quinta-feira, 19 de abril de 2012

A Linha Tênue entre o Popular e o Mau Gosto

A TV brasileira está repleta de exemplos, nos últimos anos, dos mais variados tipos de programas de entretenimentos que tentam se utilizar da veia popularesca para abraçar a maior quantidade de público possível e, assim, manter-se no ar por mais tempo. Ser popular é a tarefa mais árdua, porém, a menina dos olhos da TV brasileira, uma vez que é a garantia de sucesso e é impossível ignorar a necessidade da TV aberta se popularizar cada vez mais.

Nos últimos anos têm-se visto uma série de programas que tentam seguir os moldes do popularesco, sem contudo ter o cuidado de enxergar a linha que separa este tipo de show do típico mau gosto, o exagero na tentativa de atingir o público. Pesar a mão é a tarefa mais fácil no momento de se planejar um programa de entretenimento e, ao invés de oferecer um programa interessante e com nuances populares, pender para o típico show de horrores com que a TV brasileira está acostumada.

O maior exemplo de programa que lida diariamente com este tipo de decisão criativa é o Programa do Ratinho. Por contar com um comunicador típico das massas, sua produção tem bastante liberdade na hora de criar o roteiro para cada dia do programa e isso é visto quando o show entra no ar, quase sempre ao vivo, permitindo a liberdade e utilizando as principais características de seu apresentador, o improviso.

Não há tema censurado para Ratinho, mas com anos de estrada, o apresentador aprendeu com os erros e, atualmente, tem - de longe - o programa mais popular da TV brasileira e raramente comete os equívocos de seu começo, quando os exageros o prejudicavam. Atualmente, assistir ao Programa do Ratinho é garantir de diversão, tanto pelos quadros ousados e quase sempre bizarros, quanto pelos comentários pertinentes e sem papas na língua que o apresentador brinda seu público.

Não à toa o Programa do Ratinho voltou a crescer em audiência. Utilizando um roteiro interessante, lançando mão do ótimo apresentador que tem e também contando com um bom elenco de apoio, o show tornou-se uma boa opção para quem não vê novelas e, mais do que isso, para quando acaba a novela. É uma aula de como ser popular sem exagerar na dose.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira