sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ctrl C + Ctrl V

Com maior audiência desde a estreia, o capítulo de ontem de Insensato Coração contou com um pequeno acerto de contas entre os dois principais adversários da trama. Pedro (Eriberto Leão), munido de provas contra seu irmão, Léo (Gabriel Braga Nunes), decide jogar limpo e ter uma conversa definitiva. Na cena em questão, Léo abre o jogo, mostra sua verdadeira face e conta com riqueza de detalhes tudo que fez contra o irmão, sempre justificando que "babaca merece ser enganado".

Sem dúvida essa era uma das cenas mais esperadas dessas últimas semanas no folhetim. E, com certeza, o telespectador mais desatento elogiou bastante o ritmo conduzido pelo autor, os diálogos cheios de nuances, a máscara de Léo caindo e ele dono de si, afinal, estava rico, casado com a mulher do irmão e recebendo um prêmio, ou seja, admirado. De fato, todos estes ingredientes são excelentes para produzir uma cena de qualidade. Tanto são que já produziu.

Gilberto Braga no auge de sua preguiça para produzir uma seqüência minimamente nova ou simplesmente por não ter mais a criatividade de outros tempos, lançou mão da tática do bom e velho Ctrl c + Ctrl v. Toda a seqüência que culminou com a briga de Pedro e Léo foi idêntica a seqüência de sua novela anterior, Celebridade. Lá, assim como aqui, a vilã era dona de si, estava recebendo um prêmio e começando a mostrar sua verdadeira face para outros personagens. Laura (Cláudia Abreu) não esperava que uma arapuca estava sendo armada para ela, exatamente como ocorreu ontem. E onde foi a cena em que a vilã tem uma conversa franca com a mocinha Maria Clara (Malu Mader) usando os mesmos adjetivos? Num banheiro. Houve briga? Claro que houve.

O script do capítulo de Insensato Coração sem nenhuma sombra de dúvida foi o mesmo utilizado no capítulo em questão de Celebridade. Mudaram os personagens, alguns pequenos detalhes, mas a estrutura da seqüência foi a mesma, assim como os diálogos foram incrivelmente parecidos. O diferencial é que lá, Maria Clara deu, de fato, uma lição em Laura, uma surra, e em Insensato Coração, a briga foi mais igualitária.

A cena que foi ao ar ontem, apesar de bem estrutura e conduzida, foi vergonhosa e um clássico exemplo da crise de criatividade que os novelistas tradicionais vem sofrendo. Gilberto Braga, Sílvio de Abreu, Manoel Carlos, Walcyr Carrasco, Glória Perez, todos estes, sem exceção, vem produzindo nos últimos anos uma espécie de remake agrupado de tudo que já produziram. Chegou a hora da Globo pensar se, a salvação do horário das 21 horas, não seja modificar seu casting de novelistas porque, ao que parece, a falta de criatividade chegou ao fundo do poço na noite de ontem.

Compare as cenas nos vídeos abaixo:

Celebridade

Insensato Coração - Parte 1 


Insensato Coração - Parte 2

1 Quebraram tudo:

Clau disse...

concordo plenamente contigo também tive a impressão de já ter visto aquela cena antes só não lembrava onde.
Aliás, as novelas tem nos passado essa impressão, de que já vimos tudo.
Acho que está na hora de Duca Rachid e Thelma Guedes assumirem o horário das 21h e João Emanuel Carneiro voltar pra ontem!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira