segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Corações Feridos estreia sem chamar a atenção

Acontece nesta segunda-feira a estreia da nova novela do SBT. Inaugurando a nova grade da emissora, entra no ar em novo horário a produção que leva a assinatura de Íris Abravanel, esposa de Sílvio Santos. Corações Feridos já chega com ares de minissérie, uma vez que é uma obra fechada, já que está totalmente gravada há mais de um ano.

Este já é o primeiro problema do folhetim. Uma novela, com a dinâmica de dialogar com o telespectador e tendo sua linguagem própria, corre grande risco ao ser gravada inteira antes de estrear, pois o telespectador certamente irá se sentir distanciado da realidade apresentada pela telenovela. Mesmo assim, é um risco que pode ser contornado com uma boa história.

A estreia não vem cercada de expectativa como normalmente acontece com uma produção do porte no Brasil e este problema é exclusivamente do SBT com sua indefinição da grade no horário nobre. É bem verdade que há pelo menos um ano a emissora avançou e tem mantido sua grade mais fixa, mas enquanto não houver um horário clássico para as novelas, dificilmente irá fidelizar o telespectador de uma produção para a outra.

Exclusivamente sobre a produção, tudo que foi mostrado até o momento indica que este será o melhor trabalho da autora. Carregando o fardo de ser esposa do dono da emissora, Íris vem estudando desde que estreou como novelista e, a tirar pelas chamadas, avançou bastante em relação a qualidade de diálogos e pode começar a receber elogios nesta trama.

O elenco é rodeado por nomes inexperientes e desconhecidos e isso pode ser um problema. Sem um casting que segure o texto, todo o trabalho pode ser jogado fora. Isso seria corrigido com uma direção firme e consolidada, porém não é o que acontece no SBT, experiente em produzir tramas com direção capenga. Com elenco e direção fracos, é difícil esperar muito do folhetim.

Com um estilo mexicanizado, Corações Feridos deve estrear sem chamar a atenção da audiência, mas pode ser uma alternativa para o telespectador que não tenha interesse em assistir jornal, visto que no horário de exibição, todas as outras concorrentes estarão exibindo jornais. O ponto é: se o telespectador zapear pelo SBT no horário se sentirá tentado a manter-se lá por muito tempo?

1 Quebraram tudo:

Marlon Kraupp disse...

Fiquei sabendo da estreia da novela agora, pelo seu texto :O ... incrível a falta de divulgação do SBT.

Colocar a novela nesse horário é um acerto, porém, também é um erro. Se o sbt desde uma rosa com amor tivesse mantido este, como o horário de novelas do canal, já teria fidelizado o telespectador .

O publico do sbt no horário é jovem... Não sei se vai dar certo.. mas se mantiverem esse horário para as próximas produções, acho que tem grandes chances de dar uma boa audiência !

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira