sábado, 20 de março de 2010

Cama de Gato e suas muitas viradas


Cama de Gato chega nesta semana a sua reta final, a partir da próxima segunda-feira serão apenas 03 semanas para o fim de uma novela que definitivamente vai marcar época devido a todos os elementos que a cercaram ao longo dos quase 06 meses de exibição.

Ainda não quero fazer um balanço geral, pois isso só é possível após a exibição do último capítulo, em 09 de Abril, mas é preciso lembrar um dos principais elementos e, porque não, o grande diferencial do folhetim em comparação com qualquer outro no horário das 6 - até em outros horários se pensarmos melhor - as viradas.

Uma novela até certo ponto curta, cerca de 160 capítulos serão exibidos até o fim, quando a média do horário é um pouco maior, e ainda assim capaz de realizar tantas viradas que, em determinado ponto da trama, não era possível perder um único capítulo para não perder uma grande mudança no histórico dos acontecimentos.

O folhetim já começou com uma grande virada ao deixar o milionário empresário Gustavo Brandão (Marcos Palmeira) sem nada, tido como morto e tendo de enfrentar uma incrível jornada na tentativa de recuperar todo seu patrimônio. A partir daí, inúmeras viradas ocorreram: Gustavo aparecendo para Rose (Camila Pitanga); Gustavo e Rose namorando; Alcino (Carmo Della Vecchia) se casando com Verônica (Paola Oliveira); Alcino descobrindo as tramóias de Verônica; Verônica descobrindo que Gustavo estava vivo; Alcino sendo preso acusado dos crimes contra Gustavo; Gustavo recuperando tudo; Verônica tentando separar Rose de Gustavo; Gustavo descobrindo que Verônica era a grande vilã; Verônica sequestrando Gustavo; Gustavo se livrando de Verônica; Verônica sendo presa e, mais recentemente, Rose dividida entre Gustavo e Alcino.

Apenas no núcleo principal, em tão pouco tempo já tivemos todas estas viradas e todas - sem exceção - mudaram completamente os rumos dos 04 protagonistas da novela. A próxima virada ocorre a partir de segunda-feira, quando Verônica coloca seu plano em prática e consegue fugir da prisão para começar a aterrorizar os seus inimigos e também os ex-aliados.

Nunca antes uma novela das 6 teve um ritmo assim, tão agitado, com tantos acontecimentos simultâneos, tantas viradas, tantas rumos sendo modificados e tudo se encaixando perfeitamente, sem nada parecer forçado, sem nenhuma peça falhar. Esse ritmo lembra muito o de A Favorita, primeira novela da história da TV a não ter nenhuma barriga. Cama de Gato repete o ingrediente e mais uma vez funcionou - e bem.

Com certeza outras mudanças ocorrerão nas próximas três semanas e como a dupla de autoras Duca Rachid e Telma Guedes parece estar muito inspirada, o grande negócio é não perder nada até o fim.

Foto: TV Globo/ João Miguel Jr.


sexta-feira, 19 de março de 2010

Novelas vão voltar para a Grade Vespertina do SBT


A cúpula do SBT já bateu o martelo: as novelas irão retornar para a Grade vespertina da emissora e a volta já ocorre nos próximos meses. Segundo fontes ligadas a direção da emissora paulista, todos lá entendem que com a estratégia da Rede Record de lançar uma revista para buscar os jovens e donas de casa na parte da tarde, o SBT não pode manter a grade da forma que está.

A sessão "Tardes de Amor" retorna a emissora depois de ficar fora por alguns anos e a intenção não é reprisar novelas mexicanas, como alguns jornalistas andaram afirmando. A intenção é fortalecer a emissora junto ao mercado de dramaturgia, por isso vão reprisar, a princípio, novelas produzidas pelo próprio SBT.

E a estratégia da cúpula da emissora parece interessante, já que suas reprises não irão bater de frente com o Vale a Pena ver de Novo da Rede Globo. Tardes de Amor deve entrar no ar de segunda a sexta às 4 da tarde, ou seja, exatamente quando acaba a novela global, o que, na visão da direção, pode representar grande migração, e isso faz bastante sentido.

Essa decisão já foi tomada e é muito difícil e improvável que haja uma alteração, por isso, os fãs das séries nas tardes diárias da emissora já podem começar a se despedir porque a sessão será substituída por novelas (em compensação devem ser transmitidas duas séries nas tardes de sábado).



Já existem duas novelas em disputa para ocupar o horário já no primeiro semestre. Éramos Seis, grande sucesso do SBT na década de 90, considerada por muitos a melhor novela já produzida pela emissora, com texto de Sílvio de Abreu e com elenco de primeira com Irene Ravache e Óthon Bastos como protagonistas. Mas quem sai na frente na briga por ocupar o espaço é a versão brasileira de Canavial de Paixões, o último grande sucesso do SBT em telenovelas. Produzida em 2003 a novela tem como protagonistas Bianca Castanho e Gustavo Haddad, além de participação de Débora Duarte, Cláudia Ohana e Vítor Fasano.

Nos corredores do SBT já se comenta que essa mudança na grade vai representar o segundo lugar isolado e até momentos de liderança, pois nem sempre a Globo vai bem com a Sessão da Tarde e, se conseguirem atingir os 8 a 10 pontos de média como se espera, pode alavancar todo o restante da grade da emissora. Será?


A Vida Alheia parece ter boa pegada


“É como olhar pela fechadura. O público terá a sensação de estar assistindo a alguma coisa proibida”, conta Miguel Falabella, autor de A Vida Alheia, que narra a história da desafiadora rotina dos profissionais que trabalham na revista homônima, bem como mostra os limites que ultrapassam para conseguir uma grande notícia sobre o universo das celebridades. A cada edição, um novo escândalo. “Eu e o diretor de fotografia Monato Estrela pensamos nos posicionamentos de câmera sempre colocando o espectador com uma visão voyerista. Ele funcionará como o paparazzo do nosso seriado”, conta a diretora Cininha de Paula. A série, que tem na equipe de direção Cininha de Paula, Miguel Falabella e Marco Rodrigo, e direção de núcleo de Roberto Talma, estreia na quinta-feira, dia 08 de abril, logo após A Grande Família.

Com essa pegada, A Vida Alheia aparentemente vem mostrar tudo completamente diferente do que estamos acostumado a ver nas mãos de Miguel Falabella. O autor da ótima Toma lá, dá cá e da sensacional Sai de Baixo, parece ter optado por dar uma volta gigantesca em sua carreira como roteirista de séries e apresenta um produto inovador e com um chamariz super interessante.

Baseando-se na sinopse e nas chamadas é impossível dizer se a série vai ser um sucesso, mas é possível afirmar com todas as letras que há uma pegada e tanto em A Vida Alheia. Se Miguel Falabella souber aprofundar os roteiros dos episódios como ele pensou no tema da série, vem coisa muito boa por aí.

E o elenco mostra que a Rede Globo está apostando alto na série. Cláudia Gimenez, Danielle Winitz e Paulo Vilhena fazem parte do elenco de primeiro escalão da emissora e estão compondo o elenco de A Vida Alheia. Mas a grande estrela da série de Miguel Falabella, que entra no ar na quinta-feira, 8 de Abril, é Marília Pêra, uma das maiores atrizes do país.

A Vida Alheia é uma aposta da emissora e, aparentemente, uma boa aposta, eu também aposto e, ao menos o primeiro episódio, vou assistir com o coração aberto esperando algo muito, muito bom. É esperar pra ver.

Créditos da Foto: Rede Globo/Alex Carvalho


quinta-feira, 18 de março de 2010

Record dá mostras de não respeitar seu público

A Rede Record deu nesta semana mais uma amostra do tanto que desrespeita seu telespectador, ao mudar um posicionamento que havia tomado oficialmente e comunicado a seu público na época, agora, a mudança veio sem qualquer explicação.

Durante a exibição do Domingo Espetacular, há alguns meses, a emissora mostrou uma longa reportagem denunciando possíveis falhas no sistema de medição de audiência do Ibope. A reportagem mostrou possíveis erros de medição, falhas que não eram observadas pela empresa e também que não havia como dar uma amostragem correta da audiência das emissoras abertas através de metodologia do Ibope. Ao final da reportagem, a Rede Record comunicou aos seus telespectadores que, por não acreditar mais na medição da empresa, a partir daquela data não usaria mais os números do Ibope.

Ocorre que nesta semana a emissora voltou a divulgar os números de audiência de seus programas. Certamente porque no mês de março a Rede Record melhorou consideravelmente na audiência da Grande São Paulo. A própria Assessoria de Imprensa da emissora divulgou release informando a "ótima" audiência de diversos programas da casa nos últimos dias e marcando o posicionamento de vice-líder de audiência da Rede.

Sem explicar para seu público o que motivou a mudança de postura em tão pouco tempo, a Record mostra ser simplesmente uma emissora oportunista que utiliza os números a seu bel-prazer e, mais do que isso, utiliza-se da boa fé do público para criar factóides dentro de seu principal jornalístico com a intenção exclusiva de "jogar para a torcida" e tentar pressionar o Instituto de alguma forma.

Este caminho deve ser fortemente combatido pelos amantes da TV. Não é possível que, em pleno século XXI, o público seja tão passivo a ponto de aceitar que a atual segunda maior Rede de Televisão aberta do país aja como se tivesse o poder soberano e tente manipular seus telespectadores como se eles fossem o "bobo" deste reinado. A Record que sempre combateu a Rede Globo alegando que a emissora dos Marinhos atua de forma a monopolizar e distorcer a notícia, mostra com esse tipo de atitude, que quem faz isso é ela.

Muito triste ver uma emissora desesperada com sua queda de audiência, utilizar-se de um programa jornalístico, em que deveriam aparecer apenas reportagens sérias, para fazer um circo, divulgar nota mostrando posicionamento firme para, em seguida, mudar de idéia. Fica a pergunta: todas as denúncias contra o Ibope se mostraram erradas, Record? Se sim, a emissora deve vir a público pedir desculpas ao Instituto, caso contrário deve explicar porque utiliza-se de números "duvidosos" (como afirmou a reportagem).


Tudo a Ver salvou as tardes da Record


Na tentativa de barrar o crescimento do SBT nas tardes, a Rede Record colocou - para tapar buraco, diga-se - o programa Tudo a Ver em sua grade vespertina. Completamente diferente do antigo programa que também ia ao ar a tarde sob o comando de Paulo Henrique Amorin e que lançou para a TV brasileira a apresentadora Ana Hickmman, o novo Tudo a Ver é, na verdade, um apanhado de notícias jornalísticas exibidas por outros programas da casa. Em suma é uma reprise.

Mesmo se tratando disso, os números apresentados pelo Ibope nesta primeira semana de mudança, mostram que a emissora acertou ao substituir os enlatados e já muito batidos Hércules e Xena por um programa jornalístico. A emissora vinha costumeiramente perdendo terreno para o SBT e, com a exibição dos últimos capítulos de Alma Gêmea no Vale a Pena ver de Novo da Rede Globo, em alguns dias, a Record chegou a amargar momentos de 1 ponto de audiência na tarde, o que era trágico e influenciava muito na média-dia.

Tudo a Ver veio para corrigir este erro, não é vice, continua perdendo para o SBT, mas apresentar números satisfatórios, girando entre os 5 e 6 pontos, um acréscimo considerável e que deve ser comemorado, pois graças a ele, a média da Record voltou a ficar acima dos 7 pontos e se distanciou ainda mais do concorrente pelo segundo lugar.

Porém, como se trata de reprises, é evidente que existe a possibilidade do desgaste rápido, portanto, não se pode afirmar que este formato vá segurar a audiência ou melhorar ainda mais e deixar a emissora na vice durante a tarde. Pensando nisso, ao que parece, a Record vai investir no horário e lançar um programa vespertino nos moldes do Hoje em Dia. As informações sobre este programa ainda são muito preliminares, mas caso aconteça de fato, vai ser o maior acerto da emissora em sua programação nos últimos tempos.

Se, de fato a Record lançar este programa diário para a grade vespertina ocupando 3 horas de programação, será uma jogada de mestre que certamente irá abalar - e muito - os planos do SBT de recuperar a vice-liderança, pois seu horário mais forte - as tardes - irá correr o risco de perder o segundo lugar de audiência.


quarta-feira, 17 de março de 2010

Ibope deve ir a Justiça contra sites e Blogs

Uma informação obtida pelo TVxTV com exclusividade dá conta de que a empresa Ibope, responsável pela medição de audiência das TV's abertas do Brasil, está se preparando para acionar juridicamente sites e blogs que estão divulgando sem autorização números referentes ao Real Time da empresa.

O Real Time é um serviço do Ibope exclusivo para clientes - e caro - que garanta a quem assina o serviço o direito de acompanhar em tempo real os números de audiência das emissoras abertas do país em algumas praças (São Paulo, Rio de Janeiro e mais recentemente Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília). Segundo a multinacional, ao assinar este pacote, o cliente assina um contrato se comprometendo a não divulgar os RT's (audiência em tempo real) sob pena de multa e de perder a assinatura.

O que vem ocorrendo nos últimos meses é que uma gama enorme de sites e blogs foram criados exclusivamente para divulgarem estes números. O Grupo Ibope vem demostrando insatisfação e preocupação com relação a isso, pois prejudica a credibilidade da empresa, além de ter seus números relacionados a sites e blogs inexperientes e que não explicam a forma de amostragem, na visão deles.

Este problema pode tornar-se ainda mais grave, pois há uma denúncia de que algumas pessoas recebem acesso ao Terminal do Ibope que registra o Real Time através de senhas falsas, sem assinatura. Essas pessoas burlam o sistema, e conseguem criar senhas que entram no sistema e liberam o acesso. A empresa está fazendo uma investigação interna para averiguar o assunto e, se comprovada, as pessoas envolvidas podem até ser processadas criminalmente.

O que vem incomodando a empresa, é que, de acordo com a investigação, muitas dessas pessoas que estão divulgando os números, são menores de idade e, portanto, seria impossível responderem processo na esfera criminal, de qualquer forma, se estiverem burlando o sistema, é crime e os responsáveis deverão ser responsabilizados.

Mesmo assim, o Ibope deve acionar nos próximos dias a Justiça brasileira pedindo que hospedeiros de blogs (como o blogspot e wordpress) sejam notificados para tirarem do ar uma lista de diversos blogs que divulgam sem autorização os números do Real Time. Também serão pedidos para que sites sejam retirados do ar, caso todo o conteúdo de RT's não seja apagado.

O Ibope autoriza de seus assinantes apenas a divulgação das Prévias do programas e dos números consolidados, liberados normalmente no outro dia, após ao meio-dia. Não há informações se o Twitter será notificado, pois é lá onde há o maior número de divulgação dos números. Caso essa notícia se confirme, cairá como uma bomba para diversos veículos da internet que praticamente sobrevivem com a divulgação do Real Time.


Comparativo de Audiência

O TVxTV lança nesta semana uma categoria nova para o blog. Iremos fazer um comparativo de audiência dos três horários de novelas globais, comparando exatamente o capítulo em questão com suas antecessoras no mesmo horário. Esse comparativo será liberado sempre no dia seguinte ao capítulo, a tarde, após o Ibope divulgar os números consolidados.

O comparativo é feito exclusivamente com novelas da década (anos de 2001 a 2010). As postagens serão feitas diariamente no ícone lateral "Comparativo de Audiência"

Leia Mais

Atnônio Fagundes não pensou em deixar Tempos Modernos


Muitos blogs e sites começaram nas últimas semanas uma onda de boatos dando conta que o ator Antônio Fagundes teria pedido a cúpula da Rede Globo e ao autor Bosco Brasil para matarem seu personagem Leal para que ele pudesse deixar o elenco da novela das 7, Tempos Modernos.

Segundo esses sites, Fagundes estaria extremamente descontente com o fato de que a trama não engrenou e a audiência é a pior da história do horário até o momento. Blogueiros afirmaram categoricamente que o ator não queria ter seu nome vinculado a um folhetim fadado ao fracasso e, portanto, às críticas, por isso estava usando toda sua influência para deixar o grupo.

Nesta semana, estes mesmos veículos voltaram ao assunto ao afirmar que Antônio Fagundes vai continuar na trama de Bosco Brasil até o fim apenas porque a Rede Globo deu esta determinação, não permitindo que seu personagem seja morto.

Esta informação não procede e nem nada com relação a ela. Segundo fontes ligadas ao autor de Tempos Modernos, nunca chegou até ele qualquer pedido de alguém do elenco para sair da trama, muito menos de Fagundes. Ao saber desses boatos, Bosco Brasil se mostrou extremamente surpreso e não deu bola, pois confia no trabalho do ator e acredita também na recuperação da novela.

Fontes ligadas a Antônio Fagundes também desmentiram a informação. Ao contrário, segundo elas, o ator está encantado com seu papel e com todo o desenrolar da novela. "Ele é fã da novela, está gravando todos os capítulo para poder acompanhar a trama", afirmou um amigo. Esse mesmo amigo frisou que o ator elogia bastante o personagem Leal e gosta dos nuances de personalidades criados pelo autor. Mais do que isso, Fagundes acredita na novela, pois leu a sinopse antes de aceitar o papel e está convicto que Tempos Modernos patina na audiência por apresentar novidade ao público, mas logo irá se recuperar.

E mesmo que ele estivesse insatisfeito - o que não é verdade - nunca pediria para deixar o elenco por não fazer parte da personalidade e do jeito do ator que adora desafios e quando entra em um trabalho, mergulha de cabeça e leva ele até o fim, fazendo da melhor forma possível.

Tempos Modernos já vem esboçando uma discreta reação no Ibope, nesta semana registrou média de 25 pontos na segunda-feira, empatando com a novela das seis, Cama de Gato, e nesta terça, ainda na prévia, registrou 24 pontos de média com 28 de pico.


terça-feira, 16 de março de 2010

Estréia de reprise de Sinhá Moça agradou a Globo


Ao contrário do que alguns blogs e sites andam publicando, a estréia de Sinhá Moça na última segunda-feira, 15, no Vale a Pena ver de Novo agradou a cúpula da Rede Globo no que concerce aos números de audiência. Na Grande São Paulo a novela atingiu média de 16 pontos com picos de 18 pontos.

Muitas pessoas alardearam a possibilidade da emissora ter ficado insatisfeita, pois houve uma queda significativa de audiência no horário se compararmos as últimas semanas de Alma Gêmea, quando a trama registrava média acima dos 24 pontos quase diariamente. Houve até quem dissesse que já no primeiro capítulo da novela, a Globo já estaria arrependida de ter levado ao ar Sinhá Moça ao invés de O Clone (o Blog já publicou texto com os motivos de O Clone não ser exibido, leia aqui).

Bobagem, pura bobagem. A direção da emissora mostrou-se tranqüila com o resultado e bastante satisfeita, uma vez que, ao contrário do que alguns veículos da mídia previam, Sinhá Moça estreou bem e dentro da média das novelas no Vale a Pena Ver de Novo, com diferença pequena para mais ou para menos, exceção feita a algumas grandes estréias que ocorreram no horário.

A meta para o horário estabelecido pela cúpula global é de 18 pontos e estrear apenas dois pontos abaixo da meta não é nenhum absurdo, visto que da metade para o final todo folhetim fica bem acima do estabelecido e, portanto, consegue a recuperação e manter-se dentro do padrão estabelecido. Estrear com 16 pontos significa que o público aceitou e não rejeitou a escolha, é essa a visão da cúpula da vênus platinada.

Para se ter um exemplo, Sinhá Moça estreou apenas 2 pontos abaixo da estréia de Alma Gêmea, que marcou 18 pontos em seu capítulo de estréia. Teve a mesma audiência que as reprises de Mulheres Apaixonadas (2008), Terra Nostra (2004) e A Gata Comeu (2001), ficou a frente de Cabocla (2008) que marcou 13 pontos, Deus nos Acuda (2004) que marcou 14 pontos e Você Decide (2001) que marcou 11 pontos. Ela foi superada por tramas como Alma Gêmea (2009) que marcou 18 pontos, Senhora do Destino (2009) com 20 pontos, Chocolate com Pimenta (2006) que marcou 19 pontos, A Viagem (2006) com 20 pontos. A diferença é de, no máximo 4 pontos, e em poucos casos, a maior parte ficou com a diferença de 1 ou 2 pontos.

A expectativa da emissora é de crescimento para Sinhá Moça e toda a cúpula da Rede Globo acredita que a reprise do folhetim apresentará números satisfatórios durante toda a sua exibição que tem previsão de ir ao ar até meados de agosto.


A estréia promissora da temporada do CQC


Estreou na noite de segunda-feira, 15, a 3ª temporada do CQC - Custe o que Custar - na BAND. O humorístico havia saído de férias no final de 2009 sob intensas críticas de já não serem mais o mesmo. Após uma primeira temporada que fez com que o programa vencesse todas as premiações de "melhor programa do ano" em 2008, o que se viu em 2009 foi quadros carregados, enjoativos, com os humoristas sem o mesmo brilho e criatividade.

Com um desgaste grande já na 2ª temporada, todos que assistem estavam apreensivos com a estréia em 2010, mas nem todos colocavam muitas expectativas nisso - e eu era um deles. A estréia do Pânico na TV já foi um alerta de que não é fácil renovar programas humorísticos e manter a qualidade padrão que fez com que o telespectador se encantasse pelo jeito de ser e pelas características que davam a cara ao programa. Portanto, colocar esperanças altas no retorno do CQC, ao meu ver, era um risco, principalmente devido ao fim melancólico da 2ª temporada.

Mas o que tivemos foi uma grata surpresa. Em todos os quesitos o humorístico estava extremamente inspirado, redondo e muito bem trabalhado. Não houve um único quadro apresentado que dá para dizer "este foi sem graça", o que é uma luz no fim do túnel para o formato que já parecia desgastado. O elenco também estava numa sintonia vista apenas na 1ª temporada, com excelentes tiradas, entrevistas dinâmicas e situações ainda mais bizarras.

O CQC sempre foi tido como um programa mais intelectual, com humor refinado, bem diferente do Pânico, mas nos últimos programas de 2009 a zombaria, os apelos, deixaram o público incomodado. Nesta estréia não se viu isso, o que se viu foi sarcasmo, tiradas interessantes, sempre com o mesmo ar intelectual que marcou o programa em sua primeira temporada.

O trio de apresentadores foi um caso a parte. Todos estavam a vontade, soltos e preparados para mais um ano de trabalho. O roteiro também ajudou, o que mostra que há um trabalho sério e muito bem bolado nos bastidores e permite que os apresentadores estejam a vontade e livres para soltar suas pérolas.

Mas o grande destaque da noite foi o quadro em Brasília. Houve uma mudança na escalação para o quadro e entrou Mônica Iozzi, a integrante mais recente do grupo e que conseguiu fazer parte graças a um concurso no ano passado. Mônica esteve firme e fez de suas entrevistas os melhores momentos da noite de ontem no CQC. A "entrevista" com José Genuíno, do PT, foi absolutamente genial, desses momentos para entrar para a história do programa.

A expectativa agora é de que todos os envolvidos com o Custe o que Custar mantenham esse jeito leve, divertido, bem humorado e, principalmente, inteligente que o programa de estréia teve. Se conseguirem, quem agradece é o público.


segunda-feira, 15 de março de 2010

Com Tom, SBT deverá mudar a Grade


Ainda não dá para dizer que Tom Cavalcante é o novo contratado do SBT, mas após reunião no último fim de semana entre o humorista e a cúpula da emissora, tudo se encaminha para o acerto. O modelo do contrato já foi montado, as bases salariais acertadas e como Tom será utilizado na grade da Rede também. Ele concordou, Daniela Beyruti concordou, falta apenas o aval de Sílvio Santos.

Se o "patrão" aprovar, a emissora deposita nos próximos dias nos cofres da Rede Record a multa rescisória e leva Tom Cavalcante para "casa". O contrato do humorista é invejável até para muito medalhão da TV brasileira, caso se confirme é claro, Tom Cavalcante vai receber no SBT um salário de R$ 600 mil, número que parece alto, mas ao perceber sua utilização na grade, nota-se que não, pois ele será tratado como a grande estrela da emissora de Sílvio Santos.

Daniela Beyruti já sabe como utilizar Tom e isso vai modificar toda a grade de domingo. Sim, de domingo. Segundo fontes que trabalham na própria emissora, o programa do humorista será aos domingos a tarde. Ao que parece, muitas mudanças virão na programação dominical. Confira a possibilidade mais forte:

11h00: Domingo Legal
14h00: Programa Tom Cavalcante (nome a definir)
15h30: Eliana
19h00: Programa Sílvio Santos

As alterações se darão assim porque a cúpula da emissora entende que Domingo Legal não tem rendido após as 14h00 e que três horas de programa podem deixar sua média mais alta ainda, o que é muito mais proveitoso. Daniela Beyruti acredita que Tom tem tudo até para liderar as 14h00 porque enfrenta um momento frágil da Record e filmes na Globo. Eliana as 15h30, num horário em que ela começa a crescer e, provavelmente ao vivo, ainda em 2010. Essa grade tende a ser montada no segundo semestre e, ainda existem pessoas dentro do SBT tentando colocar no 2º semestre o programa Conexão Repórter no Domingo a noite, mas ainda não houve posicionamento quanto a isso.

Além do programa dominical, Tom Cavalcante terá direito a uma série no formato sitcom. Sem dia definido para ir ao ar (a direção pensa em colocar na quinta, caso Conexão Repórter mude de data), o programa terá os mesmos moldes de Sai de Baixo.

Hoje, dá para dizer que Tom Cavalcante esta 98% de mudança para o SBT e levando consigo boa parte do elenco do programa na Record. A menos que a Record cubra a proposta ou Sílvio Santos não aprove pagar a multa, o humorista deve estrear no SBT ainda no segundo semestre de 2010.


Uma Rosa com Amor é apenas razoável


Desde que estreou, há duas semanas, a novela Uma Rosa com Amor, do SBT, já teve 12 capítulos exibidos, sendo portanto, possível fazer uma análise mais coerente e centrada sobre os mais diversos elementos que rodeiam a trama de Vicente Sesso adaptada por Tiago Santiago.

Em primeiro lugar é preciso dizer que a novela, ao menos em seu início, não tem pegada. É uma história frágil, simplória e que, para os dias atuais em que o telespectador busca novidades e tramas ágeis, certamente não chama a atenção. Um folhetim absolutamente água com açúcar em seu núcleo principal, o que acaba por prejudicar todo o andamento da história, uma vez que não há um eixo forte para manter os trilhos. Em doze capítulos, a trama ainda não aconteceu, não houve nenhuma grande cena entre os protagonistas e nem nada que chamasse a atenção do público para, de fato, querer assistir todos os dias.

Não sei até que ponto existe liberdade de adaptação para os dias atuais por parte de Tiago Santiago, mas o que ocorre até o momento, infelizmente, é uma transferência de personagens de novela de época para os dias atuais, o que não tinha como dar certo, uma vez que, ao assistir as cenas, a impressão que se tem é de que aquelas pessoas não são reais, não pertencem a época em que vivem.

Ainda assim, o núcleo do casarão vem segurando muito bem o folhetim. As histórias são muito mais atraentes, divertidas e até com apelo dramático maior. Personagens mais interessantes foram construídos e podem chamar a atenção do público por seu carisma e história. Os grandes destaques têm sido, sem dúvida alguma, Betty Faria, que vem dando um banho de interpretação em um trabalho em que ela está nitidamente inspirada e Jussara Freire, divertidíssima e acertando o tom de sua personagem, apesar dos trejeitos serem idênticos a de Dona Tosca, personagem vivida pela própria atriz na novela Belíssima.

O ideal para Tiago Santiago devia ser investir fundo no humor dos personagens do casarão, abusar dos clichês e criar tipos, criar frases e bordões que cairiam na boca do povo, talvez assim a novela engrene na audiência.

O elenco não vem prejudicando a trama como alguns andam dizendo, a maior parte ao contrário, vem muito bem e fazendo o que é possível com seus personagens que são, em sua maioria superficiais e sem muitos conflitos, portanto não é possível realizar grandes composições.

O que mais chama a atenção em Uma Rosa com Amor, contudo, é o fato de a novela ainda não ter dado o selo Tiago Santiago. Todos conhecem o autor por suas situações absolutamente didáticas e texto meloso, o que ainda não ocorreu na trama e isso, acreditem, já é uma vitória e tanto, se considerarmos os últimos trabalhos do autor.

De qualquer forma, Uma Rosa com Amor não vem bem na audiência, patinando entre os 4 e 6 pontos, porém, não há de se considerar nada catastrófico, afinal, o horário é novo para o SBT em novelas e o público precisa se reacostumar. Acredito na possibilidade de aumento de audiência nos próximos capítulos, devido ao carisma do núcleo de humor da trama. A novela não é ruim, mas ainda não se mostrou boa, apenas razoável.

Este texto também está disponível no MSN Entretenimentos, através do site Famosidades, principal site sobre o mundo dos famosos no Brasil.


domingo, 14 de março de 2010

Bela, a Feia é a melhor produção entre suas franquias


Quando a Rede Record anunciou que o 1º remake produzido pela emissora em parceria com a Televisa - emissora mexicana - seria Bela, a Feia, logo eu fiz pouco caso, afinal a história é uma das mais manjadas da história recente da dramaturgia mundial. Afinal, já vimos Beth, a Feia e A Feia mais Bela como novelas, e a ótima Ugly Betty, a série americana de sucesso global.

Colocar no ar um folhetim tão manjado e que o público já conhecia todos os parâmetros da história era um risco grande, mesmo com o elenco sendo escolhido a dedo pela emissora. O resultado em princípio mostrou que o telespectador não demonstrava o menor interesse pela novela. Bela, a Feia apresentava números pífios de audiência, chegando a registrar 6 pontos. O principal problema era que o remake transferia apenas o texto mexicano para o português, mantendo praticamente os mesmos acontecimentos, o que fazia tudo perder o interesse.

A partir do momento que a Record permitiu que a autora Gisele Joras tivesse mais liberdade para produzir seu texto, é que a trama ganhou novos ares. Gisele foi autorizada a inovar, a criar personagens, situações e mudar completamente o rumo da novela e conseguiu resultado. A audiência voltou a assistir Bela a Feia e se interessar pelos rumos da história.

É evidente que isso aconteceria, pois a história principal tem pegada e é muito interessante, isso aliado a elementos distintos e inovadores atrairia o público e foi o que aconteceu, era algo absolutamente esperado. Com os novos rumos dos núcleos se montando e a história se redesenhando, A novela deixou de ser sem graça para se tornar uma opção interessante para o horário.

Ainda hoje, está longe de ser a melhor novela no ar, e tampouco é a melhor produção da Record, mas também, a história não é a melhor do mundo, é muito interessante, mas simples. Ainda assim, Gisele Joras conseguiu o que poucos esperavam, transformou o remake da história da moça feia que trabalha com pessoas lindas e se apaixona pelo chefe bonitão na melhor história contada. Bela a Feia é infinitamente superior às duas novelas vistas na tela do SBT e é mais interessante que a série.

Muitos vão discordar porque há uma idolatria por trás de Ugly Betty e eu sei que, como humor, a série é divina, mas analisando no contexto geral, com histórias paralelas, com drama e suspense no núcleo principal, Bela a Feia se tornou a melhor da franquia - se é que podemos chamar assim. E isso se deve não apenas a autora que fez um belo trabalho, mas também ao amadurecimento do elenco que melhorou muito ao longo da trama. O grande destaque do folhetim ainda é Sílvia Pfeifer em, de longe, seu melhor trabalho na TV, porém, Gisele Itié melhorou muito e já convence como Bela.

A grande decepção do elenco é, sem dúvida, Simone Spoladore, que não convence ninguém no papel da vilã Verônica. Com uma interpretação pífia, caricata e mal produzida a atriz não é nem sombra do que foi em outros trabalhos.

De qualquer forma, Bela, a Feia foi exatamente o que eu esperava no início, mais uma repetição de tudo que já vimos antes, até o enfoque mudar e a história passar a convencer e, atualmente, mais do que apenas convencer, mas chamar a atenção.


Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira