sábado, 24 de março de 2012

Cenas Marcantes Especial Fina Estampa

A novela das 21 Horas Fina Estampa chegou ao fim na noite de sexta-feira e deu o que falar nas Redes Sociais. A trama que elevou em 03 pontos a média de audiência do horário foi controversa do início ao fim e reuniu uma legião de fãs e também uma multidão de críticos. Por conta desta grande repercussão, o blog decidiu realizar o Cenas Marcantes especial sobre a novela.

Um amigo do blog nos ajudou a escolher a cena. Trata-se de Diogo Cavalcante, um jovem atento ao universo da teledramaturgia e que tem uma excelente visão do assunto, além de interesse em aprender cada vez mais. Como telespectador assíduo de Fina Estampa ele foi a pessoa ideal para participar do Cenas Marcantes.

Diogo escolheu uma cena emblemática para o quadro. Trata-se da morte de Marcela (Suzana Pires) assassinada de forma teatral pela vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni). Na cena em questão, a vilã tira a vida da jornalista no hospital, a sufocando com um travesseiro e soltando pela primeira vez a frase que a própria Torloni havia utilizado no Rock in Rio. Confira a cena pelo link:

Globo confirma Galvão Bueno narrando Liga dos Campões

Conforme o blog antecipou no início da semana, a Rede Globo vai transmitir com exclusividade na TV aberta a primeira partida das quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa entre Barcelona e Milan. A emissora que é detentora dos direitos de transmissão da competição na TV aberta raramente usa desse direito, transmitindo normalmente apenas a partida final, quando envolve equipe populares no país.

Como a equipe do Barcelona tornou-se a sensação do momento no futebol atual e o Milan conta com torcida no país e com brasileiros conhecidos em seu elenco, como Robinho e Alexandre Pato, a emissora optou por transmitir a partida. Aliás, os dois jogos entre as equipes terão exibição na Globo, um fato ainda mais raro em se tratando desta competição.

Para o primeiro jogo que acontece no próximo dia 28 às 15h45 a Globo confirmou a presença de seu principal locutor, Galvão Bueno a frente da transmissão. Galvão não vem narrando jogos de times há tempos, sendo reservado para outras transmissões esportivas. No futebol ele narra apenas jogos da seleção brasileira. Os comentários da partida ficarão a cargo de Walter Casagrande e a análise da arbitragem serão de Arnaldo Cézar Coelho.

Último capítulo mostrou que Fina Estampa foi incompreendida

O diferente último capítulo da novela das 21 Horas da Rede Globo, Fina Estampa, mais do que propriamente fechar os núcleos e encerrar as histórias serviu para atestar uma verdade: o folhetim escrito por Aguinaldo Silva foi, talvez, a obra mais incompreendida de todos os tempos pela crítica nacional e o autor, com bom humor único, resolveu apresentar o conceito de sua obra de forma escrachada neste capítulo final.

Com situações impossíveis de transmitir verossimilhança em qualquer ambiente, mesmo dentro do contexto de uma novela, os momentos finais de Fina Estampa foram uma espécie de aula que Aguinaldo Silva deu, não ao público, mas a crítica, sobre como enxergar uma obra de TV sob diferentes prismas e não apenas através da análise enrijecida e técnica.

Tecnicamente, o folhetim foi fraco e muito aquém de suas antecessoras. Mas Aguinaldo Silva não quis fazer um trabalho que serviria para análises técnicas. Ao contrário do que muitos pensam, o autor também não desenhou uma história pobre e que grudasse na mente do público - e isto era o que o próprio blog pensava. Neste último capítulo, o roteiro deixou claro as intenções de um autor corajoso: mostrar que a falta de sentido e de lógica fazem parte da vida - e principalmente da arte.

Fina Estampa não era para se levar a sério, nunca foi esta a intenção. Todos que tentaram - como este que vos fala - encontraram problemas incríveis, mas o último capítulo escancarou o que era óbvio na cabeça de quem escrevia. "Divirtam-se", dizia o tempo todo. As caricaturas e os clichês tomaram conta de tal forma do folhetim neste final que ele foi transformado numa espécie de esquete de programas vespertinos que tentam inserir o humor em suas simulações, mas tudo funcionou porque era justamente esta a intenção do autor.

Aguinaldo Silva também criticou. Criticou a si próprio, criticou seus colegas e criticou o próprio formato da teledramaturgia. Mas criticou principalmente os analistas das telenovelas. Há quantas novelas todos falam que os autores parecem não encontrar mais criatividade? Caminho das Índias foi uma espécie de O Clone 2 de Glória Perez, Passione foi uma revisitação de Sílvio de Abreu a Belíssima. Viver a Vida mostrou o mesmo Manoel Carlos de sempre. Insensato Coração confirmou que Gilberto Braga não se libertou de Celebridade. E Fina Estampa era o retorno de Senhora do Destino.

A crítica não cansou de dizer isso o tempo todo. Aguinaldo Silva mostrou que é isso mesmo. Mostrou o que todos sabem, mas fingem esquecer, que não existem milhões de situações dramáticas, são poucas, o que muda é a forma de se contar. Por isso, o autor parou de apenas se inspirar em seus trabalhos anteriores e passou a citá-los freneticamente. Sem medo de ser feliz, ele chocou o mundo dizendo com estas "homenagens" que a revisitação do passado não é propriamente falta de criatividade, mas é reescrever a história sob um novo ângulo.

A incompreendida Fina Estampa certamente seria melhor avaliada fosse julgada por crianças. Sim, crianças. Pois foi para um público assim que o autor escreveu. Evidente que o público-alvo da novela não eram as crianças, mas todo telespectador é criança quando se trata de análise técnica de um folhetim. Fina Estampa não foi uma novela para os críticos. Foi uma novela para quem quer apenas se recostar no sofá e assistir as maiores insanidades possíveis, como nos desenhos animados. Não precisa fazer sentido, basta ser divertido. Basta entreter.

O último capítulo de Fina Estampa ensinou muito. Ensinou sobre o novelista que parecia sofrer de crise de criatividade. Ensinou sobre o formato da própria telenovela que parecia desgastado. Ensinou à crítica que a análise não precisa ser apenas com elementos técnicos, mas enxergando com menos rigidez alguns conceitos. O fim de Fina Estampa mostrou que ela foi incompreendida, mas amada pelo público.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Leonor Correa deixa direção do programa Eliana

Os primeiros boatos começaram há cerca de um mês e agora o próprio SBT confirmou através de sua assessoria de imprensa. Leonor Correa não é mais diretora do programa dominical Eliana. Contratada pela emissora junto com a apresentadora há três anos para tocar o projeto do dominical, a diretora não conseguiu manter o programa num formato que o garantisse na disputa ferrenha pela audiência.

Segundo confirmação do próprio SBT, já a partir do programa do dia 1º de Abril, Ariel Jacobowitz assume as funções, mas a princípio, Leonor continua a seu lado até que ele tenha condições de assumir completamente o cargo. Ariel é o criador do Festival SBT 30 Anos, programa que exibiu uma série de especiais homenageando a programação da emissora nestes 30 anos de vida e que teve a apresentação de Patrícia Abravanel.

Uma das grandes críticas ao Eliana sob o comando de Leonor Correa era a falta de pauta, a pouca utilização da apresentadora em externas e, principalmente, o formato feminino de inúmeros quadros que acabavam por afastar o público. Ariel chega com o objetivo de recolocar o programa nos trilhos pela disputa pela liderança da audiência. Leonor continua como membra do Comitê Artístico do SBT e deve dirigir um novo projeto ainda em 2012, segundo nota oficial da emissora.

Record vai reprisar Rei Davi de novo

A Rede Record volta a repetir a estratégia do Carnaval e colocará um grande resumo de sua minissérie Rei Davi nas próximas segunda e terça-feira no horário das 21 horas. A estratégia é uma preparação da emissora para o público se acostumar com a volta da novela Vidas Opostas que entra em reprise no horário a partir da próxima quarta.

A emissora fez a mesma coisa no Carnaval, mas com outra intenção. Na ocasião, o objetivo era colocar a minissérie na liderança ao enfrentar o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro. Dessa vez, a atitude é uma espécie de tapa buracos para não deixar com que haja uma quebra muito grande de público caso deixasse a exibição da série CSI até a terça-feira.

Aparentemente a emissora está apostando todas as suas fichas na exibição de Vidas Opostas, pois não parece demonstrar preocupação em reprisar novamente Rei Davi, visto que esta estratégia foi a maior responsável pelo desgaste da minissérie que sofreu uma queda vertiginosa nos números de audiência e perdeu para a Rede Globo em seus últimos seis capítulos.

Rei Davi será exibida em forma de resumo em dois grandes capítulos na segunda e na terça, às 21 Horas.

Fina Estampa cumpre a missão e diverte apenas autor

Chega ao fim nesta sexta-feira a principal novela da Rede Globo, com a assinatura do controverso Aguinaldo Silva, Fina Estampa sai de cena cumprindo o papel que lhe foi estabelecido: melhorar o que a antecessora, Insensato Coração, havia começado, estancar a queda de audiência na média geral das tramas do horário. Ela foi muito além e chega ao fim aumentando a média geral em 03 pontos, em comparação a sua antecessora.

Com 39 pontos de média, Fina Estampa mostrou que é possível para um folhetim chegar ao patamar estabelecido pela emissora - 40 pontos - e ficou claro que o folhetim não conseguiu números melhores por alguns fatores contrários a sua própria estrutura, como enfrentar o mês de dezembro com suas festas e calor incrível e o carnaval em que os horários da novela foram prejudicados.

Mas também é preciso analisar que, em sua reta final, a trama de Aguinaldo não conseguiu fazer o que a maioria faz: agregar telespectadores. Tivesse subido os números nas últimas três semanas, talvez ela poderia chegar ao fim dentro da meta de audiência, não o fez porque em todos os meses de exibição ela conquistou um público fiel, porém também criou alta rejeição e, por conta disso, tornou-se incapaz de aumentar seu número de telespectadores.

A bem da verdade é que Fina Estampa não foi uma boa novela. A despeito de cumprir claramente o papel que lhe foi proposto em relação aos números, ela mostrou um autor preparado para divertir, mas divertir a si próprio. Com megalomania assombrosa, tudo que Aguinaldo Silva fez foi revisitar seus outros trabalhos e sem medo de ser feliz. Ao contrário de outros autores que apenas repetem situações, Aguinaldo foi além, citou suas outras novelas, suas personagens marcantes e repetiu várias vezes frases que ficaram no imaginário popular. O público certamente não achou tão genial quanto o autor. Que venha Avenida Brasil.

PS: Amanhã sai a crítica do trabalho de direção e elenco da novela.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Globo vai transmitir Liga dos Campeões

A Rede Globo vai transmitir os jogos das 4ª de final do principal torneio de times de futebol do Planeta, a Liga dos Campeões da Europa. A competição é adquirida anualmente pela emissora, mas quase nunca é transmitida, normalmente somente a partida final é levada ao ar.

Mas em 2012, as partidas entre Barcelona e Milan, válidas pelas quartas de final da competição, serão transmitidas ao vivo pela Globo. A primeira partida será já na próxima semana no dia 28 de Março, com horário das 15h45. Esta é uma oportunidade rara para os telespectadores da TV aberta assistir uma partida dos times de futebol europeus, principalmente o Barcelona, time sensação do momento e que é tratado como um dos melhores de todos os tempos.

A partida de volta, que decide qual dos dois times avança para as semifinais da competição, também será transmitida ao vivo pela Rede Globo, no dia 03 de Abril, no mesmo horário. A emissora não confirmou ainda quem irá narrar os dois jogos.

Cheias de Charme entra no ar sem tamanho definido

A próxima novela das 19 Horas da Rede Globo, Cheias de Charme, já tem data para estrear - 16 de abril - o que ninguém na produção sabe, contudo, é quando ela chegará ao fim. Nem sempre sabe-se quando uma obra acaba quando ela começa, porém, a emissora quase sempre mantém um rígido calendário em suas telenovelas que só é modificado por motivos de força maior.

No caso do próximo folhetim do horário das 7 da noite a situação é um pouco diferente. A previsão inicial para a trama era de ficar no ar até a terceira semana de setembro. Agora, a Rede Globo estuda melhor a situação e não sabe o que fazer, mas existe a possibilidade da novela ser esticada até, pelo menos, a terceira semana de outubro.

O motivo é simples. Se chegando ao fim na primeira semana de setembro, a próxima trama evitaria começar no horário de Verão, há um outro problema, que a Globo vem considerando maior do que o verão. O Horário Eleitoral Gratuito. Caso termine em setembro, Cheias de Charme colocará a novela Guerra dos Sexos no ar no auge da disputa eleitoral.

A Globo considera que um remake do peso de Guerra dos Sexos pode ter toda sua proposta de divulgação prejudicada se o folhetim começar justamente no momento em que as eleições estarão pegando fogo. Por isso, a ideia é lançá-la em outubro, mesmo que no começo do horário eleitoral. O problema é que, em muitos locais, deve haver segundo turno e o Horário Eleitoral deverá ir até o fim de outubro. A novela pode ir até a terceira semana de outubro, chegando a ficar no ar em torno de 160 capítulos. A decisão parece difícil e só deve ser oficializada após o desempenho dos primeiros capítulos de Cheias de Charme.

Cena Aberta Lança Livro em comemoração a 12 anos de Blog

Na última quarta-feira, 21, em comemoração aos 12 anos do blog Cena Aberta, o jornalista Endrigo Annyston lançou um livro com uma seleção de textos publicados no blog.

Através dessa compilação é possível verificar a evolução das três principais emissoras do país na última década. O início da queda do SBT, a ascensão e freada da Record, além de uma mudança na antes engessada Globo. A briga por audiência fez a poderosa mudar.

As novelas, séries, programas de entretenimento que se destacaram. Emoções, risos, lamentações, tudo registrado em quase duzentas páginas.

"Quem TViu, Quem Tê Vê - Os Altos e baixos da fábrica de sonhos" é vendido pelo Clube de Autores. Clique aqui para adquirir o livro. O TVxTV recomenda a leitura do livro, pois trata-se de textos da maior qualidade de um dos maiores blogs sobre televisão do país.

O Entretenimento atrapalhando o jornalismo

Há muito tempo os programadores e diretores de TV perceberam que o jornalismo é um grande filão de audiência para a TV nacional. A população brasileira sempre demonstrou interesse em acompanhar o noticiário em suas mais variadas espécies, seja popular ao extremo ou mesmo o mais tradicional. Ainda que não seja capaz de criar profundas reflexões através do que vê na TV, o povo brasileiro gosta de se informar através dela.

Por conta deste fenômeno, todos querem jornalismo. No fim dos anos 90 essa descoberta atacou a televisão brasileira e, a partir daí, nunca mais a abandonou. O que se vê desde então é uma onda de jornalismo em todos os locais possíveis. Salvo a teledramaturgia que, até aqui, tem sobrevivido, todos os formatos de produtos para a TV apresentam jornalismo em dado momento, inclusive os programas de entretenimento.

O que se viu nesta semana é que nem sempre atitudes assim funcionam completamente. Profissionais gabaritados para a apresentação de entretenimento não são sinônimos de bons profissionais do jornalismo. São campos muito divergentes uns dos outros e o distanciamento, em alguns momentos, é gritante, por isso pode ocorrer ruídos.

O programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, foi um bom exemplo de situações assim. Nesta semana, o show de entretenimento foi o primeiro a levar para a TV o ex-BBB Daniel, que fora acusado de estupro dentro da casa. Após a decisão da polícia em arquivar o processo, Ana Maria Braga entrevistou Daniel com exclusividade.

A disputa pela exclusividade existe desde os primórdios da TV e vai continuar existindo. A jogada do diretor do programa, Boninho, que também é diretor do Reality, foi bem interessante e digna de aplausos, mas acaba aí. A atitude de Ana Maria Braga, mestre do entretenimento, não foi digna de elogios. A apresentadora se portou como se estivesse diante de um de seus convidados para cozinhar ou numa entrevista com amigos e celebridades.

Sem nenhuma pergunta realmente pertinente, a apresentadora tratou Daniel como vítima de uma conspiração policial e sequer mencionou a cena em que Daniel parece fazer sexo não consensual com Monique. Ela também não perguntou o sentimento dele em relação a direção do programa que o expulsou ou se ele tomaria alguma atitude por conta disso.

O Mais Você transformou uma exclusiva de jornalismo em mais um show de entretenimento e perdeu uma grande oportunidade em ser o diferencial. É o grande problema de inserir jornalismo no entretenimento sem, ao menos, colocar um jornalista gabaritado para lidar com situações assim.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Site da Record divulga Tropa de Elite com banner em inglês e horário errado

Cartaz oficial mostra título em português
É inexplicável, mas o site da Rede Record está divulgando o filme desta quarta-feira, com o título inglês. Apesar do longa que será exibido ser nacional, a emissora divulga em seu site oficial com o cartaz internacional que foi utilizado na divulgação em outros países. O motivo? Provavelmente nem a própria Record sabe.

Elite Squad, é assim que o site oficial da emissora divulga o filme Tropa de Elite para a noite desta quarta-feira. O cartaz está lá para que todos possam ver. Ao clicar na programação e verificar o horário do filme, 22h30, e clicar  na imagem, abre-se uma nova página, com os cartazes dos últimos filmes exibidos na emissora e lá consta o nome em inglês de Tropa de Elite.

Como se não bastasse, nesta página, o horário de exibição do filme está equivocada. Tal qual aconteceu na semana passada, o site divulga o filme para o horário das 23h15, quando na verdade ele será exibido às 22h30, conforme a programação da emissora confirma. Ou seja, uma lambança atrás da outra.

