segunda-feira, 19 de março de 2012

Domingo Espetacular derrapa, mas acerta na reportagem

A reportagem exibida no último domingo (18) no principal jornalístico da Rede Record, o Domingo Espetacular, tratando do delicado tema de enriquecimento ilícito por parte do Bispo Valdemiro Santiago, presidente da Igreja Mundial do Poder de Deus. O tema, apesar de complexo e necessitar de muitos cuidados, principalmente por ser veiculado na emissora pertencente a Edir Macedo, merece atenção e a reportagem foi válida.

Marcelo Rezende não caiu nas armadilhas que uma reportagem assim poderia levar. O jornalista mostrou-se, quase o tempo todo, sério e focado em mostrar denúncias que, de fato, eram relevantes para a sociedade civil. A questão da compra de duas fazendas a preços milionários por parte de Valdemiro - com dinheiro da igreja, frise-se - é assunto fundamental e digno de denúncia em Rede Nacional. O uso da fé alheia para enriquecimento ilícito é crime de charlatanismo e, por si só, dá cadeia, mas outros crimes ficaram claros e precisam ser investigados pela Justiça após essa denúncia.

Independente da Record pertencer ao mesmo grupo que comanda a Igreja Universal do Reino de Deus e independente deste grupo sofrer as mesmas acusações de que tratou a reportagem, a função do jornalismo investigativo foi cumprida e deve ser aplaudida. É impossível imaginar que a emissora fale de seus próprios problemas, assim como é impossível pedir que a Globo trate de seu apoio à ditadura cada vez que tratar do problema em outros países, ou que o SBT fale da crise financeira que envolveu o grupo Sílvio Santos em 2011. Seria o correto? Claro, mas é inocência esperar isso.

O grande problema da reportagem, contudo, ficou no momento em que o texto tentou sair em defesa da Igreja Universal no que se refere a disputa de poder entre Valdemiro e Edir Macedo. Não era necessário e foi absolutamente vergonhoso o uso de uma concessão pública para brigas de poder. De resto, havia claros sinais de irregularidades e a Record fez o papel jornalístico de apurar e colocar no ar, tentando, inclusive, ouvir a parte acusada.

Por mais que houve derrapada em alguns momentos, o teor jornalístico nunca foi abandonado e, por conta disso, é preciso elogiar a coragem do Domingo Espetacular em colocar no ar, a despeito de todas as críticas que a emissora sofreria. As intenções por trás desta reportagem fica a julgamento de cada telespectador e não cabe a este espaço julgar.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira