quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Desastre do Roda a Roda diário

Com uma estreia quase que surpresa - a divulgação aconteceu poucos dias antes - ocorrida na última segunda-feira (23), o Roda a Roda, um dos games criados por Sílvio Santos há décadas e que, atualmente, faz parte da grade dominical do SBT, passou a ter edição diária, de segunda a sexta, mas sob o comando de Patrícia Abravanel com apoio de Liminha.

Muito mais do que dar à filha do patrão a oportunidade de comandar um programa diário, essa decisão certamente serve para contribuir na divulgação ainda maior da Rede de Cosméticos Jequiti, também do Grupo Sílvio Santos e que oferece o game, porém isso não chega a prejudicar o desempenho do programa, como nunca ocorreu com a versão de domingo.

Existem dois problemas na decisão de tornar este show diário. O primeiro passa pelos mesmos equívocos que o SBT comete em sua história e com que o público certamente já se acostumou e, por isso, foge da emissora: a falta de estratégia. Parece evidente que o telespectador que está diante da TV de segunda a sexta no horário das 18h30 não tem nenhum perfil para este tipo de programa, principalmente porque as donas de casa que assistem Sílvio Santos aos domingos, neste horário, estão assistindo a novela da Globo.

E o segundo problema, este muito mais grave, é a ausência de Sílvio Santos. É preciso entender que não há aqui uma crítica a Patrícia Abravanel que, mesmo tendo o peso de ser filha de quem é, cresceu muito enquanto apresentadora e vem se saindo muito bem no Cante se Puder. Ocorre que o Roda a Roda foi todo projetado para depender de Sílvio Santos. É um game que o público está familiarizado ao estilo de Sílvio apresentar. Tudo no programa, assim como em todos os seus programas, gira em torno do carisma do comunicador.

Sem Sílvio Santos, o Roda a Roda torna-se mais um programa e, o mais grave, com rejeição do telespectador que está acostumado ao jeito inconfundível com que o maior comunicador do país comanda o game. Muito mais do que um prêmio por ser filha de Sílvio, Patrícia foi castigada com este projeto, uma vez que é impossível - tanto para ela quanto para qualquer um - competir com Sílvio Santos no estilo de se apresentar um game - e as comparações tornam-se impossíveis de serem deixadas de lado e, com isso, a rejeição só aumenta.

1 Quebraram tudo:

AAA disse...

SBT talvez tenha tentado copiar a TV americana que exibe dois games show em seguida: Wheel of Fortune e Jeopardy e isso há anos.. décadas..
posso estar falando a maior besteira, mas acho que é isso que acontece em um dos canais lá..

quanto a decisão do SBT, acredito que ainda possa dar certo. Chaves merece um descanso mesmo. E não achei a escolha tão ruim para o horário. Tempo ao tempo.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira