quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tititi: uma novela ou uma série?

Eu sei que já estou sendo extremamente repetitivo, mas não sejam tão radicais comigo neste assunto porque, como todos já devem ter notado, Tititi é minha grande paixão do momento. Por mais que eu tente me lembrar não consigo e, provavelmente porque não houve novela no horário das 7 que me chamasse tanto a atenção por sua qualidade em todos os sentidos como a trama de Maria Adelaide Amaral tem feito.

A bem da verdade é que, após a saída de João Emanuel Carneiro do horário - e consequente migração para o principal horário - nunca mais houve uma novela nos eixos às 19 horas. Quando o folhetim fez sucesso, como o caso de Caras e Bocas, ele primava pelo pior tipo de humor possível, com didatismo exagerado e situações vazias. Quando a novela era boa, o público de pronto a rejeitava e sequer dava uma oportunidade para acompanhar as inovações, exatamente como aconteceu com Tempos Modernos.

A impressão que se tinha era de que não havia mais solução para este horário de telenovelas globais, até surgir Maria Adelaide Amaral e sua idéia de juntar as sinopses de duas histórias da década de 80 - Tititi e Plumas e Paetês - e, a partir daí, criou novos elementos para criar sua própria trama. Aos desinformados e desatentos uma informação: já está mais do que óbvio e evidente que Tititi não tem nada de remake, é uma novela própria, original, que busca apenas inspiração nas tramas de Cassiano Gabus Mendes, mas que tem seus próprios elementos.

Como se não bastasse tudo que já foi dito, como a impecável direção de Jorge Fernando, o delicioso roteiro da autora e todos os seus colaboradores, a extraordinária química entre o elenco, Maria Adelaide Amaral mostrou o que é inovação e fez em sua novela o que ninguém vinha fazendo, citações.

As citações clássicas de Tititi são, além de divertidas, pops, transformam a novela extremamente cults. Nestes meses de exibição a trama já citou mais de 15 novelas diferentes de todas as gerações e, diga-se, nem todas da Rede Globo, falou-se de personagens de filmes, de músicas e até de apresentadores de outras emissoras. Um dos clássicos exemplos da inovação na linguagem da telenovela são duas frases geniais ditas por Ariclenes, ambas para Chico: "Já pensou, Chico, nós protagonizando o primeiro beijo da televisão?" e "Chico, eu te digo, antes dessa novela acabar o Luti vai ficar com a Camila".

Tititi brinca consigo própria, cria elementos inovadores para a TV brasileira e, mais do que isso, com coragem, Maria Adelaide Amaral agradou tanto o público com seu texto, que agora, faz o que bem entende com as personagens. De uma vez só ela desagradou o telespectador em todas os núcleos. Separou Marcela e Edgar, separou Suzana e Ariclenes, separou Jaqueline e Jaques e separou Desiree e Jorgito. Quando a novela é boa assim, o público acompanha e quem escreve faz o que quer porque a qualidade prevalece.

Como eu disse no twitter: após Tititi, a Globo deveria mesmo era encerrar o horário das 7 porque vai ser difícil, senão impossível, surgir algo que chegue aos pés do folhetim. 

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira