segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pan foi mal negócio para a Record e vice-versa

Foram anos alardeando a proeza de ter conseguido ferir a principal rival. A Rede Record, desde que iniciou seus investimentos na tentativa de alçar voos mais altos e tentar disputar a liderança de audiência contra a Rede Globo tem comemorado como uma de suas principais conquistas o fato de ter tirado da rival grandes eventos esportivos no mundo como as Olimpíadas e Londres e o Pan-Americano.

Chegou 2011 e com ele o Pan. O evento iniciou no pior momento desde que a emissora iniciou seu investimento - que atualmente enfrenta uma crise de audiência um tanto quanto delicada - e nos dois primeiros dias já se permite uma análise que parece irreversível. A aquisição dos direitos exclusivos de transmissão do Pan-Americano foi um mal negócio para a Record e a recíproca é verdadeira. 

Não se pode, contudo, ignorar o esforço que a rede vem tendo para levar ao ar um material de qualidade. Ainda que seus profissionais não se comparem em experiência aos que o público está acostumado, a emissora vem realizando um trabalho elogiável. Para uma primeira transmissão deste porte, as falhas não são assim tão grandes e pode-se dizer que a equipe vem realizando um trabalho razoável, mas falta experiência e, principalmente, feeling para entender o gosto do telespectador na área esportiva.

Posto isso, é preciso entender os males do Pan. Os jogos foram abertos na noite de sexta-feira e a audiência ali já não correspondeu. Diante deste mau presságio, as competições se iniciaram no sábado e durante todo o fim de semana a Record cobriu diversos esportes. Foram horas e horas no ar com a transmissão. Com picos de liderança na madrugada de sábado e na manhã de domingo - horários mais frágeis da concorrência durante todos os dias - dava até para imaginar que os Jogos vinham sendo sucesso de audiência. Ledo engano. Na média-dia (que equivale das 06h00 às 00h00) de sábado e de domingo a Record ficou em terceiro lugar, perdendo para Globo e SBT. A emissora não fechava atrás do SBT por dois dias consecutivos desde janeiro de 2010. Como se isso não bastasse, no domingo, o SBT teve média de 9,9 números que não eram alcançados desde agosto de 2008.

Com estes resultados fica claro que o público vem rejeitando os Jogos Pan-Americanos na Rede Record. Seja por tradicionalismo, por costume ou mesmo por falta de conhecimento, fato é que os números deste início dos Jogos mostram que o investimento de 20 milhões de reais podem ter sido um tiro no pé da emissora da Barra Funda.

3 Quebraram tudo:

Marlon Kraupp disse...

Parece que ontem eles passaram uma reprise de competição..

Ve se isso pode minha gente.. eu já desisti de vez..


Assisti ontem a natação por que curto muito, mas tive dificuldade de identificar o brazil, só identifiquei no revesamento.. quano o segundo competidor caiu na piscina, pois já estava com uma certa vantagem...
na globo fica as "bandeirinhas" em cada raia.. facilita a identificação...

Fora o audio, que, pelo menos aqui, era super baixo...

Gabriel Borba disse...

Boa tarde Daniel

Tinha abandonado um pouco o blog pois parece que o mesmo foi abandonado por seu criador (faz meses que o topo da página mostra Final do Ídolos e Início da Fazenda, por exemplo, e os posts ficam misturados com "Comparativos de Audiência" que duvido que alguém leia. Além do que ficou mais difícil postar comentários, pois não há mais o link para "logar" no próprio site).

Enfim, é um desabafo de um cara que era fã deste blog, comentando quase que diariamente mas que viu o mesmo definhar até a situação de "quase-morte" que se encontra.

Espero que entenda que estou sendo sincero nesta reclamação, pois realmente admiro, e muito, teus comentários sobre TV.

Sobre o post que escreves, quero discordar quando falas que há um trabalho bem feito. Não há. E não precisa nem comparar com "as transmissões a que estamos acostumados" (=Globo).

As transmissões de natação são uma piada.

O Mauricio Torres explicando as regras do vôlei durante a transmissão, é uma piada.

A comentarista(?) Virna, com o nariz entupido, mais torcendo do lado de fora do que analisando o jogo.

Conseguiram estragar até o Álvaro José (que é um cara que entende pra caramba dos ditos esportes "não tradicionais"). O cara parecia uma gralha histérica narrando provas da natação. Parece que há uma instrução para "inflamar".

Uma gritaria insuportável em alguns momentos e cochichos em outros. Falaram meia hora do Diogo Silva (do Taekwondo), mostrando o cara errado! O Diogo era o do lado! Ok, eram os primeiros dias, mas são erros primários. E não dá pra esquecer que estes caras que estão lá, em sua grande maioria, não são iniciantes.

E o pior é que nem dá pra assistir em outro canal.

Quanto à narrações infelizes, queria encerrar falando sobre o Téo José, narrador da Bandeirantes na fatídica prova da Indy de ontem. Por favor! Os médicos correndo de um lado pro outro para atender os pilotos feridos, inclusive o que morreu, e o cara larga a pérola: "Ainda bem que estes carros não serão usados na próxima temporada. Serão todos carros novos."

Um abraço e desculpe pelos desabafos.

Wander disse...

Gabriel, faço coro em TUDO!!!!!! Isso pq vc nem citou os cortes pra maldita vila olimpica!

os posts ficam misturados com "Comparativos de Audiência" que duvido que alguém leia [2] (tive que frisar isso)

Alias, como uma emissora passa reprise de um jogo em plena epoca do Pan??? WTF?

Sem contar que a Record eh muito prepotente! Deus... eles nao conseguem passar 30 segundos sem citar o nome do proprio canal! Eh ridiculo!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira