano. Carminha (Adriana Esteves) em um de seus muitos atos insanos decide se livrar de seu comparsa Max (Marcelo Novaes) para se safar mais uma vez. Após afundar o barco do vilão, a personagem relembra que eles formavam uma dupla e tanto, mostrando que provavelmente ele foi a única pessoa que Carminha amou de fato, a vilã chora o que ela acreditava ser a morte de seu companheiro de anos. Um dos muitos momentos incríveis dessa novela.

9ª Cida se demite e se transforma em Empreguete - Cheias de Charme


Cheias de Charme veio para mostrar que é possível fazer uma trama leve, bem humorada e com qualidade, sem precisar apelar para o filão do humor fácil e bobo. A novela se transformou em febre e, não fosse o fenômeno de Avenida Brasil, certamente seria o folhetim do ano. Nesta cena, Cida (Isabelle Drummond) finalmente se livra da tirania dos Sarmentos, se demite e se transfigura em empreguete, com o apoio das duas amigas. Cena muito marcante.

8ª Nina faz tortura psicológica com Carminha - Avenida Brasil


Um dos momentos mais sensacionais da trama de João Emanuel Carneiro foi a semana da virada em que, Nina (Débora Falabella) se transfigura numa espécie de vilã e despeja todo o seu ódio e rancor contra a mulher que havia destruído sua vida, Carminha (Adriana Esteves). Foi uma semana inteira com cenas fortes e cheia de ótimos momentos. Um desses, é quando a protagonista exige que a vilã lhe sirva, mostrando que virou o jogo e que é ela quem manda.

7ª Clipe Vida de Empreguete - Cheias de Charme


Além de toda a qualidade que a trama apresentou, Cheias de Charme inovou ao juntar de forma real pela primeira vez o mundo da TV com o mundo da internet. Ao criar um viral dentro da narrativa da novela em que as 03 protagonistas gravam um clipe que cai na internet e, lança-lo primeiro na internet de fato, e não na TV, a novela ousou e mostrou funcionar. Vida de Empreguete se transformou num dos vídeos mais acessados do ano e rapidamente virou hit por todo o Brasil. E o clipe é de uma qualidade ímpar.

6ª Sequência da Morte de Max - Avenida Brasil


A morte de Max (Marcelo Novaes) nem foi dos momentos mais importantes da novela. No fim das contas, ela serviu apenas para explicar o passado das personagens do lixão. Ainda assim, toda a sequência da morte e a cena que explica como se deu o assassinato do vilão foi espetacular, mostrando uma sintonia rara entre texto, direção e elenco. O jogo de terror imposto por João Emanuel Carneiro somente foi possível graças a primorosa e ousada direção que também extraiu o máximo que pôde do elenco envolvido.

5ª Lygia fica entre a vida e a morte - Cheias de Charme


Uma novela de humor não significa que não pode ter cenas dramáticas, ao contrário. E Cheias de Charme também mostrou competência quando precisou caminhar pelo melodrama. Ao escolher a única boa das patroas, Lygia (Malu Galli), para enfrentar uma doença com momentos de certeza de que a personagem morreria, os autores mostraram coragem. A sequência em que Penha (Taís Araújo) teme perder a amiga e a família sofre no hospital é impossível de conter as lágrimas.

4ª Nina e Carminha se perdoam - Avenida Brasil



"Não é vingança, Tufão, é justiça". Foi assim que Nina (Débora Falabella) definiu sua história de vida para Tufão (Murilo Benício) em dado momento. Após conseguir praticar o que ela acreditava ser justiça, quase destruído a própria vida e feito Carminha (Adriana Esteves) pagar e enxergar seus próprios erros, o último capítulo mostrou as personagens se compreendendo e deixando para trás a história amarga que as marcou tanto. Não foi exatamente uma reconciliação, foi um acerto de contas do bem. Linda cena.

3ª Monólogo de Carminha - Avenida Brasil


Que Carminha (Adriana Esteves) é das melhores personagens da história da TV ninguém duvida. Ela protagonizou dos melhores momentos que a teledramaturgia nacional já teve notícias e um desses momentos de rara felicidade foi o monólogo da personagem, bêbada e desiludida após descobrir que havia sido enganada por Nina (Débora Falabella) e Max (Marcelo Novaes). Cuspindo frases fortes de alguém com muita mágoa no coração, inclusive contra Deus, a personagem teve um de seus melhores momentos em toda a telenovela.

2ª Ana e Manuela brigam - A Vida da Gente


A Vida da Gente não fez propriamente sucesso nos números de audiência. Ainda assim, a extrema qualidade do folhetim que soube como poucas vezes fazer uma leitura correta da alma humana e provocava diariamente reflexões importantes sobre o relacionamento de cada um de nós, foi o ponto forte e a ótima surpresa. Um dos momentos mais aguardados da novela foi o embate entre Manuela (Marjorie Estiano) e sua irmã Ana (Fernanda Vasconcellos). Na sequência, as duas cuspiram uma contra a outra todas as mágoas guardadas por tempos e o público foi brindado com uma das melhores cenas do ano.

1ª Carminha enterra Nina viva - Avenida Brasil


Impossível fazer um top com as melhores cenas de 2012 e não colocar esta no topo. Até porque, certamente esta sequência aparecerá em qualquer top de melhores cenas da história da teledramaturgia. A ousadia com que João Emanuel Carneiro escreveu e a direção soube fazer a leitura correta da sequência foi impressionante. Lembrando dos melhores filmes de terror psicológico, a cena mostrou que a teledramaturgia nacional pode ousar e fugir do lugar-comum. Um dos momentos mais aterrorizantes que a TV teve notícias e com direito a show de Adriana Esteves e, neste caso, principalmente de Débora Falabella que entregou seu corpo, alma e espírito na sequência. De longe, a melhor cena não só de 2012, mas em anos.

Curioso para comparar? Então vamos la: Clique aqui e veja as melhores cenas de 2011

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Os Perigos da Licença Poética

Muito mais do que crítico, sou um apaixonado pelas telenovelas. Quem acompanha este espaço sabe que sou um dos fãs do formato e tenta acompanhar o maior número possível dessas produções - ainda que muitas de qualidade duvidosa - é o que eu chamo de prazer em reconhecer os meandros e detalhamento que somente as novelas permitem.

Um dos elementos técnicos de um folhetim é a licença-poética. Muito utilizada pelos autores, ela é delicada e sempre insurge em discussões polêmicas entre os próprios dramaturgos, a crítica e, por vezes, os telespectadores mais atentos e críticos. Licença-poética é a o fato de Nina (Avenida Brasil) sacar um milhão de reais do Banco e sair com uma sacola de dinheiro; licença-poética é todo personagem que cai de escada morrer (Fina Estampa); licença-poética é personagens de outros países falarem em português, como é o caso das últimas novelas de Glória Perez e aqui inclui-se Salve Jorge. Uma observação é importante: não confundir licença-poética de uma obra que se propõe em ser realista com uma trama que trata de realismo fantástico. Açucena ressuscitar com um beijo de seu amor Jesuíno, em Cordel Encantado, não é licença-poética, é realismo fantástico.

Diante disso, é preciso saber utilizar a licença-poética de forma que ela não perca a coerência ao longo de todo um folhetim. Quando o autor lança mão desta técnica, ele precisa ampliar seu campo de visão e compreender que, para fazer sentido, o elemento precisa ser utilizado de forma que o telespectador compreenda que se trata de uma saída dramatúrgica sem que se comprometa toda a estrutura narrativa de sua produção.

No capítulo natalino (!) de Salve Jorge ocorreu um desses deslizes imperdoáveis por conta da tal licença-poética. Desde que a novela estreou a autora Glória Perez usou o artifício de que todas as personagens turcas falem a Língua Portuguesa. O recurso é obviamente aceitável, pois num veículo de comunicação de massas, no horário de maior visibilidade da TV brasileiro, não se pode exigir que o telespectador raso acompanhe toda uma história com legendas. Porém, para que a licença-poética faça algum sentido, ela precisa fazer parte da estrutura narrativa e não apenas quando convém.

E no capítulo da última terça-feira (25) houve um ruído grave nesta licença-poética que é emprestada pela autora em praticamente todos os seus trabalhos. Em todos os lugares da Turquia de Salve Jorge as personagens fala português, inclusive numa das vilas mais tradicionais, como se viu durante a visita de Bianca (Cléo Pires) que se relacionou normalmente com todos ali sem problema algum de comunicação, é a licença-poética funcionando como deve. Porém, o mesmo não ocorreu na sequência em que se viu Jéssica (Carolina Dieckmann) na delegacia. A personagem fugindo da quadrilha de Lívia (Cláudia Raia) foi parar numa delegacia e, para espanto geral, nenhum policial entendia o que ela falava e ela não entendia nenhum dos presentes, apenas um, servindo de escape para a cena fazer sentido, é que falava nossa língua.

Este é o típico deslize que não pode acontecer. Ou a licença-poética utilizada é abordada de forma coerente ou nada mais faz sentido e o telespectador fica sem compreender. Está certo que toda a sequência foi uma saída para que a personagem fosse presa e, em seguida, voltasse para as mãos da quadrilha, mas esta foi uma saída rasa e simplista que acabou por comprometer todo o trabalho técnico que vinha sendo utilizado de forma coerente. Aparentemente, na Turquia de Glória Perez, apenas os policiais falam turco e não entendem português. Uma pena porque comprometeu um capítulo quase impecável.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Pai Demlo Ataca: Novelas 2013

E o Pai Demlo está de volta (saravá, meu filho). Depois do sucesso estrondoso e da quantidade espantosa de acertos que este ser espiritual que vos fala obteve no final de 2011, decidi resgatar este "quadro" do blog para o fim de 2012. E 2013 promete muito em novidades para as telenovelas brasileiras, então Pai Demlo prevê:

Globo:

Flor do Caribe - 18 Horas

Walter Negrão está de volta e, ao que parece, disposto a retomar sucessos como Tropicaliente. Com elenco interessante, tendo Grazzi Massafera como protagonista, além de nomes como Henri Castelli, Dudu Azevedo, José Loretto e Débora Nascimento, a trama não parece ter força suficiente para reconquistar a audiência para o horário. A novela certamente não será ruim, pois o autor sabe fazer folhetins leves e interessantes para o horário, mas não será nada de extraordinário e não alcançará a meta de audiência.

O Pequeno Buda - 18 Horas

Duca Rachid e Thelma Guedes novamente no horário das 18 Horas. A dupla responsável pelo último grande sucesso do horário com Cordel Encantado retorna para enfrentar um horário delicado. Com previsão de estreia para o segundo semestre, a novela vai enfrentar o terror chamado horário de verão e certamente irá sofrer por isso. A tirar pelo talento que as autoras demonstraram ter, pela criatividade em envolver elementos de forma homogênea e pelo elenco parcial divulgado - Bruno Gagliasso, Mariana Xiemenes e Nathália Dill - a novela deve ir bem. Dificilmente repetirá o sucesso da trama anterior das autoras, mas a aposta é para um média que chegue bem perto da meta.

Sangue Bom - 19 Horas

O trabalho fino e minucioso de uma das melhores dramaturgas do Brasil dará o ar da graça em 2013. Depois de anos de ausência com um trabalho inédito, Maria Adelaide Amaral continua no horário das 19 Horas - depois do sucesso com o remake de Tititi - e agora com uma obra própria, dividindo a autoria com Vincent Villari. O talento da autora dispensa comentários, embora seja sua primeira novela inédita (de inédito, apenas minisséries), é possível afirmar sem medo de errar que o folhetim irá dar novo fôlego ao horário e se manterá na meta de audiência para o horário. 

Em Nome do Pai - 21 Horas

A primeira novela de Walcyr Carrasco no principal horário da teledramaturgia nacional é uma incognita. Dono das melhores audiência - comparando a meta à média geral - o autor chega ao horário com uma história que, ao que tudo indica, será muito polêmica e cheia de meandros. Com bom elenco, tendo nomes de peso como Antônio Fagundes e Ary Fontoura, além do primeiro vilão de Mateus Solano, a novela deve cair na boca do povo por conta das polêmicas que irá levantar. É bastante provável que Walcyr não decepcione nos números de audiência, mas também parece improvável que ele seja unânime entre os críticos. A novela chegará perto da meta, mas não será elogiada.

Saramandaia - 23 Horas

Apenas a terceira novela do novo horário estabelecido pela Globo. Após o sucesso de crítica de O Astro e a boa repercussão de Gabriela, chegou a vez deste remake pelas mão de Ricardo Linhares. A controversa obra, sucesso quando exibida pela primeira vez, não é uma trama para ter meio termo. Ou ela será um sucesso estrondoso ou um retumbante fracasso. Infelizmente, Pai Demlo não aposta no sucesso, ainda que a novela tenha nomes como Cláudia Jimenez e Fernanda Montenegro. Será o primeiro fracasso do horário.

Record

Dona Xepa - entre 06h00 e 00h00

Ninguém sabe qual o horário desta novela porque ninguém pode garantir qual a grade da Record sequer para amanhã, quanto mais para o ano que vem. Gustavo Reiz é o novelista responsável por inaugurar o que parece ser o segundo horário de telenovelas da emissora. Inaugurar porque trata-se de um horário reservado para novelas de pequeno porte, essa terá 90 capítulos. Com elenco constrangedor que reúne metade da turma dos Rebeldes, é certo que esta novela será o que há de mais vergonhoso para a teledramaturgia nacional em 2013. Sem audiência, sem repercussão e com cenas abaixo de qualquer crítica.

Novela de Carlos Lombardi - entre 18h00 e 00h30

Impossível prever também em qual horário entrará esta trama. Prevista para substituir Balacobaco que também já dançou no horário mais que bailarinos do Dança dos Famosos, a primeira novela de Carlos Lombardi fora da Globo deve estrear ainda no primeiro semestre de 2013. Pouco se sabe da história desta novela ou de seu elenco. Mas conhecendo o autor, é provável que encontremos uma trama recheada de humor e com situações tão bizarras que chegam a divertir. O grande problema será a direção, incapaz de captar a mensagem de um autor como Lombardi. Por isso, a aposta é em números fracassados de audiência.

SBT

Chiquititas - 20h30 se o Sílvio Santos deixar

Depois do astronômico sucesso com a versão brasileira de Carrossel, o SBT quer investir neste filão. Para tal, optou-se pelo remake de Chiquititas. Engana-se, porém, quem acredita que a estratégia seja equivocada, não é. O público de Carrossel estará envelhecido um ano e certamente Chiquititas é uma boa escolha, pois é uma trama um pouco menos infantil, além de dar a oportunidade das personagens crescerem junto com o público. Íris Abravanel será a responsável pelo roteiro, o que é um problema, pois a autora não terá descanso e manterá o enfoque no mesmo público, o que pode ser prejudicial. Ainda assim, Pai Demlo aposta que Chiquititas fará ainda mais sucesso que a atual novelinha.

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