A emissora também apresentou uma estranha chamada do filme. Citando nomes do elenco, apareceram apenas os atores que fazem parte do cast da Record, mesmo que tenham tido participação ínfima no longa, como o caso de Sandro Rocha enquanto o protagonista, Wagner Moura foi ignorado.

Confira abaixo o print com o horário errado e o cartaz com o título do filme em inglês



Confira agora o print da programação com o horário correta do filme nesta quarta-feira.


Confira também a estranha chamada que a emissora fez para o filme, citando apenas o elenco da Record que participou do longa, citando personagens que quase não apareceram e ignorando o nome de Wagner Moura.


Binca Bin será a grande vilã de Guerra dos Sexos

Bianca Bin, que está afastada das novelas desde o fim de Cordel Encantado, em que interpretou a protagonista Açucena, retorna a TV no fim de 2012, mas num papel muito diferente. A atriz foi escalada para ser a grande vilã do remake de Guerra dos Sexos, que retorna em exibição no fim de 2012, substituindo Cheias de Charme que estreia em abril.

Bianca não havia tido um papel de grande destaque na Rede Globo - seu trabalho anterior a trama das 18 Horas, havia sido em Passione - mas foi escalada para o folhetim de Duca Rachid e Thelma Guedes para substituir Paola Oliveira, convocada às pressas como protagonista de Insensato Coração, substituindo Ana Paula Arósio que abandonou as gravações. Esta obra do acaso alavancou a carreira da atriz que foi muito elogiada no papel da sofredora Açucena e, com isso, ganhou olhos da direção de dramaturgia da emissora.

Em Guerra dos Sexos, remake que está nas mãos do mesmo autor da novela original, Sílvio de Abreu, Bianca Bin será Carolina, a grande vilã, filha de Nieta que será interpretada por Drica Moraes. Na obra original, o papel de Carolina coube a Lucélia Santos.

Guerra dos Sexos estreia provavelmente em outubro e tem como protagonistas Tony Ramos e Irene Ravache, além de grande elenco.

2ª Temporada de Rebelde acerta o tom

Ainda que a primeira temporada tenha sido promissora e, em seguida, mostrado-se um completo equívoco e, por conta disso, não haver nenhuma justificativa para a Record investir na produção da 2ª temporada, é preciso reconhecer que a novelinha teen Rebelde está com uma pegada diferente neste início de nova temporada. Com histórias mais condensadas, organizadas e povoando o imaginário teen.

A grande crítica que se faz ao ano anterior da novelinha se devia ao fato de que o roteiro era completamente distinto da realidade do universo infanto-juvenil brasileiro. Se a novela não mantinha o roteiro original sob a alegação de agregar valores culturais à realidade nacional, isso não acontecia e, por conta disso, tornava-se impossível entender o motivo do investimento.

Mas neste ano tudo parece ser diferente. Apesar de ser cedo para julgar os rumos que a temporada vai tomar, a sensação que se tem assistindo aos primeiros capítulos é bastante positiva. Os conflitos parecem muitos mais reais e próximos do que se vê no dia a dia dos jovens brasileiros e, essa novidade, por si só já torna a trama mais charmosa.

A inserção de elementos sobrenaturais também vem funcionando. Novos alunos que fingem ser vampiros são uma boa pedida e um prisma interessante para o momento, uma vez que os jovens do mundo todo são apaixonados pela toada vampiresca. Brincar com estes elementos, sem fugir da verossimilhança e sem tirar os olhos do universo teen, parece um bom caminho.

Rebelde fincou os dois pés no público infanto-juvenil. Não é um programa para toda a família. Não é um programa infantil e está muito longe de ser um programa adulto. O telespectador mais exigente certamente não conseguirá assistir um capítulo inteiro sequer, porém, o público-alvo, os jovens, pode assistir sem medo, é um produto todo planejado para eles. E até aqui, o resultado tem sido promissor.

terça-feira, 20 de março de 2012

Boninho dá chapéu em Faustão e leva ex BBB Daniel ao Mais Você

Durante todo o imbróglio que houve por conta da participação de Daniel no BBB 12, com direito a polícia, denúncia de estupro e expulsão do participante, o apresentador Fausto Silva se colocou como um dos que defendiam que Daniel tinha direito a defender-se do que vinha sendo acusado, sugerindo, inclusive, que poderia levá-lo ao programa num domingo. O que acabou não acontecendo.

Os motivos para que Faustão não levasse Daniel ao Domingão ainda não são claras, mas hoje, no dia em que a polícia informou que o caso de acusação de estupro contra ele foi arquivado, a apresentadora Ana Maria Braga confirmou em seu twitter que o ex-participante estará no programa Mais Você de quarta-feira. O Mais Você também é dirigido por Boninho.

Parece óbvio que o diretor conseguiu dar um balão no apresentador do dominical e segurar a primeira entrevista exclusiva na Rede Globo para um de seus programas. Com isso, Daniel vai falar pela primeira vez desde que foi expulso do Big Brother Brasil com Ana Maria Braga e não com Faustão. Em questão de audiência, essa decisão soa estranha, uma vez que o Mais Você vem com audiência em torno dos 06 pontos, enquanto o Faustão marca sempre acima dos 16 pontos.

Essa é só mais uma das respostas que Boninho vem dando ao longo desta edição. Na última prova do líder ele utilizou-se do jogo para responder às críticas de Aguinaldo Silva, ao sugerir que o novelista tinha abandonado a profissão para comentar o Reality nas Redes Sociais.

2ª temporada de Mulheres Ricas pode ter novas participantes

A primeira temporada de Mulheres Ricas mal terminou e a Band já começou a concluir os resultados - que foram bastante satisfatórios - e a projetar uma provável segunda temporada para o Reality que chamou a atenção do país nos dois primeiros meses do ano. Após o sucesso de repercussão - apesar de audiência apenas razoável - é ponto pacífico na emissora que a segunda temporada deve ocorrer.

Porém, mudanças serão inevitáveis. Uma delas se dá no próprio elenco. Apenas Val Marchiori e Narcisa Tamborindeguy agradaram a todos da produção e estão com garantia de novos convites para a próxima temporada. Ambas não colocam dificuldades e deverão ter seus nomes incluídos entre as participantes em mais um ano do show.

Agora, a Band estuda os outros três nomes. Entres as que já participaram, apenas Débora Rodrigues está quase que completamente descartada. Apesar de ser o ponto de equilíbrio neste mundo de glamour, a emissora concluiu que ela não conseguiu criar as situações embaraçosas diante da vida de futilidade das outras como se esperava. Foi um tiro errado. Brunete Fraccaroli e Lydia Sayeg continuam com chances, embora não muito grandes, de retornarem na segunda temporada.

Nos próximos meses a segunda temporada entra em pré-produção e há dentro da cúpula da Band, quem defenda, inclusive, uma mudança de data. Mas isso parece bastante improvável. O que parece cada vez mais certo é que a segunda temporada de Mulheres Ricas traga rostos novos, provavelmente desconhecidos do grande público.

Apenas SBT participou de Debate Público sobre Classificação Indicativa

A Cartilha com as novas regras da Classificação Indicativa foi lançada ontem, apesar de normas bem mais flexíveis e - com cuidado na escolha da palavra - liberais, ainda há pontos de discordância entre Ministério da Justiça - autor da Cartilha e responsável direto pela análise dessa questão - e emissoras de TV, agências de publicidade e outros.

O que se chama a atenção, contudo, é que as emissoras que, ao longo dos últimos anos, mais se manifestaram por conta da classificação são Rede Record e Rede Globo, quase sempre através de seus autores e diretores de teledramaturgia que se sentem censurados no exercício do trabalho. E essas emissoras não demonstraram qualquer interesse em participar dos debates que aconteceram ainda em 2011 para a formação da nova Cartilha, lançada ontem.

Aliás, a formação da Cartilha ocorreu através destes debates públicos, em que toda a sociedade civil poderia participar. Não se pode, portanto, classificar de censura, algo que esteve plenamente aberto a debates, mas que não houve interesse em participações. Entre as emissoras de TV aberta, somente o SBT mostrou-se interessado em contribuir nas discussões para, assim, formar uma classificação um pouco mais justa.

A sociedade civil também não participou de forma massiva. Embora seja um tema factual e que necessita de amplo debate, poucas pessoas contribuíram de fato para os diálogos. Há, em favor da população, o fato de que estes debates onlines praticamente não foram divulgados e, a maioria da população, sequer tomou conhecimento de suas existências.

Mas é inconcebível que discussões que contaram com a presença de ONG's, além da ABTA - Associação Brasileira de TV por Assinatura - da própria Sky, segunda maior operadora de TV por assinatura do país, e até do MPAA que é o órgão responsável pela Classificação Indicativa das TVs nos EUA não tenha a participação das emissoras de TV do país, afinal, são elas as maiores interessadas no problema.

De qualquer forma, sem interesse em participar, agora cabe as emissoras obedecerem as normas que foram definidas e estão bem claras na Cartilha.

Com Vidas Opostas, A Fazenda deve entrar no ar depois das 11 da noite

A Rede Record já começou a trabalhar nos nomes dos participantes para a 5ª edição de seu principal Reality Show, A Fazenda. As divulgações da próxima temporada já começaram, mesmo que de forma tímida, e o programa deve entrar no ar no final do semestre. Agora, a cúpula da emissora tenta resolver um verdadeiro abacaxi, o horário de exibição do programa.

A primeira intenção era de exibir o Reality Show na faixa das 21h00, que exibe atualmente a série CSI. Porém, com a decisão de reprisar Vidas Opostas neste horário, isso ficou, aparentemente inviável - mas não obrigatoriamente, como veremos a seguir. A solução, ao que parece, é deixá-la na Faixa de Shows da emissora, que normalmente entra no ar por volta das 23h15.

A direção trabalha com a seguinte estratégia: dias de segunda, terça, quinta e sexta colocar no ar A Fazenda na faixa das 23h15. Nas quartas, com formação da Roça, o programa iria ao ar um pouco antes, 23h00. Já no sábado o horário deve ser das 22h00 e no domingo, dia de eliminação, deve entrar no ar às 22h30. Sem grandes alterações em relação a última temporada.

Esta é a solução que a Rede Record trabalha no momento, porém, há outra. Caso não dê audiência satisfatória, Vidas Opostas pode ser encurtada e a reprise diminuir dos 240 capítulos da versão original para cerca de 100. Com isso, a trama poderia terminar por volta do mês de Agosto e, A Fazenda, poderia substitui-la. Apesar de ser uma possibilidade, ninguém leva ela muito a sério.

Ao que parece, A Fazenda deve entrar no ar no horário das 23h15 e concorrer com a segunda faixa de shows da Rede Globo.

SBT São Paulo privilegia público específico e erra

SBT São Paulo, novo jornalístico diário do SBT, estreou semana passada como mais uma tentativa da emissora de afastar-se da imagem de jornalismo mundo cão que criou em sua história. A estratégia da nova direção de jornalismo da TV com este jornal é aproximar-se de um público mais seletivo, mais exigente e, com isso, fugir do exagero no popular.

Porém, nem apenas no popular o exagero é prejudicial. Todo ele o é, e o novo jornal da emissora de Sílvio Santos peca por mostrar um desespero desnecessário para atingir o público elitista do Estado de São Paulo. Um equívoco que pode custar o afastamento do verdadeiro público alvo da emissora que é a camada mais pobre da população.

Aqui ninguém defende que seja necessário realizar jornalismo cão e que o popular deve ser o foco de qualquer programa da TV brasileira. Mas o foco deve ser sempre o público em toda sua heterogeneidade e buscar o equilíbrio para que qualquer pessoa consiga assistir ao programa em questão. Não é o caso do SBT São Paulo que tenta demonstrar uma intelectualidade que, além de tudo, soa falsa.

Reportagens longas, distantes da realidade da maioria da população do Estado, dão o tom do programa que, além de tudo, é bastante curto. É compreensível o desejo do SBT em se afastar de um jornalismo violento e que não acrescenta nada, mas é preciso corrigir isso em seu jornal, para que não privilegie apenas uma camada da população.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Sem anunciar, SBT exibe Troféu Imprensa no próximo Domingo

Há menos de uma semana e sem nenhum anúncio em sua grade de programação, o SBT vai exibir no próximo domingo, 25, a tradicional cerimônia de premiação da TV brasileira, o Troféu Imprensa. Ainda não houve divulgação na programação da emissora e também não consta na página inicial do SBT, mas no guia de programação já consta programado para entrar no ar às 20h00

O Troféu Imprensa foi criado no ano de 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes e a primeira escolha para os melhores do ano na TV ocorreu em 1960. Desde a década de 70 a premiação acontece dentro do programa Sílvio Santos, que levou o formato para o SBT desde sua fundação e, a partir de então, realizada a cerimônia anualmente.

A gravação do programa acontece na próxima quarta-feira, 21, nas dependências do SBT - na Anhanguera - e vai reunir grandes nomes do jornalismo brasileiro com enfoque em TV, como vem acontecendo nos últimos anos. Na ocasião, os jornalistas deverão escolher - sempre entre três candidatos mais votados em pesquisa realizada pela emissora - os melhores do ano em diversas categoria da TV brasileira, incluindo música e cantor.

O grande problema nisso tudo é a falta de divulgação. Sem um trabalho prévio de preparação da audiência, é provável que o Troféu Imprensa seja prejudicado porque o telespectador simplesmente não saiba ou não grave na memória que a cerimônia acontece no próximo domingo.

Confira o print da programação do SBT no domingo, com o Troféu Imprensa incluso


Ministério da Justiça afrouxa Classificação Indicativa

Foi liberada na tarde desta segunda-feira, 19, pelo Ministério da Justiça a nova Cartilha da Classificação Indicativa da TV Brasileira. Um dos temas mais controversos da atualidade, a Classificação Indicativa é alvo de diversas polêmicas e tem claramente dois lados nesta disputa: se as emissoras e seus contratados consideram uma espécie de censura, é ponto pacífico entre todos os magistrados que é necessário que se cumpra a Lei em respeito a Criança e ao Adolescente e somente a Classificação seria capaz.

Na nova regra, contudo, percebe-se uma sinalização por parte do Ministério. Regras mais frouxas, porém que ainda apresentam alguns problemas, mostram que, aparentemente, o tom tradicional ao extremo está ganhando espaço a uma organização um pouco mais lógica. Muitas situações desceram um degrau na escala da Classificação Indicativa e mostrou um claro sinal de abertura por parte do Ministério.

Ainda restam problemas, como por exemplo a questão do bullying. Ele ganhou uma classificação de 12 anos, fato absolutamente exagerado. O grande problema da Cartilha, contudo, não está propriamente na Classificação, mas na falta de explicação para as escolhas. Tudo parece muito subjetivo e alvo de mera opinião de quem cria a regra.

A nova Cartilha muda o conceito da Classificação Indicativa, porém, os horário divididos por faixa etária se mantém até julgamento do STF. Confira a nova Classificação Indicativa da TV:


Classificação Livre

Violência: Violência fantasiosa, Presença de armas sem violência, Mortes sem violência, Ossadas e esqueletos sem resquício de violência.

Sexo: Nudez não-erótica.

Drogas: Consumo moderado ou insinuado de drogas lícitas.

Classificação 10 Anos

Violência: Presença de armas com violência, Medo/Tensão, Angústia, Ossadas e esqueletos com resquícios de ato violento, Atos criminosos sem violência, Linguagem depreciativa.

Sexo: Conteúdo educativo sobre sexo.

Drogas: Descrição verbal do consumo de droga lícita, Discussão sobre tráfico de drogas, Uso medicinal de drogas ilícitas.

Classificação 12 Anos

Violência: Ato violento, Lesão corporal, Descrição de violência, Presença de sangue, Sofrimento da vítima, Morte natural/Acidental com violência, Ato violento contra animais, Exposição ao perigo, Situações constrangedoras ou degradantes, Agressão verbal, Obscenidade, Bullying, Exposição de cadáver, Assédio sexual, Supervalorização da beleza física, Supervalorização do consumo.

Sexo: Nudez velada, Insinuação de sexo, Carícias sexuais, Masturbação, Linguagem chula, Linguagem de conteúdo sexual, Simulação de sexo, Apelo sexual.

Drogas: Consumo de drogas lícitas, Indução ao uso de drogas lícitas, Automedicação, Menção a drogas ilícitas.

Classificação 14 Anos

Violência: Morte intencional, Estigma/Preconceito.

Sexo: Nudez frontal, Erotização, Vulgaridade, Relação sexual, Prostituição.

Drogas: Insinuação do consumo de drogas ilícitas, Descrição verbal do consumo/tráfico de drogas ilícitas, Discussão sobre descriminalização de drogas ilícitas.

Classificação 16 Anos

Violência: Estupro, Exploração sexual, Coação sexual, Tortura, Mutilação, Suicídio, Violência gratuita, Aborto/Pena de morte/Eutanásia.

Sexo: Relação sexual intensa.

Drogas: Produção/Tráfico de qualquer droga ilícita, Consumo de drogas ilícitas, Indução ao consumo de drogas ilícitas.

Classificação 18 Anos

Violência: Violência de forte impacto, Elogio/Glamourização/Apologia a violência, Crueldade, Crime de ódio, Pedofilia.

Sexo: Sexo explícito, Situação sexual complexa/De forte impacto.

Drogas: Apologia ao uso de drogas ilícitas.

Fernanda Vasconcellos pode protagonizar novela das 6

Ainda não é oficial, mas já é dado como certa a volta de Fernanda Vasconcellos ao horário das 6 já para o ano de 2013. A atriz que, após passar alguns anos sumida do vídeo, voltou a labuta na elogiada trama de Lícia Manzo, A Vida da Gente, está muito cotada para ser protagonista da nova novela de Walter Negrão. 

A atriz foi muito elogiada por seu último trabalho e isso pode ter sido o passaporte para um novo convite. Aliás, Walter Negrão quem escolheu a atriz e as negociações, aparentemente, já foram acertadas. A única chance de Fernanda não ser protagonista é se pintar um outro convite antes da escalação oficial para um trabalho de maior destaque, o que é pouco provável.

A novela com título provisório de O Caribe é Aqui tem estreia prevista para 2013, mas ninguém sabe ao certo quando entra no ar. Antes, ela era tratada como substituta de Amor Eterno Amor, mas problemas na sinopse dificultaram o trabalho de pré-produção e, por conta disso, a emissora trabalha oficialmente com o segundo semestre do ano que vem como data de estreia.

Caso a sinopse seja finalizada e aprovada em breve, existe a possibilidade de Walter Negrão entrar no ar após Lado a Lado e, assim, a dupla Duca Rachid e Thelma Guedes ficariam para o segundo semestre de 2013, mas na Globo ninguém aposta muito nisso, devido a ação trabalhosa que a sinopse deve exigir de pré-produção, conforme o blog já antecipou.

Além de Fernanda Vasconcellos, o autor pediu para a emissora reservar Murilo Rosa para o papel de protagonista. Murilo já protagonizou a última novela de Negrão, Araguaia, e, aparentemente, o autor gostou de seu trabalho.  

Comparativo de Audiência - 21 Horas - média parcial

Média-parcial diária de novelas das 21 Horas até o capítulo 180


Fina Estampa: 38,92
Insensato Coração: 35,56
Passione: 34,16
Viver a Vida: 35,25
Caminho das Índias: 37,59
A Favorita: 38,94
Duas Caras: 40,36
Paraíso Tropical: 42,84
Páginas da Vida: 47,05
Belíssima: 47,34
América: 48,28
Senhora do Destino: 49,14
Celebridade: 44,76
Mulheres Apaixonadas: 46,17
Esperança: 37,17
O Clone: 45,18

Domingo Espetacular derrapa, mas acerta na reportagem

A reportagem exibida no último domingo (18) no principal jornalístico da Rede Record, o Domingo Espetacular, tratando do delicado tema de enriquecimento ilícito por parte do Bispo Valdemiro Santiago, presidente da Igreja Mundial do Poder de Deus. O tema, apesar de complexo e necessitar de muitos cuidados, principalmente por ser veiculado na emissora pertencente a Edir Macedo, merece atenção e a reportagem foi válida.

Marcelo Rezende não caiu nas armadilhas que uma reportagem assim poderia levar. O jornalista mostrou-se, quase o tempo todo, sério e focado em mostrar denúncias que, de fato, eram relevantes para a sociedade civil. A questão da compra de duas fazendas a preços milionários por parte de Valdemiro - com dinheiro da igreja, frise-se - é assunto fundamental e digno de denúncia em Rede Nacional. O uso da fé alheia para enriquecimento ilícito é crime de charlatanismo e, por si só, dá cadeia, mas outros crimes ficaram claros e precisam ser investigados pela Justiça após essa denúncia.

Independente da Record pertencer ao mesmo grupo que comanda a Igreja Universal do Reino de Deus e independente deste grupo sofrer as mesmas acusações de que tratou a reportagem, a função do jornalismo investigativo foi cumprida e deve ser aplaudida. É impossível imaginar que a emissora fale de seus próprios problemas, assim como é impossível pedir que a Globo trate de seu apoio à ditadura cada vez que tratar do problema em outros países, ou que o SBT fale da crise financeira que envolveu o grupo Sílvio Santos em 2011. Seria o correto? Claro, mas é inocência esperar isso.

O grande problema da reportagem, contudo, ficou no momento em que o texto tentou sair em defesa da Igreja Universal no que se refere a disputa de poder entre Valdemiro e Edir Macedo. Não era necessário e foi absolutamente vergonhoso o uso de uma concessão pública para brigas de poder. De resto, havia claros sinais de irregularidades e a Record fez o papel jornalístico de apurar e colocar no ar, tentando, inclusive, ouvir a parte acusada.

Por mais que houve derrapada em alguns momentos, o teor jornalístico nunca foi abandonado e, por conta disso, é preciso elogiar a coragem do Domingo Espetacular em colocar no ar, a despeito de todas as críticas que a emissora sofreria. As intenções por trás desta reportagem fica a julgamento de cada telespectador e não cabe a este espaço julgar.

Domingo na TV: Fantástico

Ainda não acabou. O desafio deste blog em assistir todos os programas dominicais das três principais emissoras do país continua e, pela primeira vez, o produto analisado não é um programa de auditório voltado para a família, mas trata-se de um programa jornalístico. Muito mais difícil de ser analisado e que apresenta um formato de Revista Eletrônica, é dia de analisar o Fantástico.

Um dos programas mais tradicional - senão o mais - o Fantástico é, certamente, a principal atração dominical da Rede Globo. Com o intuito de unir jornalismo da melhor qualidade a prestação de serviços e entretenimento, o "show da vida" tenta agregar público num momento em que há uma enorme concorrência na TV aberta brasileira. 

A tirar por este domingo, o resultado é satisfatório. Não chega a ser uma obra primorosa, mas o objetivo da produção é alcançado. Entreter, informar e prestar serviço. O show não prima pela criatividade e não tem o menor pudor em fazer o óbvio e seguir o caminho mais fácil, porém, o padrão Globo de qualidade facilita bastante e dá ótimos momentos para o telespectador.

Os quadros jornalísticos apresentaram-se bastante problemáticos. Um exemplo claro disso foi a primeira reportagem mostrando a violência na cidade. Foram quase 10 minutos mostrando várias ações de bandidos e como é difícil para a polícia chegar a eles. Com distanciamento exagerado, a reportagem não consegue cativar, pois foca-se demais nos números e afasta-se das pessoas. Faltou o traquejo de depoimentos fortes, chocantes e que causasse revolta e identificação da audiência. 

O que falta ao Fantástico nesta área é reportagens investigativas. Este que já foi o principal jornalístico do país, transformou-se em um show tímido quando o assunto é denúncias. Falta jornalistas do primeiro time da emissora e que não se furtem a realizar grandes reportagens e denunciar os problemas que assolam o país, como o público tanto quer.

No quesito show, o programa vem bem. Quadros com celebridades mostram-se interessantes e bem postos, como toda a cobertura da reta final de Fina Estampa, com direito a momento emocionante com Marcelo Serrado e uma fã, além de entrevista com Aguinaldo Silva - que não deu quase informação alguma, é bem verdade. 

O quadro Quem é meu Pai é, talvez, o maior acerto do programa. Um quadro de prestação de serviço e que sabe seguir o padrão da emissora. Sem sensacionalismo, sem explorar o sofrimento humano, o programa consegue grandes histórias e chama a atenção da audiência pelos momentos corretos de emoção que nunca são explorados de forma exagerada.

A apresentação não compromete. Sem Patrícia Poeta que, sempre mostrou-se preparada para este programa, Renata Ceribelli, Zeca Camargo e Tadeu Smith dão conta do recado. Nenhum chega a ser um primor que mereça destaque, mas conseguem conduzir a atração com o toque correto. O erro da edição no final do programa é algo que acontece e não depõe contra.

O Fantástico transformou-se numa sombra do que um dia ele já foi. Mas nota-se que a qualidade ainda está ali, apesar de faltar criatividade e, principalmente, ousadia, é um programa que tem uma clara proposta e a cumpre com praticidade, sem mecanismos de defesa e sem se furtar em informar o telespectador. Uma boa opção.

domingo, 18 de março de 2012

A delicada relação entre a fé, a religião e o jornalismo

A Rede Record vai exibir hoje uma nova reportagem em seu principal jornalístico, o Domingo Espetacular, tratando de um delicado tema: a religiosidade. Este tem sido um tema recorrente neste programa que vem sendo acusado por evangélicos a criar uma verdadeira perseguição religiosa contra este grupo - o que mais cresce no país atualmente.

A religião e a igreja não está imune a reportagens investigativas. Assim como não pode ser imune ao Ministério Público e ao que rege o país, A Constituição Nacional, ela também não pode se sentir desconfortável diante de reportagens sérias, que não ser furtam de mostrar quaisquer problemas que podem ocorrer por trás das paredes das muitas igrejas que existem no Brasil. Se a Igreja exige imunidade, ela precisa compreender que o país não é teocrático, como o cristianismo, o é. 

Porém, é preciso separar o que é jornalismo do que é vantagem própria. A Rede Record pertence ao mesmo grupo que comanda uma das principais denominações evangélicas do país - a Igreja Universal do Reino de Deus - e, na última reportagem apresentada, mostrou uma clara perseguição contra as chamadas igrejas neo-pentecostais, grupos que vem retirando inúmeros fiéis das fileiras da IURD.

Independente da intenção jornalística e de conteúdo dessas reportagens, o principal problema no tratamento do tema e que - aparentemente - a emissora não parece estar muito preocupada, é denunciar como falsa a fé do ser humano. Quando uma emissora de TV, independente de qual seja ela, se coloca na posição de juiz e define o que é certo e o que é errado em questão de fé, ela anda num terreno perigoso e delicado, pois está lidando com um assunto que é absolutamente subjetivo.

Na outra reportagem, o Domingo Espetacular se aventurou na posição de único ouvinte de Deus ao cravar que esta ou aquela profissão de fé é errada. Se há elementos para uma reportagem denúncia sobre a Igreja Mundial do Poder de Deus, é preciso que se chame a atenção da sociedade para o assunto. Porém, se há intenção é desafiar a fé alheia na tentativa de fortalecer a própria fé, o problema está detectado e a Record voltará a pisar em um terreno perigoso, pois além de perder fiéis, ela começará a perder telespectadores.

Comédia MTV é um dos grandes acertos do ano

2012 tem começado promissor para a TV brasileira. Se antes, apenas as estreias da Rede Globo e uma coisa aqui e outra ali eram dignas de notas, este ano parece ser um divisor de águas. Inúmeras emissoras vem investindo tempo e dinheiro em produtos de qualidade e conseguem produzir atrações interessantes e que prezam pela criatividade e qualidade artística, sem a necessidade de apelos desnecessários, mas que sempre atraem a audiência.

Um dos bons exemplos disso é o Comédia MTV. Programa que estreou na semana passada e mostrou-se primoroso. A estreia do formato ao vivo chamou a atenção pela liberalidade dos comediantes que mostraram um timing impressionante na hora de criar piadas e comentar o cotidiano do universo da mídia, afinal, o objetivo é este, piadas com o que acontece na mídia.

Mais do que simplesmente timing, em tempos em que o humor brasileiro está em cheque por conta dos exageros da nova safra de humoristas, o programa mostrou-se uma luz no fim do túnel e que é possível fazer rir sem utilizar clichês e caricaturas. Provou que não é preciso zombar de forma pejorativa e preconceituosa para atingir o objetivo.

A sátira ao Mulheres Ricas da Band que, na MTV, viraram Mulheres Falidas foi uma das melhores coisas - senão a melhor - da TV brasileira em 2012. Com criatividade, roteiro impecável e um humor fino, mas capaz de atingir todos os públicos, o quadro chamou a atenção de todos, crítica e telespectador, e mostrou-se um grande acerto.

A ideia do Jornal Tuital também é ótima, ao informar as principais notícias da semana, segundo o Twitter. Estes são apenas dois exemplos de como ainda há espaço para comédia criativa e com timing de gente grande. Aliás, Bento Ribeiro, Tatá Werneck, Dani Calabresa, Paulinho Serra e Marcelo Adnet mostraram que atualmente formam o que há de melhor na comédia nacional.

Comédia MTV pode até estar no menor dos canais, mas mostrou uma capacidade de gente grande e apresenta um dos melhores e mais difíceis humor de se fazer. O que faz rir através de referências e não através de zombarias. É o típico programa que vale muito a pena.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira