segunda-feira, 11 de julho de 2011

Insensato Coração vira o jogo

Desde que estreou, Insensato Coração - a novela das 9 da Rede Globo - sofreu uma série infindável de críticas, inclusive deste espaço, principalmente por tentar inovar o formato de telenovelas e não conseguir acertar o tom. Foram críticas das mais variadas passando por todos os temas possíveis e explorando praticamente todos os aspectos dramatúrgicos da novela.

Atualmente, com 150 capítulos exibidos, a história é bem diferente. Ainda que os primeiros 100 tenham sido absolutamente irregulares, a segunda metade do folhetim encorpou e passou a fazer bastante sentido. Mesmo que hajam críticas severas ao início nebuloso de Insensato Coração, no momento, é muito mais fácil compreender as situações apresentadas até então e que, quando foi ao ar, soavam estranhas e sem muita necessidade.

Chegou um momento do folhetim em que todos os núcleos se tornaram fundamental para embasar a trama e, muito mais do que isso, nenhum personagem ficou solto em meio a teia de acontecimentos da história. Tudo passou a fazer muito sentido e cada cena que vai ao ar mostra uma faceta importante deste produto que, de uma hora para outra, conquistou o telespectador brasileiro.

Os números de audiência apenas refletem o acerto de tom da novela - Insensato Coração já tem audiência parcial superior a de suas antecessoras. A bem da verdade é que muito mais do que se recuperar nos números, o folhetim se recuperou na qualidade e vem conseguindo finalmente empolgar. Desde A Favorita o brasileiro não vê tamanha repercussão de uma novela das 9, o que prova que Gilberto Braga e Ricardo Linhares tinham uma dose de razão ao construir sua história na forma como foi feita. Insensato Coração virou o jogo, contra os números e contra os críticos.

4 Quebraram tudo:

FABIO DIAS disse...

Concordo com cada letra, e pra mim é a novela do ano! Cordel é boa, mas não supera IC!

Abs

Carla Pereira disse...

Concordo com tudo,Insensato esta realmente imperdível dá gosto de ver,tudo se encaixa e a Glória Pires e o Gabriel Braga Nunes estão arrasando!

Anônimo disse...

Acho que em termos de repercussão, realmente, a atual novela se compara a "A favorita". Se a novela fosse programada para "apenas" 150 capítulos, com certeza o público teria se envolvido antes e a novela teria quem sabe até mais audiência.
Lucas - www.portalcascudeando.blog.com

m.stedile disse...

Os autores fizeram as escolhas certas em Insensato Coração. Insistiram na construção lenta do personagem de Gloria Pires, que agora comanda a novela. Desenvolveram bons personagens coadjuvantes, como os personagens de Herson Capri, Deborah Evelyin, José de Abreu e da grande atriz Ana Lucia Torre. Os autores também não insistiram naquela velha historia do casal apaixonado que não se une nunca, no amor impossivel e etc...

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira