terça-feira, 17 de maio de 2011

Cordel Encantado parando o Brasil

Primeiro beijo entre o Príncipe e a Princesa no folhetim.
Muito antes de estrear, quando os primeiros comentários começaram a eclodir na mídia, tanto especialistas quanto fãs da teledramaturgia já começaram a elogiar a ousadia de Duca Rachid e Thelma Guedes por pensar numa novela no estilo de Cordel Encantado. Porém, ao mesmo tempo em que se crescia a expectativa também se crescia a preocupação, principalmente porque nos últimos anos, todas as tentativas de ousadia em folhetins fracassaram na audiência.

Para a crítica a opinião era quase unânime, Cordel Encantado seria uma novela especial, em se tratando de qualidade, mas corria grande risco de fracassar na audiência o que, certamente, seria um empecilho para novos projetos ousados na teledramaturgia nacional. Parte desta "profecia" aconteceu e a outra metade está se tornando equivocado. De fato, a trama das 6 é campeã de críticas positivas em todos os veículos de comunicação por todo o país. 

Porém, ao contrário do que muitos temiam, a novela não está e nem tem tendência de fracassar na audiência. Após um começo apenas tímido - as 03 primeiras semanas marcaram média de 23 pontos, 02 abaixo da meta para o horário - Cordel e sua qualidade provou a tese de que a melhor propaganda é o boca a boca. De tanto as pessoas falarem bem da novela ela foi ganhando público e caiu no gosto popular. Com 30 capítulos exibidos, o folhetim já chegou a 24 pontos de média e vem apresentando números expressivos para o horário, mostrando sinal de crescimento na Grande São Paulo - principal praça de medição de audiência. 

Na última semana, a novela fechou com média semanal de 25 pontos, algo raro para uma trama logo no começo. Bateu recorde com audiência de 28 pontos e caiu no gosto popular. Ontem, segundo a prévia, a novela registrou média de 27 pontos e a tendência de crescimento continua. E não apenas em São Paulo. Em todas as praças de audiência em tempo real, Cordel Encantado está bem acima da meta de 25 pontos e, na maioria delas, com média superior à novela das 7, Morde e Assopra.

Isso é apenas prova de que não é necessário criar tramas superficiais e sem ousadia porque o público rejeita. Cordel Encantado está calando a boca de quem diz que o público não quer novidade e gosta de mais do mesmo. O público gosta é de qualidade, ao menos, quase sempre.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira