segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cordel Encantado é quase, mas não é perfeita

Desde que estreou, Cordel Encantado, a nova novela das 6 vem recebendo críticas positivas de todos os especialistas e também de boa parte dos telespectadores fãs de telenovelas no país. A quantidade imensa de elogios a cada detalhe da produção assinada por Duca Rachid e Thelma Guedes surpreende, pois vem atingindo uma escala sem precedentes no meio artístico.

Todos os elogios são, de fato, por puro merecimento. Este espaço já tratou aqui do tema e compartilha da opinião da maioria de que a trama é uma das melhores produções dos últimos anos - senão a melhor - e impressiona pela qualidade nos mais diversos detalhes. Ainda assim, é preciso cuidado ao se analisar, pois, com tantos elogios, o leitor pode ter a falsa impressão de que está diante de uma obra perfeita. Não está.

O folhetim, apesar de tudo, apresenta alguns pontos que podem ser melhorados. Nada que ofusque o brilho do que se vê no ar ou que a impeça de ser a melhor telenovela já exibida no horário das 6. Um exemplo disso se percebe em alguns pontos baixos do elenco. Muito bem escalado, o corpo de atores vem recebendo muitos elogios, mas nem todos acertaram o tom como a maioria. É o caso de Luis Fernando Guimarães que, longe da novelas há mais de uma década, vem sofrendo para conseguir dar vida a seu personagem. O mesmo acontece com Maurício Destri, aparentemente muito aquém das exigências dramáticas de seu Inácio.

Outro ponto que pode acrescentar ao folhetim é a iluminação das cenas noturnas. Como trata-se de uma obra clássica, não há iluminação elétrica nas noites de Brogodó e, a forma de se filmar, com 24 quadros, deixa, por algumas vezes, a imagem escura e que atrapalha um pouco a visão do telespectador. Não chega a ser ruim, mas pode incomodar.

O principal ponto, porém, é o ritmo. Duca Rachid e Thelma Guedes vem mostrando sua marca. Cama de Gato já havia apresentado um ritmo frenético de acontecimentos que deixava o telespectador sem fôlego. Isso foi, inclusive motivo de elogios. Em Cordel Encantado isso se repete. As histórias vem acontecendo numa velocidade que impressiona. Não há cenas desnecessárias, não há barriga, tudo ali é muito importante para o desenvolvimento da trama. Porém, as coisas estão mudando rápido demais.

Cordel Encantado é um conto de fadas, não um folhetim de ação. A história poderia, certamente, ser contada num ritmo mais tranquilo, ameno, sem mudanças tão bruscas. Isso não é um problema, não é algo que incomoda ou atrapalha o desenrolar da sinopse, mas, por tratar-se de um conto de fadas, às vezes, tem-se a impressão de que não é velocidade, é pressa ao contar a história.

A telenovela segue sendo a grata surpresa e caminha a passos largos para se tornar a melhor produção já vista na história da Rede Globo no horário das 6 da tarde. Porém, não chega a perfeição, apesar de estar muito próxima disso, há pontos a serem melhorados.

1 Quebraram tudo:

pauloasjunior disse...

Já eu acho só uma coisinha errada aí no texto. As cenas são claras demais! Desde quando umas belas iluminam daquele tanto! Completamente irrealista e distrativo.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira