sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Morde e Assopra: uma caricatura de si própria

Desde que estreou, Morde e Assopra nunca foi unanimidade. O folhetim das 7, assinado por Walcyr Carrasco e que chega ao fim nesta sexta-feira enfrentou momentos de grande turbulência ao longo de seu voo nestes 178 capítulos exibidos até o momento. Na primeira parte, o autor não conseguiu gerar interesse por parte das tramas desenvolvidas e o que se viu foi grande rejeição. Com isso, por medo do fracasso, Walcyr apostou em fórmulas que já havia experimentado em outras obras, mudou completamente a sinopse original e conseguiu colocá-la no trilho certo para a audiência.

Porém, esta decisão lhe custou muito. A começar pela crítica que foi veemente e dura contra as mudanças. A bem da verdade é que, após apresentar uma sinopse em que, ao menos a estrutura era diferente de seus últimos trabalhos, o autor sucumbiu às pressões dos números de audiência e voltou a fazer o que sabe de melhor: requentar situações.

Agora, faltando apenas a exibição do último capítulo, ao se olhar para trás, tudo que se viu em Morde e Assopra foi uma caricatura de si própria. Uma novela que chegou com a tentativa de inovar ao apresentar o tradicional (dinossauros) e o modernos (robôs) e que, ao fim, somente apresentou o mesmo de sempre.  

Quem acompanha televisão com mais atenção sabe que Walcyr Carrasco é um expert em repetir-se - uns chamam isso de marca, eu prefiro chamar de preguiça - mas na atual produção ele bateu todos os recordes. Praticamente todas as cenas importantes eram "homenagens" a outras obras do próprio autor. Histórias repetidas, personagens repetidos, situações repetidas e - pasmem - até diálogos repetidos foram vistos o tempo todo.

Com isso, a trama chega ao fim sem dizer ao certo a que veio. A única trama que conseguiu repercutir foi a de Dulce (Cássia Kiss Magro) ainda assim muito mal desenvolvidas, mas que, ao que parece, com a morte da personagem, não terá um desfecho tão óbvio e preguiçoso. Porque, de resto, Morde e Assopra é apenas uma caricatura mal feita. É como se Walcyr Carrasco estivesse em uma terapia de regressão, reescrevendo suas próprias histórias. Uma pena.

2 Quebraram tudo:

Sérgio Santos disse...

Discordo de tudo.Não foi só a trama da Dulce que gerou repercussão.Os conflitos entre Salomé e Cleonice foram um sucesso, o julgamento da Naomi robô gerou um festival de elogios,principalmente pelos efeitos especiais vistos,Julia e Abner foi um casal de sucesso e tb gerou divisões de torcida se ela deveria ficar com ele ou Ícaro,Sargento Xavier foi um sucesso e Anderson Di Rizzi uma grata revelação,enfim...

É verdade que devido à rejeição inicial,o autor diminuiu as cenas inovadoras falando de robótica e dinossauros,mas aí a culpa já não é dele e sim do público que não gostou da novidade.Quem não alteraria a novela pela audiência?Deixar como estava pra ser um fiasco que ficaria lembrado negativamente em sua carreira?Claro que não.Porém,depois que a novela se estabilizou no ibope,ele foi voltando com os temas que sempre quis abordar.A paleontologia e a Naomi robô,juntamente do Zariguim foram tendo destaque de novo.

O sucesso da novela é mais do que merecido.

Wagner disse...

Sérgio o Sargento Xavier que se apaixonou por Elaine, um fugitivo da polícia que se travestiu de homem (Sete Pecados), Júlia, Abner e Ícaro (Sete Pecados/Chocolate com Pimenta). Dos exemplos que você citou só concordo com o julgamento, que além de atender a proposta original da novela foi bem feito.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira