segunda-feira, 20 de junho de 2011

Com Datena, Record se torna emissora nanica

O mundo da TV brasileira ficou agitado na última semana quando os principais veículos de comunicação confirmaram o boato que vinha circulando já há algum tempo. O jornalista, precursor e principal apresentador do jornalismo-cão, José Luis Datena, rescindiu seu contrato com a TV Bandeirantes e, após anos de um casamento feliz, trocou a emissora pela Rede Record, aliás, sua casa anterior que ele havia saído brigado e com muitas desavenças.

Independente de Datena vir dando mostras nos últimos anos de não ter a hombridade necessária para manter sua palavra e dado um claro exemplo de que, no mundo capitalista, quem manda não é o caráter, é o dinheiro, a análise deste texto não se trata disso, afinal, ele é adulto e tem consciência de seus próprios atos. Certamente sabe o que é melhor para si e para sua (falta de) credibilidade jornalística.

Com a contratação de Datena, a Record dá um passo importante rumo ao retrocesso. Após afirmar categoricamente em 2005 que iria assumir a liderança de audiência no país e reformular toda a sua grade que, segundo a direção da casa, não tinha o perfil para uma emissora que buscava a liderança e inovação, a Rede se perdeu no meio do caminho. Sem identidade própria, a Record completou 05 anos deste desafio no pior momento desde que iniciou os investimentos.

Agora, com a volta de Datena e seu Cidade Alerta - o programa reestreia nesta segunda-feira -a emissora praticamente carimba junto à sua marca a frase: "Emissora Nanica". Ao retomar o jornalismo-cão, a apelação e a espetacularização da tragédia, a Rede Record assume para si que é desta forma que ela pretende brigar por migalhas de audiência que caem da farta mesa Global, ou seja, exatamente o que todas as nanicas fazem.

Indepdente do sucesso em números que o programa pode vir a ter - e eu duvido que tenha - este tipo de produção atualmente não ajuda em nada. Não agrega credibilidade, não agrega fidelização de público e não agrega patrocinadores. Este é o mais novo exemplo do quão perdida está a direção da Record na briga pela audiência. Transformando-se em nanica com a contratação de Datena, a emissora implicitamente implora ao SBT: "assuma a vice-liderança".

2 Quebraram tudo:

Marlon Kraupp disse...

Depois do datena ter tacado o pau na record, e agora estar lambendo o saco dos diretores.. eu não tenho mais nem o que falar.

Tomara que esse programa não saia das casa dos 5 pontos... embora eu ache que vá dar boa audiencia com o tempo.

Léo disse...

Faço minhas, suas palavras.

E o pior é que esse tipo de ~~jornalismo~~ assolou a televisão baiana, e a Record (TV Itapoã), SBT (TV Aratu) e até a própria Band (que eu não lembro a filial daqui) entopem o horário de almoço com uma programação literalmente podre. Canso de ouvir na casa dos vizinhos o som de cirenes e palavras soltas como 'morte', 'violência', que infelizmente eu ja sei que a imagem mostrada é 'perseguição de bandidos', 'assassinato em tal lugar' e por aí vai descendo ao mais nojento nível que se pode imaginar.

Mas sem dúvida, a parte mais terrível disso que falei, é o endeusamento que os apresentadores desse tipo de programa ganham do público. É REALMENTE ridículo. Nojento. Enfim, eu não duvido que o Datena receba o mesmo tipo de tratamento.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira