sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SBT: Patrimônio Nacional

Comemora hoje 30 anos existência a terceira maior emissora de televisão do país. O SBT, comandado desde seu nascimento pelo maior comunicador brasileiro, Sílvio Santos, está no imaginário popular desde que surgiu, como uma proposta inovadora de programação de TV, optando por seguir exatamente o caminho inverso ao traçado pela Rede Globo, líder de audiência.

Buscando a faixa D e E, a grade de programação da emissora paulista nestes 30 anos sempre foi extremamente popular e sem vergonha de ser cafona. Ao contrário, a grande marca sempre foi justamente isso, o compromisso com a breguice e, sem dúvidas, esse foi um dos principais motivos para a Rede conquistar o coração do brasileiro.

Verdade seja dita que, desde o início dos anos 2000 a emissora entrou numa grave crise, a princípio de conteúdo, mas também de identidade, o SBT perdeu a vice-liderança de audiência para a Record e, um a um, seus grandes nomes começaram a deixar a emissora por perceberem a insegurança que rondava os corredores do Anhanguera.

Hoje, ainda no terceiro lugar e tentando se reencontrar com seu público através de uma programação organizada, sem mudanças malucas ou sem sentido, nas mãos de Daniela Beyruti, filha do dono, mas mantendo o foco no apelo popular, a emissora procura se afastar de polêmicas e tenta voltar aos trilhos na briga pela audiência. Não é fácil, mas também não era fácil conseguir uma concessão, e Sílvio Santos conseguiu, ele é bom em conquistar o que não é fácil.

A Rede Globo é a líder de audiência no país e a emissora mais respeitada. A Record, tornou-se vice-líder e conquistou o direito de ser a segunda opção do telespectador brasileiro. Mas nenhuma delas ou de qualquer emissora possui o que o SBT tem de sobra: o jeito do povo brasileiro. Bem ou mal, o SBT é a cara do Brasil e essa conquista, ninguém tira dele, é um patrimônio nacional, precisa ser cuidado, é verdade, mas faz parte da história do país. Parabéns à emissora pelos seus 30 anos.

Comparativo de Audiência - 19 Horas - média parcial

Média-parcial diária de novelas das 19 Horas até o capítulo 130


Morde e Assopra: 28,97
Tititi: 28,78
Tempos Modernos: 23,39
Caras e Bocas: 30,47
Três Irmãs: 24,62
Beleza Pura: 28,02
Sete Pecados: 30,05
Pé na Jaca: 29,52
Cobras e Lagartos: 37,05
Bang Bang: 27,47
A Lua me Disse: 32,68
Começar de Novo: 32,59
Da Cor do Pecado: 41,88
Kubanakan: 36,85
O Beijo do Vampiro: 37,58
Desejos de Mulher: 32,40
As Filhas da Mãe: finalizada

Um Brinde à melhor novela das 9 desde A Favorita

Após mais de 184 capítulos, chega ao fim nesta sexta-feira, Insensato Coração. Texto e argumento de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, a produção entrou no ar sem grande badalação, porém com bastante expectativa, pois novamente Braga fazia uma dupla com uma das maiores atrizes do país, Glória Pires.

Expectativas à parte, o folhetim não empolgou num primeiro momento. Com a ideia de inovar, mantendo poucos personagens fixos e criando diversas participações especiais, a trama causou estranheza ao telespectador comum das telenovelas que, a princípio, rejeitou este tipo de inovação. Porém, a história central de Insensato Coração sempre chamou a atenção do público que viu, mês a mês a personalidade da grande protagonista da história, Norma (Glória Pires), ser formada pelo meio em que ele foi sendo inserida.

A história de Norma e Léo (Gabriel Braga Nunes) foi, sem dúvida alguma, uma das mais interessantes criadas nos últimos anos. Cheia de meandros, com personalidades sendo formadas, com todos os requintes que um novelão clássico necessitava, mas com calma, sem pressa e, com isso, ganhou o grande público numa das mais competentes atuações de Glória Pires e, certamente, no melhor trabalho de Gabriel Braga Nunes, impecável como vilão.

Mas Insensato Coração foi muito mais do que Norma e Léo. Histórias paralelas fortes que acabaram por deixar de lado a trama dos mocinhos, sem grande força na trama, deram o tom desta produção. Personagens como Natalie (Débora Secco), Carolina (Camila Pitanga), Cortez (Herson Capri), Vinícius (Thiago Martins) chamaram a atenção do telespectador ao longo destes meses de exibição. Com tantos personagens secundários fazendo sucesso é sinal claro que a obra não foi de uma história só, ao contrário, foi a típica novela com diversos núcleos se relacionando entre si, mas, principalmente com vida própria.

Independente do destino das personagens neste último capítulo que será exibido daqui poucas horas, Insensato Coração cumpriu bem seu objetivo. Estancou a queda de audiência das novelas globais que vinha desde o fim de Senhora do Destino, conseguindo superar a média geral não apenas de Passione, mas também de Viver a Vida. E muito mais do que números, a trama conseguiu dar novamente dignidade ao horário, tornando-se a melhor novela do horário desde A Favorita. Finalmente.

Já votou no 3º Troféu TVxTV? Vote agora

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Azar no jogo é não jogar

Em outubro de 1985, a Rede Globo colocou no ar, às 18h, a novela De Quina Pra Lua. A principal tarefa da nova produção era manter os altos índices de audiência que A Gata Comeu, atração anterior do horário, havia conquistado. O enredo, um argumento de Benedito Ruy Barbosa desenvolvido por Alcides Nogueira, em sua estréia como autor titular, contava a história de José João Batista (Milton Moraes), um funcionário exemplar, extremamente honesto e que acaba perdendo seu emprego, sendo substituído por um computador.

Desesperado e sem perspectivas de conseguir outro emprego por causa da idade, José João, pela primeira vez na vida, joga na loteria. O bilhete é premiado, mas numa armadilha do destino, José João morre e acaba sendo enterrado junto com o bilhete, que está em um dos bolsos de seu terno. Quando a família descobre, desenterram o corpo para recuperar o prêmio, mas ladrões de sepultura roubaram o terno. Começa então uma caçada ao bilhete premiado, encabeçado pela viúva de José João, Angelina (Eva Wilma), e pelo professor Dante Cagliostro (Agildo Ribeiro), amigo de José e apaixonado por Angelina. Para dar uma ajuda à viúva, o falecido volta do além, acompanhado pelo atrapalhado anjo Cróvis (José Dumont).

O ponto de partida da novela pressupunha uma grande comédia de erros, mas alguns deslizes de produção, direção, escalação de elenco e uma certa inconsistência no texto, comprometeram o resultado final. Mas De Quina Pra Lua também tinha seus pontos positivos. Mesmo com a já citada escalação equivocada, não há como negar que um dos principais acertos foi Elizabeth Savalla vivendo a manicure Mariazinha. A atriz, conhecida pelas suas mocinhas sofredoras, encarnou com perfeição a suburbana e barraqueira personagem, sempre apaixonada pelo professor Cagliostro. Outro ponto alto foi a presença do atrapalhado anjo, que garantia, junto com José João, boas rizadas.

Do lado romântico, o autor conduziu muito bem a história entre Marquinhos (Marco Antônio Pâmio), o filho do contrabandista Silva (Hugo Carvana), e Maria de Fátima (Isabela Garcia), filha de José João e Angelina.

Quase ao final, o assassinato de Souza (Odilon Wagner), principal rival de Silva, abriu espaço para o “quem matou?” dentro da trama, elevando um pouco mais o interesse do público pela novela. Em determinado ponto da história, Alcides Nogueira passou a contar com a colaboração do experiente Walter Negrão, com quem inclusive havia iniciado sua carreira como colaborador um ano antes, na novela Livre Para Voar

Mesmo diante dos percalços, De Quina Pra Lua costuma ser lembrada com carinho pelo público. Vale citar que a novela foi apresentada no chamado ano de ouro da Rede Globo, 1985, em que também foram exibidas A Gata Comeu, Roque Santeiro e Ti Ti Ti.


Por Walter de Azevedo

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Comparativo de Audiência - 18 Horas - média parcial

Média-parcial diária de novelas das 18 Horas até o capítulo 110


Cordel Encantado: 25,70
Araguaia: 22,16
Escrito nas Estrelas: 25,90
Cama de Gato: 23,44
Paraíso: 24,49
Negócio da China: 20,58
Ciranda de Pedra: 21,97
Desejo Proibido: 22,49
Eterna Magia: 26,01
O Profeta: 31,82
Sinhá Moça: 33,11
Alma Gêmea: 36,55
Como uma Onda: 25,59
Cabocla: 33,42
Chocolate com Pimenta: 33,85
Agora é que São Elas: 27,59
Sabor da Paixão: 24,10
Coração de Estudante: 28,72
A Padroeira: 26,30

terça-feira, 16 de agosto de 2011

3º Troféu TVxTV: Começa a Votação

Começa agora a votação para o 3º Troféu TVxTV. Após a divulgação da lista de indicados, o público começa a votar para escolher os melhores da TV brasileira em 2011. Serão pouco mais de duas semanas de votação até a divulgação do resultado por parte do público. O resultado do Júri Técnico sai em seguida. Não deixe de votar

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Comparativo de Audiência: 21 Horas - média parcial

Média-Parcial Diária de novelas das 21 Horas até o capítulo 180


Insensato Coração: 35,58
Passione: 34,16
Viver a Vida: 35,23
Caminho das Índias: 37,59
A Favorita: 38,94
Duas Caras: 40,36
Paraíso Tropical: 42,84
Páginas da Vida: 47,05
Belíssima: 47,35
América: 48,28
Senhora do Destino: 49,14
Celebridade: 44,76
Mulheres Apaixonadas: 46,17
Esperança: 37,17
O Clone: 45,18
Porto dos Milagres: 43,70


Média-Parcial Diária de novelas das 21 Horas na última semana


Insensato Coração: 35,58
Passione: 34,76
Viver a Vida: 35,50
Caminho das Índias: 38,27
A Favorita: 39,18
Duas Caras: 40,86
Paraíso Tropical: 42,60
Páginas da Vida: 46,97
Belíssima: 48,22
América: 48,88
Senhora do Destino: 50,30
Celebridade: 45,77
Mulheres Apaixonadas: 46,62
Esperança: 37,42
O Clone: 46,63
Porto dos Milagres: 44,27

Faustão vive seu melhor momento

Após um período de pouco destaque, embora com audiência sempre regular, com pequenos incômodos, mas que nunca o tiraram da liderança absoluta no horário, o apresentador Fausto Silva vive, em 2011, seu melhor momento profissional e vem se destacando na Rede Globo.

Fausto chegou a Rede Globo após sucesso estrondoso na TV Bandeirantes, mas desde que iniciou o Domingão, ele sofreu inúmeras críticas, ora pelo conteúdo frágil de seus programas, que o elevaram ao segundo lugar de audiência na década de 90, sempre perdendo para o Domingo Legal, ora por conta de sua fragilidade em conduzir um programa ao vivo.

De fato, Faustão passou por momentos delicados e precisou crescer bastante. A bem da verdade é que ele sempre foi correto em sua apresentação e nunca comprometeu o conteúdo de seu programa, porém, sempre manteve-se no tal Padrão Globo, mais próximo do jornalismo do que do entretenimento, pois fazia de seu programa congelado, sem diversão, sem improviso. Tudo era muito gélido e, apesar de ter o melhor cast do país para levar ao programa, não explorava isso corretamente porque era muito oficial.

Atualmente, o apresentador mostra um lado descontraído, cheio de vida, com alegria que nunca antes foi vista. Certamente num bom momento a frente de seu Domingão, Faustão tem divertido a família brasileira com ótimos momentos, ultrapassando aos poucos a linha do apresentador correto para o comunicador criativo e que sabe conduzir todos os gêneros, desde um quadro sem graça até mesmo uma boa entrevista com momentos impagáveis.

Faustão tem conseguido fazer de seu programa, mesmo com um conteúdo ainda abaixo do que é possível, o melhor programa de domingo na TV brasileira, coisa que é novidade, pois a Globo nunca foi expert neste tipo de atração. E, verdade seja dita, o mérito não é da emissora, é toda do apresentador, que consegue extrair o melhor de cada quadro e faz com que o telespectador queira sempre manter-se assistindo o Domingão.

domingo, 14 de agosto de 2011

3º Troféu TVxTV: A Lista dos Indicados

Após um mês de análise, o corpo de Jurados que participa do 3º Troféu TVxTV já votou e escolheu os indicados em cada uma das categorias do prêmio em 2011. Algumas categorias foram muito equilibradas e, como em qualquer premiação, tivemos algumas surpresas na lista final de indicados, o que torna tudo ainda mais interessante. Confira a Lista Final de Indicados e que concorrem ao prêmio do 3º Troféu TVxTV

Série Drama:
01 – Amor em Quatro Atos – Rede Globo
02 – As Cariocas – Rede Globo 
03 – Clandestinos – Rede Globo
04 – Divã – Rede Globo

Série Comédia
01 – A Grande Família – Rede Globo 
02 – A Mulher Invisível – Rede Globo
03 – Macho Man – Rede Globo
04 – Tapas e Beijos – Rede Globo

Novela
01 – Araguaia – Rede Globo 
02 – Cordel Encantado – Rede Globo 
03 – Insensato Coração – Rede Globo 
04 – O Astro – Rede Globo
05 – Vidas em Jogo – Rede Record

Ator - Drama
01 – Bruno Gagliasso, como Timóteo Cabral em Cordel Encantado – Rede Globo
02 – Carmo Della Vecchia, como Rei Augusto em Cordel Encantado – Rede Globo 
03 – Daniel Filho, como Salomão Hayalla em O Astro – Rede Globo 
04 – Gabriel Braga Nunes, como Leonardo Brandão em Insensato Coração – Rede globo
05 – Rodrigo Lombardi, como Herculano Quintanilha em O Astro – Rede Globo

Atriz - Drama
01 – Cássia Kiss Magro, como Dulce em Morde e Assopra – Rede Globo 
02 – Débora Bloch, como Duquesa Úrsula em Cordel Encantado – Rede Globo
03 – Glória Pires, como Norma Pimentel em Insensato Coração – Rede Globo
04 – Nathália Dill, como Doralice em Cordel Encantado – Rede Globo
05 – Regina Duarte, como Clô Hayalla em O Astro – Rede Globo

Ator Coadjuvante - Drama
01 – Antônio Caloni, como Natalino Pimentel em O Astro – Rede Globo 
02 – Domingos Montagner, como Capitão Herculano em Cordel Encantado – Rede Globo 
03 – Humberto Martins, como Neco Oliveira em O Astro – Rede Globo
04 - Matheus Nachtergaele, como Profeta Miguezin em Cordel Encantado – Rede Globo
05 – Raphael Viana, como Frederico Martinez em Araguaia – Rede Globo

Atriz Coadjuvante - Drama
01 – Andréia Horta, como Bartira em Cordel Encantado – Rede Globo 
02 – Carolina Kasting, como Jamile em O Astro – Rede Globo
03 – Lucy Ramos, como Maria Cesária em Cordel Encantado – Rede Globo
04 – Luiza Valdetaro, como Antônia Cabral em Cordel Encantado – Rede Globo
05 – Marina Ruy Barbosa, como Alice em Morde e Assopra – Rede Globo

Ator - Comédia
01 – André Gonçalves, como Áureo em Morde e Assopra – Rede Globo 
02 – Marcos Caruso, como Prefeito Patácio em Cordel Encantado – Rede Globo
03 – Osmar Prado, como Delegado Batoré em Cordel Encantado – Rede Globo
04 – Ricardo Tozzi, como Douglas Batista em Insensato Coração – Rede Globo 
05 – Selton Mello, como Pedro em A Mulher Invisível – Rede Globo

Atriz - Comédia
01 – Andrea Beltrão, como Sueli em Tapas e Beijos – Rede Globo 
02 – Fernanda Torres, como Fátima em Tapas e Beijos – Rede Globo 
03 – Marieta Severo, como Dona Nenê em A Grande Família – Rede Globo
04 – Marisa Orth, como Valéria em Macho Man – Rede Globo
05 – Zezé Polessa, como Dona Ternurinha em Cordel Encantado – Rede Globo

Ator Coadjuvante - Comédia
01 – Kiko Mascarenhas, como Santo Antônio em Tapas e Beijos – Rede Globo 
02 – Leonardo Migiorin, como Roni Fragonard em Insensato Coração – Rede Globo
03 – Otávio Muller, como Djalma em Tapas e Beijos – Rede Globo
04 – Tonico Pereira, como Mendonça em A Grande Família – Rede Globo
05 - Vladimir Brichta, como  Armane em Tapas e Beijos – Rede Blogo

Atriz Coadjuvante - Comédia
01 – Ana Lúcia Torre, como Tia Neném em Insensato Coração – Rede Globo 
02 – Fernanda de Freitas, como Flavinha em Tapas e Beijos – Rede Globo
03 – Flávia Guedes, como Aspásia em Araguaia – Rede Globo
04 – Heloísa Perissé, como Neusa em Cordel Encantado – Rede Globo
05 – Rita Êlmor, como Venetta em Macho Man – Rede Globo

Participação Especial
01 – Ana Beatriz Nogueira, como Clarice Cortez em Insensato Coração – Rede Globo 
02 – Cristiana Oliveira, como Araci em Insensato Coração – Rede Globo
03 – Francisco Cuoco, como Fergus em O Astro – Rede Globo 
04 – Laura Cardoso, como Glória em A Grande Família – Rede Globo
05 – Reginaldo Faria, como Coronel Cabral em Cordel Encantado – Rede Globo

Direção - Drama
01 – Amora Mautner - Cordel Encantado – Rede Globo
02 – Daniel Filho - As Cariocas – Rede Globo
03 - Dênnis Carvalho - Insensato Coração – Rede Globo 
04 - Mauro Mendonça Filho - O Astro – Rede Globo
05 - Roberto Talma - Amor em 4 Atos – Rede Globo

Roteiro - Drama
01 - Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro - O Astro – Rede Globo 
02 - Antonia Pellegrino, Marcio Alemão Delgado, Estela Renner e Tadeu Jungle – Amor em 4 Atos –  Rede Globo 
03 - Duca Rachid e Thelma Guedes - Cordel Encantado – Rede Globo
04 - Euclydes Marinho - As Cariocas – Rede Globo
05 - Gilberto Braga e Ricardo Linhares - Insensato Coração – Rede Globo

Direção - Comédia
01 - Amora Mautner - Cordel Encantado – Rede Globo
02 - Cláudio Torres, Carolina Jabor e Selton Mello - A Mulher Invisível – Rede Globo 
03 - José Alvarenga Júnior - Macho Man – Rede Globo
04 - Maurício Farias - Tapas e Beijos – Rede Globo
05 - Mauro Mendonça Filho - A Grande Família – Rede Globo

Roteiro - Comédia
01 - Bernardo Guilherme e Marcelo Gonçalves - A Grande Família – Rede Globo 
02 - Duca Rachid e Thelma Guedes - Cordel Encantado – Rede Globo
03 - Fernanda Young e Alexandre Machado - Macho Man – Rede Globo
04 - Guel Arraes, Cláudio Torres, Mauro Wilson e Leandro Assis - A Mulher Invisível – Rede
Globo 
05 - Nilton Braga e Cláudio Paiva - Tapas e Beijos – Rede Globo

Humorístico
01 - A Praça é Nossa – SBT 
02 - CQC – Band
03 - Comédia MTV – MTV
04 - Os Caras de Pau – Rede Globo
05 - Zorra Total – Rede Globo

Reality-Show
01 - BBB 11 – Rede Globo
02 - Esquadrão da Moda – SBT 
03 - Hipertensão – Rede Globo 
04 - Supernanny – SBT
05 - Troca de Família – Rede Record

Apresentador de Reality-Show
01 - Amanda Françoso - Troca de Família – Rede Record 
02 - Glenda Koslowsky – Hipertensão – Rede Globo
03 - Isabela Fiorentino - Esquadrão da Moda – SBT
04 - Pedro Bial – BBB – Rede Globo
05 - Rodrigo Faro – Ídolos – Rede Record

Programa de Entretenimento
01 - Bem Estar – Rede Globo 
02 - Central da Copa – Rede Globo
03 - Esquenta – Rede Globo
04 - Festival SBT 30 Anos - SBT
05 - Vídeo-Show – Rede Globo

Apresentador de Programa de Entretenimento
01 - Angélica – Estrelas – Rede Globo 
02 - Eliana – Eliana – SBT
03 - Luciano Huck – Caldeirão do Huck – Rede Globo
04 - Sílvio Santos - Programa Sílvio Santos – SBT
05 - Tiago Leifert – Central da Copa – Rede Globo

Programa de Entrevistas
01 - Altas Horas – Rede Globo 
02 - De Frente com Gabi – SBT
03 - Programa do Jô – Rede Globo
04 - Provocações - TV Cultura 
05 - Roda Viva - TV Cultura

Apresentador de Programa de Entrevistas
01 - Antônio Abujamra – Provocações – TV Cultura 
02 - Jô Soares - Programa do Jô – Rede Globo
03 - Marília Gabriela - De Frente com Gabi – SBT
04 - Marília Gabriela - Roda Vida – TV Cultura
05 - Serginho Groismann - Altas Horas – Rede Globo

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira