quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Desgaste de CSI aponta falta de tato da Record

Há dois anos o SBT teve a idéia de transformar suas séries numa espécie de novela das 9 e passou a exibir no horário, diariamente, Sobrenatural. A ideia deu tão certo - a emissora conquistou altos picos com o produto e se transformou em vice-líder - que foi copiada pela concorrente Rede Record sem o menor pudor. A emissora da Barra Funda mudou sua programação noturna e colocou no principal horário a consagrada série americana CSI e deu resultados.

Desde então ela é vice-líder sem grandes dificuldades e, em muitos momentos foi um tormento para a Rede Globo que no horário exibe suas principais novelas. Viver a Vida e Passione sofreram bastante tendo alguns pontos roubados por CSI que chegou a conquistar impressionantes 17 pontos de pico. Porém, como se sabe, a Globo que tem tradição em teledramaturgia muda seus produtos constantemente, mesmo mantendo o horário, pois as novelas chegam ao fim e, por isso, consegue sempre o interesse do telespectador graças a outras histórias e outros personagens.

CSI conta com mais de 10 temporadas e a Record ainda transmite inúmeras reprises. Graças a essa completa falta de tato e estratégia, a emissora conseguiu destruir com as próprias mãos a melhor arma que tinha. A série serviu por dois anos como ponto de equilíbrio da grade noturna, pois ela preparava - e muito bem - a audiência para a novela que viria a seguir. Isso não vem acontecendo já há algum tempo.

Com a mudança na programação do SBT e a coragem de recolocar o Programa do Ratinho neste horário, a emissora conseguiu reequilibrar a disputa contra a concorrência, mas isso se deve também ao desgaste de CSI que não atrai mais a audiência simplesmente porque o telespectador enjoou de passar dois anos diariamente assistindo aos mesmos personagens. Isso é um processo natural do brasileiro, acostumado às novelas e não ao formato de séries.

CSI vem perdendo audiência, na Globo, Insensato Coração não para de subir - já ultrapassou Passione na média parcial - e no SBT não são raras as vezes que o Programa do Ratinho empata ou até vence. Isso tudo faz com que a série entrega em baixa para Vidas em Jogo que também não apresenta capacidade de elevar a audiência e, por isso, a emissora não consegue crescer. A própria direção travou o crescimento. Uma pena

3 Quebraram tudo:

Gabriel Borba disse...

Muito bem dito Daniel
Realmente CSI está perdendo espaço.
Não sei por que não fizeram um revezamento nas séries, se é que não queriam passar episódios inéditos.
Na verdade acho que até ensaiaram isso, pois colocaram CSI: Miami uns dias no horário, mas depois voltou o original.
É uma pena, pois a série é muito boa, mas o telespectador fica perdido.
Falando em séries e telespectador perdido, tu não achas que já está na hora de as emissoras abertas adotarem um procedimento de identificação da série, mostrando qual temporada e episódio está passando, como há nos canais pagos?
Um abraço.

Jose disse...

Não é que os brasileiros não estão acostumados a passar dois anos vendo as mesmas caras. Nos EUA as séries são semanais, então eles também não vêem as mesmas caras todos os dias por anos.

marcinha disse...

Marcia : Não concordo afinal acho CSI uma minissérie fora do comum, simplesmente maravilhosa muito criativa e relata muitas coisa do dia a dia ate mesmos dos Brasileiros é fantástico ver o conjunto trabalhando em prol dos direitos dos do cidadão e não deixando o crime em pune quem dera a Justiça agisse desta amaneira é claro que não em todos os casos mas numa grande maioria as coisas com certeza seriam diferentes.
Acho e peço a Rede Record que continue a apresentar esta maravilha de minissérie CSI - simplesmente de mais!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira