terça-feira, 13 de março de 2012

Faltou carisma a Roberto Justus +

Estreou na madrugada desta terça-feira, 13, o novo programa da Rede Record. Roberto Justus + é uma espécie de Late Night que traz de volta para a emissora o publicitário e apresentador de TV Roberto Justus. O formato foi testado num especial de fim de ano, ainda em 2011, e entrou para a grade oficial de 2012, recebendo divulgação discreta.

Na estreia, o apresentador recebeu três convidados: o também apresentador da emissora Rodrigo Faro, Hebe Camargo e a VJ Marimoon. O formato do programa mostrou uma espécie de bate-papo entre apresentador e convidados com um tema dirigido, no caso, a fama e todas as suas nuances. Tentando inserir vários ângulos de um mesmo assunto, o programa procurou não ser didático, mas não conseguiu fugir da monotonia.

Diante de um formato interessante - que na verdade é uma espécie de Saia Justa ou Fora do Ar, formatos experimentados pela GNT e pelo SBT - e que inova por manter o mesmo apresentador, mas alternar os convidados, a direção fez o dever de casa ao conseguir inserir a cada novo bloco uma nova visão do assunto, com vídeos e reportagens para ilustrar a discussão.

O formato é, de fato, interessante e pode se mostrar um grande acerto. O problema está no apresentador. Absolutamente verde a frente de um programa de debates - porque é exatamente isso que Roberto Justus + é - Roberto Justus não mostrou ter condições de dirigir o formato. Na estreia ele foi completamente engolido pelo carisma de Hebe Camargo e Rodrigo Faro. É evidente que vai chegar um momento em que não haverá convidados tão tarimbados e, ao depender do apresentador, a noite pode fracassar.

A presença de Walter Longo falando de tecnologia e unindo isso ao tema da semana também não foi das melhores escolhas. Apesar da estratégia ser válida, Longo não tem qualquer condição de falar num programa deste tipo. Com linguagem absolutamente técnica que combinava bastante com O Aprendiz, ele parece não ter entendido a proposta e ficou um tanto quanto deslocado.

Deslocada também ficou a plateia. Num programa a que se propõe levar celebridades para debater um assunto específico, se não for para utilizar a plateia de forma ativa, não se justifica sua presença ali. De bom, as entrevistas que Justus fez com os convidados ao recebê-los e a forma delicada em inserir o assunto, deixou tudo mais leve. Não justificou, contudo, a exclusão de Marimoon no meio do programa para concentrar os olhares em Faro e Hebe. Ou se utiliza todos os convidados o tempo todo, ou diminui o número de convidados.

De qualquer forma, entre erros e acertos, Roberto Justus + pode se tornar uma boa opção para a madrugada, porém, é preciso que os erros sejam corrigidos e, com urgência, é necessário que o apresentador tome as rédeas de seu programa, caso contrário, está fadado ao fracasso.

1 Quebraram tudo:

Victor disse...

Eu gravei e até agora só assisti até metade da entrevista da Hebe. Ela de fato engoliu o Roberto Justus! Em determinados momentos, ela parecia a apresentadora do programa e ele o entrevistado (e um entrevistado tímido e nervoso, ainda mais).
E o que foi aquilo deles falarem mal do Rafinha Bastos? (no caso do Justus, por causa de uma ofensa pessoal) Roupa suja se lava em casa - ou o Roberto Justus vai comandar um programa de baixaria tipo "Casos de Família"?

Fica provado que o excelente publicitário, Roberto Justus, só funciona como apresentador do Aprendiz: o formato parece ter nascido para ele e este casamento deveria ser feito novamente esse ano, já que o Roberto voltou pra Record.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira