quinta-feira, 21 de junho de 2012

A volta por cima de Taís Araújo

Entre Xica da Silva e Maria da Penha se passaram quase 13 anos. Foram 10 papéis fixos em novelas - a maioria na Rede Globo e entre eles o papel de primeira protagonista negra da emissora com Da Cor do Pecado e, em seguida, o papel de primeira protagonista negra do principal horário das novelas em Viver a Vida - mais inúmeras participações. O imenso talento de Taís Araújo sempre esteve presente na TV brasileira, mas, com memória curta, muita gente questionou este talento após o retumbante fracasso que foi sua interpretação no papel de Helena.

Não é segredo ou mistério que este papel tem um quê de emblemático para as atrizes brasileiras. Não há uma única profissional que não diga ter vontade de interpretar uma Helena de Manoel Carlos. Personagens normalmente fortes, protagonistas bastante diferentes do que se vê no horário, são cobiçadas por todas as grandes estrelas da emissora e Taís Araújo teve sua oportunidade em Viver a Vida. Ledo engano quem pensa que vida de mocinha de novela é fácil, Taís sentiu na pele que não é.

Com equívocos de todos os lados, a trama foi arrastada, com direção e textos exageradamente mornos e sem qualquer destaque para a história da mocinha - Taís também não acertou o tom de sua Helena - a personagem acabou preterida e quem roubou a cena foi Alinne Moraes com sua Luciana. Tudo isso serviu para ligar uma espécie de alerta aos críticos de plantão que questionaram a capacidade de Taís Araújo para carregar uma mocinha nas costas.

A bem da verdade é que quem entende de TV sabia que isso era pura bobagem. A atriz não precisava mais provar nada para ninguém, pois seu currículo falava por si só. Firme em praticamente todos os seus papéis, ela sempre se mostrou uma das mais talentosas de sua geração, mas Cheias de Charme veio para calar os poucos críticos que tentavam lembrar apenas o último papel, se esquecendo toda a carreira vitoriosa.

Maria da Penha é um presente na carreira de Taís Araújo. A personagem mais diferente, cheia de nuances e absolutamente deliciosa de se ouvir falar, conquistou o coração do público brasileiro como a empreguete mais madura e, por isso, a mais sábia do trio de cantoras. Poder assistir Taís dançando, cantando e atuando é um presente para quem sempre soube de seu talento seja no drama, como a sofrida Preta de Da Cor do Pecado ou no humor como a magistral Helen de Cobras e Lagartos, ela sempre deu conta do recado.

Se Cheias de Charme é uma coleção de acertos sem fim, a escalação de Taís Araújo para um papel tão complicado quanto o de Penha foi mais um dos grandes acertos da produção. Numa novela com tanta gente boa é difícil dizer quem está melhor, mas que Taís aparece fácil como destaque, não só do folhetim, mas entre todas as atuações de 2012, isso é indiscutível. E com louvor.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Estreia de Gabriela apresenta problemas recorrentes de Walcyr Carrasco

Estreou na noite da última segunda, a nova superprodução da Rede Globo. A segunda telenovela do horário das 23 Horas - a primeira foi O Astro, exibida em 2012 - adaptação de Walcyr Carrasco da obra literária de Jorge Amado, Gabriela teve um capítulo especial de estreia na segunda - sua exibição original será de terça a sexta sempre na faixa II da emissora - com 30 pontos de audiência, segundo dados prévios.

A expectativa era grande em torno deste primeiro capítulo e por diversos motivos. Muitos aguardavam para poder acompanhar novamente a saga da protagonista que já foi vivida na década de 70 por Sônia Braga em telenovela marcante também da Rede Globo e outros estavam na expectativa por assistir Walcyr Carrasco num horário bastante diferente do que ele escreve há mais de 10 anos - na Globo o autor sempre produziu para o horário das 18 e 19 Horas.

Porém, o autor ousado que escreveu para um horário semelhante no fim da década de 90 na TV Manchete a inesquecível Xica da Silva não mostrou a mesma ousadia agora. Cheio de vícios dos horários em que escreve há tempos, Walcyr apresentou os mesmos problemas de suas obras anteriores. O texto raso, com didatismo absolutamente exagerado deu o tom deste primeiro capítulo e, em alguns momentos, deixou as sequências bastante amarradas. Além disso, as frases clichês que o autor tanto gosta de usar e que soam artificiais também marcaram presença. Os típicos personagens do autor também estavam lá, apesar de ainda não terem sido completamente apresentados, foi possível notar os tipos característicos de humor da obra de Carrasco.

Se o roteiro desta estreia deixou a desejar, a direção de Mauro Mendonça Filho, tão elogiada em O Astro, seguiu o mesmo caminho equivocado. O diretor tentou imprimir o mesmo ritmo da obra anterior, com cortes rápidos e cenas descontínuas. Mas com outro formato de história e texto muito mais didáticos, as cenas ficaram soltas, sem qualquer ligação e não houve sentido algum. A impressão de quem assistia era de um produto editado às pressas e com diversas cenas cortadas que tiraram completamente a continuidade da obra.

O contraponto desta estreia abaixo do esperado foi o elenco. Com qualidade impar, todos mostraram o acerto da produção na escolha dos nomes. Destaque para Antônio Fagundes, dando show novamente e para Juliana Paes que mostrou ter sido a escolha mais acertada para o papel de Gabriela. Ivete Sangalo, apesar de apresentar pequenos problemas - os movimentos labiais incomodaram bastante - mostrou-se firme e correta na interpretação, não destoando do elenco.

Numa estreia que até a escolha de fotografia para diferenciar a primeira fase foi equivocada - as cenas de guerra em sépia foram terríveis - e com uma abertura linda e bem planejada, o telespectador não sabe o que esperar dos próximos capítulos. A expectativa é que Walcyr Carrasco abandone suas características marcantes em horários anteriores, ouse mais e que Mauro Mendonça Filho consiga achar o tom na direção, senão, é difícil apostar que Gabriela manterá a qualidade de O Astro.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Comparativo de Audiência - 18 Horas - média parcial

Média-parcial diária de novelas das 18 Horas até o capítulo 90


Amor Eterno Amor: 23,01
A Vida da Gente: 21,94
Cordel Encantado: 25,30
Araguaia: 22,04
Escrito nas Estrelas: 26,00
Cama de Gato: 23,74
Paraíso: 23,86
Negócio da China: 20,82
Ciranda de Pedra: 22,19
Desejo Proibido: 21,63
Eterna Magia: 26,37
O Profeta: 31,43
Sinhá Moça: 32,46
Alma Gêmea: 36,49
Como uma Onda: 25,21
Cabocla: 33,41
Chocolate com Pimenta: 34,32
Agora é que são Elas: 26,77
Sabor da Paixão: 24,26

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira