segunda-feira, 26 de março de 2012

Sem Repercussão, Troféu Imprensa vira motivo de piada

Foi exibido na noite do último domingo, 25, mais uma edição do Troféu Imprensa. Organizado por Sílvio Santos, o evento tem por objetivo básico premiar os principais destaques do ano de 2011 na televisão e também na música brasileira. A premiação tornou-se a mais tradicional do país, pois acontece desde meados dos anos 60, porém, nos últimos anos passa desapercebida do grande público, da crítica e dos próprios artistas.

Em especial neste ano, além de não ter repercussão alguma, o evento contou com uma sucessão de erros, discussões entre os jurados e votação que não fizeram qualquer sentido. A escolha dos jurados mostrou-se, em sua maioria absoluta, um equívoco de grandes proporções. Nomes que não trabalham diretamente na análise de TV há anos, como Sônia Abrão e Nelson Rubens e outros que mostraram-se despreparados para tal função, como Décio Pitinini marcaram o tom do evento.

Além disso, houve momentos de extremo mau gosto no programa. Leão Lobo protagonizou discussões com outros jurados, além de tentar a todo custo desqualificar alguns dos indicados aos prêmios - chamando Aguinaldo Silva, por exemplo, de enganador - o que mostrou sua total falta de classe para participar de uma premiação que tenta se levar a sério.

A lista de indicados também se mostrou esquizofrênica, pois em praticamente nenhuma categoria houve justiça entre os três candidatos aos prêmios. Categorias como melhor novela - que contou com a indicação da novelinha teen Rebelde e ignorou tramas densas como Insensato Coração, A Vida da Gente e O Astro - mostraram que o formato está desgastado e é preciso mudar.

Com números discretos de audiência, o Troféu Imprensa não apresentou nenhum grande nome no evento, mostrando que não tem mais qualquer importância no cenário televisivo. Se a premiação serviu para algo, veio para consagrar a novela Cordel Encantado que levou para casa mais um prêmio, restando apenas um para que vença todas as premiações do ano. De qualquer forma, o evento organizado por Sílvio Santos, é uma premiação que agoniza e pede pela própria morte.

Confira os vencedores:

Apresentadora: Eliana
Apresentador: Rodrigo Faro
Atriz: Lilia Cabral
Ator: Gabriel Braga Nunes
Infantil: Carrossel Animado
Jornal: Jornal Nacional
Jornalístico: Conexão Reporter
Cantora: Paula Fernandes
Novela: Cordel Encantado
Programa de Entrevistas: Agora é Tarde
Dupla Sertaneja: Victor e Leo
Humorístico: CQC e Pânico
Conjunto Musical: Exaltasamba
Revelação: Patricia Abravanel
Cantor: Roberto Carlos

1 Quebraram tudo:

bruno disse...

Concordo com o todas as palavras que você disse. Essa edição do Troféu Imprensa não foi capaz de causar nenhum tipo de emoção a quem assistia, como eu. A sensação deixada é de que eles poderiam passar sem essa.
Me deixou bastante decepcionado o comportamento de jurados como Nelson Rubens e Leão Lobo. O primeiro, tentou criar polêmicas em cima da discussão entre Zezé di Camargo e Luciano e sobre possíveis ex-namorados da cantora Paula Fernandes. O segundo, tentou denegrir a imagem de grandes profissionais como Aguinaldo Silva e Jô Soares, chamando-os de enganador e chato, respectivamente. Completamente desnecessário.
Tenho o dever de parabenizar aquele que pra mim foi melhor jurado da noite: José Armando Vanucci. Completamente imparcial e discreto, Vanucci teve o reconhecimento pelo seu maravilhoso trabalho, ao ser o jurado mais requisitado para entregar os prêmios de anos anteriores aos artistas, sendo que foi coberto de elogios pelos mesmos.
Enquanto aos indicados e vencedores, concordei com a maioria deles, mas achei um verdadeiro erro a indicação de Rebelde como melhor novela, visto que haviam muitos folhetins de qualidade superior a ela. E fiquei profundamente irritado e até agora não entendo o por que de Marcelo Serrado não ter sido indicado ao prêmio de melhor ator. Sem dúvidas, ele foi o grande nome da telenovelas no ano passado com o Crô.
No mais, acho que o Troféu Imprensa deve se revitalizar imediamente, pois a cada ano que passa perde a credibilidade e a importância. É triste ver que o prêmio que já foi considerado o Oscar da TV brasileira agoniza dessa maneira.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira