sábado, 12 de junho de 2010

Como é bom brincar de redecorar ambientes

Quem nunca redecorou o quarto ou a casa uma única vez que atire a primeira pedra. Todo mundo, sem exceção - uns mais outros menos - têm acessos de criatividade que faz com que mudemos a decoração do quarto. Na maior parte da vezes, decidimos distribuir os móveis do cômodo de uma forma diferente, para dar outro ar no ambiente interno.

Todos fazemos isso e, algumas pessoas fazem isso por esporte e sentem enorme prazer em remodelar o ambiente interno de suas casas. É algo normal. Quase um esporte. E é justamente isso que a família Abravanel sempre fez e voltou a praticar após alguns anos tentando vencer este vício e, em alguns momentos, até com algum sucesso.

Nesta semana foi anunciado que haverá nova mudança na Grade do SBT. Desta vez, toda a linha de show que, há uma semana estreou em novos horários, será realocada na programação da emissora. Saem as séries no horário nobre e entra a Linha de Shows. Ou seja, todos os programas novamente mudarão de horário e, agora, passam a entrar no ar às 21h15.

Segundo release distribuído pelo SBT à imprensa, a nova programação fica assim distribuída. De segunda a sábado, às 21h15: Segunda Hebe; Terça Esquadrão da Moda; Quarta Qual é o seu Talento? Quinta Aventura Selvagem; Sexta Conexão Repórter e Sábado Supernanny. A discussão de, se a nova grade é boa ou ruim, não cabe aqui neste espaço porque não faz mais diferença.

Uma emissora que muda os mesmos programas, que em tese fazem parte da programação principal, sem dúvida não pode ser levada a sério. O SBT não pode e não deve ser levado a sério por parte do telespectador que precisa se conscientizar do que é na verdade a emissora. Uns passam o tempo trocando um sofá de lugar, outros passam o tempo mudando a decoração da casa toda, gastando mais dinheiro. A Família Abravanel, como é rica, teve dinheiro para comprar uma emissora de TV e mudar sua programação ao bel prazer dos donos. E os telespectadores que aceitem porque sempre será assim. A outra opção, bem mais agradável, é pular o SBT na hora de zapear e abandonar de uma vez por todas a programação da emissora mais amadora e que menos respeita o público no país.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

E acabou o pior Aprendiz de todos os Tempos

O título obviamente é uma paródia ao slogan de divulgação de O Aprendiz Universitário em 2010, quando a Record fez questão de dizer aos quatro ventos que seria "o melhor Aprendiz de todos os tempos". Evidente que não foi um castigo a prepotência, afinal prepotência com propriedade até que é bem aceita, porém, não foi o caso.

Desde a estreia desta edição de O Aprendiz o que se viu foi uma sucessão de equívocos constrangedores por parte de todos os envolvidos na produção do programa que um dia - em algum ano muito distante - já foi o mais comentado na TV brasileira. A começar pela infeliz escolha para o substituto de Roberto Justus que a Record tirou da cartola sem a menor cerimônia. Ao público foi vendido que João Dória era a melhor e mais sensata escolha por tudo que ele representava, a típica venda de gato por lebre. O apresentador foi durante toda a edição fraco, incapaz de comandar com o menor senso de autoridade e voz de liderança um Reality Show em que o ponto principal se dá justamente no apresentador.

Dória não sabia conduzir o momento que sempre foi o ápice do programa em outras edições. A sala de reunião deixou de ser o momento mais aguardado pelo público em virtude da adrenalina e das tiradas geniais do ex-apresentador e passou a ser aguardada pela sessão de humor negro, claro, sempre zombando do apresentador atual.

Mas Dória não foi todo o problema de O Aprendiz. A produção se enfraqueceu bastante e, isso não há como saber se havia o dedo de Justus nos anteriores ou não. Mas principalmente na escolha das provas já se notava que o Reality não era o que já foi um dia. Participantes fracos sempre foram a marca de O Aprendiz - exceção feita a 1ª edição - mas em 2010 isso foi superado de longe por concorrentes que pareciam sair da sala de Reforço da 5ª série.

Cortes e closes equivocados marcaram todos os programas mostrando uma direção absolutamente perdida diante de tantos problemas. E com tantos problemas o resultado não poderia ser outro. O Aprendiz 2010 teve sua pior audiência da história e a final obteve 08 pontos de média, 06 pontos abaixo da marca de 14 pontos obtidos no ano anterior.

Não há justificativa para este fracasso. A Record fez questão de dizer que o programa continuava com o mesmo formato vencedor e que a mudança de apresentador não representaria em queda de qualidade ou de prestígio. O que se viu foi justamente o oposto. Um Reality Show muito ruim com uma audiência pífia para uma emissora que pretendia brigar pela liderança. João Dória pegou um programa pronto, consolidado e vencedor e o transformou no pior Aprendiz de todos os tempos.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Força-Tarefa se consolida como a melhor série brasileira

Foi ao ar na noite da última terça-feira o último episódio da segunda temporada de Força-Tarefa. Até bem pouco tempo atrás, para a televisão brasileira, uma série chegar ao fim em determinado ano, não representava grande coisa, principalmente porque os roteiristas nunca tiveram qualquer compromisso em dar um sentido mais amplo às suas histórias.

Séries que podiam ter várias temporadas ou serem interrompidas sem qualquer cerimônia não deixariam o público confuso, já que a maior parte não havia uma história ampla para as personagens. As histórias eram sempre superficiais e contadas dentro do mesmo episódio, fato este que sempre comprometeu o bom andamento deste formato na televisão brasileira.

Desde 2009, quando surgiu, Força-Tarefa apresentou uma proposta diferente. Também com episódios que contavam uma história com início, meio e fim dentro do próprio episódio, a série apostou no formato americano, ou seja, além das pequenas histórias por episódio, cada episódio narrava a continuação de uma história maior que envolvia os personagens centrais da trama.

Deu resultado e Força-Tarefa caiu nas graças do público já no ano passado. Porém, foi em 2010, com a exibição da primorosa segunda temporada que a série se consolidou. Episódios conflituosos, coragem em expor cenas fortes e que poucas vezes eram exibidas na Rede Globo, além de diálogos até bem pouco tempo impensáveis na emissora, transformou a série num trabalho louvável e comparado a séries americanas.

A composição de personagens é um caso a parte. O trabalho de Murilo Benício dando vida ao protagonista, tenente Wilson, foi um dos melhores trabalhos de composição de personagem nos últimos anos e certamente dará alguns bons prêmios ao ator que amadureceu bastante no papel nesta temporada. Todo o elenco merece destaque porque cresceu junto e transformou de Força-Tarefa nesta série imperdível.

O fim da temporada já deixou um gosto de saudade e a cena final já aguçou a curiosidade do público para a continuação da saga do Tenente Wilson não apenas como policial competente, mas agora, como marido e pai. A terceira temporada chega às telas da Globo apenas no segundo semestre de 2011, enquanto isso, teremos de aguardar o retorno da melhor série brasileira.

terça-feira, 8 de junho de 2010

A instabilidade da Record

Que atualmente a Record é a segunda maior emissora do país não resta a menor dúvidas. Após um período conturbado no final de 2009 e princípio de 2010 em que a emissora passou a ser incomodada pelo SBT, ajustes na grade melhoraram a audiência e fizeram com que ficasse novamente com um segundo lugar cômodo e sem aparente disputa.

Nas últimas semanas um fato curioso passou a chamar a atenção de quem acompanha a audiência. A Rede Globo, enfraquecida com a péssima audiência de sua nova novela das 8, começou a ter perda significativa na média-dia e a Record em contrapartida voltou a apresentar os excelentes números de meados de 2007 e 2008, chegando a média-dia de 09 pontos. Ao que indicava, uma crise correria nos corredores do PROJAC enquanto festa seria feita pela cúpula da concorrência. O rumo da liderança parecia novamente ajustado para a Record.

Porém, acabou o principal produto da emissora. E com isso, toda a grade foi prejudicada. Ao chegar ao fim, Bela a Feia fez diversas vítimas. A primeira foi a substituta Ribeirão do Tempo que, de média 12 caiu abruptamente para 8 pontos. Como se não bastasse esses incômodos 04 pontos a menos, a novela global, Passione, começa a apresentar melhoras. Nesta segunda-feira, a trama de Sílvio de Abreu já conseguiu melhorar os péssimos números de semana passada (ainda está muito abaixo do ideal) e conseguiu picos bem mais altos. Para a Globo isso não é o importante, pois a trama não está dentro dos padrões de audiência, porém, significa algo muito válido na briga. Com o crescimento de Passione, outro produto que vinha dando grandes resultados voltou a cair, CSI despencou de 13 para 10 e não conseguiu picos acima de 12 (semana passada o pico chegou a 16).

Isso mostra que o crescimento na Record quase nunca é fruto de seu próprio trabalho, mas de rejeição do público com algum produto específico da Globo. Este cenário deixa claro que é na Record que o público busca alternativas quando não está satisfeita com a líder, porém também mostra que a emissora da Barra Funda não possui a menor condição de brigar contra a Globo pela liderança, pois é da Globo que o público realmente gosta.

domingo, 6 de junho de 2010

Alexandre Nero é o nome do momento na teledramaturgia

Escrito nas Estrelas caiu na graça do público brasileiro e, até o momento, menos da metade da trama exibida, vem apresentando audiência mais do que satisfatória e, acima de suas antecessoras. Com números tão interessantes é difícil enumerar as razões pelo sucesso, mas mais do que a novela, hoje iremos falar de um dos destaques.

Se existe um personagem que roubou a cena e tomando conta do folhetim de Elizabeth Jhin ele atende pelo nome de Gilmar. Existem dois tipos de sucesso quando se fala num personagem de teledramaturgia. O sucesso pode acontecer quando um personagem tem um texto muito bom e, mesmo quando o ator não se destaca, as situações e os diálogos são tão irresistíveis que o personagem cai no gosto do público, mas o trabalho do ator não é tão destacado. A outra forma é quando há texto, há situações e - as vezes nem tão bons assim - mas a composição do personagem criada pelo profissional é tão excepcional que o público acaba repercutindo.

O caso de Gilmar é este segundo. O texto de Escrito nas Estrelas é muito bom e as situações também, mas o personagem é muito complexo e tinha tudo, absolutamente tudo, para cair no clichê ou na caricatura. Foi a composição divina de Alexandre Nero que tornou Gilmar o melhor personagem de toda a novela. Quando ele aparece em cena todos já esperam por algo de diferente. Os trejeitos, a forma como ele explode no texto é divino. 

Alexandre Nero sabe o time correto para crescer a interpretação. Quando o texto pede dissimulação, lá está Nero impecável. Quando a situação exige explosão de raiva, novamente o ator cria trejeitos únicos. E no humor? Novamente caras sensacionais e que levam o público a explosão de risadas. E isso não vem de hoje. Alexandre Nero surgiu para a TV em A Favorita na pele do discreto, tímido e analfabeto quitandeiro Wanderlei. A princípio, o ator era apenas um figurante, mas ganhou história própria e soube contracenar com um elenco de primeira, tendo lindas cenas ao lado de Lília Cabral.

Depois, em Paraíso, o ator estava novamente num personagem complicado. Interpretar o melhor amigo do mocinho nunca é fácil, pois os textos e as situações sempre são sobre o protagonista. Mas de forma impressionante, ele soube compôr um personagem diferente, apaixonado, mas com convicções próprias e abandonou os trejeitos do quitandeiro. 

Agora, Gilmar não lembra em nada os dois personagens anteriores do ator que é um exemplo para a profissão. Em três novelas, Alexandre Nero ganhous os holofotes da mídia e certamente passa a subir de patamar no elenco da Globo. Em Escrito nas Estrelas, antes da estréia, só se falava das personagens de Zeze Polessa e Débora Falabella que formariam a dupla de vilãs da trama, porém, desde o início, Alexandre Nero engoliu as duas e se tornou o nome da novela das 6. E com mérito.

Este texto estará disponível nesta segunda no site Famosidades, do Grupo MSN Entretenimentos

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira