sábado, 27 de março de 2010

Desabafo de um Jornalista desiludido

Se bem me lembro, desde os 10 anos optei por ser jornalista. Nunca houve em minha mente uma reflexão aprofundada sobre as possibilidades que poderiam se abrir diante de mim em outras profissões. Apesar da resistência de minha família, em nenhum momento cogitei seguir outro caminho que não este.

O único momento em que tive dúvidas de que ser jornalista era o melhor para mim ocorreu já na faculdade. A cobertura jornalística do caso Richthofen foi uma coisas mais nojentas que ocorreu na história recente do jornalismo. A maneira como a mídia atacou o garoto Andreas Richthofen, garantindo que ele era cúmplice da irmã, enquanto ainda haviam investigações, foi de tal maneira absurda que poderia ter destruído o resto de sobrevivência que o garoto teria.

Naquele momento eu questionei se era aquilo que eu queria para mim. Em conversa com professores, fui convencido de que nem toda a mídia é assim, de que para ser um profissional do jornalismo, não é necessário ser carniceiro, não é preciso se ocupar de desgraças alheias para ser profissional.

Agora, mais de 07 anos depois de formado, novamente me deparo com um caso parecido. Confesso que fiquei surpreso com a cobertura moderada que as emissoras abertas do país vinham fazendo ao longo da semana do caso Nardoni, cheguei a comentar isso com amigos. Mas o desfecho do julgamento, a noite de sexta-feira quando o Júri votou pela condenação do casal, foi um dos episódios mais lastimáveis da história da TV brasileira.

A BAND apresentou um Toda Sexta especial com Adriane Galisteu e Marcelo Resende comentando o caso. Marcelo Resende que, aliás, certamente não se lembra dos tempos de bom profissional. O sensacionalismo em cima da morte de uma menina foi de dar náuseas a qualquer bom telespectador.

Quem foi merecedora de elogios ao longo da semana, jogou tudo pelo ralo na sexta. A Rede Record, especialistas em coberturas sensacionalistas, desta vez ultrapassou todos os limites. Foram 07 links e 02 helicópteros sobrevoando o Fórum de Santana enquanto aguardava o veredito do casal Nardoni. Todas as "informações em primeira mão" ditas daquele jeito nojento de se fazer jornalismo, não medindo esforços e não respeitando a dor dos envolvidos. Deplorável.

A Rede Globo, como sempre, preferiu perder a liderança de audiência no horário a descer o nível nesta cobertura medonha e neste circo que foi feito em torno de um julgamento que não dizia respeito a sociedade. O julgamento não era de pessoas que fizeram qualquer transgressão contra a sociedade, portanto, dizia respeito apenas aos envolvidos e a justiça. A emissora carioca apenas informou quando saiu o veredito, exatamente como deve ser feito.

Num momento como este é que dá vergonha de ser jornalista. É assistindo a cobertura sensacionalista, marginal, anti-profissional e que não respeita a dor alheia é que se perde o ânimo de ter orgulho de sua profissão. E mais, assistir ao patético espetáculo do "público" do lado de fora comemorando a condenação, nos faz sentir vergonha de ser brasileiro. Culpados ou inocentes, tanto faz, o momento não exigia comemoração, afinal, estamos falando de uma menina que perdeu a vida aos 05 anos de idade. Isso é motivo para fogos de artifício? É motivos para a mídia se aproveitar e ganhar uns pontinhos de audiência. Lastimável país este em que vivemos.


sexta-feira, 26 de março de 2010

Maria Cândida pode apresentar Programa nas manhãs do SBT


O SBT continua disposto a investir na tentativa de recuperar a vice-liderança, que voltou a ficar distante nos últimos dias. Após modificar seu domingo e seu horário nobre, a próxima aposta da emissora é numa mudança no período matutino em que a Rede vem perdendo feio para a Rede Record nos últimos tempos.

A primeira mudança é a criação de uma Revista Eletrônica para as manhãs, no formato do Hoje em Dia, da Rede Record. A idéia da emissora amadureceu nos últimos dias e parece quase certo que haverá mesmo a produção deste programa. A responsabilidade da direção será de Ocimar Castro que já começa a estudar quadros e formas de levar o programa ao ar, nomes também já começaram a ser estudados para a atração.

Segundo fontes próximas ao SBT, a diretora-geral da emissora, Daniela Beyruti, tem a intenção de colocar no ar um programa com 3 apresentadores e uma pessoa na cozinha, formato típico para este tipo de revista eletrônica. O primeiro nome que circula para comandar é o de Maria Cândida, que já trabalhou durante muitos anos no SBT e atualmente é contratada da Rede Record. Maria Cândida confirmou através de seu twitter que em Abril estará se reunindo no SBT.

Além dela, a emissora pretende colocar o jornalista Luiz Bacci como âncora deste programa. Bacci seria uma espécie de Brito Jr. do SBT, com a intenção de, além de participar dos quadros de entretenimento, informar as notícias do dia e garantir credibilidade às informações.

Um terceiro nome que circula nos bastidores da emissora é o de Cátia Fonseca, atualmente apresentadora do Mulheres, da TV Gazeta. Poucas pessoas acreditam na contratação da apresentadora e, dentro do próprio SBT, fala-se muito que o ideal seria uma solução caseira, como Helen Ganzaroli.

A pessoa responsável pela cozinha é um mistério. Fontes garantem que Daniela Beyruti negocia pessoalmente com esta pessoa, mas mantém o nome em sigilo e somente irá anunciar se as negociações avançarem.

Caso o programa finalmente saia do papel, ele entrará no ar de segunda a sexta às 8 da manhã e terá duração de duas horas, entregando para o Bom dia & Cia às 10h00. Se a audiência funcionar, ele poderá ter uma hora acrescentada após o período de testes.


Glória Pires diz não a Aguinaldo Silva


Após ficar fora da TV desde Paraíso Tropical, Glória Pires estava sendo disputada de forma acirrada por autores globais. A atriz, que está morando em Paris desde que acabou a trama de Gilberto Braga, já decidiu que voltará ao país em 2010. Em sua casa, na França, a atriz recebeu da Rede Globo duas sinopses: uma de Aguinaldo Silva, para que ela fosse a protagonista de sua próxima novela, Marido de Aluguel, que entra no ar em meados de 2011. A outra, para trabalhar novamente com Gilberto Braga, em Lado a Lado, novela que estréia em janeiro de próximo ano.

Muitas pessoas acreditaram e até saíram muitas notícias na mídia que a atriz estaria fascinada pelo convite e pela personagem oferecida em Marido de Aluguel, porém, ela já havia se comprometido com Gilberto Braga e, por isso, iria emendar dois trabalhos. Bobagem. Nem Glória Pires pode fazer isso na Globo. A emissora não permite que uma mesma atriz ou ator esteja em duas novelas das 8 de forma seguida e em papéis principais, tentando não confundir o telespectador e nem cansar a imagem da pessoa.

Por conta disso, a emissora pediu que a atriz escolhesse qual novela iria trabalhar. Sem titubear Glória optou por Lado a Lado, trama assinada por Gilberto Braga e Ricardo Linhares com estréia prevista para o início de 2011, sendo substituta de Passione.

Segundo fontes de dentro da Rede Globo, de fato a atriz gostaria de trabalhar em Marido de Aluguel, mas tendo que escolher, não pensou duas vezes e os principais motivos alegados foram que ela já havia se apalavrado com o autor e que era a chance de fazer uma vilã no horário nobre. Muita gente especulou a possibilidade da atriz recusar o papel em Marido de Aluguel por não mais querer trabalhar com Aguinaldo Silva após o fiasco que foi Suave Veneno. Isso não é verdade, a atriz sempre confirmou que não gostou dos rumos da novela, mas respeita e admira Aguinaldo pelo seu histórico de novelista e não teria problemas em trabalhar com ele novamente.

Glória é uma das maiores atrizes brasileiras e considerada a maior atriz de telenovelas por muita gente e é eternizada como as gêmeas Ruth e Raquel em Mulheres de Areia, novela das 6 de 1993 e por Nice, em Anjo Mau, também no horário das 6 e que foi ao ar em 1997. Os dois últimos trabalhos de Glória Pires na TV também foram marcantes. Em 2005, a atriz interpretou a protagonista de Belíssima, novela de Sílvio de Abreu, e deu vida a Júlia com a mesma maestria de sempre. Em 2007 ela foi Lúcia, em Paraíso Tropical, de Gilberto Braga, e mais uma vez brilhou no papel.

Quatro anos após sua última participação, Glória volta a TV a partir de janeiro de 2011, com uma vilã que, segundo o autor, promete ser uma das mais pérfidas de toda a história da televisão.


Globo acertou ao permitir Tessália na final do BBB


Há poucas semanas surgiu o boato que a direção da Globo iria impedir que Tessália participasse da final do Big Brother Brasil 10. De acordo com as publicações que informaram isso, Boninho, diretor geral do programa, pensava em não convidar a eliminada por conta de uma série de acontecimentos que minou a confiança dele para com ela e também como forma de castigo.

Um dos problemas aconteceu justamente no dia da eliminação de Tessália. O tal impostor, personagem criado pelos humoristas do Pânico na TV, entrou na platéia que acompanha a elininação e filmou inúmeros momentos importante, registrando tudo para o programa concorrente. De acordo com a mídia, o impostor conseguiu a entrada ajudado pelos familiares de Tessália.

Após sua eliminação, Tessália - muito popular no twitter- chegou a divulgar para os twitteiros links para quem quisesse assistir ao Big Brother pela internet. Links assim são, evidentemente piratas, e essa atitude levou Boninho a loucura, decidindo por punir a ex-participante.

Após todo este imbróglio, a Rede Globo bateu o martelo nesta semana. De acordo com o jornalista Daniel Castro, Tessália foi convidada para a final do programa e Boninho também a convidou para a festa que acontece pós-final, apenas entre os envolvidos no BBB.

A decisão da emissora foi acertada, uma vez que retirar Tessália da final não seria punição a ela, mas sim ao telespectador que assistiu e prestigiou o programa ao longo desses meses. Ela teve uma passagem importante pela casa, ela não foi uma participante qualquer que foi eliminada sem brilho. Jogadora declarada, a moça sempre teve posturas polêmicas e se tornou uma das participantes mais controversas entre todas as edições do programa. Foi eliminada com 74% dos votos, até agora, a votação mais expressiva da 10ª edição.

Deixar de fora uma participante deste naipe, que provocou no telespectador todo tipo de sentimentos, seria um grande erro da emissora. O público merece assistir na terça-feira uma final digna, e para que ela ocorra é necessário que todos os eliminados estejam presentes, incluindo a mais controversa e também das mais espertas, Tessália.


quinta-feira, 25 de março de 2010

Éramos Seis foi barrada por Sílvio Santos

A idéia de retomar o Tardes de Amor no SBT foi de Daniela Beyruti, filha de Sílvio Santos e diretora geral da Rede. Ela tomou a decisão já há algum tempo, mas esperou para ver se as séries no horário das 4 da tarde teria resultado. Teve, porém, o Departamento Comercial da emissora continuou cobrando, pois o horário não tem faturamento algum, deixando a emissora por uma hora muito abaixo nas arrecadações com patrocinadores.

Por conta disso, desde o início do mês a diretora decidiu pelo retorno das novelas a tarde. As reprises viriam para melhorar o faturamento, além do fato de que toda a cúpula do SBT acredita que, acertando a novela, fazendo boa divulgação, é possível melhorar mais ainda os números de audiência. De acordo com pessoas ligadas a direção, muitos acreditavam na liderança de audiência.

Como o TVxTV divulgou em primeira mão, o retorno das novelas era algo definido pelo SBT e por sua cúpula. Faltava decidir a novela e, também em primeira mão, este blog informou que era quase certo que a escolhida seria o folhetim de 1994, Éramos Seis, grande sucesso da emissora e, para muitos, a melhor novela brasileira já produzida fora da Globo, junto com Pantanal.

De fato estava tudo certo para a reprise da trama de Sílvio de Abreu, mas o dono da emissora, Sílvio Santos barrou a exibição da novela. De acordo com uma fonte da emissora, o "patrão" afirmou que um horário em que não há faturamento, não se pode começar um produto com tantos gastos. Para colocar Éramos Seis no ar, o SBT teria de pagar os direitos a todos os envolvidos na trama. Atores, diretores, autor, colaboradores, um custo alto para um horário em que a emissora caminha com lucro perto do 0.

Segundo fontes do SBT, a direção da emissora tentou argumentar, afirmando que, com um aumento de audiência haveria um aumento lógico de faturamento, porém Sílvio Santos foi irredútivel, e não permitiu que fosse criado um gasto sob risco. Ele determinou então que a cúpula escolhesse uma das três novelas mexicanas a que a emissora ainda tem direito.

Las tontas non van al cielo (As Tontas não vão pro céu - em livre tradução) foi a trama escolhida. Novela de 2008, da Rede Televisa, não foi um grande sucesso de audiência, mas por ser inédita, pode representar uma audiência satisfatória para a emissora. Segundo a fonte, se a novela engrenar a audiência no horário, é possível que Sílvio Santos repense a decisão e Éramos Seis entre na grade no segundo semestre.

O retorno de novelas mexicanas na grade do SBT pode significar um retrocesso do ponto de vista da audiência, mas também pode ser um acerto, já que foi neste horário que as reprises de Maria do Bairro e A Usurpadora atingiram ótimos índices. Mas essa decisão nem de longe significa uma reaproximação entre SBT e Televisa, que vai muito bem na parceria com a Record. Além desta, a emissora do Anhanguera deve ter direito a mais uma ou duas novelas apenas.

Impossível dizer se vai dar certo, mas o mais provável é que não deve representar grandes mudanças nos números de audiência atuais.


Final de Cama de Gato pode ter grande reviravolta


A dupla de autoras de Cama de Gato, Duca Rachid e Thelma Guedes, já entregou o roteiro dos capítulos finais da novela para a direção. O elenco já começou a receber cópias e as cenas dos dois últimos capítulos já estão agendados para serem gravados. No roteiro, algumas cenas importantes ficaram de fora, como a cena final de Alcino (Carmo Della Vecchia) e o destino da vilã Verônica (Paola Oliveira).

O que se sabe é que Gustavo (Marcos Palmeira) irá passar o resto de sua vida ao lado do grande amor de sua vida, Rose (Camila Pitanga). Após a separação do casal, que já estamos acompanhando nesta semana, Gustavo acredita que definitivamente perdeu Rose e que não há mais retorno. Por amá-la incondicionalmente, ele decide que não consegue viver próximo a ela sem tê-la, por isso aceita uma milionária proposta de trabalho na Europa.

Rose que estará cada vez mais confusa, dividida entre o homem de sua vida e o sentimento de carinho e respeito que tem por Alcino, ao saber da decisão do ex-marido parece tomar uma injeção de certeza e toma a decisão. A cena em que o casal reata tem tudo para ser uma das mais marcantes da novela. Gustavo estará no aeroporto embarcando para ir embora do país, quando Rose sai desesperada para tentar evitar o embarque, não encontrando seu amor, ela decide começar a gritar seu amor num megafone (sim, num megafone). Gustavo ouve a declaração de amor e, não resiste, volta correndo para os braços de sua mulher.

"Eu voltei porque não consigo pensar na minha vida sem você". "Você não pode ir, não pode. É você que eu amo", será parte do diálogo do casal, antes do tradicional beijo de reconciliação sob olhares pasmos de todos no aeroporto.

Sobre Alcino, as autoras garantem que ainda não decidiram o destino do simpático personagem, porém, a intenção é seguir a sinopse. Na sinopse original da trama, o personagem morre no último capítulo, vítima da doença rara que o acometeu durante todo o folhetim. Porém, há inúmeras cartas e emails pedindo que as autoras reconsiderem e mantenham Alcino vivo. Se depender apenas delas, o personagem deve mesmo morrer no último capítulo.

Mas a maior surpresa deve ficar mesmo por conta do destino de Verônica. Após fugir da cadeia e infernizar a vida de todos. Ela ainda vai seqüestrar Glória e tentar matar o amor da vida de seu comparsa, Roberto. Porém, o líquido envenenado que a vilã dará para sua vítima será tomado por engano por Roberto que acabará morrendo. Enlouquecida, a vilã vai pensar em acabar com Glória, mas Rose se oferece para ficar de refém no lugar da filha. Verônica aceita e exige fugir num helicóptero.

Mesmo assim, ela acaba sendo presa e volta para a cadeia. Essa é a parte escrita do fim de Verônica. A grande surpresa que as autoras pensam em fazer é deixar Verônica grávida de Roberto no presídio e, ao descobrir que espera um filho do homem que amou e que matou, a vilã pode se regerenerar e mudar completamente enquanto cumpre pena. É uma forte possibilidade.

Você gostaria de ver uma das mais pérfidas vilãs da história do horário das 6 terminar regenerada?


Sílvio Santos quer Raul Gil aos sábados


Esta informação é quente e circula em diversos corredores do SBT e também da Band. É desejo de Sílvio Santos e tem o apoio de sua filha e diretora-geral da emissora, Daniela Beyruti. Desde que fazia muito sucesso na Record, Sílvio Santos já flertava com uma possível contratação de Raul Gil, mas o projeto nunca saiu do papel porque a cúpula da emissora considerou cara a produção de um programa nos moldes que ele faz.

Agora, em baixa na Band, tudo que o apresentador quer é se livrar do contrato e, para isso, precisa de uma boa alma que pague a multa recisória, que nem é tão alta, para levá-lo. Raul Gil chegou a receber também uma pequena sondagem da Record, mas ninguém acredita que exista chance de um retorno.

Sílvio Santos colocou na cabeça que quer Raul Gil aos sábados. A idéia de Sílvio é juntar o que Raul faz tão bem e desde sempre ao modelo do Show de Calouros que foi um grande sucesso da década de 90, na época apresentado pelo próprio Sílvio Santos. Ele acredita que Raul tem potencial para voltar a dar muita audiência, desde que tenha apoio e esteja numa emissora valorizada como o SBT.

A idéia é colocá-lo no ar a partir das 3 da tarde de sábados, ou seja, com o filme entregando para Raul. Como os filmes de sábado no SBT vão bem na audiência, acredita-se que o programa pode receber em alta e não perder audiência para os adversários. Sílvio Santos sonha até que o auge da carreira de Raul, quando ele vencia o Caldeirão do Huck, pode retornar com essa estratégia.

O SBT estuda uma forma de formalizar o convite ao apresentador que, em todas as negociações com as emissoras, não negocia apenas seu passe, mas o de toda sua equipe. Raul faz questão de trabalhar sempre com a mesma equipe e isso dificulta um pouco as coisas, principalmente porque Daniela Beyruti acredita que ele precisa de um novo diretor, mais moderno, para dar ânimo ao seu formato. Além disso, a produção toda do programa é muito cara, gasta-se muito semanalmente e os patrocinadores não são tão poderosos como os de Eliana, por exemplo.

Se essa questão financeira for sanada, é provável que a transferência aconteça e até o fim de junho, Raul Gil estreie aos sábados no SBT.


quarta-feira, 24 de março de 2010

Ibope cancelou inúmeras contas de acesso ao Real Times

Assim como o TVxTV informou com exclusividade, o Ibope, empresa responsável pela medição da audiência das TV's abertas do Brasil, sem fazer alarde, nem barulho, como é de praxe, cancelou dezenas de usuários suspeitos que estavam acessando a Tela de Real Times - acompanhamento da audiência minuto a minuto em tempo real.

O Ibope já estava preocupado há certo tempo pelo fato de que o uso de informações confidenciais do Real Time estavam se tornando corriqueiras pela internet sem a permissão da empresa. Os números são completamente confidenciais e todo e qualquer assinante sabe que a pena para quem divulgar os números é perder o acesso.

Ocorre que muitas pessoas conseguiram o acesso de forma ilegal, através do compartilhamento de senhas e renovação de senhas e usuários antigos. Ao que parece, ajudados por funcionários de emissoras, essas pessoas pegavam usuários desativados de funcionários que não mais trabalhavam na empresa e passavam a utilizar normalmente o acesso. A empresa abriu uma investigação interna para localizar estes usuários e cancelou todos os que foram detectados.

Não é coincidência que logo depois que este blog denunciou a intenção do Ibope em processar sites e blogs o número de Real Times divulgados caiu para muito mais do que a metade. Segundo pessoas que trabalham na empresa, inúmeros acessos foram cortados e outros ainda serão cortados nos próximos dias, outros usuários que acessam de forma legal o Painel foram orientados a não divulgar os números.

De acordo com esta fonte, a empresa ainda está estudando a melhor forma de evitar com que sites e blogs divulguem o Real Time, e que nos próximos dias deverá haver novidades. É fato que o número de RT's divulgados diminuiu drasticamente nos últimos dias, alguns usuários no twitter que foram criados exclusivamente para isso, até estão desativados.

Quando o TVxTV divulgou esta informação, alguns usuários do twitter e de outros sites e que utilizam o acesso ao Real Time tentaram desmerecer a informação - alguns deles, inclusive, perderam o acesso. Ainda existem outros usuários que acessam o Real Time e divulgam em Fóruns e no twitter com exclusividade, mas se utilizam de usuários fakes. Essas pessoas são menores de idade em sua maioria e o Ibope já está tentando localizar a conta que não é legal para cancelar.

Segundo informações de funcionários da empresa, o Ibope sabe que somente localizando quem acessa o Real Time e divulga é que poderá acabar com esse verdadeiro circo que virou a busca por audiência em tempo real, uma vez que, é impossível controlar blogs e sites que apenas copiam a informação de algum outro lugar. Para eles, o importante é acabar com a fonte disso.


Record é opção dos telespectadores à Globo


Que a Rede Record comete erros absurdos em sua grade de programação não há dúvidas. Que há um desrespeito sem tamanho com seu próprio telespectador, também não há dúvidas. Mas é preciso enxergar esta disputa de audiência sob o ponto de vista do telespectador geral e não dos mais atentos.

Os números do Ibope são absolutamente claros e não há o que se discutir. Atualmente a Record é a segunda maior emissora do Brasil. E, com isso, podemos concluir o óbvio: É ela a opção dos telespectadores à Globo. Muitos não vão concordar e outros irão reclamar, mas não se pode fugir da frieza dos números.

Este blog é um dos que criticam a emissora da Barra Funda por seus erros na Grade de Programação e também por alguns programas terem perdido o foco ao longo do tempo, porém é preciso reconhecer que a maior parte dos telespectadores se não aprovam, ao menos assistem com freqüência a programação da emissora.

No final de 2009, com a estratégia de uma nova programação mais organizada do SBT, muitos começaram a acreditar que não demoraria muito até a emissora de Sílvio Santos recuperar a vice-liderança. O que ninguém esperava é que a concorrente iria se movimentar, depois de passar quase um ano confortável, errando e sem medo de ter seu lugar ameaçado.

Com as mudanças na grade do SBT e da Record o que se viu até agora em 2010 - principalmente a partir do mês de março quando as alterações ficaram mais visíveis - foi o SBT ficando cada dia mais distante do 2º lugar. É petulância para qualquer um afirmar que a Record se aproxima do primeiro lugar, além de não ser verdade. A emissora continua muito mais próxima do 3º lugar, do que de alcançar a Globo. Ainda assim, até bem pouco tempo atrás a média-dia entre Record e SBT era próxima. A Record vencia freqüentemente, mas com diferença pequena e teve de encarar algumas derrotas.

Hoje, isso não parece ser mais problema. No período da manhã o SBT fica distante em 3º lugar e sem incomodar. A tarde ainda é o ponto de discórdia da emissora da Barra Funda, pois não há boa audiência, houve melhora nas últimas semanas, mas ainda empata ou perde. E o horário nobre, com todas as mudanças do SBT, continua a mesma coisa. A Record abre uma diferença gigantesca que, as vezes, chega a ser o dobro da audiência.

Com tudo isso, não dá para dizer que a Globo tem sua liderança ameaçada, porque não tem. Mas também seria incoerente dizer que a Record tem o segundo lugar ameaçado. Não tem. Hoje, a Record é sim a opção dos brasileiros à programação da Rede Globo.


terça-feira, 23 de março de 2010

Números estranhos nas votações do BBB 10

Não é possível afirmar que houve manipulação nos paredões do BBB10. Nem de longe, já que não há nenhuma informação ou fonte que nos leve a crer nisso. Porém, há elementos curiosos nesses dois últimos paredões que começaram a chamar a atenção e mostrar que a tal lisura tanto pregada pela Globo, pode não existir.

No penúltimo paredão estavam Serginho e Dicésar e durante todo o período de votação, o diretor do programa, Boninho, ficou no twitter se divertindo e dando pequenas pontas de informação. Segundo ele, ao contrário do que alguns portais apontavam, na Enquete Oficial do BBB os dois estavam praticamente empatados, se alternando na preferência do público. Boninho afirmou as 3 horas e 30 minutos da tarde de domingo em seu twitter oficial. "Continua empatado, menos de 1% entre os dois. E alternando a liderança". Naquela mesma noite, Bial confirmou a saída de Serginho com 53% dos mais de 12 milhões de votos.

Um cálculo rápido indica que Serginho foi eliminado com 6 milhões e 360 mil votos aproximadamente, enquanto Dicésar recebeu 5 milhões 440 mil votos. Uma diferença de 980 mil votos. As 3 e meia da tarde de domingo, a diferença era menos de 1%. Vamos acreditar que fosse de 0,9 já para a saída de Serginho. Um exemplo simples: Se neste horário já haviam sido computados 9 milhões de votos, a diferença seria: Serginho 4 milhões 581 mil votos para sair e Dicésar com 4 milhões 419 mil votos para sair, ou seja, diferença de 171 mil votos.

Ainda neste raciocínio, os 3 milhões de votos restantes e que ocorreram após as 3 e meia, teriam que ser assim: 1 milhão 779 mil votos para o Serginho e 1 milhão 221 mil votos para o Dicésar. Seria quase como 60% pro Sérgio e 40% para o Dicésar. A pergunta que não quer calar: por que entre as 3 e meia da tarde até o encerramento houve tamanha disparidade se comparado ao restante do período?

Na votação desta terça-feira foi ainda pior. Com recorde de votação, 90 milhões, o público escolheu que Anamara deixasse a casa com 57% dos votos, ou algo em torno de 51 milhões e 300 mil. Lia teve 43% da preferência para sair, ou seja, 39 milhões e 700 mil votos. Diferença de 11 milhões e 600 mil votos.

Novamente Boninho andou comentando no twitter sobre a votação. Segundo ele com 40 milhões de votos havia "mudado", isso por volta do meio dia de terça. Tudo e com equilíbrio, ele afirmou várias vezes que as duas tinham chance. Em 10 horas essa votação chegou aos 90 milhões, ou seja, foram 50 milhões de pessoas votando em 10 horas, isso dá mais de 1300 votos por segundo. Sistema poderoso o da Globo, certo?

E se, com 40 milhões de votos havia ocorrido uma mudança, devemos acreditar que a diferença era de, no máximo, 2%, certo? Então, com 40 milhões de votos, é possível que Maroca tivesse 20 milhões e 400 mil votos e Lia tivesse 19 milhões e 600 mil votos, ou seja, diferença de 800 mil votos. No restante do dia, com 50 incríveis milhões de votos, Maroca precisaria ter recebido algo em torno de 31 milhões de votos e Lia apenas 19 milhões, diferença de 62% contra 38% de Lia nas horas finais. Mudança brusca, não?

Volto a frisar que é impossível afirmar que houve armação, porém, a Enquete UOL, é a única levada a sério na Internet e, nesta edição, havia acertado todas as previsões. Coincidentemente ela errou apenas as duas em que o diretor do programa Boninho passou a comentar sobre a votação.

O diretor de um programa com a dimensão do Big Brother Brasil 10 não deveria e nem poderia ficar em uma página de relacionamentos tentando direcionar o público, informando quantidade de votos e o equilíbrio da votação, pois o que se vê no resultado final é algo completamente diferente, além disso interferir na votação e manchar a lisura.

Uma pergunta no ar: pode ser levada a sério uma enquete em que o diretor do programa consegue ver a parcial?


Record tenta censurar Blog


A Rede Record que sempre posou de defensora da democracia brasileira e sempre que teve oportunidade atacou a Rede Globo por, segundo ela, reprimir, modificar e ocultar as informações a seu bel prazer, vedando a democracia e o direito a informação que todo brasileiro tem, parece que não é tão boa "moça" assim como tenta mostrar.

Recentes comentários nos posts do TVxTV chamaram a atenção do dono deste blog. Eram comentários violentos, exagerados e, de certo modo, ofensivos e sem a menor razão. A grande coincidência disso se deveu ao fato de que esses comentários ocorrem exclusivamente em posts que fazem referência a programação da Rede Record. O provável "dono" dos comentários se intitula "José" e, no post "Público não gosta de Ana Hickman", tentou a todo custo atacar a mim e ao blog com ofensas pessoais.

Com tanta discussão, resolvi investigar a procedência desse usuário e, através do sistema de identificação de IP's cheguei ao número de IP utilizado por este senhor - se é que é um homem. A partir daí não foi difícil, bastou pesquisar a procedência do número de IP registrado e cheguei ao proprietário. Rede Record. Parece inacreditável, mas em pleno século XXI, funcionários recebem salário para ficar atacando a imprensa, isso beira ao ridículo.

Como se não bastasse, no post referente ao Programa do Gugu, novamente o tal "José" apareceu e começou a ameaçar o Blog de processo. Segundo ele, inclusive, seus chefes já até estão de posse do meu endereço. Muito interessante, não?

Esta não é a primeira vez que a Rede Record invade blogs independentes na tentativa de impedir que estes veículos emitam opiniões contrárias e críticas a programação da emissora. Recentemente o blog Poltrona TV, também recebeu o mesmo tipo de visitantes. Atualmente o jornalista responsável pelo Poltrona assina no blog Ale Rocha e o conteúdo continua de ótima qualidade.

Ameaçar de processo um blog por emitir opinião sobre a programação da emissora e por dar notícias em primeira mão sobre esta emissora, além de ridículo, é ilegal. A Constituição Federal garante a todo brasileiro profissional de Imprensa o direito a liberdade profissional sem censura, exatamente o que se tenta fazer com este blog.

Não sei dizer se a ordem partiu da própria emissora ou se isso é apenas ataque histérico de funcionários desocupados, porém, utilizar o ambiente e o computador da empresa por si só caracteriza-se como um "trabalho", portanto, a caracterização de tentativa de censura está registrada.

Vale lembrar ao(s) funcionário(s) que é tarde demais. Não adianta mais apagar o comentário, pois todos eles estão devidamente printados e arquivados, inclusive com o registro de IP.

Cabe informar tanto aos funcionários que acessam este espaço quanto a Rede Record em si, que o TVxTV é independente, não recebe por nenhum post seja elogiando ou criticando e vai continuar fazendo com transparência e tranqüilidade. Gostem vocês ou não.


Éramos Seis deve reestrear em Abril no SBT


Nos últimos dias fortes rumores cercam a imprensa brasileira dando conta da volta da Tardes de Amor, ou seja, as reprises das novelas do SBT. Nesta semana o Jornal Extra do Rio de Janeiro publicou uma reportagem sobre o tema. Como este blog antecipou, na emissora já há um consenso sobre o retorno das reprises para o horário das 16 horas, só faltava decidir qual o folhetim que estreiaria o horário.

Aparentemente não falta mais. De acordo com fontes ligadas ao SBT, a cúpula da emissora entende que é o momento certo para relançar as novelas antigas, mas para que o horário seja consolidado, a trama escolhida deve ser forte sem que haja possibilidade de fracasso, pois neste horário a emissora disputa a vice-liderança, sempre ficando em torno dos 5 a 6 pontos, uma queda seria muito prejudicial para a média-dia.

Por isso, ao contrário do que parecia, não deve ser a novela Canavial de Paixões a estrear o horário, mas Éramos Seis, sucesso da década de 90. Dentro da emissora acredita-se que a trama de Sílvio de Abreu é a mais forte dentro do arquivo de folhetins. A novela exibida em horário nobre em meados dos anos 90 foi um sucesso de crítica, com seus atores e atrizes recebendo inúmeros prêmios pelo trabalho, além disso a trama também foi sucesso de audiência, chegando a alcançar 20 pontos de média e disputando ponto a ponto a liderança com o poderoso Jornal Nacional.

A novela já teve uma reprise, em 2001, quando alcançou também números expressivos de audiência fechando com média geral de 7,3 pontos com inúmeros picos de 2 dígitos, um feito e tanto para o horário vespertino. A expectativa atual da cúpula do SBT é de que Éramos Seis atinja novamente os 7 pontos de média, mas há quem acredite que pode conseguir até mais, buscando a liderança no horário.

Segundo a fonte ligada diretamente a direção da Casa, a emissora trabalha para conseguir estrear a novela já no mês de Abril, pois acredita que é o melhor momento para o lançamento, antes que a Record consolide sua grade lançando o novo programa.


segunda-feira, 22 de março de 2010

Record quer mudar diretor do Programa do Gugu


A Rede Record perdeu a paciência com o Programa do Gugu. A notícia é quente e vem de fontes que fazem parte da produção do dominical. Desde que o programa começou a perder semanalmente para o Programa Sílvio Santos, a cúpula da Rede Record já vinha reclamando da audiência insatisfatória de seu contratado.

Gugu foi contratado a peso de ouro com salário milionário para liderar as noites de domingo. O objetivo principal sempre foi roubar a liderança do Fantástico, da Rede Globo e, após um começo promissor, a seta de indicação de números de audiência apontou para baixo e não mais subiu. O programa constantemente perde para o Programa Sílvio Santos e ainda perde por vários minutos para o Pânico na TV.

Com isso, a Record deve dar um ultimato a toda a produção, principalmente ao diretor do programa, Homero Salles, que, segundo as fontes, é o principal responsável por essa audiência ruim na opinião da cúpula da emissora da Barra Funda. E o ultimato é dos mais sérios, ou o Programa do Gugu reage nos próximos domingos, ou Homero será afastado e substituído sem mais demora.

Gugu não está nada satisfeito com isso, pois considera Homero um excelente diretor e ambos são muito próximos. Porém, a cúpula da emissora já perdeu a paciência e garante que deu todas as oportunidades para a dobradinha. Homero deve apresentar aos diretores da Record os novos quadros que vão estrear no mês de Abril e garantir que serão suficientes para alavancar a audiência.

É provável que até o fim de abril não haja mudanças, porém, nem a cúpula da Record acredita mais na reação do Programa do Gugu com Homero Salles na direção. E por isso outros nomes já começaram a ser sondados. Uma possibilidade é diminuir o modelo de Ajuda, adotado pelo programa, e aumentar coberturas jornalísticas aliadas a Entretenimento, algo que o próprio Gugu gosta, para isso, a cúpula iria escolher um jornalista para assumir a direção do programa.


Mas o nome mais forte e que conta com apoio de produtores da Casa é o de Vildomar Batista. Vildomar foi o diretor responsável pelo sucesso de Hoje em Dia. Depois, assumiu a direção geral da Record, mas por divergências com a cúpula foi afastado. Atualmente o nome de Vildomar aparece em uma polêmica, pois ele foi nomeado para criar uma Revista Eletrônica Vespertina para a emissora e, mesmo antes da pré-produção começar, já foi afastado. O SBT chegou a cogitar o nome de Vildomar para conduzir uma revista eletrônica nas manhãs da emissora, mas as negociações não avançaram.

Homero Salles sabe que seu cargo está ameaçado e já andou reclamando na internet, porém ele se sente ainda tranqüilo, pois acredita que as mudanças no formato do programa irá melhorar a audiência, coisa que ninguém mais acredita.


Programa do Gugu melhorou muito


Quem assistiu ontem ao Programa do Gugu na Rede Record já percebeu que há uma imensa diferente no formato e nos quadros apresentados, quando comparados aos últimos domingos. Isso se deve evidentemente a péssima audiência que o programa vem obtendo, segundo o Ibope, sempre perdendo para o Programa Sílvio Santos.

A estratégia da direção de Gugu foi tornar o programa bem mais leve, cheio de quadros que faça as pessoas se divertirem e, de uma forma ou outra, se sentirem mais leves para iniciar a semana. A idéia certamente é fazer exatamente o que Sílvio Santos faz, um programa despreocupado, sem nenhum tipo de conteúdo que obrigue o telespectador a refletir, apenas entretenimento puro e sem sensacionalismo.

Neste primeiro domingo aparentemente não funcionou, pois Gugu voltou a ser derrotado para o SBT, segundo os números prévios e, em alguns momentos também esteve atrás do programa Pânico na TV, o que pode significar que o telespectador não considere mais o apresentador uma opção válida para o domingo.

Eu pessoalmente não acredito nisso. Gugu é comunicador e um grande comunicador. Apesar de ter ficado completamente perdido nos últimos anos de SBT e também neste início na Record é impossível se esquecer do excelente apresentador dos bons momentos do Domingo Legal e também nos tempos do Viva a Noite. Ninguém esquece como se faz televisão, porém, o formato do programa é que não tem a cara de Gugu.

No programa de ontem, já era possível se observar um apresentdor mais leve, mais dinâmico e muito mais solto. Durante o quadro "vale tudo para ganhar" Gugu deu um show de simpatia, brincando com participantes e jurados e sempre de forma muito espontânea. É exatamente este tipo de programa que o telespectador brasileiro busca no fim do domingo. Os quadros apelativos, de "ajuda" já não funcionam mais como funcionaram um dia, principalmente neste horário, o público quer se divertir apenas, da forma mais simples possível.

Se o Programa do Gugu continuar apostando alto neste tipo de quadro como o "vale tudo para ganhar", é bem provável que a briga com o ex-patrão fique mais interessante, porém, é preciso que a direção entenda que o público atualmente já escolheu pelo SBT no horário, portanto, não se deve mudar novamente o formato porque a Record continua perdendo, mas deve-se dar tempo para que o telespectador descubra o novo Programa do Gugu que, cá entre nós, é muito melhor que o antigo.

Este artigo também está disponível no site Famosidades, pertencente ao MSN Entretenimentos. O melhor do mundo dos Famosos você só encontra no Famosidades


domingo, 21 de março de 2010

Público não gosta de Ana Hickman


Sim, eu sei que o título deste post é uma declaração das mais fortes que este blog fez desde sua estréia. Porém, não se pode dizer que seja uma mentira, apesar de eu - enquanto telespectador - considerar Ana Hickman uma boa profissional que tende a crescer conforme ganhar experiência no meio televisivo.

Mas o que se vê ao comparar os números de audiência nos últimos domingos deixa isso claro. Tudo é Possível, da Rede Record, vinha sofrendo derrotas sistemáticas e retumbantes do SBT, seja do Domingo Legal ou do Eliana. De repente, nos últimos dois domingos o programa conseguiu reagir e, ao menos de Eliana, vem conseguindo vitórias significativas e que dão novo fôlego ao dominical.

Já se vê pela internet gritos de apoio a Ana, algumas pessoas completamente sem noção que chegam a considerá-la melhor que a apresentadora do SBT - friso novamente que gosto de Ana, porém, Eliana tem anos-luz a frente dela como apresentadora, o que conta muito - apenas olhando para o resultado final da audiência, sem se aprofundar na análise - talvez por ignorância ou talvez de propósito.

A pergunta simples a se fazer é: por que Ana perde para o Domingo Legal, mas vai bem contra Eliana? A resposta é clara: contra Celso Portiolli a direção do programa coloca as atrações de palco, em que exige-se da apresentadora, enquanto contra Eliana, a Record utiliza artifícios em que a apresentadora não aparece como as pegadinhas e, mais recentemente Troca de Família.

Jogar o programa Troca de Família para os domingos foi uma tacada de mestre da cúpula da emissora, porém, lançar como um quadro do Tudo é Possível claramente teve um objetivo, alavancar a preocupante média do programa que sempre perdia - e feio - para o SBT. O resultado deu certo, porém, toda ação gera uma reação e esta ação da Record veio para mostrar que o público de domingo não gosta de Ana Hickman.

Ora, se enquanto a apresentadora está diante das câmeras, seja entrevistando, seja apresentando, seja em seus quadros, o programa fiasca na audiência sempre girando entre os 5 e os 7 pontos, e quando entram no ar as pegadinhas e o Troca de Família, deixando Ana sem aparecer por mais de uma hora no vídeo, o programa deslancha conseguindo picos de liderança, está evidente que o problema está na apresentadora, não?

Comemorar a audiência do Tudo é Possível certamente é válido, afinal, o programa vem conseguindo deixar a emissora na vice-liderança e isso é importante, o que não se pode é fazer uma avaliação errônea e dar os méritos a quem não merece. Na verdade, esta estratégia da Record serviu para mostrar o erro na programação. Tudo é Possível já devia ter saído da Grade dominical da Record e dar lugar a outros programas que têm potencial para segurar a vice-liderança durante toda a tarde, porque enquanto a Ana aparece, o SBT continua vencendo.


Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira