quinta-feira, 21 de abril de 2011

O que acontece com a Teledramaturgia no Brasil?

Senhora do Destino teve média geral de 50 pontos
Roque Santeiro chegou a ser assistida por 100% das pessoas que estavam com a TV ligada em seu último capítulo. A Rede Globo coleciona ao longo de sua história uma quantidade impressionante de sucessos de audiência. Apenas na última década, já com o novo método de medição aferido pelo Ibope, são sucessos como Senhora do Destino, América e Belíssima.

A Rede Record na mesma década viu sua produção de teledramaturgia crescer vertiginosamente, com produções que chegaram, em determinados momentos, a incomodar a Rede Globo nos horários menos prováveis, como Prova de Amor que chegou a roubar a liderança em alguns momentos contra o Jornal Nacional, um feito e tanto.

Se o SBT viu sua repercussão ir desaparecendo em teledramaturgia na última década, isso se deveu a sua falta de investimento na área, ao contrário dos anos 90, quando a emissora produziu ou levou ao ar grandes obras, como Pérola Negra, Éramos Seis, que conseguiram boas audiência. Mas foi na parceria com a Televisa seu maior momento com Maria do Bairro e A Usurpadora que brigaram pela liderança.

Ocorre que, atualmente, as 03 maiores emissoras do Brasil simplesmente não conseguem sucesso algum com as novelas. Na Globo, as novelas das 9 (antigamente das 8) não chegam nem perto da média de 40 pontos que a emissora espera, a última a conseguir isso foi A Favorita. O horário das 7 também sofre constantes problemas com um ou outro sucesso, como foi o caso de Caras e Bocas e Tititi. Já o horário das 6, apesar de estar mais equilibrados, também não consegue que todas as suas tramas fecha dentro da média exigida.

Na Record, Ribeirão do Tempo sai de cena com a média muito aquém dos 14 pontos exigidos pela emissora para o horário. Rebelde reabriu o segundo horário de novelas, mas está muito longe da meta e não parece demonstrar força para crescimento. E no SBT, Amor e Revolução que teve uma divulgação pesada, vem registrando apenas o 4º lugar de audiência com 05 pontos, metade da média que dela se espera.

Será que o telespectador não gosta mais de folhetins? Não acredito, principalmente pelo fato de que, quando surge uma boa novela de fato, ela consegue arrebatar boa audiência. Insensato Coração vê seus números subirem vertiginosamente quando a trama ganha em agilidade, Cordel Encantado já vem apresentando audiência com destaque em sua segunda semana.

Algo que precisa ser discutido é, não apenas a impressionante queda de audiência das telenovelas brasileiras nos últimos anos, mas o tamanho das produções. Raras são as tramas que ficam menos de 07 meses no ar e, com a vida moderna tão corrida, é inviável, senão impossível, acompanhar uma produção diária por tanto tempo. Talvez isso afugente o telespectador.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira