sábado, 31 de março de 2012

Globo vai lançar nova série policial

A Rede Globo já começou a trabalhar na pré-produção de sua nova série policial que deve entrar no ar no final do segundo semestre na segunda faixa de shows, substituindo a novela Gabriela que irá ocupar o horário todos os dias. Exatamente como aconteceu em 2011, a série deve entrar no ar na quinta-feira, no lugar ocupado em 2011 por Força-Tarefa e que não volta devido ao compromisso de Murilo Benício como protagonista da novela das 21 Horas, Avenida Brasil.

Com o título provisório de Vigilantes do Crime, o show vai levar para a TV uma temática diferente. A história seguirá a vida profissional de jornalistas de uma produtora de TV paulista. Este grupo de jornalistas a cada semana irá acompanhar e apurar um crime diferente, ora seguindo os passos da polícia, ora fazendo trabalho de jornalismo investigativo por conta própria.

Com texto de Marcos Bernstein (A Cura), Marcel Souto Maior e Carlos Gregório, a série será dirigida por Fabrício Mamberti. Ainda não há elenco fechado, mas a emissora já começa a estudar nomes de peso para a produção. Fala-se em Marco Ricca para o papel de delegado e Malu Mader como a juíza. Há também a possibilidade do show contar com nomes como Fernanda Machado e Viviane Pasmanter.

Casseta e Planeta Vai Fundo acerta Conceito, mas erra piadas

Reestreou na noite de sexta-feira, 30, a trupe do Casseta e Planeta. O humorístico mais antigo da TV brasileiro e que saiu do ar em 2010 prometeu voltar para a TV completamente reformulado e com o formato modificado. Com o novo nome de Casseta e Planeta Vai Fundo, o grupo cumpriu o prometido e abandonou praticamente todas as características do antigo humorístico.

Apostando na nostalgia e retomando um formato de muito sucesso na década de 90, a trupe decidiu apresentar o programa em forma de temporada e, a partir de agora, a cada novo episódio será tratado um único tema, com todos os quadros do programa girando em torno do tema. Uma premissa interessante e que promete evitar desgastes de quadros fixos.

A tirar pela estreia, a aposta funcionou perfeitamente. O programa apostou no tema "celebridades" e explorou todos os meandros que este tema poderia apresentar. Com leveza e criatividade, o que se viu nesta estreia foi um cuidado maior com o texto e situações. Ao apostar na volta dos humoristas a dialogar com o público com esquetes na rua, o show acertou e conseguiu ótimos momentos.

Entre os equívocos, notou-se despreparo para lidar com o retorno. O roteiro decidiu começar o programa já apostando no tema, sem prévia apresentação do novo formato e dos novos integrantes. Com isso, a impressão que se deu é que os Cassetas sempre estiveram aqui, sem nenhum hiato e isso incomodou. Além disso, apesar de todas as situações do programa terem sido interessantes, alguns tiveram problema de roteiro. Piadas que lembravam o antigo formato e que não funcionam mais deram o tom em alguns momentos e chamaram a atenção pela tentativa de forçar o riso, algo desnecessário neste formato.

As novas integrantes do programa também chamaram a atenção. Maria Melilo que apareceu já no contexto do programa, sem personagem fixo, mostrou que ainda falta experiência, mas que há esforço e que pode melhorar bastante. Miá Melo, ao contrário, deu show. Sua personagem, Mona lesa é uma espécie de Teena melhorada - personagem interpretado pela moça no Legendários. Se Teena incomodava pelos exageros, pelas piadas forçadas e sujas e por aparecer mais que o entrevistado, Mona lesa tirou todos os excessos e conseguiu divertir. Com o casting da Globo, certamente o quadro será sempre interessante, pois haverá sempre nomes de peso para ela entrevistar. A presença de um novo imitador para a presidente Dilma também rendeu ótimos momentos, com roteiro afiado, crítico e bem colocado, o ator se sobressaiu sem exagerar no tom e conseguiu divertir.

Casseta e Planeta Vai Fundo voltou renovado e com muito fôlego. Acertando o tom com a ideia de formatar cada programa dentro de um tema, a única necessidade é apurar melhor o roteiro para as piadas e excluir as antigas ou as que tentam forçar o riso. Não há necessidade deste tipo de exploração e se o roteiro focar no que faz de melhor, a crítica social em torno do tema escolhido, o programa vai longe. De qualquer forma, sem grande esforço, o humorístico já se mostrou melhor que a maioria dos semelhantes na TV aberta.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Record só tem menos enlatados ou reprise no horário nobre que Rede TV

O TVxTV fez um balanço sobre o horário nobre da TV brasileira. E constatou algo que parece assombroso, mas é fato: a Rede Record, emissora que se orgulha por produzir muito está no segundo lugar entre as emissoras de TV aberta em reprises ou enlatados no seu horário nobre. A pesquisa foi feita seguindo a programação das emissoras das 18h00 às 00h00 de segunda a sexta-feira.

O cálculo para se entender a pesquisa é simples. De segunda a sexta, no período que compreende o horário nobre, são 06 horas diárias. Como são 5 dias, 30 horas semanais que, transformados em minutos, representam 1800 minutos semanais. Agora acompanhe os números:

A Rede Globo é a emissora que menos coloca enlatados ou reprise em seu horário nobre. Durante toda a semana são apenas 90 minutos com conteúdos que não são próprios. Ou seja, insignificantes 5% do tempo total do período em questão. Em sequência aparece a Band, que apresenta conteúdos enlatados ou reprises por 380 minutos semanais (basicamente os programas religiosos) ou 21% do tempo total.

Em terceiro lugar está o SBT. A emissora de Sílvio Santos não apresenta conteúdo próprio e inédito no horário nobre por 500 minutos entre segunda e sexta, o que significa dizer que são 28% com programação reprisada ou enlatados. A surpresa é a Record. A emissora que tanto fala sobre seu conteúdo e como maior investidora do país abaixo da Rede Globo, permite com que 675 minutos de sua grade nobre sejam ocupados com programação enlatada ou reprise, isso representa incríveis 38% do tempo total. Em último lugar aparece a Rede TV! que não tem conteúdo próprio por 990 minutos do horário nobre semanal, ou seja, 55% do tempo - a maior parte com enlatados ou reprise. 

O blog utilizou o horário nobre como fonte de pesquisa por se tratar do principal espaço. Seja para anunciantes ou seja por conta do share maior, o período que equivale das 18h00 às 00h00 de segunda a sexta é o mais importante da TV brasileira. E no principal horário, a Rede Record é apenas a penúltima em investimento de conteúdo próprio, muito pouco para uma emissora que sonha com a liderança.

A título de curiosidade, a Rede Record coloca enlatados ou reprise no horário nobre por 585 minutos a mais que a líder - Globo - ou mais 600% a mais de tempo em que não usa conteúdo próprio quando na comparação com a concorrente.

Confira os Gráficos:

Record em penúltimo lugar entre as emissoras que colocam enlatados no horário nobre semanal

Comparação entre Record e Globo no tempo em que colocam enlatados ou reprise no horário nobre semanal

Ana Maria Braga pode ir para as tardes e substituir Sessão da Tarde

Como o blog antecipou hoje, a Rede Globo trabalha com o segundo semestre para o programa de Fátima Bernardes entrar no ar nas manhãs da emissora. Com isso, a direção de programação estuda aproveitar o momento e realizar uma ampla alteração na grade durante o dia. Para isso, um estudo vem sendo realizado para verificar as maiores fragilidades de audiência.

Mas o maior problema e que influencia todo o restante da grade, segundo estudos iniciados, é a Sessão da Tarde. Os filmes já não conquistam mais o público de antes e a emissora estuda soluções. As escolhas dos títulos sempre são voltadas para as crianças, mas os estudos mostram que elas não estão mais diante da TV no horário. Isso abre diversas possibilidades.

Uma delas é substituir por títulos mais adultos, para isso, é preciso que haja indicações que o público das tardes queiram assistir filmes. O caminho parece improvável, mas vem sendo investigado. Outra solução seria uma alteração um pouco mais rígida da grade. Fátima Bernardes ganhar um tempo maior para seu programa matutino e a mudança do Mais Você para as tardes.

Existe um estudo em pauta sobre o público de Ana Maria Braga. Existe, portanto, a possibilidade da apresentadora voltar a comandar seu programa no período da tarde, mas para isso, toda a cúpula da emissora sabe que pequenas alterações no formato seriam necessárias. Esta possibilidade é sólida e muitos acreditam que seria a solução, pois lembram que a apresentadora ganhou destaque nacional à frente do Note e Anote que ocupava as tardes da Rede Record e os números do Mais Você no período da manhã preocupam. Os estudos ainda vão verificar a questão da quebra de público, caso Ana Maria seja colocada nas tardes, com relação a Malhação que vai continuar no ar.

Tudo ainda está na fase de estudos, mas existe uma forte corrente na Rede Globo que quer a saída urgente dos filmes da Sessão da Tarde e considera-se que o melhor momento é justamente no período de lançamento do novo programa de Fátima Bernardes, para que o impacto de tantas mudanças seja menor.

As Crianças e a difícil arte de interpretar

Vira e mexe e o assunto entra em voga. Num país como o Brasil, um dos principais produtores - e exportadores - de teledramaturgia, no caso novelas, do mundo o assunto sempre será tratado de forma mais recorrente. Em toda construção narrativa são necessárias crianças para transmitir verossimilhança para as histórias. E, quase nunca, crianças são maduras e têm estudo o suficiente para dominar a arte de interpretar, o que quase sempre dificulta a performance das cenas mais dramáticas.

Daí a necessidade dos coachs. São eles, os treinadores, que preparam as crianças e as ajudam a compreender o texto - ao invés de apenas decorar - para tentar arrancar delas uma melhor performance em seus trabalhos. Isso é detalhe e depende muito do olhar apurado do diretor. Há diretores que não consideram que uma atuação aprofundada de crianças seja necessária, mas há os que entendem essa necessidade.

Os últimos trabalhos infantis no campo da teledramaturgia e que conseguiram amplo destaque na mídia mostram que a mão do diretor faz toda a diferença. Ambos os trabalhos tiveram a direção geral de Amora Mautner e o núcleo de Ricardo Waddington. Em Cordel Encantado, novela das 18 Horas, todo o núcleo infantil se destacou num trabalho que foi fundamental para render boas cenas nas novelas, mas a composição Eronildes, realizado pelo ator mirim João Fernandes, foi um dos pontos altos para manter o núcleo cômico com fôlego.

Agora, em Avenida Brasil, o brilhante trabalho da menina Mel Maia coloca a discussão a tona novamente. Pelas mãos dos mesmos diretores da novela das 18 Horas, a menina vem dando show e caindo nas graças do público e crítica. O trabalho realizado com ela - a garota tem apenas 07 anos - mostra que a direção compreendeu a necessidade que o texto tinha, uma atuação forte o suficiente para que a personagem, Rita - a protagonista - fizesse o público comprar seu sofrimento para, na segunda fase, estar ao seu lado. Somente por causa do trabalho apurado da direção é que o telespectador comprou todo o drama de Rita.

É evidente que muito disso passa pelo talento individual e nem todas as crianças que estão na TV tem este talento nato. Mas a falta de maturidade e a pouca idade impede um estudo mais aprofundado, por isso apenas a dedicação dos diretores, num cuidadoso trabalho é que permite sucesso e evitar as costumeiras interpretações forçadas e decoradas do texto que matam a cena.

Ser criança em cena é difícil, mas com esforço por parte de toda a equipe é sempre possível arrancar o máximo que elas podem transmitir em cena. E é isso que Amora Mautner e Ricardo Waddington vem realizando em seus últimos trabalhos. O público agradece.

Programa de Fátima Bernardes deve estrear no 2º Semestre

Ainda não é oficial, mas a equipe que participa da produção do programa de Fátima Bernardes trabalha com o mês de agosto como base para a estreia do programa. Os trabalhos de pré-produção estão acelerados e existe a possibilidade de se conseguir colocar o programa no ar nesta data. Para isso, a Rede Globo considera essencial que haja um grande número de reportagens externas gravadas com antecedência para garantir tranquilidade.

O programa entrará no ar nas manhãs da Rede Globo e a previsão para o segundo semestre se deve ao fato de que existem muitos anunciantes aguardando o início das vendas de cotas para apostar no novo formato. Ainda assim, a produção espera colocar no ar o programa com muita frente e evitar futuros problemas. Os trabalhos entre todos os membros da equipe estão acelerados e deve vir novidades nos próximos meses.

A estreia do programa de Fátima Bernardes deve mexer em toda a estrutura da grade da Rede Globo, não apenas durante a manhã, mas na tarde também. Porém, por enquanto, ninguém dentro da emissora fala disso com maiores detalhes. 

quinta-feira, 29 de março de 2012

O fim de um BBB cheio de viradas

Chega ao fim nesta noite a 12ª edição do principal Reality Show do Brasil, o Big Brother Brasil. E mais uma vez a Rede Globo acertou o tom e com a direção pesada de Boninho mostrou-se competente ao levar ao ar um jogo cheio de viradas, algumas surpresas e construções de personagens que se solidificaram ao longo destes três meses de programa.

Poucas edições deram tanto o que falar quanto esta. Desde o caso do possível estupro que envolveu os participantes Daniel e Monique - e a expulsão do primeiro - com direito a caso de polícia e tudo, até o sexo sem culpa por baixo dos edredons, até a impressionante troca de casais, praticamente tudo aconteceu na "casa mais vigiada do país". Ao menos tudo que não havia ocorrido em edições passadas e isso, por si só, já tornou este um dos mais interessantes já produzidos.

E a direção também conseguiu o que tenta todos os anos, sem conseguir, contudo - ao menos nos dois últimos - formar dois grupos distintos e claramente antagônicos durante o jogo. A Praia e a Selva formaram dois blocos que se, não odiavam uns aos outros - conseguiram passar esta a impressão para o telespectador graças a uma edição tendenciosa e ousada, exatamente como deveria ser.

Com vilões e mocinhos no melhor estilo maniqueísta, o jogo ganhou proporções épicas quando a Selva, sem medo de ser feliz, combinava votos e destroçava a Praia, sempre jogando dois adversários no paredão e se preservando. Porém, em mais uma virada protagonizada pela direção que mudou uma prova, a Praia conseguiu se preparar melhor. 

O Big Brother Brasil 12 foi isso. Uma edição como nunca se viu. Se antes, tudo era subliminar demais, implícito, neste ano não houve meio termo, tudo foi escancarado e este foi o grande diferencial. Se os exemplos citados não fossem suficientes ainda tivemos o bloco dos mocinhos passando a combinar votos sem piedade dos adversários, o que causou o extermínio dos membros da Selva.

É bem verdade que o programa chega ao fim sem nenhum atrativo. Apenas com os jogadores que o telespectador torceu, a edição chega ao fim com um vencedor óbvio - Fael - mas isso não tira o mérito da edição que ainda contou com brigas épicas, como a de Rafa com Fabiana ou Yuri com Jonas e ainda com participantes controversos, como é o caso de Laisa - odiada pelo público como poucas vezes se viu.

O Big Brother Brasil 12 chega ao fim com a missão cumprida. Mudou a curva de audiência do programa, superando o anterior na média geral e, mais do que isso, mostrou que é possível manter o interesse do público no Reality que, ao menos neste ano, não mostrou qualquer desgaste. Que venha o BBB 13, a gente espera.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Vidas Opostas marca 12,5 de média e frustra Record

A estreia de Vidas Opostas frustrou a Rede Record. A reprise mais aguardada pela emissora era a principal estratégia de 2012 para tentar melhorar a audiência do horário nobre e foi cuidadosamente planejada, mesmo que a estratégia prejudicasse outros produtos da emissora.

Para a estreia, foi escolhida uma data estratégica. Quarta-feira, dia em que a novela da Rede Globo acaba mais cedo por causa do futebol. A Rede Record programou o horário do início da novela para às 21h30, mas ela só entrou no ar bem mais tarde, quando Avenida Brasil terminou. Tudo para tentar liderar.

Fato é que, pela estratégia, Vidas Opostas concorreria com o futebol. Campeonato paulista e partida do Palmeiras, time que vem marcando as piores audiências da Rede Globo em 2012. Diante disso, a expectativa era de que o folhetim liderasse, se não na média, ao menos em alguns picos. Mas a emissora nem chegou perto disso.

Foram 07 pontos de diferença para a Rede Globo que exibia o futebol (19,6 a 12,5). Além de aumentar a audiência de partida do Palmeiras (na última quarta-feira exibida, a média do jogo havia sido 17 pontos), a exibição também melhorou a audiência do SBT no horário.

Além disso, a tão aguardada estreia da reprise de Vidas Opostas ficou abaixo da exibição especial de Vidas em Jogo, na quarta-feira anterior. Vidas em Jogo fechou com 14 de média, mesmo entrando no ar religiosamente 21h30, dando dois breaks (contra nenhum da reprise de hoje) e enfrentando por quase 20 minutos a última semana de Fina Estampa.

Os números não mentem. Por mais que os fãs da Record queiram pensar o contrário, a estratégia não funcionou e Vidas Opostas decepcionou. Agora é esperar para ver o desempenho da novela a partir desta quinta-feira, quando entra no ar às 21h00 e enfrenta a íntegra de Avenida Brasil.

Comparativo de Audiência - 19 Horas - média parcial

Média-parcial diária de novelas das 19 Horas até o capítulo 140


Aquele Beijo: 24,94
Morde e Assopra: 29,18
Tititi: 28,81
Tempos Modernos: 23,62
Caras e Bocas: 30,63
Três Irmãs: 24,49
Beleza Pura: 28,04
Sete Pecados: 30,10
Pé na Jaca: 29,53
Cobras e Lagartos: 37,32
Bang Bang: 27,45
A Lua me Disse: 32,95
Começar de Novo: 32,12
Da Cor do Pecado: 41,85
Kubanakan: 36,75
O Beijo do Vampiro: 27,53
Desejos de Mulher: 32,51

Comparativo de Audiência - 18 Horas - média parcial

Média-parcial diária de novelas das 18 Horas até o capítulo 20

Amor Eterno Amor: 21,45
A Vida da Gente: 22,50
Cordel Encantado: 23,10
Araguaia: 22,30
Escrito nas Estrelas: 25,10
Cama de Gato: 26,30
Paraíso: 21,35
Negócio da China: 20,25
Ciranda de Pedra: 22,05
Desejo Proibido: 22,30
Eterna Magia: 26,85
O Profeta: 33,70
Sinhá Moça: 29,95
Alma Gêmea: 36,10
Como uma Onda: 27,25
Cabocla: 34,50
Chocolate com Pimenta: 35,55
Agora é que são Elas: 25,30
Sabor da Paixão: 24,15

Record muda programação (de novo) e Rei Davi continua no horário das 21 Horas

A Rede Record mudou sua programação noturna outra vez. Já está virando moda a emissora ter uma programação diferente todo dia, tornando-se quase impossível para qualquer telespectador continuar assistindo. Além de mudanças sem nexo e realizadas ao bel prazer da direção, erros no site oficial que traz a programação não permite que alguém saiba qual a grande da emissora.

A emissora divulgou informação durante a exibição de seu jornalístico Fala Brasil que deu conta da nova mudança da grade. Previsto para entrar no ar nesta quarta-feira às 21h30 a reprise de Vidas Opostas deve atrasar. A emissora coloca no ar às 21h00 a reapresentação da minissérie Rei Davi. Ninguém sabe qual a justificativa, mas fato é que a minissérie transformou-se numa espécie de tapa-buracos do canal e vem sendo reprisada exaustivamente.

O mais provável é que Vidas Opostas entre no ar às 21h45, ou seja, assim que Avenida Brasil, da Rede Globo, encerrar seu capítulo. A estratégia é para evitar que a reprise da novela da Record combata o principal folhetim da concorrência e, assim, seus números de audiência sejam altos. Com isso, é bem provável que o capítulo inédito de Vidas em Jogo entre no ar às 22h45, quase 30 minutos depois do horário normal.

Amor Eterno Amor é mais do mesmo e cansa

Amor Eterno Amor, a trama atual do horário das 18 Horas, chega nesta semana ao fim de sua primeira fase e, com aproximadamente 20 capítulos exibidos, torna-se mais fácil realizar uma análise sólida e com elementos que permitem verificar o andamento da trama. Assinada por Elizabeth Jhin (Eterna Magia, Escrito nas Estrelas), a novela é a segunda de uma trilogia espírita que a autora prometeu levar ao ar.

Porém, ao olhar para o que foi exibido até o momento, a ideia de que ainda restam mais de 100 capítulos de história não é nada promissora. O que se viu até este momento foi uma primeira fase arrastada e com excesso de didatismo que, ao invés de se preocupar em contar uma história fictícia que chamasse a atenção da audiência, mantém o foco exclusivamente nas práticas de uma crença.

Religião é um dos assuntos mais tratados do país, pois é uma das práticas mais seguidas pelo brasileiro. Porém, inserir a religião numa novela e como personagem principal, sem criar elementos que deixe claro ao telespectador que o uso da fé é apenas um recurso da narração para manter o foco na história, além de perigoso pode se tornar enfadonho.

Até o momento o folhetim de Jhin mostrou-se apenas uma espécie de documentário sobre uma crença, um braço do espiritismo e não conseguiu contar uma história sólida, bem equilibrada e que tenha muitas nuances para chamar a atenção. Ao contrário, a linha narrativa mostra-se arrastada, sem qualquer espécie de situações importantes ou novos caminhos. É como se não houvesse história importantes ou mesmo paralelas.

Até o elenco tem tido dificuldades, dado ao texto e aos personagens, sempre superficiais demais e sem elementos para grandes composições. Cássia Kis Magro volta a se destacar com uma composição sóbria, mas que a direção torna exagerada e quase caricata. Os grandes destaques, contudo, são Ana Lúcia Torre, muito bem no papel da sofrida Verbena, e Gabriel Braga Nunes que criou um protagonista complexo e misterioso.

Se Escrito nas Estrelas mostrou um ritmo interessante em sua primeira parte e foi tornar-se lenta apenas da metade para o final, Amor Eterno Amor já apresentou este problema desde o primeiro capítulo e, aparentemente, não há qualquer sinal de que haverá mudança de rumo. Uma novela completamente equivocada.

terça-feira, 27 de março de 2012

Gabriela terá mesma duração de O Astro

A Rede Globo definiu a duração da sua segunda novela das 23 Horas. O remake de Gabriela, que terá a assinatura de Walcyr Carrasco entra no ar no mês de Julho e, assim como O Astro, terá duração de 64 capítulos. Com exibições de terça a sexta, o folhetim entra no ar no lugar da segunda linha de shows que a emissora apresenta em Abril.

As informações foram transmitidas a toda a equipe envolvida na novela e que está trabalhando no workshop sobre os temas que serão desenvolvidos na trama. Desta forma, a emissora começa a organizar sua grade noturna do segundo semestre e, aparentemente satisfeita com os resultados de 2011, não deverá apresentar grandes diferenças.

Sem data oficial para estrear, Gabriela deve entrar no ar na segunda semana de julho, ao menos essa é a previsão da equipe de produção. As gravações já começam nas próximas semanas e apresenta Juliana Paes no papel de protagonista.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Avenida Brasil ignora apresentações e chega como rolo compressor

A estreia da noite, a nova novela das 21 Horas, Avenida Brasil, com assinatura de João Emanuel Carneiro (A Favorita, Cobras e Lagartos) que veio com a missão de manter ou melhorar a boa audiência conquistada por sua antecessora Fina Estampa chamou a atenção por ser completamente diferente de qualquer outra no horário. O autor ignorou as apresentações tradicionais das personagens e, sem situar o telespectador, apresentou um capítulo que foi um rolo compressor.

João Emanuel manteve seu estilo de pesar a mão no roteiro e mostrou um capítulo em que o destaque foi mesmo o roteiro. Sem medo de censura ou do que quer que seja, o autor costurou a história colocando Carminha (Adriana Esteves) como centro de tudo. A vilã já chegou mostrando o quão maquiavélica será, torturando emocionalmente uma criança, se fazendo de vítima e armando para o próprio marido. Uma autêntica vilã de novelas.

E foi assim por todos os núcleos. Num só capítulo teve pedido de casamento surpresa, jogador de futebol em decisão de campeonato, boa praça casado com duas mulheres quase sendo pego em flagrante. Tudo no capítulo de estreia. O filão do capítulo foi este, não apresentar as personagens, não contar sua história, mas trazer um roteiro sólido, cheio de nuances e riquíssimo em acontecimentos. A ideia foi prender o telespectador pela quantidade assombrosa de situações que aconteceu em todos os núcleos e conseguiu.

Entre os pontos negativos, ficou claro que o núcleo do futebol precisa ser pensado. Transmitir trechos de jogos mostra-se claramente anti-drama e não apresenta nada que chame a atenção do telespectador. Para contar a história de personagens que são jogadores de futebol, o autor terá que ter muito jogo de cintura a fim de não inserir muitas partidas, pois certamente irá cansar. O uso do chroma key também incomodou bastante.

Mas nem estes pequenos detalhes conseguiram ofuscar uma estreia quase impecável. Texto que chama a atenção pela qualidade já conhecida de João Emanuel Carneiro, a competência da direção encabeçada por Ricardo Waddington só poderia ser excelente e atuações sensacionais, como era de se esperar. No elenco os destaques foram Tony Ramos, numa pequena participação especial, mas que fez toda a diferença e Adriana Esteves que brilhou muito, também ajudada pelo texto magnífico que deu muito espaço para a vilã e mostrou-se madura para um papel tão complexo como este.

Avenida Brasil não estreou apenas. Ela chegou causando comoção, jogando para longe qualquer lembrança de suas antecessoras e se transformando no centro das atenções. Para se ter uma ideia o capítulo chegou ao fim não com um, mas com três ganchos para o próximo. João Emanuel Carneiro não decepcionou e nos proporcionou o melhor primeiro capítulo de novelas das 21 Horas em muito tempo.

Site da Record programa Vidas em Jogo e Vidas Opostas para o mesmo horário

Definitivamente a coisa não anda boa para quem preenche o conteúdo do site oficial da Rede Record. Pela terceira semana consecutiva a programação da emissora - que vem mudando toda semana - no site comete equívoco grave. Após não saber em qual horário colocar Vidas em Jogo e mostrar o cartaz de Tropa de Elite com nome em inglês e horário equivocado, o site cometeu outra gafe nesta semana.

Oficialmente a emissora vem divulgando a estreia da reprise de Vidas Opostas para a próxima quarta-feira às 21h30. Porém, o site, naquelas notícias que são inexplicáveis, conseguiu a proeza de inserir na programação oficial de quarta-feira a reprise do folhetim de Marcílio Moraes e o capítulo inédito da trama de Cristianne Fridman no mesmo horário.

Segundo o site, às 21h30 começa Vidas em Jogo e, logo depois, também 21h30 começa a reprise de Vidas Opostas. A menos que a Rede Record esteja planejando lançar uma segunda emissora no dia isso é impossível. Brincadeiras a parte, é evidente que trata-se de um equívoco dos responsáveis pelo conteúdo do site oficial, mas tantos erros assim se tornam injustificáveis e já passou do momento do grupo repensar a forma de levar este site que é um canal oficial da emissora.

Confira o print do grave erro do site oficial da emissora

Clique na imagem para ampliar

The Ultimate Fighter estreou com equívocos

A Rede Globo estreou na madrugada desta segunda-feira, 26, seu novo Reality Show. The Ultimate Fighter Brasil, programa que investe na formação de lutadores do MMA e tenta explicar para a grande massa da população brasileira como funciona e quais são as regras do esporte que se transformou sensação do momento no país, o UFC.

Apostando num tom didático e com a presença de Galvão Bueno, o programa de estreia pecou por tentar transformar um Reality Show numa espécie de escola de UFC para o público. Com longas e cansativas explicações sobre as regras da luta, os primeiros minutos do programa já cansaram bastante e incomodou, uma vez que não aparentava ter nenhum tipo de atrativo.

A quantidade assombrosa de lutas que o programa mostrou deu a entender que a emissora estava tentando conquistar o telespectador a todo custo e não necessariamente construir um roteiro interessante para o Reality. Sem mostrar praticamente nada dos 32 competidores que disputam 16 vagas, o programa colocou as lutas como protagonista e pecou pelo excesso. Além de incomodar o número excessivo de lutas, a falta de narração também chamou a atenção. Apostando apenas no som ambiente da luta e as orientações dos treinadores, a direção errou ao deixar o vídeo com momentos de silêncio constrangedor.

Se não começar a apostar no relacionamento e nos conflitos que a convivência 24 horas por dia dos competidores pode gerar, o The Ultimate Fighter já nasceu fadado ao fracasso. Talvez uma aula com Boninho, diretor do BBB, resolveria o problema.

Comparativo de Audiência - 21 Horas - média geral

Média-Geral diária de novelas das 21 Horas


Fina Estampa: 39,08
Insensato Coração: 35,81
Passione: 35,14
Viver a Vida: 35,68
Caminho das Índias: 38,62
A Favorita: 39,50
Duas Caras: 41,08
Paraíso Tropical: 42,85
Páginas da Vida: 47,13
Belíssima: 48,50
América: 49,23
Senhora do Destino: 50,53
Celebridade: 46,08
Mulheres Apaixonadas: 46,86
Esperança: 37,65
O Clone: 46,91

Sem Repercussão, Troféu Imprensa vira motivo de piada

Foi exibido na noite do último domingo, 25, mais uma edição do Troféu Imprensa. Organizado por Sílvio Santos, o evento tem por objetivo básico premiar os principais destaques do ano de 2011 na televisão e também na música brasileira. A premiação tornou-se a mais tradicional do país, pois acontece desde meados dos anos 60, porém, nos últimos anos passa desapercebida do grande público, da crítica e dos próprios artistas.

Em especial neste ano, além de não ter repercussão alguma, o evento contou com uma sucessão de erros, discussões entre os jurados e votação que não fizeram qualquer sentido. A escolha dos jurados mostrou-se, em sua maioria absoluta, um equívoco de grandes proporções. Nomes que não trabalham diretamente na análise de TV há anos, como Sônia Abrão e Nelson Rubens e outros que mostraram-se despreparados para tal função, como Décio Pitinini marcaram o tom do evento.

Além disso, houve momentos de extremo mau gosto no programa. Leão Lobo protagonizou discussões com outros jurados, além de tentar a todo custo desqualificar alguns dos indicados aos prêmios - chamando Aguinaldo Silva, por exemplo, de enganador - o que mostrou sua total falta de classe para participar de uma premiação que tenta se levar a sério.

A lista de indicados também se mostrou esquizofrênica, pois em praticamente nenhuma categoria houve justiça entre os três candidatos aos prêmios. Categorias como melhor novela - que contou com a indicação da novelinha teen Rebelde e ignorou tramas densas como Insensato Coração, A Vida da Gente e O Astro - mostraram que o formato está desgastado e é preciso mudar.

Com números discretos de audiência, o Troféu Imprensa não apresentou nenhum grande nome no evento, mostrando que não tem mais qualquer importância no cenário televisivo. Se a premiação serviu para algo, veio para consagrar a novela Cordel Encantado que levou para casa mais um prêmio, restando apenas um para que vença todas as premiações do ano. De qualquer forma, o evento organizado por Sílvio Santos, é uma premiação que agoniza e pede pela própria morte.

Confira os vencedores:

Apresentadora: Eliana
Apresentador: Rodrigo Faro
Atriz: Lilia Cabral
Ator: Gabriel Braga Nunes
Infantil: Carrossel Animado
Jornal: Jornal Nacional
Jornalístico: Conexão Reporter
Cantora: Paula Fernandes
Novela: Cordel Encantado
Programa de Entrevistas: Agora é Tarde
Dupla Sertaneja: Victor e Leo
Humorístico: CQC e Pânico
Conjunto Musical: Exaltasamba
Revelação: Patricia Abravanel
Cantor: Roberto Carlos

domingo, 25 de março de 2012

Muitas mudanças no Eliana

Após a confirmação da mudança na direção do dominical Eliana, o SBT prepara uma série de alterações no formato do programa. As mudanças não vão ocorrer imediatamente a fim de evitar choque no telespectador mediano que assiste todos os domingos, porém, nos próximos meses não deverá restar praticamente nada do que se vê atualmente no ar.

Entre as mudanças, quadros novos que o novo diretor do programa já está se planejando, sempre em parceria com a apresentadora que, a partir de agora, vai se focar muito na pauta para cada um dos domingos. Os quadros deverão explorar bastante o carisma e as características da apresentadora. Muitas externas devem acontecer colocando Eliana para se movimentar e em diversas situações.

Porém, a principal alteração não se dará nos quadros. O SBT já bateu o martelo e agora começa a trabalhar tecnicamente para conseguir colocar o Eliana ao vivo já a partir dos próximos meses. O grande problema disso é o fato do programa Domingo Legal já ser ao vivo e dois programas assim na sequência demandam um trabalho bem complexo. Mas a apresentadora quer, o diretor quer e, principalmente, Sílvio Santos já autorizou. A solução deve acontecer em breve.

Ao vivo e com novo formato, Eliana vai tentar buscar um filão mais popular, porém sem apelar. A ideia é tentar manter as características que a consagraram junto ao público, sem a necessidade de exageros. 

Fina Estampa consagrou peças soltas do elenco

Após chegar ao fim na última sexta, a novela das 21 Horas, Fina Estampa, pode-se fazer uma análise mais sóbria em relação a tudo que a trama significou. Depois de escrever texto voltado para o todo do folhetim e especificamente sobre o último capítulo, chegou o momento de abrir espaço para a análise do elenco, tarefa quase hercúlea em se tratando de uma obra com tantos profissionais envolvidos.

Um dos nomes do elenco que teve seu passe valorizado foi Carolina Dieckmann. Após uma personagem não tão feliz em sua última participação na TV - na pele da sofrida Diana em Passione - a atriz aceitou o desafio de interpretar a controversa Teodora. Com a promessa do autor em fazer o Brasil amar a atriz, ela mostrou maturidade e profissionalismo ao compôr a personagem. Dieckmann teve grandes momentos e soube fazer de Teodora uma personagem complexa e cheia de momentos reflexivos.

José Mayer também mostrou que seu talento sempre supera os obstáculos. Diante de um personagem tão caricato quanto Pereirinha, o ator conseguiu impôr seu ritmo próprio e, com isso, extrair ótimos momentos do que parecia impossível. Por mais que as cenas em que ele aparecia nem sempre fossem as melhores, Mayer nunca decepcionou e conseguiu resultado para lá de satisfatório.

A idade parece nunca chegar para Eva Wilma. Ao interpretar Íris, uma personagem que mais parecia saída de um filme trash de comédia, a atriz foi além na composição e arrancou inúmeras gargalhadas do telespectador. A personagem com mais referências a outras obras do autor, Eva entrou no clima do bom humor e graças a ela, texto que poderia soar falso e sem graça ganhou vida de forma única.

Um ator que mostra maturidade impressionante para tão pouco tempo de trabalho na emissora é Alexandre Nero. Baltazar nem de longe foi seu melhor personagem, mas novamente o ator conseguiu destaque, tanto nas cenas de forte carga dramática em que se tornava agressivo com sua esposa quanto nas cenas cômicas em que ele formou o melhor tripé que a novela poderia ter. 

Marcelo Serrado mostrou ao país o quanto amadureceu como ator. Após anos na Rede Record, o ator voltou a Globo com a difícil missão de interpretar um homossexual afetado e caricato. Com uma composição perfeita, sem ultrapassar os limites, Serrado criou trejeitos, feições e até forma de andar para seu Crô e caiu nas graças do telespectador. Em pouco tempo o personagem tornou-se o mais querido da novela e arrebatou fãs.

Porém, em se tratando de Fina Estampa, o grande destaque foi Christiane Torloni. A atriz que estava um tom acima do que o texto pedia nos primeiros capítulos, deu a volta por cima e fez de sua Teresa Cristina uma vilã com meandros únicos. Por mais que seu texto não contribuísse o tempo todo, a atriz emprestou um carisma incrível para a personagem e a carregou nas costas, mesmo nos momentos difíceis. 

Houve destaques negativos? Claro. Lília Cabral decepcionou. Diante de uma personagem pobre e sem nenhuma profundidade como foi Griselda, a atriz optou por uma composição exagerada que aumentou o tom maniqueísta e atrapalhou bastante. Assim como Caio Castro e Adriana Birolli que nunca conseguiram entrar no clima do casal de mocinhos que a trama tanto pedia.

O tom farsesco e o roteiro nem sempre aprofundado exigiam do elenco uma composição mais ousada, porém, dentro de um limite. Os que conseguiram chegar próximo ao limite tiveram destaque positivo, os que ultrapassaram essa tênue linha, acabaram por exagerar e atrapalhar.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira