sábado, 11 de setembro de 2010

Os 10 Melhores Teasers da Década

Dando prosseguimento a nossas famosas e tão queridas listas de Melhores da Década, nesta semana selecionei uma categoria que poucas vezes é comentada e que raramente aparece em algum tipo de Lista ou mesmo de premiação, mas que é o grande chamariz para as telenovelas brasileiras. Os teasers. Definindo claramente, teaser é a primeira chamada de uma telenovela, curta, sem grandes respostas e quase sempre sem mencionar nada sobre o produto, apenas chamando a atenção do público. No Brasil esta artimanha é comum, principalmente na Rede Globo que adota a tática desde sempre. Confira os 10 melhores da década:

10º - Celebridade - Rede Globo


Simples, muito bem bolado e prático. Foi assim que a Rede Globo decidiu chamar a atenção do público na primeira chamada veiculada da novela, assinada por Gilberto Braga. Colocar jornalistas que trabalham diretamente com o mundo das celebridades para darem declarações foi realmente uma tacada inteligente e que instigou o público para saber mais da novela.

9º - Passione - Rede Globo


Uma chamada que não tinha muito a ver com o título da novela e nem com a primeira metade da trama. Ágil, cheio de segredos e mistérios, o teaser da novela, assinada por Sílvio de Abreu, fez com que o imaginário do telespectador procurasse elementos para entender mais da história, mesmo antes dela começar. E a boa lembrança foi a inspiração no teaser de A Próxima Vítima.

8º - O Clone - Rede Globo


Como fazer um teaser duma novela com um assunto destes? Pois a Rede Globo conseguiu ter a delicadeza para não tornar tudo muito ficcional e chamar a atenção. Declarações de pessoas conhecidas aliadas a chamadas ficcionais de jornais fizeram com que o público tivesse interesse imediato por conhecer mais da história que seria contada por Glória Perez.

7º - Tititi - Rede Globo


Remake já é difícil de se escrever, ainda mais de se produzir. As comparações certamente virão, mas nada que abalasse o bom humor dos envolvidos em Tititi. Um teaser inteligente, divertido e que mostrava que o que estava por vir teria boa dose de humor refinado, gostoso e sem pretensões de ser pastelão. Já no teaser era possível notar o bom gosto da autora Maria Adelaide Amaral.

6º - Poder Paralelo - Rede Record


A Record caminha a passos rápidos na produção de chamadas e "promos" de seus produtos. Porém, quando o assunto é teaser, a emissora ainda engatinha. A maioria das telenovelas tiveram teasers fraquíssimos e sem sal. Exceção para Poder Paralelo que teve uma tacada brilhante e que logo de cara fez com que o público quisesse conhecer a história assinada por Lauro César Muniz.

5º - Tempos Modernos - Rede Globo


Se a novela foi um fiasco de audiência, não era possível esperar isso pelas chamadas, pela sinopse e muito menos pelo teaser. Leve, quase clássico, nesta primeira chamada divulgada nos breaks da emissora, era possível notar que a história contada por Bosco Brasil teria poucos elementos de folhetim, mas que seria deliciosa de se ver.

4º - Três Irmãs - Rede Globo


Novamente uma novela fracassada em audiência. Uma novela que tinha tudo para dar certo e que ainda assim deu completamente errado. Mesmo diante disso, é impossível ignorar o bom gosto e a tacada simples, tão simples que se tornou genial, da direção na produção do ótimo teaser que já chamou o público para acompanhar a trama de Antônio Calmon.

3º O Profeta - Rede Globo


Bela chamada. Curta, pouco explicativa, porém profunda e até mesmo assombrosa. Definição prática para o teaser muito bem produzido pela Rede Globo num dos grandes momentos de inspiração dos responsáveis pela produção do produto. Na primeira novela, remake ainda, da dupla Duca Rachid e Thelma Guedes, o telespectador já foi atraído pelo teaser.

2º - Cama de Gato - Rede Globo


Um teaser que aparentemente chama a atenção do público, mas que não conta nada da história. Essa é a primeira impressão de quem viu, porém, foi genial, já que foi nada menos que uma metáfora para toda a sinopse da excelente novela de Duca Rachid e Thelma Guedes. O segundo melhor teaser da década com muito merecimento, principalmente pela criatividade.

1º - A Favorita - Rede Globo


Se o autor João Emanuel Carneiro queria inovar no modo de se fazer telenovelas no Brasil, a direção assumiu esta responsabilidade na produção do teaser. Colocar as duas protagonistas lado a lado lendo o mesmo texto e interpretando conforme sua personalidade foi um risco, pois poderia gerar desconfiança, mas foi um acerto, pois quem viu, já se apaixonou de cara por Flora e Donatela. Deu certo.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Gugu: o "monge" do Assistencialismo. Triste

Após passar alguns anos no inferno astral o apresentador Gugu Liberato parece ter tido uma semana das mais satisfatória dos últimos tempos com sua equipe na Rede Record. Afinal, o Programa do Gugu conquistou a vice-liderança no último domingo em São Paulo e, pela primeira vez, venceu o Domingão do Faustão durante a disputa entre os dois programas. Para completar o excelente desempenho dominical, a atração fechou na liderança no Rio de Janeiro.

Quem se lembra dos áureos tempos do apresentador no SBT quando, em meados da década de 90 ele conseguia constantes vitórias sobre a Rede Globo e chegou a estampar a capa da revista Veja com o título: "O Rei dos Domingos", sabe a importância de uma vitória do apresentador sobre a principal emissora do país na atualidade. Desde que trocou o SBT, onde não tinha mais o mesmo desempenho, mas ainda assim conquistava a vice-liderança, pela Record, Gugu não vinha conseguindo bons resultados. A noite, perdia invariavelmente para seu ex-patrão Sílvio Santos e também para o Pânico na TV, amargando uma posição incômoda de audiência. Ao trocar o programa para a tarde, novos problemas e derrotas seguidas para Eliana. Neste domingo, o programa perdeu para a loira do SBT quase o tempo todo, mas a virada - e liderança - a partir das 18 horas alavancaram o resultado final muito comemorado.

Porém, ao comparar - impossível não fazer isto - o conteúdo do Programa do Gugu que conquistou a liderança ao Domingo Legal nos anos 90 que passou quase 01 ano como líder absoluto de audiência aos domingos, nota-se grandes diferenças. Naquele período, Gugu era apresentador, comunicador nato e um dos maiores profissionais de televisão. A família tinha entretenimento dos mais variados, com quadros, apresentações artísticas, jogos entre famosos e também externas, quase sempre envolvendo pessoas famosas ou entretenimento interessante, como o excelente "Táxi do Gugu".

Atualmente, o apresentador transformou-se numa espécie de "monge do assistencialismo" e somente consegue audiência ao mostrar a desgraça humana. Sob a célebre desculpa de ajudar os necessitados, o Programa do Gugu passa horas mostrando histórias tristes de pessoas necessitadas e explora sem o menor senso de piedade a vida dessas pessoas, vomitando para um telespectador que também adora uma tragédia, histórias e histórias tristes. O pior é que tudo dramatizado, afinal, brasileiro adora uma novela.

Televisão não é e nem nunca foi Ministério de Assistência Social. O objetivo de um programa assim é entreter o telespectador e, convenhamos, que desgraça alheia não é entretenimento para ninguém. Conseguir a liderança através da exploração do sofrimento humano não deveria ser motivo de comemoração, mas de vergonha. E, podem esperar, neste domingo, o Programa do Gugu vai explorar mais um pouco o caso da menina que levou a faixa para a liderança. Esperem e chorem.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

23 Filmes Nacionais são Listados para tentar ir ao Oscar

O Ministério da Cultura divulgou nesta quarta-feira, 08, a lista dos filmes brasileiros que se inscreveram para a seleção que leva a pré-indicação ao Oscar 2011. Funciona assim:  As produtoras interessadas inscrevem seus trabalhos junto ao Ministério que forma uma comissão especial e analisa todas as obras que estão concorrendo, a partir daí, um filme brasileiro é escolhido e vai a pré-indicação ao maior prêmio do Cinema Mundial.

Isso não garante vaga entre os finalistas na cerimônia que ocorre no primeiro domingo do mês de Março do ano que vem. São mais de 50 filmes pré-indicados e, a Academia de Artes dos EUA começa a realizar uma espécie de triagem e vai eliminando vários nomes até que apenas 05 finalistas sejam indicados ao prêmio de "Melhor Filme Estrangeiro de 2011".

Como a listagem já foi divulgada e as inscrições encerradas, a continuação do aclamado Tropa de Elite não poderá concorrer ao Oscar 2011 como Melhor Filme Estrangeiro. A solução pode ser lançar o filme mundialmente, impulsionado por prêmios internacionais que o primeiro longa recebeu, e tentar uma vaga na categoria Melhor Filme, caminho semelhante ao de Cidade de Deus.

Na categoria Melhor Filme Estrangeiro, o Brasil conseguiu chegar apenas duas vezes a cerimônia de premiação, ambas na década de 90. Primeiro com O Quatrilho, uma parceria com outros países, o que tirou a indicação como "filme brasileiro"  e o segundo foi Central do Brasil, que chegou a premiação como favorito e vencedor do importante Globo de Ouro, mas acabou derrotado para o excelente italiano A Vida é Bela.

Entre melhores atores, atrizes, diretores e outras categorias, não há especificidade para filmes estrangeiros, portanto, todos os filmes pré-inscritos poderão ser indicados e chegarem a cerimônia de premiação. 

Na lista dos 23 inscritos aparecem filmes que já fizeram sucesso em 2010 no Brasil e outros menos conhecidos do público. Destaque mesmo para Chico Xavier, Lula o Filho do Brasil e O Bem Amado, sucesso de público - e nem tanto de crítica. Maior destaque, contudo, é o aclamado pela crítica É Proibido Fumar, com atuação impecável de Glória Pires. Confira a Lista:


1. As Melhores Coisas do Mundo

2. A Suprema Felicidade

3. Antes que o Mundo Acabe

4. Bróder

5. Carregadoras de Sonhos

6. Cabeça a Prêmio

7. 5X Favela - Agora Por Nós Mesmos

8. Chico Xavier

9. É Proibido Fumar

10. Em Teu Nome

11. Hotel Atlântico

12. Lula, o Filho do Brasil

13. Nosso Lar

14. Olhos Azuis

15. Ouro Negro

16. O Bem Amado

17. O Grão

18. Os Inquilinos

19. Os Famosos e os Duendes da Morte

20. Quincas Berro D’água

21. Reflexões de um Liquidificador

22. Sonhos Roubados

23. Utopia e Barbárie

Você acha que o Brasil tem alguma chance?

A Cura - 1 X 05

*Este texto contém spoilers sobre o 5º episódio. Se você não viu e não quer saber o que acontece, fuja do texto.

"Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia". A frase imortalizada por William Sheakespeare na peça Hamlet serve como base para o extraordinário 5º episódio de A Cura e mostra que, quando uma obra tem como mente o improvável João Emanuel Carneiro, nada é o que parece e não há como se prever qualquer seqüência de acontecimentos.

O episódio exibido na última terça-feira, além de fazer com que a história avançasse bastante em relação a respostas sobre a seqüência de acontecimentos anteriores a chegada de Dimas (Selton Melo) em Diamantina. Tudo que girava em torno do curandeiro Otto (Juca de Oliveira) e Edelweiss (Inês Peixoto) era muito sombrio e sem respostas até a metade da série e foi neste episódio que as respostas começaram a chegar ao telespectador.

Tão surpreendente para Dimas saber que sua mãe, Margarida (Nívea Maria) teve envolvimento amoroso com Otto também foi para o público, afinal, a personagem não é apenas dona de uma loja que vende imagens de Santos católicos, mas é uma devota fervorosa da fé cristã. A cena em que o filho surpreende a mãe com fotos comprometedoras e que ela revela ter tido um caso com o curandeiro é densa, cheia de tensão e com alto nível de atuação da dupla.

Mais do que respostas sobre o mistério em torno de Otto, o episódio 5 de A Cura serviu também para mostrar que há um elo forte, invisível, mas inquebrável entre Dimas e seu primeiro amor, Rosângela (Andréia Horta) e o companheirismo, fidelidade e cumplicidade dos dois, aparentemente, é a única coisa moral, ética e respeitada em toda a história cujos personagens parecem não temer esconder seus segredos e muito menos jogar toda a sujeira de suas vidas para debaixo do tapete.

O grupo de pessoas que até então parecia irrepreensível, foi mostrado como perverso. Por que afinal Turíbio (Ary Fontoura), Antônio (Ferrúcio Verdolin) e suas esposas ocultam tanto a história por trás do curandeiro assassinado antes dos filhos nascerem? A confissão de Antônio a seu filho Luiz Camilo (Caco Ciocler) de ter mandado matar Otto não causou mais estranheza ao telespectador, pois tudo caminhava para isso. Mas e o motivo? Qual o motivo?

No desencontro de eras, o episódio mostrou o grau de crueldade Silvério (Carmo Della Vecchia) que, no desespero para receber a cura do menino Ezequiel, foi capaz de comprar o pobre garoto, vendido covardemente pelo próprio pai. Além disso, seria realmente Silvério capaz de ultrapassar os limites do tempo e surgir no presente para assassinar Edelweiss como acusou Carlindo (Jackson Antunes)? Como explicar isso?

Num dos momentos mais emocionantes, cheios de meandros e respostas sem palavras, A Cura, mostrou novo momento de curandeirismo de Dimas. Convencido por Rosângela, o médico aceita operar espiritualmente Carlindo e o momento da "cirurgia" foi tenso, profundo e cheio de expectativas. Novamente destaque para a atuação de Selton Melo.

Quando tudo parecia realmente caminhar para que Dimas de fato fosse a reencarnação de Otto que, aparentemente já era a reencarnação de Ezequiel, como Ciro (Rogério Marciclo) afirmou para a filha: "Aceite de uma vez que você gerou um curandeiro", o público é surpreendido com uma revelação bombástica e que muda completamente os rumos da série. O episódio termina com Ciro enigmático, entrando numa casa, aparentemente vazia e abandonada e encontrando-se nada mais nada menos com Otto, vivo e feliz em rever o amigo. Se Otto está vivo, por que todos mentem? João Emanuel Carneiro e seu brilhantismo deixaram o telespectador abismado diante da tela da TV e sem saber mais nada sobre a série e, com mais perguntas, do que a primeira temporada de Lost, fora capaz de produzir.

Este episódio de A Cura veio para mostrar que João Emanuel Carneiro é, de fato, o melhor autor de sua geração, e o melhor dramaturgo brasileiro da atualidade. Após conseguir inovar nas telenovelas com A Favorita, ele consegue, ao menos até o momento, produzir uma série de roteiro impecável e que está anos-luz a frente de qualquer produção brasileira. Esperemos que as respostas sejam tão surpreendentes quanto as  perguntas que a série produz.

Em tempo: O 5º episódio de A Cura registrou média de 16 pontos com picos de 18, segundo a prévia.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Não há santos, nem vilões em Passione. E nem público

Após o primeiro mês mais interessante que uma telenovela de horário nobre já mostrou ao telespectador, Passione chega neste semana ao seu centésimo capítulo - praticamente a metade de seus 221 previstos - com uma Campanha de relançamento da trama que, a partir de agora, deixa o tom colorido, ameno e apaixonado e passa a ser de thriller.

Mais do que simplesmente relançar o folhetim para situar o telespectador, a intenção da Rede Globo é agregar público, uma vez que, até o momento, a trama de Sílvio de Abreu não atraiu a audiência esperada. Com apenas 33 pontos de média parcial - a pior da história entre as novelas das 8 - a novela tem sido, queira ou não, um retumbante fracasso em termos numéricos.

Explicar estes números não é tarefa fácil. Partindo do pressuposto que o telespectador se interesse em maior ou menor intensidade por uma história atraente, a audiência de Passione é inexplicável, já que sua história é muito superior a de suas antecessoras Caminho das Índias e Viver a Vida. Há ganchos importantes, histórias envolventes, núcleos interligados e as histórias avançam com a agilidade necessária para não deixar monotonia na tela.

Em contrapartida, não é uma novela perfeita. Nem de longe. Sílvio de Abreu, maior dramaturgo vivo na opinião deste blog, responsável por folhetins sensacionais como Belíssima, Guerra dos Sexos e A Próxima Vítima, não acertou inteiramente a mão em seu trabalho atual. É bem verdade que, muitos dos erros da novela não são de responsabilidade do autor, mas ele também tem sua parcela de contribuição.

Uma novela no atual momento da TV brasileira sem vilanices não tem como funcionar. E é isso que Passione é, uma trama sem vilanices. Há vilões? Há. Mas Fred (Reynaldo Gianecchinni) e Clara (Mariana Ximenes) há muito deixaram de cometer atos de vilões e passaram a viver de ameaças, empurrões, olhares, planos. Prática? Que nada, eles latem, latem, mas nunca mordem.

A maior prova do equívoco nas histórias dos vilões se dá no momento atual da trama em que Clara foge da polícia tentando se safar e Fred foi enganado feito um paspalho por Totó (Tony Ramos). Que raios de vilões são esses que são enganados por todos o tempo todo? Isso não tinha como funcionar mesmo.

Passione também conta com a falta de um romance que atraia o público. Diana (Carolina Dieckman) e Mauro (Rodrigo Lombardi) até que tentam isso, mas não conseguem empolgar ninguém. A total falta de química do casal na história faz com que boa parcela dos telespectadores torça para o fim do relacionamento que tem tudo para não funcionar.

Entre cenas geniais, histórias interessantes, ganchos inteligentes e uma pitada perfeita de humor, que torna a trama muito boa, Passione segue com estes defeitos que afasta o público mediano. E também afasta o público mais tradicional, afinal, ninguém na história tem senso de escrúpulos. É como se estivéssemos assistindo a uma história em que os personagens não receberam educação e não tem noção de moral e ética. Ali todos agem conforme a música manda. São falsos, mentirosos, armam para a família, enganam, roubam e fazem qualquer coisa para se darem bem. Todos, de Saulo, Fred e Clara, a Bete, Toto, Mauro e Diana. Não há santos em Passione e, por isso talvez, não há público para Passione

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

E os domingos da Globo, hein?

Após isso ocorrer por diversas vezes durante a década de 90 e princípio da década atual, a Rede Globo voltou a ser incomodada aos domingos. Se naquela época o calcanhar de aquiles da poderosa emissora era o SBT com uma excelente programação dominical e que vencia constantemente na média-dia em São Paulo, nos idos em que Gugu era tido como o Rei dos domingos - ele chegou a ser líder absoluto de audiência por nove meses - atualmente o incômodo global atende pelo nome de Record.

No último domingo a emissora da família Marinho teve de engolir uma vexatória derrota na média-dia em seus domínios. A Record foi líder de audiência no domingo no Rio de Janeiro fechando, de acordo com dados prévios, com 12,5 pontos contra 12,4 da Globo. Pode parecer uma derrota pequena e até um empate técnico. Não é. 0,1 ponto numa média das 7h00 às 0h00 é muita coisa.

É bem verdade que já houve outras derrotas como bem citamos. É bem verdade que a Globo continua como a maior emissora do país e isso não mudará. É bem verdade que nem Record nem SBT são capazes de incomodar a excepcional média-dia da Vênus Platinada em dias úteis. Tudo isso é verdade. Porém, também é verdade que desde a queda do SBT e o crescimento da Record - muito mais na programação diária do que nos finais de semana - a Rede Globo simplesmente se acomodou. Basta olhar para a programação dominical da emissora e ver que praticamente não há mudanças nos últimos anos.

Esta derrota de domingo provavelmente servirá para que a cúpula comece a agir e repensar os domingos. Porque já não é de hoje que alterações drásticas precisam ser feitas. Programas como A Turma do Didi, Os Caras de Pau não podem continuar na grade da emissora. Em compensação, Faustão e Fantástico precisam ser repensados para voltarem a dar o resultado de antes. É impossível acreditar que o público simplesmente opte por ver outras emissoras nos domingos porque não gosta da Globo, afinal, todos vêem a emissora nos outros dias.

É bom a emissora abrir o olho. Porque no Rio, mais do que perder a liderança, há a ameaça de perder a vice-liderança aos domingos porque se a Record passou, o SBT está ali, pertinho. Mudança é bom. 

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira