segunda-feira, 30 de maio de 2011

Novo SBT Brasil saiu de um circo... de horrores

Estreou nesta segunda-feira o novo formato do SBT Brasil, principal telejornal da emissora do Anhanguera que foi totalmente reformulado na tentativa de angariar maior audiência. Havia expectativa em torno da estreia do programa, afinal, a direção fez questão divulgar amplamente nos mais variados formatos de veículos de comunicação. Mas, bastou cinco minutos de atração para se perceber que aquilo não é, nem se parece com jornalismo de verdade.

Já nos primeiro minutos o primeiro problema foi facilmente identificado. A chamada levou tanto tempo que mais parecia um bloco inteiro apenas com divulgação das notícias do dia. Tudo muito exagerado e sem a menor necessidade. Aparentemente os editores da chamada não conhecem o conceito de lead em Jornalismo. Ainda nas chamadas foi possível perceber o segundo, e ainda mais grave, problema. Joseval Peixoto, mesmo com anos de bagagem e ser respeitado como profissional, tem um grave problema de dicção. Além de "falar para dentro" o que dificulta bastante a compreensão do telespectador, o jornalista pronuncia palavras de forma equivocada, no melhor estilo caipiria. Palavras como repórter e trabalho, magicamente se transformaram em "repórti" e "trabai".

Ambos os problemas acima citados têm solução que nem são tão complexas. Porém, o maior problema do SBT Brasil é a intenção de brincar. O jeito Tiago Leifert de se fazer televisão foi amplamente experimentado nesta estreia mas, ao contrário do Globo Esporte onde tudo isso dá certo, não funcionou. Charges que ultrapassam o limite do constrangimento, reportagens sem a menor importância e que não eram factuais foram exibidas numa lentidão e detalhismo que lembrava programas matutinos da TV aberta.

Em meio ao caos surgiu uma luz. Rachel Sheherazade mostrou-se tranquila na bancada do jornal e conseguiu conduzí-lo muito bem. Sem estardalhaço, deu sua opinião de forma contundente, mas com a suavidade que dela se esperava. Se houve um destaque positivo desta estreia do novo SBT Brasil, trata-se de Rachel Sheherazade porque o resto foi apenas uma tentativa de circo. Que virou circo dos horrores.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira