sábado, 7 de abril de 2012

Dia do Jornalista: Comemorar o que?

Comemora-se neste sábado, 07, o Dia do Jornalista. A princípio, é importante e fundamental que profissionais de todas as áreas tenham seu trabalho reconhecido através de uma data, ainda que seja apenas simbólica, em homenagem ao esforço. Nenhuma profissão é aquém da outra e o jornalismo está embutido nesta máxima que deveria fazer parte da mentalidade humana.

Porém, numa data como hoje, cabe a pergunta: comemorar o que? Especificamente o jornalismo de crítica televisiva - que é o deste espaço - não tem muito, aliás, quase nada para se comemorar. A começar pela terrível descoberta de que não existem muitos críticos de TV, de fato. O que se vê atualmente é um amontoado de pessoas que gostam de televisão e, apenas por isso, sentem-se no direito de escrever sobre o assunto, dando a entender que são profissionais de crítica.

A internet é terra de ninguém e produz "jornalistas" todos os dias. Infelizmente a população brasileira, mesmo a considerada mais elitista, com acesso contínuo a rede mundial de computadores, não tem qualquer percepção e empresta credibilidade a quem não tem. E são dois os tipos de novos "jornalistas" que temos acompanhado nascer diariamente: os que querem apenas reconhecimento e fazem qualquer coisa para isso e os que querem apenas mostrar sua opinião.

O segundo é bem menos nocivo, mas também o é. Opinião é um direito de todos, mas precisa ficar claro que é apenas isto: opinião. Análise e crítica estão longe de ser opinião pessoal de quem escreve o texto e todos deveriam saber. Como a maioria não sabe, compra uma mera opinião, sem nenhum conhecimento técnico do assunto, como verdade absoluta e transforma um mito numa realidade.

Mas o primeiro tipo é o pior deles. Pessoas mal intencionadas que usam a internet para serem reconhecidas e ganhar dinheiro através do "jornalismo". Pessoas que nunca sentaram numa carteira de faculdade - a maioria nem tem idade para isso ainda - e que se consideram os grandes gênios do jornalismo virtuais, mas que roubam críticas, furtam notícias e se utilizam de boatos para vender seus sites e blogs. Bom jornalismo tem fontes próprias e, quando não tem, cita o colega que trabalha com afinco em busca da própria informação. 

Mas é impossível que estes dois tipos de "jornalistas" entendam isso. Primeiro porque as más práticas, como em toda profissão, dão resultados mais imediatos. E segundo, mas não menos importante, porque são apenas adolescentes inexperientes e que insistem em pensar que entendem de TV. A internet acaba escondendo sob a capa da virtualidade o que ninguém pode ver: a imaturidade, a falta de profissionalismo e a empolgação pela idade.

O jornalismo virtual voltado para a análise de TV passa por seu pior momento desde que a internet se popularizou. Poucos são os sites de notícias realmente confiáveis e poucos sabem fazer uma análise equilibrada do que se passa na TV. Neste Dia do Jornalista não há o que comemorar, há, contudo, a esperança de que estes adolescentes que atrapalham a prática do bom jornalismo, ao menos entendam a necessidade de cursar uma faculdade, quem sabe assim se transformem em profissionais de fato. Coisa que não o são, nem eles, nem seus textos, nem seus sites.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Valdemiro Santiago tenta comprar emissora de TV

Parece que o Brasil virou definitivamente celeiro das grandes Igrejas. Após, na década de 90, a Igreja Universal do Reino de Deus se tornar uma gigante das comunicações ao adquirir a Rede Record e transformá-la, em meno de duas década, na segunda maior emissora da televisão do país, parece que a principal concorrente de fé da IURD quer seguir o mesmo caminho.

O Bispo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, iniciou sondagens para comprar uma emissora de televisão. O bispo vive em guerra declarada com o fundador da IURD e dono da Record, Bispo Edir Macedo, e parece capaz de tudo para mostrar que é tão - ou mais - poderoso que seu mentor e ex-conselheiro espiritual.

Sendo a igreja que mais cresce no país e arrecadando milhões e milhões todos os meses, nada parece impossível para a Igreja Mundial do Poder de Deus e para Valdemiro Santiago que decidiu que não ficará em paz enquanto não comprar uma emissora de TV. Seu projeto é tornar esta emissora maior que a Record em pelo menos 10 anos. Ousadia e tanto.

A princípio, o Bispo pretendia aproveitar a grave crise financeira da Rede TV, mas antes de fazer a oferta, foi informado sobre o tamanho do arrombo financeiro que a emissora passa e decidiu se afastar. Agora, sua equipe está em sondagens com a CNT, emissora pequena, sem o mesmo poderio nacional da Rede TV e que também enfrenta problemas financeiros. 

Caso a compra aconteça, Valdemiro terá que investir uma quantidade absurda de dinheiro para tornar a CNT uma emissora de alcance nacional. Para isso, terá que convencer os proprietários a vender e também o Ministério das Comunicações a aprovar a comprar da concessão. Certamente Edir Macedo irá se movimentar em Brasília para tentar evitar isso.

Harry Potter e a Falta de Noção do SBT

Não estamos falando de um possível oitavo livro da saga mais famosa do mundo e nem do retorno do bruxinho mais querido da humanidade. O título é referência a um assunto que, em pleno ano de 2012, pode parecer natural, mas na verdade é delicado e mostra dois aspectos: ou falta de noção ou falta de respeito por parte da direção do SBT

Como acontece em todos os feriados, a emissora de Sílvio Santos substitui sua programação vespertina por sessões de filmes especiais e quase sempre infantis com o objetivo de aumentar sua audiência, uma vez que crianças e adolescentes estão em casa nesta data. Para esta sexta-feira, a emissora escalou dois longas: Batman Begins e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Duas obras de vasto potencial.

As escolhas foram ótimas, pois realmente atraem audiência. Não fosse pelo fato de que o filme de Harry Potter trata de bruxaria. Por mais que seja obra de arte, por mais que a visão de mundo do filme seja positiva - onde o bem vence o mal - e por mais que a história seja encantadora, não se pode ignorar o fato de que este não é um feriado comum. Para o cristianismo - mais de 90% da população do Brasil - a sexta-feira santa é o feriado mais importante do ano, é uma data de consternação e respeito pelo sofrimento de Jesus Cristo na Cruz.

Bem ou mal, bruxaria e cristianismo não combinam. Este espaço não está dizendo que cristãos não devem ler ou assistir as obras de Harry Potter, longe disso, porém, uma data como a Sexta-Feira Santa não deve dar destaque a este tipo de tema controverso e levantar polêmicas com grupos religiosos. É perda de tempo, é comprar uma briga desnecessária porque é evidente que os mais tradicionais irão se sentir ofendidos.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azakaban é um bom filme, aliás, toda a saga do bruxinho é excelente e merece atenção por parte dos fãs de literatura e cinema, porém, o SBT poderia ter tido um cuidado maior na escolha de seu filme a fim de evitar polêmicas desnecessárias. Pura falta de noção.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Veja alguns dos Pré-Indicados pela Globo ao Emmy Internacional

Fecharam nesta semana as inscrições para o Emmy Internacional, considerado o maior prêmio do Planeta para diversas categorias da TV mundial. A Rede Globo participa anualmente desde que a premiação foi criada, em 2008, e anualmente recebe diversas indicações. Vencer mesmo apenas uma vez com Caminho das Índias levando o prêmio de melhor novela.

Para 2012 a emissora preparou uma lista difícil de pré-indicados. Segundo o blog apurou, cada emissora pode inscrever até 03 produtos seus dentro de uma mesma categorias e pode-se inscrever em todas as categorias da premiação. A partir de agora, os jurados irão selecionar os indicados que passam para a próxima fase, as semifinais que acontecem a partir do mês de Junho. Depois, novamente os jurados votam e escolhem os indicados que serão anunciados em outubro. A premiação acontece no mês seguinte nos EUA.

Veja alguns dos pré-indicados:

Melhor Ator: Marcelo Serrado (Crô, Fina Estampa); Bruno Gabliasso (Timóteo, Cordel Encantado) e Cauã Raymond (Jesuíno, Cordel Encantado).

Melhor Atriz: Lília Cabral (Griselda, Fina Estampa), Regina Duarte (Clô, O Astro) e Glória Pires (Norma, Insensato Coração)

Melhor Série Comédia: Tapas e Beijos e Macho Man

Melhor Série Drama: Força-Tarefa

Melhor Telenovela: Insensato Coração, Fina Estampa e Cordel Encantado

Melhor Telefilme ou Minissérie: Dercy de Verdade, O Brado Retumbante e O Astro*

* A novela O Astro, apesar de receber tratamento de folhetim em toda sua divulgação, foi indicada na categoria minissérie.

Globo e Record brigam por Cristianne Fridman

A novela Vidas em Jogo chega ao fim na próxima semana e, com isso, sua autora - Cristianne Fridman - pode ter encerrado assim seu ciclo de trabalho na Rede Record. O motivo: a Rede Globo já enviou a ela a notícia de que a quer como sua contratada a partir de 2015. O contrato da autora com a atual emissora vence em meados de 2014.

É bastante improvável que Fridman renove com a Rede Record, mesmo assim, a emissora já iniciou o processo de discussão para a renovação de seu vínculo, pois considera a autora uma das peças fundamentais que mantém a teledramaturgia do canal acesa. Política, é provável que a autora até negocie as bases de um novo contrato, mas dificilmente chegará num acordo.

Tudo porque o interesse da principal emissora do país é real e é muito atrativo. A Rede Globo vai oferecer a Fridman uma vaga em seu principal horário de telenovelas, o das 21 Horas. Tudo porque a cúpula considera que ela já tem condições de ocupar esta vaga, após seus dois últimos trabalhos - Chamas da Vida e Vidas em Jogo - ambos acompanhados de perto e aprovados pela direção de teledramaturgia da Vênus Platinada.

Outro ponto é a crise de autores do horário que a emissora vem sofrendo. De uma só vez, o horário perdeu os autores Manoel Carlos - que fará apenas mais um trabalho, às 23 Horas - e Sílvio de Abreu, às voltas com o horário das 19 horas no remake de Guerra dos Sexos. Com isso, apenas Gloria Perez está confirmada no horário, após João Emanuel Carneiro.

A partir daí, o mais provável é que entre no ar Walcyr Carrasco no fim do primeiro semestre de 2013 e, com a melhora de saúde de Gilberto, no segundo semestre Gilberto Braga e Ricardo Linhares. A Globo planeja colocar Aguinaldo Silva no ar em 2014 seguido da volta de João Emanuel Carneiro e, a partir daí, Fridman entra para o grupo.

A disputa certamente será intensa entre as duas emissoras, pois a Record não pretende perder sua autora e deve oferecer um caminhão de dinheiro para mantê-la. A Globo aposta em seduzir a autora pelo horário - a maior audiência da TV brasileira - e um contrato longo. Os próximos meses serão decisivos.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vidas Opostas marca menos audiência que Programa do Ratinho

A noite de terça-feira certamente foi a noite de terror para a Rede Record. A grande aposta da emissora para alavancar a audiência de sua grade noturna, Vidas Opostas, já na segunda semana de exibição, no capítulo 05, mostrou-se um retumbante fracasso. A média de 06 pontos no capítulo de terça-feira representa a mesma média da série CSI há duas semanas e dois pontos a menos que a média da minissérie Rei Davi, exibida na semana passada.

Como se tudo isso não bastasse, a novela de Marcílio Moraes mostra-se sem nenhuma capacidade competitiva no horário. A média redonda foi de 06 pontos, porém, a média detalhada do capítulo de ontem foi de 5,8 pontos. O SBT, concorrente direto da emissora na briga pela vice-liderança, exibiu em horário semelhante o Programa do Ratinho que conquistou média de 5,9 pontos, ou seja, 0,1 a mais. Parece pouco, mas representa 2% a menos de audiência.

Ao se olhar o share, a situação mostra-se delicada. Vidas Opostas marcou 9,6% de share - que representa o % no universo dos televisores ligados - enquanto o Programa do Ratinho fechou com 9,9% de share. A diferença, mesmo que simbólica é importante, pois mostra a falta total de potencial da trama da novela da Record.

A emissora perder para o SBT no horário é um risco e algo que acontecia apenas no período em que a emissora de Sílvio Santos exibia a série Supernatural. Desde que colocou séries no horário, a Rede Record se firmou na vice-liderança. Insatisfeita com a audiência de CSI, a emissora optou pela reprise de Vidas Opostas - uma de suas principais tramas na história recente - para alavancar esta audiência e chegar a média de 8 pontos. O folhetim vem com 37,5% abaixo da meta. Números assustadores.

O assombroso ritmo de Avenida Brasil

Uma novela é basicamente um folhetim. Mas muito mais do que isso, a produção gira em manter o fogo da história aceso para o telespectador - e mídia - por muitos meses e longos capítulos diários. No horário das 21 Horas é tudo ainda mais difícil. São quase 200 capítulos - 7 meses - de capítulos diários de quase 90 minutos de duração cada, quase um parto diário para o autor.

Mas João Emanuel Carneiro parece não se intimidar. Ao surgir no horário com A Favorita, o autor surpreendeu a todos ao criar uma das poucas novelas da História da Teledramaturgia nacional sem barriga - aquele período em que as histórias são levadas a banho maria e nada acontece, apenas passa-se o tempo - algo quase impensável para uma trama tão longa.

E o autor parece não se cansar de surpreender. Agora, com Avenida Brasil, João Emanuel criou uma trama que tudo acontece numa velocidade vertiginosa e o tempo passa em tamanha agilidade que, em alguns momentos, até assusta o telespectador mediano. Não há espaços para cenas pequenas ou desimportantes, até agora, em 07 capítulos, cada minuto do folhetim foi utilizado de forma importante e para fazer a história avançar.

Mais do que simplesmente avançar a história, tudo acontece muito rápido. O roteiro não dá espaço para cenas de apoio, a história vem sendo contada num ritmo assombroso e que não dá espaços para dúvidas ou momentos de mornidão. O avanço rápido na maneira de se contar esta história mostra que o autor quer prender a audiência justamente pelo ritmo ágil, cheio de acontecimentos, viradas e momentos importantes. João Emanuel quer contar sua história e não abre espaço para lenga-lenga.

Avenida Brasil contou em 07 capítulos história que muitos autores demorariam quase 100 para construir. Mas isso não prejudicou a consolidação do texto ou a verossimilhança do roteiro. O público comprou a ideia do sofrimento e sede de vingança da protagonista, tudo porque o texto, apesar de ágil, é detalhista, bem planejado e bem executado. A dúvida agora é: João Emanuel Carneiro será capaz de manter este assombroso ritmo por quase 200 capítulos?

terça-feira, 3 de abril de 2012

Com Máscaras, Record perde até 50 milhões de Reais

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 03, a coletiva de lançamento da próxima novela das 22 Horas da Rede Record. Com assinatura de um dos mestres da teledramaturgia no Brasil, Lauro César Muniz, Máscaras estreia na próxima semana com a responsabilidade de elevar os números baixos e bastante abaixo da meta da emissora para seus folhetins.

Porém, durante o lançamento, o que chamou a atenção foi a frase dita pelo responsável pelo departamento comercial da emissora. Walter Zagari afirmou categoricamente que a cota master de publicidade para anúncio em Máscaras é no valor de R$ 81 milhões e 700 mil reais. O executivo afirmou ainda que já foram vendidas três dessas cotas.

Os números parecem altos e dão a impressão de que a emissora e os anunciantes estão apostando e acreditando nos resultados que a novela deverá ter. Porém, na prática não é isso. Utilizando exclusivamente os preços de tabela e esquecendo que existem descontos altos ao fechar este tipo de contrato, pode-se dizer que, com Máscaras, a Record deixa de ganhar algo em torno de 50 milhões de reais.

Parece absurdo, mas não para quem tem boa memória. Há cerca de um ano, para ser mais preciso, no dia 26 de Abril de 2011, exatamente num evento deste tipo, na coletiva de imprensa que lançou a novela Vidas em Jogo o mesmo Walter Zagari abriu a coletiva afirmando para a imprensa do sucesso do folhetim que começaria na semana seguinte. Na ocasião, Zagari ficou bastante satisfeito porque, antes da estreia, Vidas em Jogo já garantia duas cotas master vendidas, cada uma pelo preço de tabela de R$ 94 milhões.

Sabe-se que são 04 as cotas master para as tramas das 22 horas da Rede Record, tal qual ocorreu com Ribeirão do Tempo e com Vidas em Jogo e é o caminho natural de Máscaras. O cálculo é simples, de uma novela para outra, a cota caiu R$ 12,3 milhões, ou 13% de queda para cada cota. Se fechar em 04 cotas, Máscaras vai arrecadar R$ 326 milhões e 800 mil reais, enquanto Vidas em Jogo fechou com R$ 376 milhões. Uma queda de R$ 50 milhões no total.

Mesmo que venda mais cotas, o que parece improvável, fato é que a Record desvalorizou, no preço de tabela, o valor da cota master de sua principal telenovela em 13%, números expressivos e que apontam a visão do Mercado sobre a queda nos números de audiência da emissora. É preciso entender ainda que esta análise baseia-se nos preços tabelados, ou seja, sem os descontos.

Após 13 Anos, Selton Mello volta às novelas em Avenida Brasil

Após mais de uma década longe dos folhetins, o ator Selton Mello retorna para uma participação super especial na novela das 21 Horas Avenida Brasil. Convidado por João Emanuel Carneiro para uma personagem fixa, o ator não aceitou o convite devido a compromissos com o cinema, mas aceitou fazer uma participação especial de curta duração.

Na trama, o personagem de Selton será um antigo rival de Tufão no futebol que aparece após anos sem contato com o antigo adversário nos campos. O ator não deu maiores detalhes sobre sua participação e no que isso influenciará o andamento da trama. Não se sabe ainda quantos capítulos terão Selton Mello no ar, sabe-se, porém, que sua participação está prevista para ir ao ar no final de maio. Ele deve começar a filmar ainda em abril.

A última participação de Selton Mello nas telenovelas brasileiras foi em Força de um Desejo, no ano de 1999. De lá para cá, o ator se dedicou ao cinema e suas participações na TV se restringiram a seriados, como A Cura, série de João Emanuel Carneiro e que motivou o convite do autor para a participação do ator em Avenida Brasil.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Record é a emissora que mais perde audiência

A Rede Record não é a emissora que mais cresce, como matérias em seus telejornais e site tentam demonstrar. De acordo com os números de audiência, divulgados pelo Ibope, o fenômeno é justamente o contrário. Entre as 03 principais emissoras de TV, que o blog obteve acesso aos números de audiência em diversos períodos, em todas as comparações, a Record é a que mais perde audiência.

No mês de Março de 2012, a média da emissora da Barra Funda foi de 6,6 pontos, uma queda de 10% em relação ao mesmo período em 2011. Se a comparação for com o mês de fevereiro deste ano, também há queda, desta vez de 3% - única emissora a perder audiência neste entre fevereiro e março de 2012. No acumulado de 2012, considerando os três primeiros meses do ano, a emissora apresenta perda de 10% de seu público na média, número bem superior que as concorrentes.

Para se ter uma ideia, na comparação, a média de março da Rede Globo foi de 14,9 pontos, também há queda em relação a março de 2011, mas de 8%, ou seja, 2% menos do que a Record. Quando a comparação é com fevereiro, a situação piora para a emissora vice-líder. A Globo cresceu 3% em março, ao comparar com o segundo mês deste ano. No acumulado de 2012 a Vênus platinada acumulada queda de 4%, menos da metade da concorrente.

Na comparação com o SBT, a situação também não é boa. A média de março da emissora de Sílvio Santos foi de 5,1 pontos, exatamente a mesma média conquistada em março de 2011. Ao comparar com fevereiro deste ano, a emissora conquistou um crescimento de 2%. No acumulado de 2012, o SBT apresenta queda de 6%, quase a metade da Record. Em números, a diferença de 1,5 pontos entre Record e SBT é a menor já registrado no mês de março ao comparar com os últimos 3 anos, quando a diferença nunca foi menor que 2 pontos. 

Esta é a pior média da Rede Record desde dezembro, quando a emissora fechou com apenas 6 pontos, enquanto isso, a Rede Globo se recuperou de sua pior média mensal da história, registrada em Fevereiro e o SBT continua com pequeno crescimento. Isso mostra que a Record fez bem em mudar seu slogan, já que os números mostram que ela não está a caminho da liderança.

Confira os gráficos

Gráfico 1

Comparativo do mês de Março de 2011 e Março de 2012
Gráfico 2

Comparativo entre os meses de Fevereiro e Março de 2012


Gráfico 3


Comparativo dos três primeiros meses de 2012

Vídeo-Game retorna dia 16 e com famosos

O Vídeo-Game, quadro comandado por Angélica dentro do programa Vídeo-Show, retorna ao ar para mais uma temporada no próximo dia 16. A maior novidade, contudo, não é a volta do quadro, mas a decisão em retomar o formato antigo, que fez sucesso quando entrou no ar, ou seja, a participação dos famosos no game diário.

Após a tentativa fracassada de colocar anônimos participando a semana toda e respondendo as perguntas sobre os famosos, a direção do programa optou por retomar o modelo antigo que, na avaliação deles, funcionava muito melhor e atraia o telespectador. Com isso, daqui duas semanas, Angélica volta a interagir com famosos em seu quadro.

A preocupação dos fãs pelo destino do Vídeo-Game começou quando o quadro transformou-se em programa próprio, especial de Verão, entrando no ar nos fins da tarde sob o comando de André Marques e, com o retumbante fracasso de audiência, foi retirado do ar prematuramente. Como não foi divulgado nada sobre o retorno do quadro para o Vídeo-Show durante o lançamento da nova programação da Rede Globo, houve muitos boatos sobre o assunto.

Boatos que acabaram. As gravações para o Vídeo-Game 2012 começam já na próxima semana, dia 11, e a direção já está negociando quem serão os participantes. Há chance de serem participantes do elenco da novela das 19 Horas que estreia no mesmo dia, Cheias de Charme, ou mesmo da novela das 21 Horas, Avenida Brasil, como forma de divulgar os folhetins. A estreia ocorre em duas semanas, dia 16, no final do Vídeo-Show e com o mesmo tempo de duração a que o público se acostumou.

Pânico na Band elimina quadros constrangedores e melhora na estreia

Em sua estreia na nova emissora o programa Pânico decidiu não mudar suas características básicas. A trupe que já foi considerada dos melhores humoristas do país mostrou o mesmo jeito irreverente e a mesma capacidade de debochar de tudo e de todos na noite do último domingo, 01, quando foi ao ar o primeiro programa na Band.

Porém, apesar de manter o mesmo conceito, ao menos nesta estreia, a produção resolveu apostar apenas no que há de melhor no humorístico. Não colocando no ar os quadros absolutamente apelativos que eram exibidos na antiga emissora, o que se viu foi um programa de humor mais leve, porém, sempre debochado e sem papas na língua. O grande problema de alguns quadros na Rede TV era o constrangimento que eles davam não aos convidados, mas ao próprio telespectador e isso não aconteceu neste domingo.

Apesar de não mostrar nada de novo - e isso era esperado, afinal, o programa 2012 estava pronto quando houve a mudança de emissora e foram apenas 30 dias para se colocar no ar - o que se viu foi um resgate do que há de melhor do Pânico e por conta disso pode-se dizer sem medo de errar que a estreia foi um acerto e tanto.

Além de apresentar o mesmo formato de quadros, como os humoristas em praias e na entrada de festas com celebridades, houve pequenas novidades, como a imitação genial do, também contratado da Band, Bóris Casoy. Esse quadro rendeu dos melhores momentos do programa e mostrou que, em questão de imitação, a trupe é única no país.

É preciso paciência ao se analisar o Pânico na Band, pois a estreia pode não significar muita coisa. Mas tudo funcionou muito bem neste primeiro momento. O uso do palco, com participação maior de todos - inclusive de Sabrina Sato que, a princípio, tem sido tratada como grande estrela - e a ótima tacada ao usar a família "Para nossa Alegria" na abertura do show, além de reservar uma surpresa com a participação de Val Marchiori.

Com 11 pontos de média, o Pânico na Band estreou bem em todos os sentidos. Manteve a audiência que conquistava na outra emissora e levou para a nova casa o que havia de melhor no programa, deixando para trás os momentos embaraçosos. A tirar pela estreia, foi promissor.

Domingo na TV: Programa Sílvio Santos

Após um hiato de uma semana, o Domingo na TV está de volta. Na semana passada não foi possível escrever, uma vez que o programa da vez não foi ao ar devido a exibição do Troféu Imprensa. Mas esta semana tudo voltou ao normal e o blog analisa os meandros de uma das produções mais antigas da TV brasileiras: o Programa Sílvio Santos.

Ao olhar de longe, sem prestar muita atenção na exibição, parece impossível realizar qualquer crítica, uma vez que trata-se do programa do maior comunicador do país e, por si só, isso já é um grande cartão de visita e garantia de qualidade. Porém, quando se assiste com maior atenção e apuro, não é exatamente esta a impressão que se fica.

De fato, Sílvio Santos é um animador incomparável em nossa televisão e, por conta disso, ele segura seu programa com tamanha naturalidade, bom humor e jogo de cintura que atrai o telespectador. É quase uma hipnose de persuasão, pois quem está diante da tela assistindo a quaisquer de seus quadros, raramente consegue mudar de canal. Ter um apresentador deste quilate num programa conta muitos pontos, pois ele consegue transformar qualquer momento em algo interessante.

Porém, os elogios acabam aí. O Programa Sílvio Santos é isso, seu apresentador e mais nada. Os quadros são sempre constrangedores e tudo cheira a mofo. A impressão que se dá é que a produção depende exclusivamente de seu apresentador e, sabendo que ele segura tranquilamente uma boa audiência sem grandes recursos, não há investimento criativo de nenhuma espécie.

Praticamente todos os quadros do programa são antiguados e incomodam. Uns por darem a impressão de vivermos na década de 70, explorando músicas tocadas em rádio - parece mentira - e outros por serem tão inocentes e bobos que a impressão que se tem é que o programa não é voltado para a família, mas para o público infantil.

Sílvio Santos mostra todo seu talento num universo que ele criou há mais de 50 anos e nunca se renovou. Sem ele, certamente este seria o pior programa da TV brasileira, pois nada funciona. Na verdade, nem a plateia, nem os participantes e nem a audiência acham a menor graça nos quadros, o que dá vida ao programa é o apresentador e suas tiradas quase sempre geniais. De resto, é isso, o Programa Sílvio Santos é apenas resto e tudo orbita no apresentador.

domingo, 1 de abril de 2012

Globo perde Emmy Internacional Digital

Aconteceu na noite deste domingo nos EUA a cerimônia de anúncio e entrega do prêmio aos vencedores da 7ª edição do Emmy Internacional Digital que visa premiar a programação da TV que é veiculada em parceria ou exclusivamente por algum veículo da internet.

Nesta edição a Rede Globo participou do evento na categoria Programa Digital Não-Ficção. O programa que concorreu foi a série de reportagens realizadas pela emissora em parceria - e muitas exclusivas - para o site G1 sobre o período de chuvas no Rio de Janeiro. Com o título Inundações no Rio, a série concorreu com emissoras do Canadá, Japão e Reino Unido.

Apesar de considerar uma conquista aparecer na lista de indicados, não foi desta vez que a emissora brasileira levou o prêmio. O programa Live From the Clinic, exibido pelo Canal 4 do Reino Unido foi o vencedor na categoria. No total, a premiação contava com outras duas categorias, mas o Brasil não recebeu nenhuma indicação.

A Rede Globo está sempre conseguindo indicações para o Emmy Internacional. Já conquistou vitórias importantes, como o Jornal Nacional que venceu na categoria jornalismo e a novela Caminho das Índias que já foi eleita a melhor novela do planeta, além de indicações anuais no campo da teledramaturgia. Apenas a Rede Globo conseguiu indicações representando o país no prêmio.

Pânico na Band estreia cheio de expectativas

A trupe do Pânico estreia na Band nesta noite e, mesmo antes de ir ao ar o primeiro programa, o grupo sabe que existe uma grande expectativa no ar. Tudo porque a contratação do humorístico completo e toda a estrutura entregue para que pudessem fazer um programa com toda a liberdade por parte da emissora se deu na esperança de que a audiência corresponda.

É ponto pacífico entre a direção da Band que o humorístico não vai atingir as grandes audiências do tempo de Rede TV nos primeiros programas. Segundo pesquisa interna realizada pela emissora, nem todos os telespectadores estão familiarizados com a mudança e é provável que algumas pessoas deixem de assistir simplesmente por não saberem da mudança e muito menos da estreia.

Ainda assim, a expectativa nos corredores é que a estreia do Pânico na Band aumente consideravelmente os números da emissora nas noites de domingo. Improvável apostar num número para a estreia, pois nem a direção da emissora estipulou uma meta fixa para o programa ainda. Mas, a esperança é de que, ao menos nos momentos de pico, a estreia do Pânico na Band, consiga a vice-liderança. É esperar para ver.

A crítica sobre a estreia do programa sai nesta segunda-feira.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira