sábado, 21 de agosto de 2010

As 10 Melhores Cenas da Década

Em continuação à nossa Lista de Melhores da Década, já que estamos - finalmente - no último ano da primeira década do milênio. O Blog divulga hoje as 10 Melhores Cenas da teledramaturgia Brasileira na atual década. Não foi fácil chegar a este grupo de cenas, porém, conseguimos. É provável que alguns produtos ficarão de fora de forma injusta, como o caso de algumas cenas da série A Cura, porém, não há como esperar todos os produtos terminarem, pois assim, a década também terá terminado. Vamos, por tanto, a lista.

10 - Verônica tenta fugir do Brasil (Cama de Gato)


A tentativa de fuga da vilã vivida por Paola Oliveira tornou-se marco e hit na internet devido a coragem da produção em fazer com que a personagem interagisse com o telespectador olhando diretamente para a câmera e soltando a inesquecível frase: "Bye, bye, Brasil".

9 - Laura visita Maria Clara na cadeia (Celebridade)


Uma das cenas mais lindas de toda a novela, principalmente porque ali, Laura (Cláudia Abreu) conta toda a sua história e, partindo disso, fica difícil saber quem é verdadeiramente a vilã da trama. Ela, ou Maria Clara (Malu Mader), grande interpretação.

8 - A morte de Débora (Cama de Gato)


Uma cena que poderia ser vista como infantil, numa história paralela que poderia nem pegar junto ao público. Mas a forma como foi escrita, dirigida e também com atuação de qualidade de todos os envolvidos levaram esta cena a se tornar a mais emocionante de toda a novela.

7 - Fernanda termina tudo com Tony (Poder Paralelo)


A qualidade do texto, a impressionante performance de Paloma Duarte elevaram esta cena a provavelmente a mais emocionante e bem feita da história recente da Rede Record. Numa novela tida como violência, a cena comprova a suavidade e a dramaticidade que só Lauro César Muniz sabe escrever.

6 - Laura apanha de Maria Clara (Celebridade)


A primeira grande surra que uma mocinha dá na vilã (depois disso, a seqüência virou moda no Brasil). Maria Clara (Malu Mader) se vinga de todas as artimanhas de sua concorrente e a deixa literalmente em estado crítico.

5 - Júlia vê Bia morrer (Belíssima)


Glória Pires mostra porque é chamada de a grande dama da TV brasileira numa seqüência extraordinária criada por Sílvio de Abreu e com a direção impecável de Denise Saraseni. A morte de Bia Falcão tornou-se um marco na década da TV brasileira.

4 - Dalva perde a guarda dos filhos (Dalva e Herivelto)


Uma das minisséries mais bem produzidas da Rede Globo e numa cena emocionante em que Adriana Esteves mostra todo seu talento e dá um banho de interpretação, emocionando todo o público que acompanhou a bela história.

3 - Flora é a vilã (A Favorita)


Revelado o grande mistério por trás da novela mais inovadora dos últimos 20 anos na TV brasileira. A vilã de A Favorita não era Donatella (Cláudia Raia) como alguns começaram a crer nos primeiros capítulos da trama, mas era Flora (Patrícia Pilar), que se tornaria a maior vilã da história da TV.

2 - Vitória é filha de Bia (Belíssima)


Após descobrir ser a filha perdida de Bia Falcão (Fernanda Montenegro), Vitória (Claudia Abreu) se encontra com a mãe numa das cenas mais geniais da década. Carga dramática impressionante e Cláudia Abreu e Fernanda Montenegro arrasaram em cena. Texto perfeito e que emocionou a todos.

1 - Flora mata Gonçalo (A Favorita)


Se existe uma cena macabra na televisão brasileira, é esta. Seqüência que mais parecia os filmes de Hitcock fez com que o público fosse a loucura com Flora (Patrícia Pilar). O grau de suspense e terror da cena tornaram a morte de Gonçalo a cena mais impressionante da TV brasileira não apenas na década, mas desde sempre.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tititi: o melhor texto das novelas brasileiras

Já se foi tempo suficiente para que qualquer pessoa consiga fazer uma análise mais apurada e abrangente da novela das 7, Tititi. Escrita por Maria Adelaide Amaral em adaptação livre (e não um remake) das obras de Cassiano Gabus Mendes, a trama conquistou o público no seu primeiro mês de exibição e já tornou-se a maior audiência parcial das novelas das 7 desde Pé na Jaca, o que atualmente significa muita coisa, já que para muitos a audiência declinada das novelas era um fato consumado.

Muitos fatores contribuíram para que o folhetim se tornasse este fenômeno não apenas de audiência, mas principalmente de repercussão - certamente ela é a novela mais falada nas ruas atualmente. Um deles se deve a lembrança da história original de Jaques Leclair e Victor Valentin, afinal, a geração que assistiu a novela na década de 80, em sua esmagadora maioria, ainda está por aí relembrando e contando aos filhos e netos e isso atrai a audiência.

Outro ponto positivo a favor de Tititi se deve na feliz escalação de elenco. O horário exige não apenas enredos leves, mas interpretações leves e no ponto correto, fugindo da caricatura e do clichê. E o elenco entendeu isto conseguindo criar elementos técnicos que levam o telespectador ao delírio a cada situação que, por mais pastelão que seja, não soa falsa ou exagerada. Tudo é muito bem interpretado e o público enxerga verdade nas atitudes.

Entre o elenco muitos são os destaques: Murilo Benício mostrando que é um baita ator e faz humor como poucos no Brasil, Malu Mader finalmente deixando de ser apenas Malu Mader e interpretando com ousadia, Ísis Valverde completamente a vontade em seu papel de mocinha meio sem escrúpulos. Mas se Tititi tem um nome este nome atende por Cláudia Raia. A rainha e diva da novela, ela rouba a história e toma conta da tela em cada aparição. A personagem mais divertida das telenovelas brasileiras em muito tempo.

Mas o sucesso da história não se dá em todos os elementos citados anteriormente. Está no texto. Maria Adelaide Amaral é uma grande autora, disso já se sabe há mais de uma década. Porém, ela está especialmente inspirada neste trabalho e tem promovido um roteiro cheio de diálogos que impressionam pela qualidade, pela atualidade e frescor - coisa rara numa obra adaptada. A autor consegue levar o público às gargalhadas com frases sensacionais e sem criar bordões superficiais e repetitivos, outro fato raro entre novelas de humor. O texto de Tititi é o melhor entre as novelas brasileiras atuais e, a trama com isso, torna-se, até o momento, disparada a melhor novela das 7 da década.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Cura - 1x02

Após um primeiro episódio de apresentação bastante complexo, porém cheio de nuances aprofundados e com seqüências ágeis, principalmente a partir da metade do episódio Piloto, a série global A Cura, de João Emanuel Carneiro teve seu 2º episódio exibido na última terça-feira e mostrou uma história bem construída, com uma narrativa contida e cheia de elementos complexos.

Se o primeiro episódio apresentou personagens e mostrou um mapa da história que seria contada, o segundo episódio mostrou uma veia diferente do autor que, ao contrário de todos os outros trabalhos, optou por uma narrativa mais lenta, porém muito mais aprofundada e complexa. Ao terminar o episódio desta semana o telespectador ficou com uma certeza: não é fácil entender a construção narrativa de A Cura.

Personagens extremamente complexos, com traços de personalidades que nem sempre combinam entre si, além de um roteiro que apresenta uma história não linear, indo contra toda a idéia de narração, e situações que sempre apresentam diálogos extremamente complexos foram marcos nesta semana. Ninguém é apenas o que parece ser. Dimas é um personagem tortuoso com uma história de vida complicada e muito sofrida, porém, o misticismo que gira em torno dele, a possibilidade de ser a reencarnação de um curandeiro e os conflitos que o perseguem, deixam-no extremamente sombrio em alguns momentos e cada texto que sai de sua boca vem com diversos significados e que podem tanto ajudar quanto complicar a interpretação do público.

Além disso, a história que corre paralelamente e mostra um personagem mau e que vive em outra época, porém na mesma cidade, torna tudo mais complexo. Afinal, qual a ligação entre ele e os dias atuais, onde de fato ocorre a história? Em que ponto da história as narrativas se encontrarão e formarão o elo? Essa é a pergunta que não sai da cabeça do telespectador e mantém o interesse constante pela história que é novidade no mundo das séries e um chamariz muito inteligente.

Não se pode abandonar ainda a interpretação de qualidade de todo o elenco. Se em 2009 a Globo surpreendeu ao mostrar uma série com formato teatralizado e um elenco perfeito com Som e Fúria, em 2010 a qualidade de elenco se repete em A Cura com todos muito afinados, inclusive o excelente elenco de atores mineiros. Porém, destaque mesmo para Selton Melo que vem fazendo um trabalho extraordinário, acima de qualquer comparação no ano.

A profundidade de A Cura a distancia completamente do modelo de dramaturgia da TV brasileira. O público foi acostumado a narrativas simples e histórias rasas, portanto, pode ocorrer que alguns telespectadores se afastem confusos. Porém, é esta a profundidade que falta para a TV e que leva muitos espectadores a procurarem produtos importados como as séries americanas. E em matéria de profundidade, complexidade e roteiro bem amarrado e intrigante, A Cura não fica atrás de nenhuma delas.

Não deixe de comentar

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Uuma Rosa com Amor foi ruim, mas cumpriu papel importante

Encerradas as atividades e exibição da novela de Tiago Santiago, sua primeira na nova casa SBT, Uma Rosa com Amor, é possível realizar um balanço importante do que ocorreu na emissora, especificamente na área de teledramaturgia no ano de 2010.

A emissora de Sílvio Santos tem duas posturas ao longo da história e que podem tentar explicar o momento da trama de Tiago Santiago. Um dos momentos mais marcantes do SBT se deu em meados da década de 90, quando o proprietário entendeu que, se quisesse brigar com a Globo em qualquer esfera, deveria investir no que o brasileiro mais gostava de ver, as telenovelas. A partir daí, a Rede passou a produzir novelas de qualidade e deu resultados extraordinários por anos a fio. Tramas como Éramos Seis, Sangue do meu Sangue, As Pupilas do Senhor Reitor e até Chiquititas estão gravadas na memória da população brasileira.

O segundo momento se deu justamente no início da atual década, quando a Rede Record passou a investir também na área e Sílvio Santos recuou, temendo uma guerra de bastidores que inflacionaria o preço do Mercado e inviabilizaria as produções da Casa. Com isso, o SBT perdeu toda a recente história de produção de telenovelas e caiu no esquecimento do público.

A tentativa de retomar o projeto começou há alguns anos com produções de novelas escritas pela esposa de Sílvio, Íris Abravanel. Novelas despretenciosas e que nem merecem avaliação mais rígida voltaram a abrir as portas do SBT para o Mercado. A contratação de Tiago Santiago foi o passo mais importante que a emissora deu na década em busca de retomar seu lugar na teledramaturgia brasileira.

Tiago Santiago nunca foi bom autor. Era de se esperar que Uma Rosa com Amor fosse uma novela sem profundidade, com diálogos didáticos e irritante em alguns momentos. Com a fraca direção, principal ponto baixo da emissora em relação a concorrência, a trama acabou sendo constrangedora em alguns momentos. Vários destaques negativos, inclusive a maior parte da atuação do elenco que, mesmo bem escalado, não soube usar todo o potencial em virtude da péssima direção. Destaque positivo no elenco foi um: Carla Marins, grande protagonista.

Porém, tudo isso é menor. O SBT com Uma Rosa com Amor voltou a marcar território no cenário nacional em relação às novelas. O público que estranhou muito porque tinha perdido o costume de ver o produto na emissora, acabou não dando audiência satisfatória até mais da metade da produção, porém, como era de se esperar, a audiência cresceu e, na última fase da novela girou sempre entre 7 e 9 pontos (a média geral da trama foi de 6 pontos). O último capítulo conseguiu fechar com 10 pontos e na vice-liderança isolada, grande resultado para a Casa.

O grande ponto positivo de Uma Rosa com Amor foi, portanto, justamente este, recolocar a emissora no Mercado e, com Tiago Santiago produzindo novas telenovelas e Íris Abravanel, agora autora que estudou e se preparou, é possível que os resultados comecem a aparecer e a melhorar.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira