sábado, 13 de novembro de 2010

As 10 Melhores Frases de Flora

Começamos hoje uma nova modalidade nas nossas Listas de Melhores e nada como começar com nossa vilã mais pérfida e preferida, certo? Sempre quis fazer esta lista, mas nunca encontrei o momento oportuno, pois bem, agora chegou este momento. Vamos ver as 10 Melhores Frases de Flora, a vilã de A Favorita:

10 - Desculpa amiga, nada pessoal

Depois que Dodi não conseguiu cumprir sua ordem e matar Maíra, Flora faz o que deveria ser feito. Se veste de enfermeira, invade a UTI e calmamente desliga os aparelhos que mantém a jornalista viva. Depois disso, olha com extrema lamentação para a moça morta no leito e solta a frase que entrou para a história da novela, mostrando sua completa falta de humanidade.

9 - Vamos combinar que ela é uma anta histórica. Eu mato o filho dela, mato o marido dela, roubo a empresa dela e ela ainda confia em mim.

Tudo bem que a cena acabou sendo um pouco clichê, já que Irene ouviu tudo escondida, típico de novela. Mas a forma como Flora se divertia zombando da avó de Lara foi sensacional. Voltando da empresa, rica, e já tendo roubado tudo, ela solta esta frase para Silveirinha lembrando como fez tudo contra a família e Irene continuava a confiar nela

8 - Que velha safada. Traindo o Gonçalo com aquele velho caquético.

Novamente Flora falando de Irene, por quem ela certamente tinha um "carinho" especial. A mulher confiou nela e contou que estava envolvida com Copola, já que vinha decepcionada com tudo que seu marido Gonçalo fazia. Além de contar o segredo de Irene para seu fiel escudeiro Silveirinha, Flora ainda zomba dos dois utilizando termos geniais.

7 - Garota frouxa.

Numa cena tensa, Flora provoca Lara até que a moça atira na própria mãe. Mesmo depois de atingida, a vilã continua mandando a filha atirar, pois é uma assassina como ela. Lara resiste e não atira e, após Silveirinha dizer que o jogo acabou e ela estava derrotada, com dor, sangrando, no chão e derrotada, Flora ainda encontrou forças para soltar essa frase.

6 - Silveirinha, agora você faz parte do Grupo das Carmelitas descalças?

Depois que todos descobriram seus crimes, a vilã ainda fugiu e, no dia da festa de casamento entre Donatela e Zé Bob, ela invade a festa, disfarçada de garçonete. Silveirinha a encontra, e no meio do embate, ele pede para ela parar com isso, que se arrependa. Com o mesmo tom zombeteiro que marcou boa parte da novela, Flora diz essa frase que levou os telespectadores às gargalhadas, mesmo com a tensão da cena em que ela tenta matar o ex-amigo.

5 - Dodi, Dodi, é impressionante como você está sempre errado. Até quando você quer acertar, você erra.

Outra frase genial. Depois que Dodi tenta chantagear Flora e sequestrar Donatela para arrancar dinheiro de ambas, eles ficam frente a frente de armas apontadas um para o outro. E a vilã, como sempre, começa a se divertir do nervosismo dele, mostrando uma impressionante confiança e desestruturando o vilão. O resultado? Ela o mata sem piedade.

4 - Você não consegue. Porque você não é uma assassina como eu.

A frase que mostrou ao país quem era a assassina de Marcelo. Até então, a dúvida pairava no ar e no capítulo 56, após Donatela sequestrar Flora jurando matá-la, as duas ficam frente a frente e Flora manda Donatela atirar. Coloca a arma em seu próprio peito e ordena que a inimiga atire. Em seguida, diz essa frase para terminar o bloco da novela e deixar todos os telespectadores completamente boquiabertos.

3 - Não tem problema. Depois você psicografa.

No último capítulo também tivemos muitas frases divertidas. Flora já havia atirado em Zé Bob e planejava matar Donatela. Ela fez um discurso sensacional, com frases: "Viu como eu sou boazinha?" ou "Você deveria saber que não existe vitória contra mim". Após isso, ela se despede, Donatela diz que elas precisam conversar, Flora afirma que já disse tudo e a mocinha diz que ela não, é neste momento que Flora sorri, aponta a arma e solta mais uma pérola para sua coleção.

2 - Que bonitinho, a Chapéuzinho-Vermelho veio proteger a Vovó do Lobo-mau.

Talvez a frase mais divertida e sem tensão da novela toda. Flora vai a missa em homenagem a Gonçalo sem saber que Irene já sabe quem ela é. Ela e Irene travam uma sensacional batalha de palavras e Flora mostra toda sua desumanidade. É aí que Lara chega e já vai para cima da mãe, mostrando seu ódio e seu senso de proteção a avó. Flora não perde a chance, cai na risada e solta essa metáfora que, certamente, fez todos que assistiam ao capítulo darem risada.

1 - Gente velha é um perigo, morre por qualquer coisinha.

A frase mais emblemática da vida de Flora Pereira da Silva. Se existe uma vilã pérfida, porém criativa, este alguém foi Flora. Ela armou toda uma situação teatral que fugia do estilo televisivo, muito mais para o cinema, apenas a fim de matar Gonçalo e preservar seus crimes. Torturou o homem enquanto pôde e, quando ele sofre um enfarte e cai morto. Ela, vestida de branco e com sangue no rosto e no vestido, deita-se perto dela e diz essa frase genial para, depois, cair ao lado do corpo e começar a gargalhar enlouquecidamente.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Passione comete muitos erros

É injusto afirmar que Passione é uma novela ruim. Não é. A trama de Sílvio de Abreu é infinitamente superior às suas antecessoras - Viver a Vida e Caminho das Índias - mas ainda assim é, de longe, a pior novela do novelista, um dos mais consagrados e badalados do país. Tudo porque há inúmeros equívocos que atrapalham o bom andamento do folhetim.

Um dos principais problemas da novela poderia ser chamado de "esquisofrenia em grande escala". É impressionante como, em tão pouco tempo, personagens tiveram suas características, personalidades e caráter completamente modificados. No início, a principal vilã era Clara (Mariana Ximenez), hoje, a moça é tida como a mocinha sofredora que batalha para conseguir a guarda da irmã. Melina (Mayana Moura) que já foi tida pelo público como a preferida para fazer par romântico com Mauro (Rodrigo Lombardi), agora se transformou numa típica vilã de armações, cinismo e frases de efeito contra a verdadeira mocinha, Diana (Carolina Dieckman).

A família Gouveia que já era estranha por natureza, agora ficou pior. O filho vilão e capaz de matar o pai, como a própria família suspeitava, Saulo (Werner Schunemann) foi assassinado. A filha mais próxima e carinhosa, Melina, casou-se com o principal vilão, Fred (Reynaldo Gianecchinni) e, o filho mais problemático, Gérson (Marcelo Antony) é hoje o mais normal, inclusive sem olhar seu "segredo" no computador há muitos capítulos.

Que trama resiste a tamanhas mudanças de personalidade de seu núcleo principal? Como se não bastasse a isso, Sílvio de Abreu ambiente Passione em São Paulo tratando a metrópole como uma vila de mil habitantes. Veja. Estela (Maitê Proença) se envolveu com Agnelo (Daniel de Oliveira) que se envolveu com Lorena (Tammy di Calafiori). Por coincidência, Agnelo é filho de Totó (Tony Ramos) que é filho de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) que é sogra de Estela. Ou seja, além de, numa cidade como São Paulo, Agnelo, sem querer, se envolver com mãe e filha, ele se envolveu com a prima e a "tia". Surpreso? Tem mais. Fátima (Bianca Bin) namora Sinval (Kayky Brito), um dos Gouveia, e ela descobre que é filha de Gérson, outro Gouveia, ou seja? São primos. Mas tem mais. A mãe de Fátima, Felícia (Larissa Maciel) namora Totó, outro Gouveia, e irmão de Gérson, ou seja, Totó pode ser tio e padrasto de Fátima. Tudo coincidência, ninguém sabia de parentesco nenhum ao se envolver.

Com tamanhas coincidências, com tamanhas mudanças nos focos dos personagens, é impossível que Sívlio de Abreu faça com que seu telespectador se mantenha minimamente fiel a trama. Mesmo com um excelente texto, mesmo com cenas e situações muito bem criadas - principalmente nos núcleos de humor, diga-se - e mesmo com Fernanda Montenegro em grande momento, como vimos no capítulo de ontem, nada é capaz de segurar a audiência de uma novela com tantos erros.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

As Cariocas 1x04: "A Invejosa de Ipanema"

Foi exibido na noite da última terça-feira o 4º episódio da série As Cariocas, a série que caiu na boca do povo, agradou em cheio aos telespectadores da Rede Globo que esperam ansiosamente por cada episódio e cada nova figura que será contada as história.

Não é nada fácil manter a competência duma série assim, em que episódios são independentes uns dos outros e sem ligação alguma entre as personagens, conseguindo estipular um nível de qualidade e mantê-la ao longo de toda a temporada. E As Cariocas vinha conseguindo isso com maestria, com grandes resultados nos episódios exibidos. Isso não ocorreu ontem.

Em A Invejosa de Ipanema, o que se viu foi uma história superficial, caricata e quase infantil ao extremo. A impressão que deu ao telespectador era que ele estava diante de um daqueles livros que nossos pais usam para contar histórias na hora de dormir. Sem pé nem cabeça, sem nenhum elemento no roteiro que chamasse a atenção e extremamente boba.

Não fosse pelo carisma da protagonista e isso não se deve a Cris, personagem que vive toda a história de uma mulher casada com um homem extremamente mais velho e amante de um importante cirurgião plástico, invejosa, ela quer ter tudo que a mulher do amante ganha e também quer ter tudo que conseguir arrancar do marido. A personagem em si era de uma infantilidade, fragilidade dramatúrgica que dava medo, mas o poder de interpretação de Fernanda Torres conseguiu segurar o episódio.

Em nenhum momento a história conseguiu emocionar ou alegrar o telespectador. Apesar do roteiro surpreendente, pois Cris arma um plano maluco para ganhar uma Ferrari. Ela vai pra cama com o dono e o convence a vender por R$ 1,2 milhão. R$ 600 mil pagos pelo marido e R$ 600 mil pelo amante. Na concepção dela, todos lucram. Isso por si só já uma maluquice e tanto, mas o final em que o marido dá o balão nela, no amante e no dono do carro, comprando o carro, dando para sua amante e fazendo o amante da esposa pagar metade, foi até que divertido, mas com um texto sofrível, não deu para garantir veracidade a seqüência que seria facilmente mudada com uma simples pergunta: "Amor, o dono do carro disse que você o comprou". Não?

Enfim, Fernanda Torres merecia uma personagem melhor na série, pois todos aguardavam ansiosos por sua participação e acabou decepcionando, não por sua interpretação, impecável do início ao fim, mas pelo roteiro muito ruim. Esperamos que na próxima semana a série volte a melhorar.

Notas & Novas

A venda do SBT

Parece improvável que o SBT realmente corra algum risco, mas com a alta dívida do Banco Panamericano, pertencente ao Grupo Sílvio Santos e com a interferência da Caixa, o SBT parece mesmo estar como garantia aos credores. Um dos possíveis compradores da emissora é Eike Batista. Porém, internamente, nem se cogita essa hipótese, mesmo não sendo a empresa mais lucrativa do Grupo, é a menina dos olhos de Sílvio e parece impensável que ele aceite se livrar dela.

A venda do SBT 2

Além de Eike, a Televisa também mantém interesse em comprar o SBT caso seja realmente posto a venda, como uma emissora estrangeira não pode deter concessão pública de televisão no Brasil, a intenção é ter um "testa de ferro" para comandar a rede, no caso, a idéia antiga, desde o final da década de 90, é a contratação de Boni, ex manda-chuva da Globo.

Pés no Chão

A Record está muito empolgada com os resultados de audiência e repercussão de A Fazenda 3. O programa vem conquistando não apenas números significativos no Ibope, mas muita repercussão na mídia, com grandes reportagens nas principais revistas do país, algumas de capa, inclusive. Mesmo assim, a direção segue com os pés no chão, para não cometer o mesmo erro que cometeu no passado, após o sucesso da primeira edição acabaram se conformando com o fracasso da segunda. A ordem por enquanto é se focar na atual edição e esquecer o futuro.

CQC rachado

Não é de hoje que se comenta um racha entre os membros do CQC, mas parece que agora a coisa desandou de vez. O ciúmes toma conta do grupo, pois muitos querem fazer parte da bancada de apresentação do programa. A BAND demonstra irritação com o assunto e existe até a possibilidade de substituição de alguns membros insatisfeitos. O único considerado intocável é Marcelo Tas.

Séries Independentes

A Rede TV pretende lançar-se na dramaturgia, mas, como isso é muito caro, a emissora estuda a possibilidade de co-produzir. Algo muito parecido com o que a Globo fez em Som & Fúria, ou seja, uma produtora independente produz uma série ou minissérie e a Rede TV compra seus direitos de exibição para a TV. A idéia é fazer isso já em 2011, está sendo verificada a disponibilidade.

Fina Estampa

Após recusar educadamente o convite da Record para protagonizar Matança, título provisório da nova novela de Cristiane Fridman, Marjorie Estiano está bem perto de acertar sua presença na novela Fina Estampa, de Aguinaldo Silva, prevista para entrar no ar em setembro do ano que vem. A personagem será uma das principais e, caso confirme, será a quarta novela das 8 que a atriz fará na emissora.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Notas & Novas

Empolgação

O elenco mais jovem de Insensato Coração, como a protagonista Paola Oliveira, está empolgado em contracenar com Carla Camurati, um dos grandes nomes da dramaturgia do Brasil e que não fazia novelas desde o início da década de 90. O retorno de Camurati para a TV tem sido considerado um marco por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, autores da novela.

Frustrante

Essa foi a sensação de Vildomar Batista e de toda a cúpula da Rede Record com o desempenho de Ana Hickman em seu primeiro domingo ao vivo a frente do Tudo é Possível. A audiência não foi a esperada e a justificativa é que Ana ficou nervosa e se perdeu em boa parte dos quadros, mostrando total falta de intimidade com as câmeras e nenhuma capacidade de improviso.

Sessão nostalgia?

Ficam cada vez mais fortes que alguns grandes programas da História do SBT podem retornar a grade em 2011 na comemoração dos 30 anos da emissora. A maioria deles de apresentação de Sílvio Santos e falta o aval dele para o projeto se iniciar. Sílvio segue em dúvida se o momento é o ideal para relançar programas de sucesso da década de 90.

Novas Metas

A Globo começa a estudar novas metas para suas novelas já a partir de 2011. Segundo a cúpula Global, a contagem de 60 mil televisores para cada ponto de audiência ainda não foi ajustada corretamente na meta da emissora e, por isso, a mídia pressiona por audiência melhor, quando a novela na verdade, está sendo bem vista. A intenção é estabelecer as seguintes metas: Vale a Pena ver de Novo 15; Malhação 18; Novela das 6: 23; Novela das 7: 29; Novela das 8: 38. Um estudo foi encomendado e devemos ter novidades já a partir de abril.

Record atira na Globo

A venda dos Jogos Panamericanos de 2011 da Record para os Canais ESPN soou como um tiro que a emissora deu na Globo. As negociações com a Globosat estão empacadas e o SPORTV poderá ficar fora das transmissões dos Jogos. Se isso acontecer, sabe-se que haverá uma perda significativa de audiência do canal a Cabo.

Ainda sobre o Teleton

Este assunto já deu o que tinha de dar e começou a ficar sinceramente incômodo, creio eu que tanto para mim, quanto para os leitores que, certamente já não aguentam mais este assunto e esperam, ao vir ao blog, lerem outras críticas.

Portanto, prometo que esta é a última mênção ao tema por ora, mas achei que seria injusto aos que me lêem por mais de um ano não terem a oportunidade de receberem o que eu recebi. No dia de ontem, segunda-feira, o blog recebeu um email interessante de uma leitora assídua que, entendendo exatamente a proposta do post "Teleton e o Assistencialismo Barato" achou injustas as acusações e ofensas que os fãs do SBT professaram contra este espaço. Com autorização da leitora, reproduzo abaixo o teor do email.

"Olá, meu nome é val....adoro o blog e amei o post sobre o teleton....sou deficiente.... e num vi nd de preconceituoso em nenhuma palavra q vcs escreveram... p/ mim hj, a maioria dos programas da tv aberta são apelativos e sensacionalistas.....ajudam pessoas p/ subir no ibope... é uma pena q a maioria do povo brasileiro adora ver tragédias e sofrimentos... sobre o teleton...acho deprimente....ficar mais de 24 hs no ar pedindo dinheiro....e pior atingir uma meta!......eu como ja fiz parte do AACD... sei q o trabalho lá é maravilhoso....muitas entidades sobrevivem de doações... sem nenhum patrocínio desse porte e acho q as crianças do  AACD, não precisa desse "show de horrores", p/ obter doações... um abraço..."

Vejam vocês que uma leitora que, como ela mesmo disse, é deficiente e já fez parte da AACD entendeu perfeitamente a proposta do texto crítico e, mais do que isso, concordou com ele. Isso mostra que a exploração da desgraça humana é real e até quem utiliza-se ou utilizou-se dos serviços da entidade, sente-se constrangido diante da exposição que o Teleton oferece. Espero agora que os críticos ao texto e que não entenderam a proposta, pensem e compreendam.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Notas & Novas

La Favorita


A emissora mexicana Azteca vai mesmo fazer o remake da novela brasileira A Favorita. Uma das maiores atrizes do país, Edith Gonzales, com anos de Televisa, trocou de emissora e aceitou o papel de uma das protagonistas da trama - provavelmente Donatela. A Azteca espera conseguir fechar com Adela Noriega para viver o papel da outra protagonista. Os próximos dias serão decisivos.


Corações Feridos às 7


Começam a crescer os rumores dentro do SBT dando conta que a novela de Íris Abravanel, Corações Feridos, inaugure um novo horário de telenovelas para a emissora. às 7 da noite. Há a turma que defenda o horário das 9, horário com maior possibilidade de ser aprovado por Sílvio Santos, mas começa a ganhar força o horário das 7, o que permitiria a exibição de Sobrenatural às 9 da noite, já no começo de 2011.


Paloma vilã


Paloma Duarte já começou a negociar sua participação na TV. Ela deverá entrar no ar no final de 2011 na trama de Lauro César Muniz ainda sem nome definido. A atriz, ao contrário do que disseram, deverá ser a vilã e não a protagonista da trama. Paloma renovou seu contrato com a Record até 2015 e uma das condições foi a renovação do contrato de Lauro César, autor com quem trabalha desde Cidadão Brasileiro.


Rede TV Futebol


A Rede TV! pensa em investir no futebol. A ideia da emissora é comprar os direitos de campeonatos pequenos, como a série C e a série A2 do Paulista. Além disso, a cúpula da emissora quer negociar com a Globo a transmissão de algumas ligas esportivas como o Volei e o Basquete, já em 2011. Seria uma opção interessante.


O Domingo da Globo


Ainda faltam 05 meses para começar oficialmente a Programação 2011 da Globo - sempre no mês de Abril - mas já começou a disputa pelo domingo. Didi e Os Caras de Pau tentam se manter em seus horários - e foram beneficiados com a melhora na audiência nos últimos domingos - e apresentadores tentam o horário. Márcio Garcia, Xuxa e até Luciano Huck aparecem com chances, pequenas, mas que podem aumentar com o tempo.


Séries 2011


A Globo já definiu boa parte de suas séries para 2011: A segunda temporada de A Cura às terças no primeiro semestre, provavelmente com 14 episódios, a segunda temporada de Aline, já no mês de Janeiro, As Paulistas inspirada em As Cariocas e que deve entrar no segundo semestre com 10 episódios, a 3ª temporada de Força-Tarefa com 16 episódios no segundo semestre, também às terças. Ainda deve haver duas séries às sextas-feiras, 04 estão em disputas.

Nota de Esclarecimento sobre o Teleton

Quero deixar claro que não responderei a comentários no texto do blog e, não aceitarei comentários neste texto, portanto, é perda de tempo comentar, porque eles serão apagados. Quanto ao post: "Teleton e o Assistencialismo Barato" tenho algumas colocações:

1 - Em nenhuma linha do texto houve frases preconceituosas como fui acusado. Sou a favor de que pessoas deficientes tenham os seus direitos respeitados. Nunca disse que um deficiente não poderia ir a TV. O que o texto critica é a exposição do sofrimento alheio. No caso, o sofrimento que a deficiência causa as pessoas. Se um deficiente tenha que trabalhar na TV, que trabalhe. Se ele for convidado como qualquer outra pessoa, que seja. Mas explorar seu sofrimento, sou contra. Sempre.

2 - Eu nunca critiquei a AACD e, ao contrário do que falaram, eu conheço o trabalho da Associação pessoalmente e é muito louvável o que ela faz. É preciso ler o texto sem preconceito e sem pedras na mão. O texto critica o EVENTO Teleton que explora o sofrimento dos deficientes e usa de elementos emocionais e FALSOS para tentar convencer o público.

3 - É muita infantilidade achar que porque eu escrevi o texto eu não "tenho coração" ou não "precise da ajuda da AACD". Respeito as opiniões contrárias, tanto que aceitei comentários que criticaram o post, porém, a quantidade de comentários ofensivos que foram rejeitados é bizarra. Frases do tipo "tomara que você ou alguém de sua família precise da AACD" foram freqüentes. Ora, como uma pessoa que, diz ser tão boa a ponto de achar o Teleton lindinho, pode desejar mal a alguém? Hipocrisia, ne?

4 - Como muito bem colocou o Victor em seus comentários. Eu não fiz críticas a entidade e muito menos às crianças. Fiz críticas ao evento em si que É um show de horrores e que explora a desgraça de crianças sem a menor piedade. Além do que, é óbvio que não fiz o texto porque o Teleton arrecada mais que o Criança Esperança, como induziram. Ambos os eventos são apelativos, porém, o Criança Esperança não mente para o telespectador fazendo-o acreditar numa "meta" que, evidentemente é irreal e só é atingida por combinações com empresas muito antes do evento, como ocorre com o Teleton.

5 - Pessoas de má-fé que, além de infantis, fanáticas e doentes, ainda vivem com ódio em sua vida, criaram uma conta falsa de email para lançar injúrias e ofensas a mim e a minha família. Esclareço que o IP já foi identificado e, ainda hoje, será entregue às autoridades e essa pessoa, ou sua família caso seja menor de idade, irão responder na Justiça por cada linha.

6 - Reitero o texto e todas as afirmações e não retiro uma linha do que disse anteriormente. Minha opinião é a mesma e não houve ainda argumentos que me fizessem mudar de idéia. Respeito a opinião de quem, com responsabilidade, discorda de mim, afinal cada um é livre para pensar como quer.

domingo, 7 de novembro de 2010

2º Troféu TVxTV - Confira os Ganhadores no voto do Júri

Agora que já sabemos os vencedores do 2º Troféu TVxTV no voto popular, vamos aos resultados do Voto do Júri. Foram um total de 10 pessoas que votaram. Todas elas maiores de idade e que acompanham o universo da televisão há bastante tempo. Algumas são críticas de TV, outras jornalistas, outras estudantes de roteiro. Enfim, várias pessoas que, de alguma forma, são ligadas ao universo da televisão e muito fãs da teledramaturgia brasileira. Vamos ao resultado:

Melhor Série em Drama
A Cura - Rede Globo

Melhor Série em Comédia
Separação - Rede Globo

Melhor Novela
Tititi - Rede Globo

Melhor Ator em Drama
Selton Melo, por Dimas Beviláqua - A Cura - Rede Globo

Melhor Atriz em Drama
Fernanda Montenegro, por Bete Gouveia - Passione - Rede Globo

Melhor Ator Coadjuvante em Drama
Ary Fontoura, por Dr. Turíbio Guedes - A Cura - Rede Globo

Melhor Atriz Coadjuvante em Drama
Carolina Kasting, por Judite - Escrito nas Estrelas - Rede Globo

Melhor Ator em Comédia
Murilo Benício, por Victor Valentin/Ariclenes Martins - Tititi - Rede Globo

Melhor Atriz em Comédia
Cláudia Raia, por Jaqueline - Tititi - Rede Globo

Melhor Ator Coadjuvante em Comédia
André Gonçalves, por Jair - Escrito nas Estrelas - Rede Globo

Melhor Atriz Coadjuvante em Comédia
Rita Elmôr, por Anete - Separação - Rede Globo

Melhor Participação Especial
Luis Gustavo, por Mário Fofoca - Tititi - Rede Globo

Melhor Direção em Drama
Dalva e Herivelto - Rede Globo

Melhor Roteiro em Drama
A Cura - Rede Globo

Melhor Direção em Comédia
Bela a Feia - Rede Record

Melhor Roteiro em Comédia
Tititi - Rede Globo

Melhor Humorístico
CQC - Band

Melhor Apresentador de TV
Tiago Leifert - Rede Globo

Melhor Apresentadora de TV
Angélica - Rede Globo

Melhor Programa de Auditório
Caldeirão do Huck - Rede Globo

Melhor Quadro de TV
O Jogo dos Pontinhos - Programa Sílvio Santos - SBT

Melhor Direção em Programa de Auditório
Amor & Sexo - Rede Globo

Melhor Reality Show
Esquadrão da Moda - SBT

Melhor Telejornal
Jornal Nacional - Rede Globo

Melhor Jornalismo Popular
SP Record - Rede Record

Melhor Programa Jornalístico
Fantástico - Rede Globo

Melhor Apresentador de Jornal ou Jornalístico
William Bonner - Jornal Nacional - Rede Globo

Melhor Apresentadora de Jornal ou Jornalístico
Fátima Bernardes - Jornal Nacional - Rede Globo

2º Troféu TVxTV - Confira os Ganhadores no voto Popular

Chegou o grande dia. Vamos divulgar agora os vencedores do 2º Troféu TVxTV pelo voto popular. Primeiro, gostaria de agradecer a cada um que votou e se envolveu com esse prêmio. O número de votos me surpreendeu , se na primeira edição já havia ficado feliz com o resultado de cerca de 20 mil votos, agora o resultado atingiu impressionantes 46 mil votos. Obrigado a todos por isso. Não tenho palavras para expressar minha alegria. E sem mais delongas, vamos ao resultado. Os resultados sairão por porcentagem e não número de votos, portanto, se houver empate em porcentagem, dois serão considerados vencedores.

Melhor Série em Drama:
A Cura - Rede Globo 39%

Melhor Série em Comédia
A Grande Família - Rede Globo 37%
Separação - Rede Globo 37%

Melhor Novela
Tititi - Rede Globo 31%

Melhor Ator em Drama
Alexandre Nero, por Gilmar - Escrito nas Estrelas - Rede Globo 42%

Melhor Atriz em Drama
Adriana Esteves, por Dalva de Oliveira - Dalva e Herivelto - Rede globo 36%

Melhor Ator Coadjuvante em Drama
Daniel de Oliveira, por Agnelo Mattoli - Passione - Rede Globo 29%

Melhor Atriz Coadjuvante em Drama
Aracy Balabanian, por Gema Mattoli - Passione - Rede Globo 29%

Melhor Ator em Comédia
Murilo Benício, por Victor Valentin/Ariclenes Martins - Tititi - Rede Globo 39%

Melhor Atriz em Comédia
Cláudia Raia, por Jaqueline - Tititi - Rede Globo 42%

Melhor Ator Coadjuvante em Comédia
Rodrigo Lopez, por Chico - Tititi - Rede Globo 31%

Melhor Atriz Coadjuvante em Comédia
Gabriela Duarte, por Jéssica - Passione - Rede Globo 34%

Melhor Participação Especial
Cássia Kiss, por Francisca - Escrito nas Estrelas 33%
Luis Gustavo, por Mário Fofoca - Tititi 33%

Melhor Direção em Drama
A Cura - Rede Globo 44%

Melhor Roteiro em Drama
A Cura - Rede Globo 32%

Melhor Direção em Comédia
Tititi - Rede Globo 38%

Melhor Roteiro em Comédia
Tititi - Rede Globo 37%

Melhor Humorístico
CQC - Band 47%

Melhor Apresentador de Programa
Sílvio Santos - SBT 35%
Tiago Leifert - Rede Globo 35%

Melhor Apresentadora de Programa
Eliana - SBT 48%

Melhor Programa de Auditório
Eliana - SBT 32%

Melhor Quadro da TV
Top Five - CQC - Band 34%

Melhor Direção de Programa de Auditório
Programa Sílvio Santos - SBT 30%

Melhor Reality Show
Big Brother Brasil 10 - Rede Globo 47%

Melhor Telejornal
Jornal Nacional - Rede Globo 42%

Melhor Jornalismo Popular
Boletim de Ocorrências - SBT 42%

Melhor Programa Jornalístico
Conexão Repórter - SBT 31%

Melhor Apresentador de Jornal ou Jornalístico
William Bonner - Jornal Nacional - Rede Globo 36%

Melhor Apresentadora de Jornal ou Jornalístico
Fátima Bernardes - Jornal Nacional - Rede Globo 32%

Teleton e o Assistencialismo Barato

Aconteceu entre sexta e sábado um dos eventos de assistencialismo mais famosos da TV Brasileira, o Teleton. Completando em 2010 60 anos de existência, no Brasil o programa chegou a sua 13ª edição, sempre organizado pelo SBT graças a Sílvio Santos e Hebe Camargo. A proposta básica do Teleton é reunir artistas de todas as emissoras abertas do país numa maratona de mais de 24 horas no ar buscando doações para a AACD.

Ontem principalmente não se falou de outra coisa no mundo virtual. Fãs histéricos do SBT imploravam que seus contatos realizassem as doações a fim de que a meta estipulada sabe-se lá por quem de R$ 20 milhões fosse atingida. Como é de praxe, de famosos mesmo somente os artistas do SBT e alguns cantores que fazem questão de bater ponto em eventos assim.

Este é o clássico evento barato que deveria ser excluído do país. Quem acompanha, sabe o que os organizadores fazem a fim de emocionar e levar os telespectadores a doarem. Apresentam crianças, algumas realmente incapazes de estarem num estúdio de TV, exploram ao extremo sua imagem e história e, em seguida, jogam ela de lado para falar da próxima. Muito parecido com a espécie de assistencialismo que o Programa do Gugu faz.

Os fãs do SBT que me perdoem, mas não é raro ler no twitter ou em comunidades e fóruns adjetivos ao Programa do Gugu em momentos com quadros assim como "nojento", "deplorável", "bizarro". Porém, quando é a emissora que eles tanto gostam que promovem este tipo de lixo, eles se emocionam e acham lindo. A desculpa de que há ajuda não é válida, pois Gugu também ajuda todos que passam pelo seu programa.

E para que show? Para que apresentação artística? Quem está ajudando é com o coração aberto, com intenção de ajudar ao próximo ou por que está empolgado em ver seu artista predileto cantando e pulando feito uma perereca na TV? Artistas não vão ao Teleton para emprestar sua marca num evento assim, vão para divulgar seu trabalho, o que é absolutamente deplorável. A propósito, novamente os fãs do SBT criticaram muito Marcos Mion por ter divulgado seu programa Legendários enquanto passou pelo Teleton, mas alguém viu uma única crítica ao SBT por ter usado o momento de maior audiência do programa, no final, para divulgar a novela de Íris Abravanel, Corações Feridos? A impressão que dá é que sendo Sílvio Santos falando, pode tudo. Ele é um grande comunicador, um baita empresário, mas ele não pode tudo.

Sobre a meta, chega a ser divertido acompanhar as pessoas implorando para amigos doarem para que a meta seja atingida. O objetivo é doar ou atingir metas? E outro fato, alguém realmente acha que a meta não será atingida algum dia? Essas doações finais de grandes empresas são claramente combinas previamente e, somente depois de calculado o valor dessas doações, é que a meta é feita. Qualquer criança enxergaria isso se não estivesse cega pelo fanatismo.

Algo muito infeliz também foi o que se viu de twitteiros, donos de sites e afins. Chegaram ao cúmulo de dizer que doariam conforme as pessoas seguissem no twitter. Sem seguidor, portanto, as crianças da AACD não precisariam das doações, ne? Me poupe.

Teleton é na verdade um show de horrores, um circo que faz questão de explorar a deficiência humana da forma mais cruel. É exatamente isso. Como se pagássemos para ir a um circo ver crianças "com defeito" e, nossa mente alivia isso apenas porque "o dinheiro será investido para ajudá-las". Isso não justifica a exploração. Nunca.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira