quinta-feira, 8 de março de 2012

A Força da Mulher como Elemento Dramático

Dia 08 de Março e todo o Planeta comemora o Dia Internacional da Mulher. Independente das causas e objetivos desta data, é preciso entender a força que as mulheres causam na sociedade, o impacto de sua presença e crescente participação em todas as camadas foram a marca dos últimos 100 anos e mudaram a forma como o homem enxerga o mundo.

Na TV esta verdade não é exceção. As telenovelas brasileiras sempre trataram o tema com uma naturalidade que impressiona, portanto, já faz parte do imaginário popular enxergar mulheres de fibras, com personalidade marcante e que conduzem quase sempre toda a linha narrativa. A quantidade de mulheres que são o centro das atenções nos folhetins é infinitamente superior aos homens.

É bem verdade que o público maior destes programas é justamente o público feminino que anseia por identificar-se com mulheres de fibra de coragem. Às vezes, a personagem em questão nem tem tantos elementos da vida real, mas é a personificação daquilo que toda mulher quer ser. É a caricatura da mulher forte, corajosa que todas buscam para si, por isso, a identificação torna-se imediata.

Num país em que beber da fonte de criatividade para a teledramaturgia é quase uma obrigação, pois é produzido muito, focar-se na mulher como tema central é uma saída inteligente, pois são tantas as facetas que podem ser tratadas que seria impossível enumerar todos. A mulher tem característica própria e que casa muito bem com a carga dramática para a formação de uma linha narrativa saudável e que prenda a atenção da audiência.

Somente em 2012 os exemplos são gritantes. Mulheres de fibra são vistas o tempo todo na dramaturgia. A recém finalizada A Vida da Gente mostrou mulheres fortes em todo seu elenco, enquanto os homens eram fracos, eram elas quem dominavam. E o que dizer de Fina Estampa em que vilã e mocinha travam batalhas homéricas? Tal qual Vidas em Jogo em que há todo tipo de mulher, inclusive a que é, sem ter nascido mulher.

Mas o exemplo mais emblemático é nas séries As Brasileiras. Todo o enfoque narrativo é para as mulheres. A descrição - machista é bem verdade - da mulher brasileira é a razão de ser da produção e mostra como as características das mulheres são fundamentais e, talvez, a principal fonte de inspiração para a teledramaturgia atual.

Neste dia 08 de Março, a mulher brasileira é homenageada na ficção pela quantidade de características mostradas em diversos folhetins. Este é o parabéns da TV brasileira.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira