quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cordel Encantado já tem uma marca: um capítulo melhor que o outro

Por pura curiosidade, desde a estreia de Cordel Encantado, novela das 6 da Rede Globo com assinatura de Duca Rachid e Thelma Guedes, decidi fazer notações sobre os capítulos. A trama, em 26 capítulos exibidos até o momento, conseguiu um feito raro - senão inédito - entre as telenovelas brasileiras: o fato de um capítulo quase sempre superar o anterior.

É quase como um círculo vicioso. Se o folhetim global surpreende a todos por sua qualidade em todas as áreas - todas mesmo, não há um campo dramatúrgico em que Cordel Encantado não se destaque positivamente como há muito tempo não se via - ele consegue ainda surpreender especificamente pela qualidade do roteiro que, a cada novo capítulo traz uma gama de surpresas e novos enredos que mantém todos os núcleos com fôlego como se fosse a primeira, ou a última, semana de exibição.

Em uma análise um tanto quanto subjetiva, dos 26 capítulos exibidos até o momento, em pelo menos 17 situações diferentes a trama apresentou "o melhor capítulo", logo superado pelo seguinte. Isso é um fato tão raro na teledramaturgia nacional que sequer me lembro de uma situação semelhante. A dupla de autoras já havia mostrado sua marca em Cama de Gato, ou seja, não permitir em nenhuma hipóttese a conhecida "barriga" das telenovelas. 

Até o momento esta marca vem aparecendo ainda com mais ênfase em Cordel Encantado. Muitos podem questionar afirmando que são apenas 26 capítulos exibidos, porém, para um folhetim com pouco mais de 130 capítulos previstos, significa dizer que já foi exibido quase que o 1º quarto inteiro da novela e houve tantas situações diferentes que, em uma novela lenta, seria suficiente uns 200 capítulos para contar as mesmas histórias.

Pode parecer repetitivo elogiar tanto o produto, mas ainda que já tenhamos nos acostumado com a absurda qualidade da novela, não se pode esquecer nem deixar passar, por um momento que seja, que algo assim na TV brasileira é muito raro e, por conta disso, é necessário que, a cada novo ponto observado, Cordel Encantado volte ao centro dos debates.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira