segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Fina Estampa da Expectativa


Estreará na próxima segunda, dia 22, Fina Estampa, nova novela do principal horário da Globo, o das nove. O folhetim é assinado por Aguinaldo Silva, autor que foi o responsável por Senhora do Destino, novela de maior audiência da década passada. Além disso, ainda poderemos ver o grande sonho - segundo ele mesmo disse - do novelista se concretizar: Lília Cabral e Christiane Torloni no mesmo trabalho. Lília será Griselda e Christiane, Tereza Cristina. Aquela, a heroína. Esta, a madame vilanizada.

O autor está bem animado com a sua obra. Já chegou a declarar que ele e toda sua equipe não querem nada menos que 50 pontos de audiência. Para isso, a novela terá que buscar ao máximo a identidade com o público. O "tema central": a ostentação do exterior, o fato de ninguém ser só o que parece ser. Aguinaldo disse que toda a sua trama é inspirada na sua leitura diária de jornais, revistas, etc. Se, em Duas Caras, o autor viajou um pouco e fugiu de sua proposta - ele mesmo admitiu os erros, nesta não será assim. Pelo menos não é o que parece.

Teremos histórias próximas, muito próximas da nossa realidade. Tão próximas, que parecem até clichês. Mas não. Será apenas um novelão tradicional. Teremos uma mulher que apanha do marido e que não consegue segurar a filha, que só quer saber de 'farrear'. Uma mulher que abandonou o seu próprio filho com o pai. Um marido que sumiu misteriosamente e abandonou a mulher e os filhos. Um filho que tem vergonha da mãe. Uma mãe que faz tudo pelos filhos. Uma madame chiliquenta e mimada. Um gay afetado que faria tudo pela sua patroa perua. Enfim. De tudo um pouco.

À primeira vista, parece que a novela tem grandes chances de criar uma identidade bacana com o público e se aproximar dele. Será uma obra mais leve, depois de meses pesados de Insensato Coração. Será uma novela que não contará com o Quem Matou?, que Aguinaldo - em entrevista à Veja Rio - disse odiar, mas que contará com mistérios tão intrigantes quanto (Qual o segredo de Tereza Cristina? Por que Pereirinha abandonou Griselda com os filhos?). Será, ao que parece, uma obra para amar ou odiar, sem meio termo. Ou você gosta dela e acompanha até o fim, ou não gosta e não insiste. Pronto.

No que tange ao elenco, podemos esperar boas surpresas. Apesar de algumas dificuldades enfrentadas na escalação (essa história de 'reserva de atores' dificultou bastante o processo), a novela fechou com um elenco de primeira grandeza. Lília deve brilhar na pele de Griselda, isso é uma coisa quase incontestável. Nos bastidores, o que mais se comenta é que Christiane está roubando a cena como Tereza Cristina, e Marcelo Serrado - mais um dos atores a regressar à Globo depois de um tempo na Record - parece estar impagável na pele do afetado Crô. Alexandre Nero - se mantiver a qualidade de atuação apresentada em Escrito nas Estrelas - também pode surpreender. E sua esposa na trama, que será interpretada pela sempre excelente Dira Pares, promete da mesma forma.

Os cenários parecem bem caprichados, bem como a direção. Porém, nesse quesito mais do que em qualquer outro, as chamadas e fotos promocionais podem nos enganar. Entretanto, desde agora, devo dizer que, pelo que parece, a cidade cenográfica que simulará um pedaço da Barra da Tijuca foi muito bem feita e caracterizada. A mansão que escolheram pra ser o lar de Tereza Cristina e sua família também me deixou boquiaberto de tão linda. 

Será que Aguinaldo reencontrará o tom - perdido em Duas Caras, na opinião da maioria - de se fazer uma novela que prenda o público e faça com que ele se identifique com a trama? Será que veremos Christiane Torloni no melhor papel de sua carreira? O que Lília Cabral e sua Griselda reservam para nós? E o mistérios, hein? Qual é o segredo de Tereza Cristina? O que fez com que Pereirinha fugisse e abandonasse sua família? Provavelmente, teremos essas respostas todas dentro de alguns meses - mais precisamente, quando a novela estiver se encerrando. Entretanto, na segunda-feira, já começaremos a obter algumas repostas. No momento, vamos aguardar.

Por João Paulo Belmok Napoleão

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira