domingo, 9 de outubro de 2011

O único erro de Malhação é o nome

Com novo formato, a nova temporada de Malhação vem sofrendo muita rejeição por parte do público. Com audiência girando entre os 15 e 18 pontos - já houve dias com média de 13 pontos, 07 abaixo da meta estabelecida pela emissora para o programa. Mas qual o motivo para tamanha rejeição a uma produção consagrada na TV brasileira?

Me parece simples a resposta. A Globo tentou apostar num novo formato, inovador e diferente de tudo que já havia se visto no universo adolescente na TV, mas por medo de rejeição, optou por manter o título consagrado de uma década de sucessos. E este é o único erro em toda a atual produção.

A série não é e nem tem nada de Malhação e, por conta disso, o público tradicional, acostumado aos dramas teens no formato antigo, de pronto rejeitou a nova proposta que, também por conta do título, não conseguiu agregar nova audiência, já que os fãs de outros estilos, mantém preconceito contra a produção e, sequer dá uma chance para a temporada, rejeitando de pronto.

O título que deveria servir como base para dar tranqulidade à produção, é justamente o que vem mais atrapalhando, pois não consegue manter o público tradicional nem agregar novos públicos. E o pior disso tudo é que esta produção é um grande acerto. Com um dos melhores roteiros já apresentados no horário, formato diferente, que chama a atenção e muito bem interligado, a proposta é muito interessante e, mesmo lidando com o sobrenatural, em nenhum momento ultrapassa o limite, ou seja, não se torna piegas ou sem verossimilhança.

Além disso, o elenco é um dos maiores acertos da história de Malhação. Os atores experientes são bons e não estão ali por estarem esquecidos do grande público, como quase sempre acontecia, e, por conta disso, eles vem dando o melhor e servindo de base para o elenco jovem que, por sua vez, não está decepcionando e conseguindo chamar a atenção. O maior exemplo disso é Bia Arantes que defende sua personagem Alexia de forma densa e muito bem aprofundada. A atriz é um talento e certamente terá vida longa na profissão, assim como outros da atual safra.

Malhação não é, nem de longe, o que o público se acostumou e por isso vem sendo rejeitada. Mas, quem está perdendo com isso é o próprio público, pois a produção é de muita qualidade e merece uma chance.

1 Quebraram tudo:

Mateus disse...

Pois é, essa malhação está bem melhor do que últimos anos!
Bom roteiro e história, sem aquela besteira de querer fazer consciência social e tudo virar um diálogo didático sobre como isso afeta não sei quantos brasileiros ou não sei o que, coisa que acontecia exageradamente nos últimos anos, especialmente o último escrito pelo ex competente Jacobina.

Exemplo seria da garota que perdeu a virgindade ou o rapaz que ficou paralítico, em outros anos, isso seria motivo para inúmeras aulas em forma de texto.

Mas é uma pena que o público não comprou a idéia e que provavelmente a velha forma de textos didático, adolescentes bobos, colégio que tem 4 professores apenas e especialmente vilãozinho caricato irá voltar em outras temporadas.

Eu tenho gostado, talvez o único erro seja os dois "paranormais" da trama, pois é chato todo capítulo ver aquele personagem com dor de cabeça e cara de dor. Ta na hora de trama avançar.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira