sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carta Aberta a Globo, Gilberto Braga e Manoel Carlos

Caros Interessados

Estou me sentindo enganado. Estou me sentindo traído. Me sinto quase como marido corneado, essa é a grande verdade. Desde que Glória Perez estreou a sua insípida Caminho das Índias e você, Rede Globo, informou os próximos autores do horário, eu fiquei empolgado. Imagina, a chance de ter duas novelas excepcionais de forma seguida, uma com Sílvio de Abreu e outra com Gilberto Braga.

Eu sei, eu sei, não precisa me responder que Sílvio de Abreu bem que tentou, mas faltou muito pra ele conseguir fazer uma boa novela, mas ele tentou, isso é importante, não? Ele ao menos teve a bondade de tentar, se esforçar e não enganar o telespectador fiel que assiste todos os dias às novelas das nove (que não é mais das 8, ne?).

Agora, propaganda enganosa é muito feio, muito feio dona Globo. Divulgar por meses que Gilberto Braga volta ao horário nobre em grande estilo, com uma baita história e, principalmente, tendo como vilã ninguém menos que Glória Pires. Você, também, Gilberto, quantas vezes disse que a tal Norma seria uma vilã para marcar histórias, hein?

Coisa feia, na hora "h" não tem coragem e colocam no ar uma novela do Manoel Carlos? Caraca, esse homem precisa de descanso, já escreveu Páginas da Vida, já escreveu Viver a Vida e, pouco tempo depois, volta assinando o texto de Insensato Coração.

Não adianta, vocês não me enganam. Cena de jovens transando e tentando passar consciência? Manoel Carlos. Jantares intermináveis sobre assuntos do cotidiano? Manoel Carlos. Pessoas caminhando pela praia mostrando uma vida saudável? Manoel Carlos. Falem a verdade, Insensato Coração está sendo totalmente escrita por ele e não pela dupla Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Estou muito ofendido, Rede Globo. Muito mesmo.

Sem mais para o momento, me despeço desejando que vocês parem de me enganar.

                                                                                   Um pobre telespectador desolado

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O que esperar das novelas em 2011?

Mateus Solano, protagonista de Morde e Assopra
Oficialmente já estamos terminando o 2º mês de 2011, porém, para as novelas brasileiras, as novidades começam mesmo a partir do mês de março com a estreia de Morde e Assopra, primeira estreia entre as telenovelas brasileiras para o ano. O blog decidiu, portanto, fazer uma análise rápida e - óbvio - superficial das próximas tramas para 2011, baseando-se exclusivamente no histórico de cada autor e, principalmente, nas sinopses.

Morde e Assopra: Muito difícil criar quaisquer expectativas para uma trama assinada por Walcyr Carrasco nos dias atuais. O autor perdeu-se completamente no meio do caminho ao tentar invadir o humor pastelão e apostar no jeito fácil de se escrever. Pelo teaser, devemos esperar muitas situações bizarras, a mesma infantilidade de seus últimos trabalhos (Sete Pecados e Caras e Bocas) e o texto superficial com excesso de didatismo, ou seja, nada que agrade, porém, deve dar audiência.

Cordel Encantado: De longe, a trama que mais me chama a atenção para este ano. Além de ter a marca da dupla revelação da TV, Duca Rachid e Thelma Guedes, a novela por si só parece ser um espetáculo. Tudo chama a atenção, o elenco, a diretora - que é boa - e principalmente a sinopse bastante original, afinal, misturar o sertão com reis e rainhas parece improvável, mas nas mãos de bons autores dá para se contar muita história daí. Apesar de não ter gostado da escalação de Bianca Bin para protagonista, creio que a novela tem tudo para ser o grande sucesso de 2011 e o maior sucesso do horário nos últimos anos.

Fina Estampa: Outra novela das 8 que promete se arrastar por 8 meses sem conseguir contar uma única história atraente. Aguinaldo Silva e sua mania de tentar mostrar "o povão" nas telenovelas, exagera, cria personagens caricatas e conflitos que nunca apresentam grandes qualidades dramatúrgicas. Ele garante que está escrevendo sua melhor novela, porém, a sinopse diz exatamente o contrário. Apesar de tudo, vamos torcer para que Lília Cabral consiga extrair algo no texto, normalmente pobre, do autor e se destacar em sua primeira protagonista de horário nobre.

Vidas em Jogo: A princípio a trama chama a atenção. Além de ser assinada pela autora mais promissora da Rede Record, Christiane Fridman, a sinopse se mostra interessante. Afinal, pessoas pobres ganhando na loteria e, usar isso como premissa para uma espécie de competição que leva a uma série de misteriosos crimes, parece algo que pode render bastante. Confio no talento da autora e acredito que ela pode reconquistar o público da Record, perdido com a péssima Ribeirão do Tempo.

Rebelde: Um risco que a Record quis correr. A versão original fez sucesso não apenas no México, mas em muitos países e inseriu a Banda teen RBD no cenário musical por alguns anos - ainda hoje seus ex-componentes conseguem certo sucesso na área musical - é improvável que nesta área o sucesso do remake se repita. Porém, pensando exclusivamente na novela, a Record acertou na escolha do horário e também na autora Margareth Boury para ser responsável pelo projeto. Não há como prever sucesso ou fracasso.

Amor e Revolução: Tiago Santiago soube escolher um baita pano de fundo para contar sua história. A quantidade de apelo dramático que o período de Ditadura Militar pode produzir chega a impressionar. A história parece também ser bem interessante e chama a atenção, porém, a falta de profundidade e de qualidade dos textos de Santiago já chamaram a atenção nas primeiras cenas exibidas. Aparentemente o folhetim tem tudo para emplacar na audiência, mas os diálogos tendem a continuar ruins, como os últimos trabalhos de seu autor.

E para você? Qual a novela que chama mais a atenção dentre as estreias programadas para 2011?

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Record e SBT também ensinam a poderosa Globo

Quem disse que uma emissora tradicional, atual 3ª maior Rede de Televisão do Planeta e detentora de praticamente todas as exclusividades do país não pode aprender com suas concorrentes menores? Pode e aprende. Ao menos é a lição que ficou aos telespectadores que assistiram ao Big Brother Brasil neste domingo.

Quantas vezes crítica e público - e este blog também - reclamaram por longas e longas horas de debate da postura da Record e do SBT no que concerne a falta de respeito junto ao telespectador? A chamada grade voadora de ambas irritavam a tal ponto deste espaço sugerir que o público abandonasse-as e passasse a assistir exclusivamente a Rede da família Marinho.

Qual a minha surpresa quando, neste domingo, sabe-se lá o porquê, a Rede Globo decidiu adotar postura semelhante a de suas concorrentes. Se no site da emissora, estava previsto para que o Big Brother Brasil começasse às 23h00, o programa foi ao ar às 23h25, numa total falta de respeito para com os fãs do Reality e também para com o público do Fantástico que ficou por 25 minutos esperando o programa encerrar para ir dormir.

É bem verdade que a Revista Eletrônica começou atrasada também, já que o Domingão do Faustão atrasou toda a sua programação devido a homenagem prestada ao ex-jogador Ronaldo Fenômeno que ocupou os primeiros 45 minutos do programa - e vale lembrar que o futebol também atrasou em virtude das cobranças de penalidades máximas na partida semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo e Botafogo - ainda assim, nada justifica.

Era necessário que o Domingão do Faustão ficasse quase 30 minutos exibindos as repetitivas vídeo-cassetadas? Ainda mais com o apresentador parando toda hora para fazer algum tipo de comentário. Ainda assim, era necessário que o Fantástico exibisse na íntegra todas as suas reportagens? Incluindo aí, o tempo gigantesco dedicado ao futebol que poderia ser facilmente diminuído.

Não importa como ou onde, era necessário haver edição destes programas para que o Big Brother Brasil pudesse começar no seu horário normal ou, no máximo, com 10 minutos de atraso, como acontece algumas vezes. É intolerável que o programa de maior repercussão nacional no primeiro trimestre do ano em seu segundo dia mais importante - dia de formação do paredão - entre no ar às 23h25 e o Paredão seja formado às 0h15 minutos já de segunda-feira.

Será que os executivos da Rede Globo acham que o público deste tipo de programa não trabalha? Onde está o respeito com o telespectador que, bem ou mal, é quem garante a audiência e, consequentemente, o lucro da emissora? Lamentável esta postura.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira