sexta-feira, 6 de abril de 2012

Harry Potter e a Falta de Noção do SBT

Não estamos falando de um possível oitavo livro da saga mais famosa do mundo e nem do retorno do bruxinho mais querido da humanidade. O título é referência a um assunto que, em pleno ano de 2012, pode parecer natural, mas na verdade é delicado e mostra dois aspectos: ou falta de noção ou falta de respeito por parte da direção do SBT

Como acontece em todos os feriados, a emissora de Sílvio Santos substitui sua programação vespertina por sessões de filmes especiais e quase sempre infantis com o objetivo de aumentar sua audiência, uma vez que crianças e adolescentes estão em casa nesta data. Para esta sexta-feira, a emissora escalou dois longas: Batman Begins e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Duas obras de vasto potencial.

As escolhas foram ótimas, pois realmente atraem audiência. Não fosse pelo fato de que o filme de Harry Potter trata de bruxaria. Por mais que seja obra de arte, por mais que a visão de mundo do filme seja positiva - onde o bem vence o mal - e por mais que a história seja encantadora, não se pode ignorar o fato de que este não é um feriado comum. Para o cristianismo - mais de 90% da população do Brasil - a sexta-feira santa é o feriado mais importante do ano, é uma data de consternação e respeito pelo sofrimento de Jesus Cristo na Cruz.

Bem ou mal, bruxaria e cristianismo não combinam. Este espaço não está dizendo que cristãos não devem ler ou assistir as obras de Harry Potter, longe disso, porém, uma data como a Sexta-Feira Santa não deve dar destaque a este tipo de tema controverso e levantar polêmicas com grupos religiosos. É perda de tempo, é comprar uma briga desnecessária porque é evidente que os mais tradicionais irão se sentir ofendidos.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azakaban é um bom filme, aliás, toda a saga do bruxinho é excelente e merece atenção por parte dos fãs de literatura e cinema, porém, o SBT poderia ter tido um cuidado maior na escolha de seu filme a fim de evitar polêmicas desnecessárias. Pura falta de noção.

9 Quebraram tudo:

Lucas Mansur disse...

Pela primeira vez, achei que a crítica não procede. Não é a primeira que eu discorde, mas a primeira que não vejo o porquê. Talvez por eu não ser tão ligado em religião ou por discordar que os 90% citados de fato são cristãos fiéis. Hoje, em dia, religião está bem mais aberta e deve ocupar menos espaço em ideologias. Ok, o SBT poderia escolher outro filme para evitar críticas (elas podem aparecer, como apareceu aqui), mas acho que será tão pequena que um erro desse não representa nada. Nem falta de tato. E se fosse, talvez soasse como uma opção ao tema, já que não nada é unanime nessa vida.

GustavoGM disse...

ai que besteira...

Yuri Silva disse...

achei sem noção seu texto, com todo respeito. acho que não tem nada a ver. SÉRIO.

Bianca disse...

costumo visitar o blog, ler as críticas e aprender muito com elas. mas neste caso achei exagerado pra não dizer descabido. bobagem mesmo

Severino Silva o Servo na IPI disse...

Pergunte a 100% dos 90% cristaos que voce acha que tem no Brasil o motivo do feriado.

Anônimo disse...

Nossa para quem faz críticas sempre tão embasadas e concretas, se ater a questões religiosas para exibição de um filme, ora quem não quer não ve...nada a ver!!!!

Arthur Vivaqua disse...

Quero parabenizá-lo pela percepção!

Excelente (e, acima de tudo, procedente) comentário!

Deus o abençoe!

David disse...

Sempre gosto dos seus textos e até te sigo no Twitter, mas este de longe é um dos piores. Eu diria "sem noção", mas o correto é sem sentido, lógica, sem nada... Me decepcionei de perder meu tempo lendo. E olha que eu nem gosto de Harry Potter, seus filhos e seus filmes.

Sathie mariana disse...

Olha querida(o) pela 1º vez na vida esta é a pior critica de todas pois é ótimo p atrair pessoas p verem, pois se colocassem que nem vc falou, pode apostar nenhuma criança ou adolesceste iria assistir.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira