quarta-feira, 14 de março de 2012

Louco por Elas bebe da água americana e avança

Estreou na noite de ontem mais uma série brasileira. Louco por Elas é a nova aposta da Rede Globo na tentativa de manter os passos na criação do formato para que a linguagem seja compreendida e, assim, haja solidificação de mais um formato que não apenas as telenovelas nacionais. Apenas com a produção de inúmeras obras assim é que o país pode se desenvolver.

A tirar pelo show apresentado ontem, a emissora está acertando em cheio. Produção de João Falcão com núcleo de Guel Arraes, a série estreou ontem cercada de desconfiança por parte de crítica e público. Antes do programa iniciar, poucas pessoas apostavam, de fato, em seu sucesso. A maioria, ao contrário, acreditava que estava entrando no ar mais um fracasso de audiência.

Em termos de qualidade, todos erraram. Apostando num modelo que vem sendo bastante utilizado nos EUA, o "mockumentary" - quando os personagens, em determinados momentos, falam com a câmera, como se fossem entrevistados num documentário - os acertos da produção foram inúmeros. A tirar pelos momentos de documentário em que o texto foi sóbrio, bem humorado e soube dialogar diretamente com o telespectador, tarefa que não é fácil.

A direção firme também mostrou que a série está no caminho certo. Poucas produções utilizam direção diferente do que vemos nas novelas, e finalmente esta acertou. Com marcação de cena bem diferente e ousada, mas principalmente, com estilo de posicionamento de câmeras livremente inspiradas nos grandes shows americanos, a direção acertou em cheio em todas as escolhas.

O elenco também foi bastante feliz. O retorno triunfal de Eduardo Moscovis serviu para mostrar a maturidade do ator e sua falta de vícios televisivos. Longe das novelas há anos, o ator construiu um personagem cheio de nuances e com muitas camadas de humor e drama. Assim como todas as mulheres à sua volta, cada uma com uma característica diferente, mas que serve para complementar sua própria personalidade.

Porém, mesmo com tamanha qualidade, o ponto alto não foi nada disso. Foi o texto. Um texto deliciosamente rico e bem construído. João Falcão apostou alto e bebeu da fonte das grandes séries americanas, como Modern Family, ao construir a linha narrativa de sua história. Texto rápido que, em alguns momentos, era dito em tal velocidade que assustava, marcou o episódio. A velocidade dos diálogos e as citações pops lembraram em alguns momentos outra produção americana, Gilmore Girls.

Louco por Elas estreou bem na audiência e melhor ainda na qualidade. Um outro acerto da Rede Globo que, ao que parece, coleciona acertos em 2012. É um avanço para o formato no Brasil e a expectativa é que caia nas graças do público para que fique muito tempo no ar.

2 Quebraram tudo:

Marlon Kraupp disse...

Eu era um que não esperava nada, infelizmente tive que dormir cedo ontem e só assisti uns 10 mins da serie..

Achei super divertida.. nada daquele humor pastelão e nem romantismo barato...

Muito boa mesmo !

Rodrigo Rocha disse...

Achei interessante, engraçado e divertido.

entretanto, destaco dois pontos sérios: Glória Menezes e Deborah Secco. Enquanto a primeira parece engessada no mesmo papel faz anos, não tendo mais expressão (acredito que por causa das plásticas), a segunda insiste em fazer os mesmo trejeitos e expressões tão vistas em Darlene, Íris e Natalie.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira