sábado, 3 de abril de 2010

SBT quer Datena para Horário Nobre


A mídia iniciou na última semana forte especulação de que há interesse do SBT na contratação do jornalista José Luis Datena, atualmente contratado da Band. A notícia procede e, como afirmou Flávio Ricco, de fato a emissora tem um projeto de programa para ele.

Mas engana-se quem pensa que a intenção é colocar Datena a frente de programas policiais, como vem ocorrendo ao longo de praticamente toda a sua carreira na televisão, apresentando programas assim na Rede Record e atualmente na Band. No SBT, caso ocorra a oferta e uma possível contratação, o jornalista não irá trabalhar nesta área.

A idéia da cúpula do SBT é mudar o foco da vida profissional de José Luis Datena, mas aproveitando-se de seu carisma diante do público, de sua credibilidade e também da sua incrível capacidade de improviso. A imagem do Datena durão, que aponta o dedo para a câmera e desafia os bandidos não interessa a emissora. A direção quer o profissional bem humorado, com ótimas tiradas que outras participações mostraram.

Para tanto, a idéia é criar um talk-show semanal para Datena. Não há informações ainda de como seria exatamente este talk-show, mas ao que tudo indica haveria inclusive entrevistados e participação do público, além de musicais. O programa, a princípio, seria semanal e em horário nobre do SBT, o que pode ser uma forma de atrair o jornalista.

Há muitos anos Datena reclama de ter de fazer programas policiais. Ele já disse publicamente que o formato não o agrada mais e que se tivesse a oportunidade de mudar, sem dúvida mudaria. Porém, ele já recusou outras propostas do SBT por considerar que não há estabilidade para os profissionais que lá trabalham e nem uma grade organizada. Porém, com um contrato bem redigido pode ser que ele aceite o desafio. Nunca se sabe.


sexta-feira, 2 de abril de 2010

Cinco novelas disputam vaga no Vale a Pena Ver de Novo

O TVxTV descobriu com exclusividade que a Rede Globo já está estudando as possibilidades para a próxima reprise do Vale a Pena Ver de Novo, que deve entrar no ar em Junho. A emissora quer uma novela de peso no horário, principalmente porque a idéia é ter uma boa audiência já a tarde, pois toda a direção de dramaturgia da emissora acredita que todas as novelas que estarão no ar em Junho darão boa audiência.

De acordo com pessoas ligadas a emissora, já houve a seleção de cinco potenciais novelas que serão reprisadas após o término de Sinhá Moça. Apenas novelas do horário das 7 e das 8, pois a emissora quer dar uma segurada nas reprises das 6 - Alma Gêmea e Sinhá Moça foram reprisadas seguidamente - para dar fôlego e prestigiar também os outros horários.

Para os que torcem por reprises mais antigas, podem esquecer, não faz parte da direção da Globo colocar no Vale a Pena ver de Novo novelas que tenham sido exibidas há mais de 10 anos. Essa decisão parece ser contundente e não deve se alterar pelos próximos anos, a menos que haja mudança na cúpula da direção, o que não parece ocorrer.

As cinco novelas que disputam vaga no próximo Vale a Pena ver de Novo são consideradas de peso pela emissora e foram muito bem aceitas pela crítica na época, além de terem tido excelente audiência em seus respectivos horários. Quem acompanha os números de audiência, sabe contudo que uma boa audiência em sua primeira exibição não garante o mesmo sucesso na reprise.

As duas novelas do horário das sete que brigam para serem reprisadas são: Um Anjo Caiu do Céu e Cobras e Lagartos. Um Anjo Caiu do Céu foi ao ar em 2001 e teve 185 capítulos. Escrita por Antônio Calmon teve direção de núcleo de Dênis Carvalho. A novela foi um sucesso em sua época com elenco de peso como: Tarcísio Meira, Caio Blat, Renata Sorrah, José Wilker, Patrícia Pilar e excelentes participações. Já Cobras e Lagartos é "apenas" a 2ª maior audiência do horário na década. Escrita por João Emanuel Carneiro a trama foi ao ar em 2006 e teve 179 capítulos com direção geral de Wolf Maya. A novela trazia o ainda novato, mas já consagrado autor João Emanuel Carneiro, dono do sucesso Da Cor do Pecado e novamente uma trama sua foi sucesso no horário, superando em audiência a novela das 8. Elenco composto por atores e atrizes jovens, mas promissores como Daniel de Oliveira, Mariana Ximenez, Carolina Dieckman e Carmo Della Vecchia, além de profissionais já consagrados como Marília Pêra, Angêla Vieira e Luis Gustavo, porém o grande destaque do folhetim ficou por conta da ótima dupla Lázaro Ramos e Taís Araújo que levaram o público ao delírio com suas atuações e situações muito divertidas.

As três novelas do horário das 8 que também podem aparecer como a próxima reprise são: Celebridade, Belíssima e O Clone. Celebridade foi escrita por Gilberto Braga e grande sucesso no ano de 2004. Com 221 capítulos a trama ágil, elementos de forte vilania, marcas do autor, chamaram a atenção e fizeram da novela dirigida por Dênis Carvalho, um grande sucesso. O elenco de peso contou com participação de: Malu Mader, Marcos Palmeira, Débora Evelyn, Alexandre Borges e Júlia Lemertz. Os destaques da novela foram Cláudia Abreu que construiu uma vilã inesquecível e o também vilão Fábio Assunção.

Belíssima é uma novela de 2005, escrita pelo gênio Sílvio de Abreu - que em junho estará no ar com Passione - teve excelente aceitação do público e crítica e atingiu impressionantes médias de audiência. Dirigida por Denise Saraceni a novela teve 209 capítulos e uma trama ágil, envolvente e cheia de mistérios. No elenco: Glória Pires, Tony Ramos, Marcelo Antony, Cláudia Abreu, Lima Duarte, Irene Ravachi, Cláudia Raia e muitos outros nomes, e o grande destaque foi, sem nenhuma dúvida, a brilhante atuação de Fernanda Montenegro como Bia Falcão, sua primeira vilã no horário.

O Clone, que já quase foi reprisada no lugar agora ocupado por Sinhá Moça, também está na disputa. Escrita por Glória Perez, a novela de 2001 fez um grande sucesso por sua beleza e por mostrar uma cultura tão diferente da brasileira. Uma trama interessante, cheia de histórias de amor e de alegria encheu a tela e conquistou o público, marcando época. A novela teve a direção de Jayme Monjardim e contou com 221 capítulos e um elenco que chamou a atenção: Giovana Antoneli, Murilo Benício, Juca de Oliveira, Reginaldo Faria e Letícia Sabatela são alguns dos nomes da trama.

Ainda não se sabe qual o folhetim que substituirá Sinhá Moça, e a Rede Globo nem tem tanta pressa na escolha, mas certamente será um desses cinco nomes de peso.


Deus existe: Chegou ao fim A patética História de Ester


Terminou ontem a pior produção da história recente da TV brasileira. A História de Ester chegou ao fim exatamente da forma como começou: melancólica. E a melancolia não se deve ao enredo ou ao desfecho das personagens, se deve a pífia produção e a audiência fraca conquistada em São Paulo no último episódio, apenas 12 pontos - no Rio o último episódio foi bom, liderou e registrou 19 pontos, segundo a prévia.

Independentemente da audiência ruim - a média geral da minissérie na principal Praça, São Paulo, foi de apenas 10,9 pontos, muito abaixo dos 13 aos 15 que a Record esperava - o ponto baixo da minissérie foi a amostragem de que, mesmo tendo crescido muito no quesito dramaturgia, a emissora ainda não é capaz de produzir uma minissérie que, tem uma outra linguagem, um outro caminho e uma outra forma de ser assistida, muito diferente da telenovela. O grande problema de A História de Ester, talvez, tenha sido este, os envolvidos em sua produção não perceberam que uma minissérie e uma telenovela são produtos completamente diferentes.

É evidente que por ser uma livre adaptação, a história não precisava seguir os traços bíblicos, porém, ao se propor escrever uma história bíblica, a emissora deveria estar atenta para os pequenos detalhes. O texto estava cheio de elementos lingüísticos adquirido muito depois da época em que a minissérie se passou. É evidente que as personagens não necessitavam falar na língua original da época, mas a erudição no linguajar se fazia necessário para dar maior realidade aos diálogos.

Realidade foi tudo que a minissérie não teve. Barbas falsas, penteados completamente fora de propósito e que em nada lembravam a época em questão - na verdade àqueles penteados pareciam muito mais oriundos de uma peça mal feita de humor negro - e roupas completamente mal escolhidas deram o tom. Se faltou pesquisa a autora para produzir o texto, muito mais pesquisa faltou aos produtores ao se pensar nestes detalhes, inclusive na cenografia horrenda que foi ao ar.

As interpretações foram outro ponto negativo. Quando a Rede Record anunciou com pompa que exibiria sua primeira minissérie como uma grande produção, era necessário que o elenco fosse melhor. Sequer foi escolhido um elenco de primeira grandeza dentro da própria emissora, exceção feita a Paulo Gorgulho e Vanessa Gerbeli todos ali não tinham condições de atuar numa minissérie deste porte. O resultado ficou visível na tela, falta de preparo e má condução dos diálogos e das situações, parte culpa do elenco, e parte culpa da direção.

Se tem algo que se salva em A História de Ester, esse algo é justamente o que há de melhor na Rede Record em termos de dramaturgia, a fotografia. Novamente uma produção da emissora deu um banho neste quesito e continua a melhorar a cada obra apresentada. Porém, uma excelente fotografia diante de um produtor muito fraco, não significa nada.

A melhor forma de definir o fim de A História de Ester é este. Com uma produção tão horrenda indo ao ar na TV brasileira, seu fim representa o fim da tortura ao telespectador e a comprovação histórica de que Deus existe.


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Porque a Record é vice-líder

Falar sobre a vice-liderança de audiência entre as TV's abertas do Brasil não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, é algo complexo e muito polêmico, uma vez que certamente irá desagradar muitos leitores que têm verdadeira paixão por uma emissora de TV, seja ela qual for, porém é uma análise interessante.

Durante muitos anos o SBT foi a alternativa que o público tinha quando não estava disposto a assistir a programação da Rede Globo. Praticamente desde sua estréia, o canal se manteve na vice-liderança por longos anos, até o início do atual século. Porém, investimentos altos e organização em sua grade fez com que a Rede Record chegasse ao 2º lugar. Na época, a impressão que se tinha era de que - muito mais que a vice-liderança - a emissora brigaria pelo 1º lugar.

Até que a ânsia por ultrapassar a Rede Globo fez com que a direção da emissora se perdesse completamente e, cheia de atitudes errôneas, mudanças na grade, sensacionalismo e invenções sem fundamento, perdesse completamente o rumo e desse a Globo novamente tranqüilidade na liderança.

Atualmente, como este blog já disse, a Record é a alternativa de programação à Rede Globo, mas não é uma alternativa que ameaça e é este o ponto crucial da discussão. A vice-liderança de audiência no Ibope não significa nem de longe que a emissora seja a "2ª melhor do país", na verdade seria mais justa dizer que, excluindo a Globo com sua organização invejável, a Record é atualmente a "menos pior".

Sem organização nada funciona e, por conta disso, todas as outras emissoras do país juntas não conseguem atingir a audiência da líder absoluta nos números. A Record não é ameaçada pelo SBT ou por qualquer outra emissora em sua vice-liderança, mas, assim como todas as outras, não há público fiel, ao contrário, disputa apenas os restos de audiência deixados pela Globo.

Isso parece duro e cruel, mas é real. Se você considerar as grandes audiências da Record, vai perceber que são audiências irregulares e de determinado período e, transferindo o horário para a Globo, vai notar que estes números são reflexos de horários com programação fraca na Globo. Uma novela que não deu certo. Um programa que não funcionou em determinado dia. Uma série que não caiu no gosto popular.

Ou seja, tanto a Record, quanto o SBT ou qualquer outra emissora, somente consegue números significativos de audiência quando a Globo está com um programa fraco no horário. Ou seja, não é por mérito delas, não é por organização, não é por conquista de público fiel. É apenas restos deixados à mesa. Simples assim.


quarta-feira, 31 de março de 2010

Ex-BBB pode participar de A Fazenda 3


Nas últimas horas cresce o boato de que uma bombástica participante estará presente em A Fazenda 3 prevista para estrear entre setembro e outubro na Rede Record. Trata-se da ex-BBB Ana Carolina Madeira.

Ana Carolina ficou famosa no Big Brother Brasil 9 por sua simpatia e sinceridade e fez uma legião de fãs. Após participar de inúmeras discussões no programa, a sister foi indicada várias vezes ao paredão, sendo a participante que mais vezes freqüentou o paredão da 9ª edição do BBB. Voltando em todas as vezes e caindo na graça do público, Ana parecia a favorita para vencer a competição, mas uma edição cruel e o chamado voto ponderado - que dá mais pontuação aos votos por celular do que pela internet - tirou Ana Carolina no último paredão antes da final ao disputar com o campeão Max.

Até hoje muita gente considera injusta a derrota dela na ocasião e uma enxurrada de críticas fez com que o diretor do programa, Boninho, acabasse com a votação ponderada na 10ª edição do programa a fim de evitar novos protestos por parte do público.

Atualmente Ana Carolina é contratada da Rede TV, mas não está no ar. Fontes garantem que a moça está trabalhando muito em diversas frentes para melhorar e poder atuar a frente de um programa na TV. Enquanto isso não acontece, a cada dia cresce mais os rumores de que ela poderá ser a grande estrela de A Fazenda 3. Seria uma resposta da Rede Record à Globo, colocando uma ex-participante sedenta por contar todos os segredos do programa global.

Atualmente corre uma campanha no twitter que pede Ana Carolina em A Fazenda 3. A Record nega que esteja negociando com ela e garante que ainda não há nomes em negociação para participar do Reality Show.


Globo dá aula de como se fazer televisão

Com o fim do melhor Big Brother Brasil da história da TV brasileira - e que também bateu todos os recordes de votação e manteve uma audiência acima da meta e satisfatória - a Rede Globo já lança sua grade em 2010 com toda a programação da emissora no horário nobre para o ano, e tem muita novidade por aí.

Seria impossível utilizar um texto deste espaço para falar minuciosamente de cada programa, isso será feito então, conforme eles forem sendo exibidos, porém, é impossível não ficar admirado com o incrível trabalho profissional dando um banho em qualquer emissora aberta do Brasil. No lançamento da nova programação a emissora divulgou vídeos mostrando os novos programas e os que voltam após as férias.

O que chama a atenção é a organização da Grade de Programação da Rede Globo. A emissora sabe exatamente o que vai colocar no ar durante todo o ano de 2010, um feito e tanto se considerarmos que boa parte das emissoras não consegue organizar uma grade que dure uma semana.

A emissora já tem tudo planejado: de volta a programação normal da 1ª linha de shows que entra no ar logo após a novela das 8: Segunda-feira: Tela Quente; Terça-feira: Casseta e Planeta; Quarta-feira: Futebol; Quinta-feira: A Grande Família; Sexta-feira: Globo Repórter. Essa grade não muda e vai de agora até o fim do ano, sem alteração, conforme já explicou a emissora.

A segunda linha de Shows que vai ao ar nos dias de Terça, Quinta e Sexta, essas são dividias por semestre. No 1º Semestre a emissora já divulgou: Terça-Feira: a 2ª temporada de Força-Tarefa; Quinta-feira: Vida Alheia; Sexta-feira: Separação. Quinta e Sexta com novas séries, ambas de humor. No domingo, logo após Fantástico estreia SOS Emergência, série também de humor.

No segundo semestre essas séries serão substituídas por outros produtos como: A Cura, a 2ª temporada de Aline, a 2ª temporada de Amor e Sexo. Isso mostra o tanto que a Rede Globo é organizada e como ela respeita seu telespectador montando uma grade séria e bem feita, visando o conforto e a tranquilidade de seu público.

Estamos terminando o mês de Março, mas a emissora já divulgou todas as suas novelas de 2010. Em Abril estreia a nova novela das 6, Escrito nas Estrelas. Em maio é a vez de estrear a próxima trama das 8, Passione e por fim, em julho teremos a nova novela das 7, Ti,ti,ti. Pergunte as outras emissoras quando estreia cada uma de suas novelas. Resposta difícil.

Não é a toa que a emissora é líder de audiência com média mais do que o dobro da segunda colocada. Com uma programação assim, a Rede Globo coloca a Rede Record e o SBT num banquinho e dá uma aula de como se fazer televisão. Afinal, Record e SBT sequer sabem o que levar ao ar para o telespectador na próxima semana, impossível comparar. É por essas e outras que emissora de TV mesmo no Brasil, é a Globo. As outras, ainda engatinham.


terça-feira, 30 de março de 2010

Site garante ter acesso a prévias da Final do BBB

Um site garante ter acesso a uma fonte ligada diretamente ao sistema de votação do Big Brother Brasil 10 e anda divulgando as parciais na Internet. Segundo este site, o sistema é atualizado a cada meia hora, pois um funcionário da Rede Globo faz a verificação a cada 30 minutos para repassar os números para a direção do programa.

O site Só Famosos não é muito conhecido do grande público da Internet, mas certamente deve estar arrebatando muitos leitores através dessa novidade que, aparentemente é exclusiva e, com garantias de acerto, pelo menos é o que a equipe garante. Se acertar, seria um furo sem precedentes na história da televisão brasileira, pois iria conseguir antecipar o resultado do principal Reality Show da maior emissora brasileira.

O site atualiza a cada trinta minutos e, durante este tempo, mostra a última parcial para que todos os leitores tenham acesso. Segundo a última parcial, apresentada às 18h00 o resultado era o seguinte: Cadu 19,4% Fernanda 36,2% Dourado 44,4%. O resultado não é tão diferente do divulgado pela coluna Retratos da Vida, do Jornal Extra. De acordo com a coluna, publicada as 16h35, Dourado aparecia vencendo o programa com 68 milhões de votos enquanto Fernanda está em 2ª com 60 milhões enquanto Cadu surge em 3º com 26 milhões de votos.

Pela coluna, Dourado teria 44,15% do votos, Fernanda 38,96% e Cadu 16,88%, números próximos ao apresentado pelo tal site. Somente a noite saberemos se o colunista do Extra acertou a parcial e se este site consegue mesmo as parciais verdadeiras a cada 30 minutos, mas em tempos de avanço tecnológico, não dá para dizer que é impossível.

Se isso acontecer, o diretor do Big Brother Brasil 10, Boninho, ficará com as calças na mão, já que ele afirmou algumas vezes em seu Twitter que é impossível alguém saber a prévia das votações do paredão.


Record busca nomes e pode mudar formato de A Fazenda 3

A Rede Record já iniciou os preparativos para a 3ª edição de A Fazenda. Tudo tem sido mantigo sob muito sigilo, pois a expectativa da direção do Reality é evitar que vazem os nomes muito antes do início do programa, que acontece apenas no 2º semestre de 2010. Ainda não há uma definição de nomes, porém a emissora já começou a entrar em contato com potenciais participantes para oferecer uma vaga no Reality Rural.

A cúpula da Record garante que acredita muito no programa e a audiência baixa da 2ª edição já era esperada devido às festas de fim de ano, viagens de férias e, conseqüentemente share muito mais baixo. Ninguém dentro da emissora tem dúvidas de que, anualmente e sempre no 2º semestre - fugindo do confronto com o BBB - o programa tem tudo para deslanchar e alcançar sempre números significativos de audiência.

O apresentador será mantido. Brito Júnior agradou bastante a todos na direção e deverá continuar a frente do programa por quantas edições ainda houver. O formato é que pode ser um pouco modificado. A intenção dos diretores do Reality é de criar maiores dificuldades para os peões. É possível que os participantes (serão 14 ao todo) sejam divididos em dois grupos de 07 e, a partir daí, haverá punições para os perdedores e prêmios aos vencedores. Existe também a possibilidade de que, além do Fazendeiro da Semana - o líder, em poucas palavras - crie-se o Porteiro da Semana que poderá indicar alguém para fazer uma prova dura. Se esta pessoa não cumprir a prova, estará na Roça, e se cumprir, ganha o direito de indicar uma pessoa para a Roça. Se isso ocorrer, não haverá mais provas para colocar o pior na Roça. Os três serão: indicado pelo Fazendeiro, Indicado pelos participantes e Indicado pelo Porteiro ou pelo vencedor da prova do Porteiro.

Comenta-se nos bastidores da emissora que existe a possibilidade de não haver apenas famosos em A Fazenda. Algumas pessoas da produção do programa estudam a chance de colocar famosos de outros universos que não a televisão - alguma lembrança com Tessália, sucesso do Twitter e que, assim, conseguiu vaga ao Big Brother Brasil 10?.


Três são os nomes que já estão com negociações avançadas para participarem de A Fazenda 3. o ator Sérgio Hondjakoff, Andressa Soares (a mulher Melancia) e a funkeira Tati Quebra Barraco já receberam sondagens e podem aceitar participarem do programa. Outros nomes estão sendo estudados pela emissora que quer ainda colocar na casa mais 02 mulheres que já posaram para Revistas Masculinas e ao menos 01 homem que também já posou nu. Rumores logo começarão.


BBB 10: Entretenimento ou Estudo Sociológico?

Quis escrever este texto hoje, no dia da final da 10ª edição do Big Brother Brasil, antes do anúncio do campeão, para que minha opinião não seja, de alguma forma, acusada de ser baseada apenas pelo anúncio de quem venceu o Reality Show, pois essa é minha opinião desde que notei o fenômeno interessante que se tornou o programa.

Desde que Marcelo Dourado - favorito a vencer a competição - posicionou-se no programa, claramente contra relações homossexuais, uma enxurrada de críticas recaíram sobre o participante. ONG's de apoio aos gays, homossexuais assumidos ou não, começaram a criticar severamente Dourado por suas frases infelizes ao longo do programa. Essas pessoas iniciaram então uma Campanha para tentar tirá-lo do programa a todo custo.

Em contrapartida, grupos de pessoas se uniram na internet para apoiar o participante. Intitulada "Máfia Dourada", essas pessoas começaram a votar enlouquecidamente para garantir que Dourado chegasse a final do programa. Por conta disso, o que se viu na mídia e também em sites de relacionamentos, foi uma guerra travada entre gays e simpatizantes versus a tal Máfia Dourada e seus simpatizantes.

A partir deste momento, votar no Big Brother Brasil 10 deixou de ser uma opção de entretenimento. Apoiar algum participante deixou de ser meramente uma escolha por gosto pessoal e passou a ser alvo de "profundas" reflexões sociológicas e até conclusão de caráter por parte de terceiros.

Para os gays, apoiar Marcelo Dourado é apoiar suas atitudes, mais do que isso, é apoiar a homofobia e o preconceito contra não apenas os gays, mas contra todas as minorias do Brasil. Enquanto isso, para a Máfia Dourada, ir contra Dourado significa ser gay enrustido ou, de alguma forma, desejar ser gay.

Pura bobagem. O que era para ser um programa de entretenimento, de repente se transformou em embates filosóficos e sociológicos. O que mais chama a atenção é ver que estes embates não foram feitos no âmbito do senso comum, não, foi muito além. Em páginas de relacionamento viu-se intelectuais debatendo o assunto como se fosse a nova descoberta sociológica do milênio.

Dizer que a propensa vitória de Marcelo Dourado é uma regressão para a sociedade brasileira é um absurdo sem precedentes. Quando os gays ou quem quer que seja afirma que votar em Dourado como campeão é o mesmo que apoiar o preconceito, a perseguição e a homofobia eles estão apelando para uma conclusão mais preconceituosa ainda.

Ora, Big Brother Brasil 10 não é levado a TV para se fazer um estudo comportamental dos brasileiros. Não se pode afirmar como é o comportamento da população se baseando exclusivamente no vencedor de um Reality Show. Se, o brasileiro apóia a homofobia porque Dourado pode vencer o programa, então teremos que chegar a conclusão óbvia que, há cinco anos, o brasileiro apoiava o homossexualismo e todos éramos gays, já que o vencedor Jean Willys, era um homossexual assumido, certo?

Errado. A população vota no Big Brother Brasil 10 por inúmeros motivos e não apenas em virtude de uma causa social. Aliás, tanto gays quanto os homofóbicos enxergam causas sociais em toda e qualquer atitude da população, mas desta vez, tentaram a todo custo transformar um programa de TV num profundo estudo. Espero que não tenham conseguido convencer alguém de tamanha bobagem.


segunda-feira, 29 de março de 2010

SBT volta a ser terra de ninguém

Eu não vi, mas ao que parece toda a Internet viu o anúncio do SBT que, neste sábado, as 4 da tarde, a emissora vai reapresentar os primeiros capítulos da novela Uma Rosa com Amor, em substituição ao programa Show da Gente que deixou a grade de programação na última semana.

Criou-se muita expectativa pelo programa que substituiria Netinho que fiascava na audiência (no último sábado registrou 4,5 pontos), mas o que ninguém nunca imaginava é que haveria chance de reprise de uma novela que está no ar fosse colocada aos sábados.

Essa é só mais uma amostra que o SBT voltou a ser terra de ninguém. Desde que Daniela Beyruti assumiu a direção artística da emissora, parecia que as lambanças na programação haviam sido corrigidas e não mais veríamos a Rede em situações de dar vergonha alheia, como sempre ocorria nos últimos anos.

Mas parece que o mestre Sílvio Santos retomou as rédeas da programação, porque não pode ser possível que Daniela Beyruti esteja por trás dessa decisão absurda, retrógrada e muito, muito infeliz. Como se não bastasse as reprises malucas de programas bem sucedidos (como o SBT Repórter em homenagem a história da emissora), agora reprisar Uma Rosa com Amor é uma atitude vazia, sem propósito e típico de quem tem vaga na programação e não sabe como preencher.

Com atitudes assim, seja Sílvio Santos, seja a direção geral do SBT, seja quem for, dá mostras que a emissora mais do que se contenta, mas merece estar em terceiro lugar e atualmente, bem, bem distante da Rede Record. E é triste ver que, após menos de um ano de programação sólida, a emissora volta a ser motivos de chacota.


Segunda-feira decisiva para Tom Cavalcante e SBT


Tom Cavalcante está neste momento no SBT. Convidado para gravar o programa Hebe, o humorista que é amigo da apresentadora, aceitou o convite e conseguiu convencer a cúpula da Rede Record a liberá-lo para este compromisso.

Mas muito mais do que apenas fazer uma visita cordial e participar do programa especial de Hebe Camargo, Tom tem agendada também para esta tarde uma reunião com a direção do SBT. Na pauta, a possível contratação do humorista e de toda a sua produção para a emissora de Sílvio Santos.

Como este blog informou em 1ª mão, Daniela Beyruti quer Tom Cavalcante aos domingos e teve a aprovação de Sílvio Santos que sempre afirmou gostar dele como humorista e também acha interessante um formato assim para os domingos. O que vem pegando para selar o acordo é a disposição da emissora em pagar a multa contratual e também contratar todos os humoristas que participam do Show do Tom.

Sílvio Santos garantiu que tem uma proposta tentadora ao humorista, mas não quer contratar toda sua produção. Segundo pessoas ligadas ao SBT, o dono da emissora quer que o programa de humor aproveite os humoristas da própria casa, o que daria maior visibilidade ao grupo e também seria uma forma de economia.

Não foi coincidência a indicação de Show do Tom como o melhor programa humorístico de 2009 no Troféu Imprensa que foi ao ar no último domingo. A indicação foi uma amostra que o SBT aprova o trabalho de Tom e o quer como seu contratado. O jeito é esperar pra ver como será a conversa.


Troféu Imprensa e Melhores do Ano são convite ao deboche


É impossível assistir ao Troféu Imprensa, do SBT, e ao Melhores do Ano, da Rede Globo e não sentir uma imensa vontade de gargalhar e de zombar do evento. Parece desdenho de quem não teve seus favoritos como vencedores, mas o ponto não é sequer a escolha de quem vence ou perde, é o evento em si.

O Troféu Imprensa é uma das premiações mais tradicionais da TV brasileira. Sob a apresentação de Sílvio Santos, o evento já foi extremamente charmoso e chamou muito a atenção do público por reunir uma grande gama de conceituados jornalistas que trabalham com o universo televisivo, além de reunir grandes artistas para receber seus troféus.

O que se viu em 2010, foi uma premiação extremamente chata, enfadonha e monótona. Além de jornalistas, em sua maioria, extremamente ultrapassados, o Troféu Imprensa transformou-se em apenas mais um programa anual organizado pelo SBT. Sem charme, sem glamour, sem nada, vê-se apenas montes de jornalistas ultrapassados escolhendo os vencedores a seu bel prazer, sem nenhum tipo de critério.


Enquanto isso, os Melhores do Ano, organizado pelo Domingão do Faustão, da Rede Globo, é muito mais charmoso aos olhos. Bem organizado, reúne todos os três candidatos e o vencedor recebe o prêmio no mesmo momento. Ainda assim, não é justo. Simplesmente porque não se pode chamar uma premiação desse porte de Melhores do Ano. Pelo fato de não elegê-los, mas escolher os potenciais melhores da Globo e não do ano. A emissora cariocaperde a chance de reunir artistas de todas as emissoras - e os que não forem liberados, quem perderia eram as respectivas emissoras, certamente - e realizar o maior evento da TV aberta brasileira.

Mas o intenso egocentrismo que paira na Rede Globo, transforme a premiação num encontre de comadres, que passam quase 3 horas apenas tricotando e recebendo elogios bizarros do apresentador Fausto Silva. Um espetáculo deprimente, assim como também é o Troféu Imprensa.

Enquanto nos EUA as emissoras se dão o direito de terem premiações sensacionais como o Emmy e o Globo de Ouro, o Brasil não consegue sequer organizar um prêmio decente aos melhores da TV aberta. Na verdade, até consegue, mas o único troféu digno, bem organizado e interessante, não é televisionado, o Prêmio Contigo. Uma pena, e a nós, telespectadores, nos resta sonhar em um dia assistirmos uma solenidade de permiação decente para os melhores da televisão aberta.

Este texto também está disponível no site Famosidades, do Grupo MSN Entretenimentos. O melhor site brasileiro do mundo dos famosos.


domingo, 28 de março de 2010

BBB 10: Pedro Bial é o grande destaque


Dizer que Pedro Bial amadureceu ao longo dos 10 anos a frente do maior Reality Show do Brasil é falar o óbvio e não fugir do senso comum, também pudera, qualquer pessoa amadurece fazendo a mesma coisa ao longo de 10 anos, vamos combinar que isso nem é tão difícil assim, principalmente se pensarmos em pessoas inteligentes.

Mas ele não apenas amadureceu e aprendeu os detalhes de apresentação do Big Brother Brasil. Principalmente neste último ano, tudo que Pedro Bial não fez foi simplesmente apresentar. Se em outras edições ele já conseguia se destacar com ótimas tiradas e textos primorosos no momento da eliminação, nesta 10ª edição, pode-se afirmar sem medo de errar que nenhum dos 17 participantes do programa se destacou tanto quanto Bial.

Não foram poucos os momentos protagonizados por ele ao longo de cada uma de suas aparições para os Brothers. Ele conseguiu se desprender do óbvio, do raso, e tornar um programa de entretenimento considerado por muitos como extremamente fútil, em deliciosos e divertidíssimos momentos a frente da TV. Em alguns momentos, Pedro Bial se despiu completamente do padrão Globo de se fazer jornalismo e de apresentar, se esqueceu de sua trajetória dentro da própria Rede Globo e arriscou jogar sua credibilidade no lixo ao desistir de apresentar o BBB.

Sim, porque Bial desistiu de apresentar o Reality em sua 10ª edição. Foi nesta edição que "morreu" o jornalista Pedro Bial e "nasceu" o comunicador Pedro Bial. Ele nunca foi ruim em outras edições, mas sempre manteve um distanciamento profissional de todos os participantes. Em 2010, isso foi jogado no lixo da hipocrisia, e o resultado foi o melhor possível. Perguntas completamente fora do padrão, comentários tórridos, cruéis e muito divertidos, além de observações geniais.

O que Pedro Bial fez neste sábado, pouco antes de anunciar a eliminação de Dicésar (com 58% dos votos) foi mais do que simplesmente fazer um discurso prévio para causar suspense, coisa que Brito Júnior faz em A Fazenda - e muito bem, diga-se - ao pedir que Dicésar e Dourado se cumprimentassem em reverência como os lutadores orientais fazem, Bial permitiu que o público presenciasse uma das mais lindas cenas da TV brasileiras nos últimos. Não vou ser piegas e discutir se isso vai mudar a intolerância ou resolver os problemas, isso pouco importa, mas a cena foi indiscutivelmente linda e interessante sob vários aspectos.

Creio eu que a Rede Globo também percebeu em 2010 que Pedro Bial já não é mais jornalista. Ele se transformou, como um mutante, transformou-se num exímio comunicador. Que me perdoem os amantes de A Fazenda, mas Bial deu um banho em Brito Júnior e mostrou que num Reality Show não basta apenas apresentar. E também, que me perdoem os fãs de Casa dos Artistas, mas em matéria de Reality Show, sem endeusamento, nem Sílvio Santos é capaz de fazer o que Pedro Bial vem fazendo nesta 10ª edição do BBB.

Em momento de final de Big Brother Brasil 10, em que o público se pergunta quem merece vencer, creio que já temos um vencedor. O próprio Pedro Bial, que venceu o desafio de se renovar e de fazer do BBB um programa muito, muito melhor.


Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira