sábado, 10 de março de 2012

O que Vale a Pena Ver de Novo?

Na próxima segunda-feira volta ao ar um dos grandes sucessos do horário das 18 Horas na década passada. Com uma audiência muito acima da meta em sua exibição original, Chocolate com Pimenta, obra de Walcyr Carrasco, substitui a conceituada e também campeã de audiência Mulheres de Areia. Esta já é a segunda reprise da trama de Carrasco, fato que gerou estranheza na escolha da novela para assumir o horário da tarde da Rede Globo.

Mas, como decidir qual a melhor novela para determinado momento no Vale a Pena Ver de Novo? O programa já se provou um grande acerto da emissora, pois permite que o telespectador reveja novelas de sucesso e novos telespectadores sejam agregados ao hall de fãs do produto. Porém, não são poucas as vezes que produtos escolhidos mostram-se equívocos e apresentam audiência muito abaixo das expectativas da emissora e, com isso, acaba por prejudicar boa parte do restante da grade.

Chocolate com Pimenta foi um grande sucesso de Walcyr Carrasco com audiência que impressionou a todos. A qualidade do produto pode ser discutida por apresentar as mesmas situações que o autor se repete, mas é preciso lembrar que, ao escrever este folhetim, estes recursos ainda eram quase inéditos para o autor. Porém, é indiscutível que ela mexeu com os telespectadores, tanto que em sua primeira reprise apresentou também excelente audiência.

Ainda assim é difícil prever o que pode acontecer, pois corre-se o risco do produto estar saturado por estar fresco - e refrescado - na mente da audiência. Neste ponto, começa-se uma discussão importante. O que é melhor para o Vale a Pena Ver de Novo? Uma trama recente ou uma produção mais antiga? Há os que preferem produtos mais antigos, como Mulheres de Areia, pois são obras que ainda estão no imaginário popular, porém as pessoas lembram-se muito pouco da história e isso certamente atrai audiência. Outros setores são enfáticos em dizer que obra antiga não é o foco e nunca foi do Vale a Pena Ver de Novo, porque obra antiga é de outra geração e não da que assiste o programa todos os dias, e para estas pessoas, uma novela recente, campeã de audiência, é muito mais atrativa.

Difícil saber quem tem razão, o ideal, contudo, é manter o revezamento entre novelas recentes e mais antigas, assim, todos saem ganhando e é possível medir com calma o perfil do telespectador no horário e descobrir o que ele procura. Ainda que a reprise da reprise possa parecer exagerada, em novelas como Chocolate com Pimenta, em que o público se envolve com o humor descompromissado, existe a possibilidade do acerto. E ela não é pequena.

1 Quebraram tudo:

RSP disse...

eu gostei muito dessa novela na 1ª exibição. na reprise, que foi recente pra época, não gostava de acompanhar. agora quero que tenha audiência semelhante à reprise de 7 pecados e que a globo edite pra terminar em 3 meses.
depois de um novelão como mulheres de areia, o público merecia outra coisa.
eu espero ansioso por celebridade no vapvdn ou no canal viva <3

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira