terça-feira, 13 de março de 2012

Aguinaldo Silva foi didático no Roda Viva

A participação de Aguinaldo Silva no Roda Viva, programa de entrevistas da TV Cultura, que foi ao ar na noite da última segunda-feira serviu para que o telespectador fizesse diversas descobertas, mas, sobretudo, mostrou todo o tom didático que o novelista tem, além de um conhecimento que impressionou, mas acima de tudo, bastante sobriedade ao tratar dos diversos temas da dramaturgia nacional.

Aguinaldo Silva ficou conhecido do grande público - muito mais do que qualquer autor brasileiro - justamente por não se furtar a emitir as mais variadas opiniões sobre tudo. Usuário assíduo do twitter, o novelista manteve por diversos anos um blog que chamava a atenção pelas polêmicas de Aguinaldo, que sempre comentou tudo, inclusive as novelas dos colegas, sempre pronto a fazer críticas. No twitter, ele demonstra o mesmo bom humor e frases afiadas para combater a crítica de sua novela.

No Roda Viva, contudo, os que esperavam um novelista disposto a polemizar, a mostrar suas garras nas respostas, se surpreendeu. Educado, político e equilibrado, Aguinaldo Silva mostrou intenso conhecimento e equilíbrio ao apresentar sua visão de mundo diante dos diversos temas, mas principalmente ao tratar das telenovelas.

Ainda assim, Aguinaldo soube apresentar suas opiniões, sempre fortes e controversas. O autor disse em determinado momento que não considera novela arte, mas considera entretenimento. Em outro momento ele falou que não vê a crítica tratando as telenovelas no Brasil como algo sério e por isso muitas vezes polemiza com os críticos. 

Independente de se concordar ou não com o Aguinaldo - e este blog não concorda em alguns pontos - é preciso reconhecer seu equilíbrio e sobriedade ao defender sua visão. Além de tudo, é preciso reconhecer que Aguinaldo Silva sabe fazer uma leitura sobre o objetivo das telenovelas ao afirmar que suas tramas são populares ao extremo e, ele não tem pudor em criar caricaturas do cotidiano, pois é isso que atrai o telespectador.

Quando o autor disse com tranquilidade que o personagem Crô, de Fina Estampa, é pura e simplesmente o pica-pau, um dos desenhos animados de maior sucesso da História, e que Tereza Cristina é o gato Tom, do desenho Tom e Jerry, muita gente pode ter ficado surpresa, mas não se pode negar a coerência de Aguinaldo.

Há outras formas de se fazer teledramaturgia. Uns preferem algo com mais acabamento, outros vão preferir um roteiro melhor amarrado e uma construção narrativa diferente. Mas é ponto pacífico que Aguinaldo Silva é bom no que faz. Antes de tudo, é preciso reconhecer que sua bagagem o torna autoridade no assunto, por isso, a entrevista do autor no Roda Viva foi recheada de didatismo da melhor qualidade.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira