sábado, 6 de março de 2010

A melhor cena global desde A Favorita

Na última sexta-feira, 05 de Março, a novela das 6 da Rede Globo, Cama de Gato nos brindou com a melhor cena de teledramaturgia da emissora desde o fim de A Favorita - em janeiro de 2009 - o que, diga-se, é muita coisa. Cama de Gato já vem demonstrando há muito tempo ser o melhor folhetim global no ar e a dupla de autoras se firmando na emissora pelo seu talento.

Li recentemente que a novela parece que está sempre no penúltimo capítulo, ou seja, os acontecimentos em todos os núcleos estão sempre ágeis e sem embromação, exatamente como ocorria em A Favorita. Provavelmente isso seja fruto da supervisão de João Emanuel Carneiro, porém, já é possível notar que o trabalho de Duca Rachid e Telma Guedes é de muita qualidade e merece respeito.

Nesta sexta-feira elas não se preocuparam em "gastar" um capítulo importante jogando todos os acontecimentos para um sábado, dia de share baixo, provavelmente para melhorar a audiência da trama no sábado e garantir a melhor média semanal desde a estréia da novela. Essa foi a semana de recordes em Cama de Gato que chegou a média de 33 pontos na terça e se manteve acima dos 30 na segunda, terça e quarta. Um feito para o horário.

A cena em si foi genial. Verônica no aeroporto tentando fugir da polícia e sair do país impune e com todo o dinheiro que conseguiu ao vender seus bens e sua parte na Aromas foi eletrizante, mas sensacional mesmo foi a frase dita pela vilã. Confira.




quinta-feira, 4 de março de 2010

Paloma Duarte: "O personagem não é um espírito, uma entidade que você ordena: desce e ele vem"


Confira agora a 2ª e deliciosa parte da entrevista com Paloma Duarte, eleita pelo "TVxTV" a melhor atriz brasileira de 2009 por sua atuação em Poder Paralelo, encarnando a personagem Fernanda Lira.

TVxTV: Surgiu boatos de que, o SBT já estava tentando sua contratação. Isso procede? A emissora te procurou?
Paloma:Sou contratada da Record até 2012, fim de papo.

TVxTV: Existe alguma chance de você retornar para a Globo?
Paloma: Claro.

TVxTV: Qual o ator ou atriz que você já tenha contracenado na TV e que melhor conseguiu interpretar em cena?
Paloma:Tive grandes parceiros.Gabriel e Petrônio são sinônimos de casa, chega a ser desleal...Diversão garantida sempre! Fagundes é um amor de longa data, já trabalhei com ele em TV, teatro e cinema...Wagner Moura, Alexandre Borges...Agora tive Marcelo numa parceria deliciosa...Tive muita sorte.

TVxTV: Tem sonho de contracenar com alguém na TV?
Paloma:Meu avô.

TVxTV: Como você vê essas sub-celebridades, ex-BBB’s que estão tentando se atores e atrizes?
Paloma:Acho que quando alguém tem talento, não me importa de onde essa pessoa surgiu.Me estrangula sim, a idéia de que por muitas vezes a profissão do ator fica marginalizada, quase que como um cabide.Pessoas sem nenhum talento ou vocação passam a ocupar o lugar de profissionais maravilhosos, por motivos altamente questionáveis.Você não vê um homem lindo, virar pintor só porque é lindo.Nem escuta alguém dizer :Fica tranquilo que um dia ele será afinado, é só questão de tempo..”.

TVxTV: Fernanda Lira sempre zombava do autor de As Mascaradas. Na realidade, existe isso? Quando o texto é ruim, o elenco faz piadas durante as gravações?
Paloma:Sempre.

TVxTV: Qual foi a cena mais difícil de interpretar em Poder Paralelo? Por que?
Paloma:Impossível escolher!Fernanda nunca foi leve!Essa mulher consumiu um bocado da minha saúde emocional...

TVxTV: O blog separou inúmeras cenas suas em destaque em Poder Paralelo. Mas uma me veio a mente. Na casa da Serra, no Rio, enquanto estavam fugindo da polícia e de Bruno, Antônia começou a provocar Laila dando em cima de Kallidi, quando Laila pegou uma faca de cortar pão, você riu e disse: “Para, vai estragar a faca”. Essa cena, simples, passou uma realidade tão incrível que a impressão que deu é que Fernanda Lira existe de verdade. Como você consegue passar tamanha verdade numa cena tão simples?
Paloma:Sentindo.O personagem não é um espírito , uma entidade, que você ordena:desce e ele vem...é uma construção diária.Colocar seu organismo, acostumá-lo, com as emoções daquela pessoa à quem você empresta vida.

TVxTV: Fernanda Lira pode ser tudo, menos uma mocinha. Quando esta entrevista for enviada ainda não sabemos se ela fica ou não com Tony, se há envolvimento dela com a máfia, mas, em todo caso, ela foi amante de vários homens durante a novela. Mesmo não sendo uma mocinha típica, a personagem caiu na graça do público. Foi difícil compor a personagem?
Paloma:Muito.Fernanda me deu nós.Por vezes cheguei a dizer pro Lauro que não sabia como fazer...Ela foi alem do que eu conhecia, me tirou completamente de qualquer zona de conforto.Mas isso é fascinante no Lauro, poder retratar pessoas em vez de borrões, rascunhos.

TVxTV: Pode-se dizer que Fernanda Lira seja a personagem mais marcante de sua carreira, mas além dela, qual personagem te marcou? Por que?
Paloma:Luiza- Cidadão Brasileiro, minha maior paixão.

TVxTV: Com tantos trabalhos, experiências e maturidade, você se vê fazendo algum outro trabalho senão atuar? Talvez dirigir, produzir.
Paloma:Não.Sou tarada pelo que faço.

TVxTV: É muito difícil contracenar com atores ou atrizes ruins que não conseguem manter o nível alto de atuação nas cenas?
Paloma:Sim.

TVxTV: Quem é a maior atriz brasileira na sua opinião? E ator?
Paloma:Resposta aparentemente parcial, mas absolutamente sincera, Débora Duarte e Lima Duarte.

TVxTV: Pensa em carreira internacional?
Paloma:Não.

TVxTV: Dizem que Sílvio de Abreu queria trabalhar com você em Passione. Isso procede? Houve convite?
Paloma:Nunca trabalhei com Silvio, nem recebi convite formal.Teria sido um prazer, sou uma admiradora do trabalho dele.

TVxTV: O que você vai fazer após Poder Paralelo? Já tem algum trabalho em vista? E volta quando para a TV?
Paloma:Vou pra Jamaica boiar naquele mar lindo por uns dias.Depois não faço idéia.

TVxTV: Obrigado pela entrevista. Parabéns pelo prêmio de melhor atriz de 2009 eleita pelo voto popular e por júri técnico do nosso blog. Deixe uma mensagem a seus fãs.
Paloma:Galera, valeu!!!! Voto popular tem sempre um sabor melhor. Ganhei umas, Mirian outras... O grande premiado fica sendo o público que passa a ter mais opção. Muito obrigada a todos do blog. Beijos.


quarta-feira, 3 de março de 2010

Paloma Duarte: "Parei de assistir as novelas da Globo desde que saí dela


Um jornalista que se preze deve entrevistar. Essa frase é antiga, muito antiga, e todo estudante de Comunicação Social aprende logo nos primeiros dias de aula. E aprende mais, aprende-se a importância da entrevista e do entrevistado.

Como jornalista já fiz entrevistas algumas vezes. Umas satisfatórias, outras nem tanto. Algumas prazeroas, outras odiosas. Com Lauro César Muniz tive o prazer de falar com um mito da teledramaturgia, me senti fascinado com a oportunidade de fazer perguntas para alguém que entende tanto e tem muitas coisas a falar - como ele o fez, com muita simpatia, diga-se.

Mas que todos os meus entrevistados até hoje me perdoem, não sei quantificar o tamanho da minha honra nesta entrevista que se segue. Conseguir uma entrevista com aquela que eu teço elogios desde Abril de 2009 foi minha principal conquista pessoal na minha área profissional, conseguem entender?

Fiquei aturdido e até demorei para conseguir pensar nas perguntas quando obtive a confirmação dela, por isso a entrevista atrasou um pouco, mesmo assim, espero que, como eu, vocês gostem de ler o que a melhor atriz de 2009 e deste começo de ano tem a falar. Com vocês, Paloma Duarte.

TVxTV: Obrigado Paloma por concordar a nos conceder essa entrevista. Tenho certeza que os leitores do blog e seus fãs irão gostar muito.
Paloma: O prazer é todo meu.Fico muito feliz e grata com a atenção e o carinho dispensados à novela.

TVxTV: Fernanda Lira é um marco em sua carreira. Você vem sendo citada em sites e blogs por sua atuação na novela Poder Paralelo. Isso é um marco na TV, afinal você tem uma personagem que está dando o que falar e fora da Globo. Qual a sensação de conseguir tamanha visibilidade e até concorrer e vencer prêmios por atuação, estando fora da Globo?
Paloma: É ótima.A abertura de mercado com a Record é fundamental para a saúde do mercado.Um pouco de concorrência se fazia necessária há algum tempo.O Brasil é um país privilegiadíssimo em sua arte e seus executores.Fico feliz em pensar que hoje há mais espaço para abrigar tantos talentos.

TVxTV: Falando em Globo. Você tem boa parte de sua carreira construída lá. O que te levou fundamentalmente trocar uma das maiores produtoras de novela do mundo, por uma que estava apenas engatinhando neste segmento?
Paloma: Justamente o fato de uma delas estar engatinhando.Sou cria, filha da TV brasileira.Não me encaixo na categoria de atrizes autorais...Minhas personagens sempre vieram me buscar.Senti que na Record meu trabalho faria, realmente, diferença...A Globo, onde sempre fui muito feliz, já tem seu banco de atores, sua grade estabelecida...A Record é um desafio.Além do excelente salário, é claro.

TVxTV: A grande crítica da mídia em relação a Globo e sua carreira é que lá, você não conseguia papéis de destaque, o que ocorre na Record. Você se sentia bloqueada na Globo por não ter a chance de mostrar esse impressionante talento que você vem demonstrando?
Paloma:Obrigada pelo elogio. A resposta é não. Sempre desfrutei de outros sabores enquanto estive lá.Me acostumei cedo com o fato de não ser a protagonista, mas sempre tive ótimos personagens, foi uma bela relação... Nunca foi essa a minha preocupação. Televisão é um veículo singular...Não é só a personagem que te prende, é o ambiente...Todo dia é uma batalha específica.Como passar por tal cena?Como disponibilizar seu organismo à 20 cenas totalmente diferentes em um tempo tão curto?Como manter sua emoção quando alguém dentro do estúdio grita:GOL!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Sei que muitos atores se sentiriam ofendidos, mas tenho que reconhecer que esse universo me fascina.

TVxTV: Certamente ser neta de Lima Duarte em algum momento chamou a atenção. Foi mais difícil ou mais fácil ser uma Duarte para conseguir vencer na carreira de atriz?
Paloma: As duas coisas.É sempre proporcional.Abre portas e gera expectativas.

TVxTV: Você precisou fazer testes para trabalhar em alguma novela? Se precisou, já foi reprovada? Lembra-se de quais novelas eram?
Paloma: Fiz vários testes, não só para novelas.Comecei em TV fazendo um teste para o Armação Ilimitada, depois fiz outro para o seriado O Grande Pai(SBT)....E assim vai, filmes, peças...Não me incomoda o conceito, acho lícito que os diretores queiram ouvir antes de bater o martelo.

TVxTV: Você é muito auto-crítica? Concorda com o Blog de que Paloma Duarte foi a melhor atriz do Brasil em 2009?
Paloma: Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Fico muito honrada, mas teria que ser uma pessoa sem parâmetro nenhum para acreditar nisso.Grandes atrizes estiveram em cena esse ano...Mas fico muito feliz com o reconhecimento de um trabalho tão único, como cabe sempre a um Lauro Cesar Muniz.

TVxTV: Qual foi o seu personagem mais difícil de interpretar na Rede Globo? Por que?
Paloma: Vilma, de Pecado Capital.Minha mãe fez esse personagem na versão original!Quando o Wolf me deu o papel tremi na base.

TVxTV: Todos consideram você a maior estrela da dramaturgia da Rede Record. É muito difícil lidar com isso?
Paloma: Não.

TVxTV: Como você decide se vai aceitar ou não um personagem quando é convidada a participar de uma novela?
Paloma: Autor em primeiro lugar.Direção e equipe.Em TV você não tem como estar sempre fazendo o papel dos seus sonhos.Como disse, há que se amar o veículo.Muitas coisas pesam....é muito tempo de trabalho!

TVxTV: Já ocorreu de você recusar algum papel e, depois, ao assistir a novela, se arrepender? E aceitar e acabar se arrependendo porque os rumos da personagem não te agradaram?
Paloma: Não.

TVxTV: Como é sua relação com os fãs e com os paparazos?
Paloma: Tranquila.

TVxTV: Lauro César Muniz disse que considera você a melhor atriz de sua geração. Qual a sensação de ouvir isto de um mito entre os autores de novela?
Paloma:É a melhor do mundo,né? Lauro é brilhante.O texto dele encaixa na boca de um jeito que assusta. É um autor arrojado, contra acomodações, complexo, vasto. Estar em uma obra escrita por ele é como viver num parque de diversão.Uma montanha russa sem fim, o maior looping que já experenciei.

TVxTV: O elenco de Poder Paralelo se sentiu, de alguma forma, boicotado com tamanhas mudanças de horário que a Rede Record promoveu na novela? Você sentia alguma tensão por conta disso?
Paloma: Passamos por isso em Cidadão Brasileiro, é lamentável.Acredito que a grade da emissora vá se fixar a partir de agora.É uma situação delicada...A Record está se estabelecendo no mercado, faltam algumas compreensões, mas nós trabalhamos todos os dias em prol desse aprimoramento.Tenho absoluta confiança na condução desse processo.

TVxTV: Você consegue tempo para assistir Poder Paralelo?
Paloma: Quando não assisto gravo.

TVxTV: Vê alguma outra novela? Se vê, quem você destacaria como ator ou atriz que esteja no ar atualmente?
Paloma: Parei de assistir Globo dede que saí de lá...assisto,vez ou outra, Bela.Amo o trabalho de Bruno Ferrari, vejo um ator crescendo constantemente, se arriscando.

A 2ª e última parte desta deliciosa entrevista, amanhã, aqui no blog.

Acabou. Nesta terça-feira, nós telespectadores, participamos de um momento histórico para a Televisão Brasileira. A exibição do último capítulo de Poder Paralelo pela Rede Record foi o principal momento da televisão brasileira entre os anos de 2009 e 2010 e colocou a novela entre os principais folhetins da história.

O último capítulo da novela foi exatamente como toda a trama, cheia de surpresas, de reviravoltas, de situações alucinantes e com muita, muita emoção. Lauro César Muniz esteve inspirado durante esses 11 meses de exibição, mas neste último capítulo a inspiração foi especial, foi impressionante, foi invejável. Lauro César caminhou pelos núcleos do folhetim, criando expectativa a cada cena, a cada fala, a cada situação criada.

E em tempos de última temporada de Lost, em que o público quer respostas, o autor de Poder Paralelo mostrou que é possível fazer das respostas ainda mais impressionantes que as próprias perguntas. Afinal, surpreender, sem perder o foco, sem destoar e sem tornar-se incoerente é muito, muito difícil, mas um dos mestres da teledramaturgia brasileira conseguiu este feito.

O julgamento de Nina (Patrícia França) foi bem diferente de tudo que já vimos na TV. O promotor, o advogado, o juiz, tudo muito bem bolado. E o autor conseguiu criar no público expectativa, mesmo todo mundo sabendo que ela seria inocentada, já que é a mocinha sofredora que merece final feliz. Surpreender o telespectador diante disso, somente com maestria, maestria que Lauro César tem de sobra. Quer surpresa maior que um grito de "Viva o Juiz" em pleno tribunal?

A morte de Bruno (Marcelo Serrado) foi um caso a parte. Eu já sabia que o fim do personagem seria numa explosão, e o Blog já havia adiantado isso num texto. O que não se sabia era que o texto seria tão saboroso, que a situação seria tão fenomenal. Deu agonia ver o Bruno preso no carro, deu desespero ver o olhar maligno de Dom Caló (Gracindo Júnior) e deu vontade de aplaudir de pé a cena quando houve a explosão e Bruno Villar teve seu fim merecido.

O guri, ah o Guri. Eu sempre soube que Lauro César não iria colocar um personagem óbvio para ser o serial killer, e muito menos com motivos óbvios. Mas confesso que somente desconfiei de Paulo Garzia (Nicola Siri) nesta semana. Foi surpreendente a forma como foi apresentado o guri. A cena em que Paulo confessa toda sua inveja, todo seu ódio de Tony (Gabriel Braga Nunes) foi muito emocionante e rica em nuances importantes. E, acima de tudo, a explicação do personagem para os crimes fez sentido. Pleno sentido.

Torci. Torci muito para que Tony terminasse seus dias com Fernanda (Paloma Duarte, que mais uma vez roubou a cena), mas confesso que gostei da forma como ele terminou ficando com Lígia (Miriam Freeland), foi bonito, emocionante. Tudo porque antes, numa cena impecável em que Paloma Duarte mostrou de novo porque é a melhor atriz em atividade no Brasil, ela e Tony deixaram tudo às claras. "O mais importante pra mim agora é este filho, um pedacinho de você, a parte mais importante de você", disse Fernanda Lira se despedindo do grande amor de sua vida. Emocionante.

Com um último capítulo acima da média - desculpem a redundância, mas muito, muito, muito acima da média - Poder Paralelo fechou sua página de sucesso. Lauro César Muniz, direção e elenco encerraram um ciclo importante, um ciclo vitorioso, um ciclo que mostrou que é possível fazer teledramaturgia de qualidade fora da Globo. E Poder Paralelo deixa a TV para entrar para a história da teledramaturgia do Brasil.


segunda-feira, 1 de março de 2010


Estreou nesta segunda, na tela do SBT, a nova novela da emissora, de Vicente Sesso, adaptada por Tiago Santiago, Uma Rosa com Amor marcou presença na grade da emissora e registrou interessantes 5 pontos de audiência na estréia. Interessante porque estrear uma novela em uma emissora que não tem propriamente histórico recente de boas novelas, e principalmente com mudança de horário na grade, não é nada fácil.

De qualquer forma, os primeiros 15 minutos de Uma Rosa com Amor foram horríveis e muito difícil de não desistir da novela. Arrastado, com o mesmo didatismo marcante em todas as obras de Tiago Santiago, o ritmo da trama estava sendo afetado porque o autor decidiu não apresentar os personagens, mas dar quase uma aula sobre cada um, o que tornou tudo monótono, sem graça e chato. Além de tudo, o texto estava ruim, bem ruim. Frases irreais, sem graça e piadas dignas de humoristas de 5ª.

Mas a primeira impressão não foi a que ficou, sorte nossa. Depois desses minutos iniciais, a novela ganhou mais ritmo, mais cor, e as personagens interessantes foram aparecendo e, com isso, a história começou a ganhar moldes e, principalmente, os diálogos melhoraram bastante, e as situações também.

É impossível dizer se a novela vai pegar e vai ser sucesso de audiência, mas dá para dizer que há potencial para isso. As histórias paralelas parecem muito inteligentes e bem montadas, as personagens parecem praticamente todas complexas suficientemente para deixar o telespectador com vontade de acompanhar a trama diariamente e o ritmo tende a melhorar após a apresentação dos núcleos.

O destaque deste 1º capítulo não foi Betty Faria, apesar dela ter arrebentado, mas foi para a dupla de protagonista, Carla Marins e Cláudio Lins, que eu não botava a menor fé, foram um espetáculo a parte. Carla foi disparada a melhor interpretação do capítulo, com situações muito bem boladas, mas com uma composição firme, interessante e como precisa ser para uma mocinha. Serafina parece ter todos os elementos para emplacar. Cláudio Lins também segurou bem a barra e não criou trejeitos nem deixou a fala forçada, como eu achei que seria.

Ainda é cedo, mas Uma Rosa com Amor já desponta como uma luz no fim do túnel para o SBT. Tiago Santiago ainda mantém seu didatismo exagerado, mas nada que atrapalhe a excelente história que ele tem em mãos e que, ao menos no primeiro capítulo, conseguiu fazer algo interessante.


Não dá pra dizer que a Rede Record deu um show de transmissão ao exibir com exclusividade e pela primeira vez na história do país as Olimpíadas de Inverno, um evento pouco conhecido no Brasil, um país tropical e que não tem nenhuma proximidade com esportes praticados exclusivamente na neve ou no gelo.

A transmissão esteve anos-luz da perfeição, mas mostrou uma série de aspectos positivos e que, olhados sob o prisma correto, sem o preconceito que nós brasileiros costumamos ter em analisar tudo que é visto na TV fora da Rede Globo, mostram que a emissora poderá realizar uma cobertura e transmissão dignas das Olimpíadas de 2012, cujo direito de exibição também é exclusivo.

O maior problema de exibição da emissora foi, sem dúvida, a falta de cobertura. Ou seja, a emissora não demonstrou o profissionalismo necessário, apresentando as principais categorias ao vivo, o tempo todo, com cortes da programação normal, como deve ser feito em eventos deste porte. Ao se adquirir um evento como as Olimpíadas, é preciso que haja a compreensão de que o mais importante na grade de programação durante este período é justamente a exibição dos Jogos, garantindo assim ao público o direito de acompanhar ao vivo as mais diversas modalidades.

Em contrapartida, a Rede Record acertou em cheio ao contratar o excelente Álvaro José para comandar a cobertura. Com uma experiência de várias décadas acompanhando Jogos Olímpicos - a maioria pela BAND - e com um conhecimento de esporte invejável até mesmo para colegas jornalistas, Álvaro apresentou de forma firme todas as modalidades que foram vistas na tela da emissora ao longo desses dias de competição. Por ser esporte pouco ou nunca praticados no Brasil e, portanto, praticamente ninguém conhecia as suas regras, seus métodos e suas formas, o apresentador novamente deu um show, ao explicar passo a passo cada uma das competições, sem tornar a apresentação enfadonha ou monótona, ao contrário, foi graças a sua forma de apresentar que boa parte dos Jogos tiveram graça para um telespectador que se via tão distante de esportes como a Patinação Artística que deu grande resultado em número de audiência.

No modo geral, o balanço dos Jogos Olímpicos de Inverno foram bastante positivos para a Rede Record, muito menos pela audiência, menos ainda pela vasta cobertura que não ocorreu, mas pelo aprendizado, por pegar o jeito de fazer um evento deste tipo. É bem provável que daqui a dois anos, nas Olimpíadas de Londres, a emissora esteja muito mais preparada para levar ao público com exclusividade notícias e uma cobertura de grande nível.

* Este texto também está disponível no site Famosidades, do MSN Entretenimentos. Principal site no Brasil sobre o mundo dos famosos.

domingo, 28 de fevereiro de 2010


Eis a 3ª e última parte da entrevista com o autor Lauro César Muniz, responsável pela excelente novela que chega ao fim na próxima terça, Poder Paralelo. Confira, ainda tem muita resposta interessante.

TVxTV: Muita gente critica a atuação de Marcelo Serrado como Bruno Vilar, em compensação, outros elogiam bastante. A composição de Bruno, de fato é complicada. O Marcelo foi o primeiro nome que surgiu ao criar o personagem?

Lauro: Foi. O Marcelo é um grande ator. Só me incomoda nele insistir em sujar o texto repetindo quinhentas vezes a palavra “calma”. Eu não escrevo nunca essa palavra por que os atores a todo momento a usam para preencher vazios.


TVxTV: Quantos colaboradores te ajudam a escrever Poder Paralelo? Exatamente como funciona isso? O que um colaborador faz exatamente? E como você seleciona o grupo de colaboradores?

Lauro: São 5 colaboradores. Em Poder Paralelo busquei nomes de São Paulo. Uma necessidade geográfica. Um colaborador em geral escrevem cenas pré-escaletadas pelo autor ou por outro colaborador.

TVxTV: Houve uma época em que saíram notícias de que você estaria insatisfeito com a Record pelas constantes mudanças de horário da novela, porém, pouco depois você renovou o contrato com a emissora. As mudanças te incomodaram? E você era avisado que haveria mudanças?

Lauro: Avisado ou não, as muitas mudanças de horários sempre confundem o telespectador. Poder Paralelo, há muito tempo, entra depois das 23 horas e termina depois da meia-noite. É a última novela exibida depois de seis, em toda a programação das emissoras abertas. Achei que não renovaria com a Record por este motivo. Eu já havia sofrido muito com Cidadão Brasileiro e a história se repete agora em Poder Paralelo. Cheguei a pensar: a cúpula da Record não gosta de meu trabalho. Me julgam um dissidente... Depois eu soube que não, que sou querido até pelo sr. Edir Macedo... e os demais me amam também...

TVxTV: Como você escolhe os personagens que serão mortos pelo Guri? Existe um padrão?

Lauro: Existe uma lógica, uma razão de ser.

TVxTV: A ideia de falar sobre a Máfia já havia surgido antes de começar a escrever "Poder Paralelo"?

Lauro: Já. Fiz Roda de Fogo na Globo, com o Marcílio Moraes, onde esse tema foi esboçado. Em O Salvador da Pátria o tema do narcotráfico também foi bastante explorado.

TVxTV: Muitas pessoas consideraram um risco abordar o tema “máfia” em uma novela. Já que os grandes filmes das histórias abordam este tema, como O Poderoso Chefão e Os Bons Companheiros. Essas pessoas acreditaram que o tema era muito complexo para se contar em novelas, mas você mostrou exatamente o oposto. Qual a maior dificuldade ao utilizar-se do tema com linguagem e estilo próprios e traduzi-los para uma telenovela?

Lauro: Poder Paralelo é baseado em um livro que tem uma excelente pesquisa e base muito real, que meu deu muita segurança. Todos os temas são possíveis para uma telenovela.

TVxTV: Já pensou em revisitar alguma novela sua mais antiga e fazer um remake?

Lauro: Já. De certa forma retomei Escalada e O Casarão em Cidadão Brasileiro, assim como Espelho Mágico em um núcleo de Poder Paralelo.

TVxTV: As “webnovelas” estão tomando conta da internet. Você já chegou a ler alguma? O que você pensa desse gênero?

Lauro: Não conheço.

TVxTV: Qual conselho você daria para quem quer ser um autor de novelas?

Lauro: Testar se tem mesmo talento e procurar ser um bom colaborador e aprender o que não sabe com o autor. O colaborador que pensa que sabe tudo, que se julga usado e explorado, é o que sabe menos... E quem não aproveita a oportunidade para aprender com um velho que já escreveu 24 novelas, é pouco inteligente.

TVxTV: Além de novelas, o que você vê na TV?

Lauro: Jornalismo, de preferência o político. E filmes, muitos filmes na TV por assinatura.

TVxTV: Como é chegar a este período de sua carreira sendo considerado um dos maiores autores de telenovelas do Brasil?

Lauro: Normal.

TVxTV: Muito obrigado pela atenção. Deixe uma mensagem para os internautas que, claro são fãs do seu trabalho.

Lauro: Foi difícil, moçada. Muito difícil. Uma carreira cheia de sucessos e fracassos, uma história de vida solitária durante 24 anos... Mas... Sabendo que vocês são fãs de meu trabalho eu lhe digo... Valeu a minha solidão. Beijos, até a próxima.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira