sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Um Brinde à melhor novela das 9 desde A Favorita

Após mais de 184 capítulos, chega ao fim nesta sexta-feira, Insensato Coração. Texto e argumento de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, a produção entrou no ar sem grande badalação, porém com bastante expectativa, pois novamente Braga fazia uma dupla com uma das maiores atrizes do país, Glória Pires.

Expectativas à parte, o folhetim não empolgou num primeiro momento. Com a ideia de inovar, mantendo poucos personagens fixos e criando diversas participações especiais, a trama causou estranheza ao telespectador comum das telenovelas que, a princípio, rejeitou este tipo de inovação. Porém, a história central de Insensato Coração sempre chamou a atenção do público que viu, mês a mês a personalidade da grande protagonista da história, Norma (Glória Pires), ser formada pelo meio em que ele foi sendo inserida.

A história de Norma e Léo (Gabriel Braga Nunes) foi, sem dúvida alguma, uma das mais interessantes criadas nos últimos anos. Cheia de meandros, com personalidades sendo formadas, com todos os requintes que um novelão clássico necessitava, mas com calma, sem pressa e, com isso, ganhou o grande público numa das mais competentes atuações de Glória Pires e, certamente, no melhor trabalho de Gabriel Braga Nunes, impecável como vilão.

Mas Insensato Coração foi muito mais do que Norma e Léo. Histórias paralelas fortes que acabaram por deixar de lado a trama dos mocinhos, sem grande força na trama, deram o tom desta produção. Personagens como Natalie (Débora Secco), Carolina (Camila Pitanga), Cortez (Herson Capri), Vinícius (Thiago Martins) chamaram a atenção do telespectador ao longo destes meses de exibição. Com tantos personagens secundários fazendo sucesso é sinal claro que a obra não foi de uma história só, ao contrário, foi a típica novela com diversos núcleos se relacionando entre si, mas, principalmente com vida própria.

Independente do destino das personagens neste último capítulo que será exibido daqui poucas horas, Insensato Coração cumpriu bem seu objetivo. Estancou a queda de audiência das novelas globais que vinha desde o fim de Senhora do Destino, conseguindo superar a média geral não apenas de Passione, mas também de Viver a Vida. E muito mais do que números, a trama conseguiu dar novamente dignidade ao horário, tornando-se a melhor novela do horário desde A Favorita. Finalmente.

Já votou no 3º Troféu TVxTV? Vote agora

6 Quebraram tudo:

Nada disse...

Jamais, essa novela foi muito chata. Ainda bem que vai acabar hoje

Victor disse...

Concordo. Lógico que A Favorita é muito melhor, mas Insensato Coração foi muito melhor que Caminho das Índias, Viver a Vida e Passione.

Luiz Felipe Sampaio disse...

Insensato Coração foi Ótima se comparar as antecessoras Passione, Viver a Vida e Caminho das índias (que pra mim foi a mais ridícula, ela ainda fica atras de A Favorita porque Patricia Pilar ahazou. Mais mérito seja dado, Insensato Coração até agora pra mim foi Excelente!

RSP disse...

tudo bem q a novela foi melhor q viver a vida e passione. mascaminho das indias foi infinitamente + popular e gostosa de assistir.
carol foi uma das personagens fracassadas que todos torciam contra, ou achavam tão chata quanto os protagonistas.
tia nenem e jandira foram destaques ao lado de norma e léo. natalie teve destaque. débora revisitou a inesqucível darlene, de celebridade, essa sim novelão dos bons de gilberto braga.

Unknown disse...

Acho que diferente de muitas outras, Insensato Coração foi uma novela de detalhes; foram eles que deram todo esse brilho ao folhetim. Os diálogos, as interpretações incríveis (dos bons, logicamente), a forma como Norma foi desenvolvida, o cuidado da profunda relação que existia entre ela e Léo... E, sem dúvida, pudemos perceber o "Insensato Coração" permear por toda a novela. Glória Pires e Gabriel Braga Nunes foram magníficos; Insensato entrou para a minha lista de preferidas, ao lado de A Favorita. E Léo é um dos meus quatro vilões favoritos, junto com Flora, Nazaré e Laura. Minha opinião.

Lucas Mansur disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira