sábado, 23 de janeiro de 2010

Cama de Gato voltou a ser uma novela


São 20 dias de barriga. Desde o Reveillon, Cama de Gato entrou na famosa barriga - período em que a novela segue morna sem grandes acontecimentos - e o folhetim aparentemente tinha se perdido completamente no roteiro e em tudo mais. De novela inovadora, corajosa, ágil, com ritmo alucinante, o que se via neste começo de 2010 era numa novela modorrenta, com história estranha - o roteiro tão diferente estava focando-se na vilã que queria separar o amor da mocinha e do mocinho, um erro - e isso afastou o público.

Dos tradicionais 25 pontos que vinha registrando, segundo dados do Ibope - mantendo-se dentro da média para explodir nos meses finais - a novela perdeu nestes 20 dias muito público e a audiência agora gira dos 22 aos 24 pontos, muito baixo para uma trama que vinha obtendo ótimos resultado no princípio - a melhor média de Cama de Gato é 29 pontos. Ela chegou a essa marca muito antes de Paraíso, por exemplo.

Nesta semana o ritmo da novela começou a aumentar gradualmente. Era nítida uma mudança de postura das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes que, aos poucos, colocaram novamente a novela no eixo. E o grande diferencial foi o capítulo deste sábado. O início do julgamento do Alcino (Carmo Della Vecchia) é talvez o momento mais importante de Cama de Gato até aqui, não necessariamente para o desenrolar da trama, mas para recolocar a história no eixo.

O diferencial da trama sempre foi justamente não apostar no batido tema mocinha e mocinho x vilão ou vilã. O julgamento de Alcino é fundamental para recolocar Cama de Gato no caminho da inovação sem se afastar do tradicional. A história de dois amigos separados por uma vilã maquiavélica que armou um plano perfeito é muito mais importante que tudo. É preciso entender que a novela das 6, na verdade, tem dois mocinhos: Gustavo e Alcino. Ambos são apaixonados por Rose, ambos foram injustiçados, acusados de algo que não fizeram, ambos viveram um inferno astral dentro da trama. E ambos foram enganados pela vilã Verônica. E tem a Rose, o apoio da Rose ao Gustavo fez a novela crescer e agora [SPOILER] o apoio dela a Alcino movimentará a novela.

Dizer que em 20 dias de barriga e com enfoque diferente do que nos acostumamos é suficiente para considerar que Cama de Gato se perdeu é exagero. Praticamente todas as tramas enfrentam barriga para suportar tantos meses de exibição, principalmente quando a obra é esticada como parece ser o caso da novela das 6. É preciso ter cuidado ao analisar uma obra inovadora quando ela é apresentada e não se apegar a um pequeno período de barriga - sim pequeno, pois na semana de Natal e Ano-Novo a novela passou por um ritmo tão alucinado que era quase impossível conseguir acompanhar.

Sobre o elenco, todos estão muito afinados, inclusive os mais novos que eram quem davam o tom de contraste no começo da obra. O elenco jovem melhorou bastante ao longo da história, também as histórias paralelas se desenvolveram e todos tiveram melhores chances de mostrar o potencial.

Ainda assim, os grandes destaques do elenco continuam pertencendo ao núcleo principal. Marcos Palmeira continua muito bem ao encarnar Gustavo Brandão. Não é fácil interpretar um personagem tão complexo com tamanhos nuances de personalidades que, as vezes, são até contraditórios, mas Palmeira vem dando conta do recado.

Camila Pitanga também se destaca como a mocinha Rose. Ela se despiu de qualquer outro personagem que tenha interpretado anteriormente e conseguiu criar vida própria a sua mocinha. Cheia de personalidade, inteligente, com olhar firme e postura de vencedora. Ainda assim sem cair no falso ou caricata.

Carmo Della Vecchia que era o destaque negativo no núcleo principal, finalmente deixou para trás as características de Zé Bob (seu último personagem, na novela A Favorita) e criou um estilo próprio de ser para Alcino. Cheio de dramas, inocente pagando por algo que não fez, doente, enganado, ainda assim com uma característica marcante, o bom humor.

Mas o grande destaque entre o elenco é Paola Oliveira. A primeira vilã da atriz veio com muita desconfiança após trabalhos bem sucedidos como mocinha. Verônica é má por si só, mas tem uma história que criou essa personalidade amargurada, vingativa, astuta e sobretudo maquiavélica. Dizer que Verônica é uma Flora em miniatura é não sair do senso-comum. Tudo isso graças a Paola que criou pequenos trejeitos em Verônica como a entonação e principalmente o olhar debochado que são únicos e merecem destaque.

Eu tenho certeza que a novela sofrerá a reviravolta necessária a partir de segunda-feira e ganhará o fôlego fundamental para atrair a audiência novamente e chegar aos patamares que a própria Rede Globo esperava dela - próximo aos 30 pontos. Pois tem todos os elementos para conseguir. Um bom texto, um bom elenco, e principalmente, uma história inovadora e muito inteligente.

Eu continuo afirmando que Cama de Gato é o maior destaque no horário das 6 da década. Um texto inteligente e inovador demais até para o horário e que, se voltar ao eixo, certamente vai dar muitas alegrias a todos os envolvidos neste trabalho. Afinal, não é a toa que no princípio da trama, nos corredores da Globo se falava que ela deveria trocar de horário com a mal vista Viver a Vida.

É preciso para isso que a dupla de autoras não se deixe entregar a história simples de amor entre Rose e Gustavo e se enfoque na história com ritmo frenético, que o público se acostumou desde o início. Com isso, certamente Cama de Gato voltará a ser um sucesso.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Record ataca e SBT contra-ataca brilhantemente


A briga de bastidores entre Rede Record e SBT está se intensificando a cada dia que passa. O SBT não para de crescer em audiência e se aproxima cada vez mais da Record na briga pela vice-liderança - já tendo vencido nesta semana duas vezes na média-dia, o que é um passo importante.

Muitos capítulos foram vistos na briga das emissoras por se consolidarem como a 2ª maior emissora do país, e muitas outras ainda veremos, certamente. O fato é que a Rede Record atacou pesadamente nesta semana ao anunciar uma mudança em sua grade noturna para a próxima semana. A entrada do sucesso mundial, a série CSI às 21 horas, ou seja, se inspirando no sucesso de Sobrenatural na concorrente, a emissora decidiu apostar também em séries americanas no horário nobre.



A aposta é acertada, a escolha foi feita com cuidado e certamente entre as séries da Rede foi a melhor, pois CSI é um sucesso no mundo todo e tem tudo para melhorar a audiência do canal neste horário. A data da estréia também foi acertada, uma vez que vai coincidir justamente com a quebra de público que o SBT vai sofrer, pois Sobrenatural acaba nesta sexta-feira e a emissora estréia uma nova série, voltada para outro público, Gossip Girl - que também virou moda nos EUA por um período.

Acontece que o SBT contra-atacou de forma rápida e, aparentemente, eficiente. Daniela Beyrute anunciou em seu twitter e, a emissora já começou a divulgar, mudanças na segunda-feira. Ao invés de começar as 21h15 como era com Sobrenatural, Gossip Girl vai ao ar as 21h00, ou seja, sem dar chances para que o público migre todo para CSI. E mais do que isso, sabe-se lá como, a emissora conseguiu autorização da Warner e vai exibir a pré-estréia da 5ª temporada de Sobrenatural, temporada esta que ainda está em exibição nos EUA - aliás, o novo episódio foi exibido ontem por lá.



Essa idéia foi genial, pois prende todo o público de Sobrenatural na frente da TV, obrigando-os a assistir a nova série - que tem um 1º episódio muito bom e suficiente para conquistar o público - e em seguida faz com que o grande sucesso da emissora tenha um episódio inédito exibido. Isso vai minar as tentativas da Record de conseguir grande público na estréia de CSI.

Mas a briga deverá ter mais capítulos. Quem viver, verá.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Volta de 24 Horas



* Este texto contém spoiler para quem não assistiu a 8ª temporada de 24 horas.


Após meses e meses - e meses - de espera, retornou nos EUA e, claro, em todos os PC's do mundo, uma das séries queridonas deste Blog, 24 Horas. E o retorno de Jack Bauer não foi como o esperado, apesar de já ter uma premissa interessante e - aparentemente - um pouco diferente.

O que me incomodou no episódio foi terem jogado no lixo tudo que Jack Bauer fez alguns meses antes - ou anos, vai saber - na sétima temporada. Quem se lembra do último episódio sabe que o nosso querido herói terminou a temporada morrendo, já inconsciente numa cena linda em que sua filha Kim o observava no leito do hospital. Pois bem, a 8ª temporada começou com Bauer bem, feliz da vida com a neta (linda, linda e linda) e pensando em se mudar para Los Angeles e morar com a filha e sua família. A única referência a sua doença foi "os médicos já o liberaram há semanas", dita pela própria Kim. Isso me incomodou.

Tirando isso, e partindo do princípio que se começa mais um dia eletrizante na vida de Bauer, o episódio foi redondinho. Teve tudo, absolutamente tudo: criminosos, mortes, chantagem, conspirações, enfim, tudo que nos acostumamos a ver na série, mas que nunca nos enjoa.

É bem verdade que a estréia da 8ª temporada começou bem morna, mas melhorou com o decorrer. A apresentação dos novos personagens foi interessante, mostrando o retorno da CTU - que agora parece muito mais um escritório de decorações com gente maluca. O mais legal desse núcleo foi ver a Chloe, a grande e brilhante Chloe que nos acostumamos, sofrendo para entender das novas tecnologias do grupo. E claro, resmungando, como é sua preferência.

Muito legal também ver a Madam Presidente firme e forte em seu cargo. E mais legal ainda saber que ela não teve piedade da bitch de sua filha e a mandou para cadeia. O esposo ficou tristinho e pediu o divórcio? Problema dele, a Madam Presidente pode tudo - absolutamente tudo.

A idéia da conspiração para assassinar o presidente do país do Oriente que está negociando a paz com os EUA me parece batida demais, já foi discutida em todo tipo de história, mas acho que vai pegar fogo e teremos novidades aí, já que em 24 horas nem tudo parece o que é.

Eu sei que foram dois episódios numa noite. Mas por ora preferi falar apenas do primeiro que merece destaque. Ah, e a Teri, netinha de Jack Bauer é muito fofa, diferente de sua mãe que continua intragável.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SBT se Fortalece em 2010


É bem verdade que estamos apenas no início do ano, mas fatos que não aconteciam desde 2007 tem surgido na briga pela audiência das TVs abertas do Brasil. O SBT aos poucos volta a se consolidar com uma grade fixa, segura e bem distribuída e, com isso, o público volta aos poucos a sintonizar a emissora de Sílvio Santos.

Para se ter uma idéia, até esta terça-feira, 19 da janeiro, o SBT - em 18 dias inteiros do ano - já havia sido vice-líder de audiência na média-dia (correspondente às 7 da manhã até meia-noite) por três vezes. Duas delas nos últimos dois domingos, o que prova a força da emissora aos domingos e a terceira vitória ocorreu num dia atípico, segunda-feira, 18.

Mais importante que as vitórias de domingo em que o SBT sempre foi muito forte, a vitória conquistada na segunda-feira desta semana é fundamental para consolidar a emissora de volta a briga pela vice-liderança que já estava perdida a muito para a Rede Record.

É evidente que a emissora da Barra Funda cometeu muitos erros em 2009 e fez com que sua impressionante subida de audiência que em alguns momentos até incomodou a poderosa Rede Globo minasse para uma queda brusca e ela voltasse a ser incomodada pelo SBT, mas a subida do canal de Sílvio Santos se deve muito aos próprios méritos de Daniela Beyrute, diretora da casa e filha de Sílvio.

Foi ela quem apostou primeiro nas séries do horário nobre quando todos diziam que seria um fiasco e deu no que deu - segundo pesquisa recente, a série Sobrenatural exibida no segundo semestre de 2009 na faixa nobre da emissora levantou a audiência em 85% em comparação com o mesmo período de 2008. Daniela também apostou nas faixas de shows e que vem dando grandes resultados, sempre deixando na vice liderança.

Mais recentemente foi uma aposta dela também não reprisar mais filmes e tentar colocar o máximo possível de filmes recentes e interessantes, nova subida de audiência. E por fim, é dela a idéia genial de colocar a excelente série Kyle XY para ser exibida nas tardes do canal e o resultado é de média de 6 e 7 pontos.

Ainda falta ao SBT se consolidar mais, manter a grade, consertar os erros - o sábado ainda é um ponto falho da emissora, principalmente após as 5 da tarde, quando a Record fica por horas com mais do que o dobro da audiência exibindo o ótimo programa O Melhor do Brasil, com Rodrigo Faro.

É possível que a nova grade que estreia em março e que vai colocar a faixa de shows as 22 horas e a novela Uma Rosa com Amor as 20h15 recupere ainda mais a audiência. Mas com a bagunça na grade da adversária, é quase certo que em dezembro deste ano iremos comentar como o SBT teve facilidade para recuperar o 2º lugar de audiência no ano.

*Este texto está disponível também no site Famosidades, o melhor site com notícias sobre o mundo dos Famosos.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Viver a Vida é reduzida en 36 capítulos


Com a marca de pior audiência da história das novelas das 8, a Rede Globo decidiu se posicionar e sentenciar: Viver a Vida não terá mais de 200 capítulos como o planejado, ao contrário, a cúpula da emissora carioca bateu o martelo e reduziu a fraca novela de Manoel Carlos em 36 capítulos.

A novela tinha previsão inicial para ter 209 capítulos terminando em meados de maio, mas com a impressionante queda de audiência - a novela estreou com 43 pontos de média e hoje, raramente chega a 35, estacionando entre 30 e 33, na média geral até agora a novela está abaixo dos 35, ficando com a pior média comparativa do horário - a emissora mudou de idéia e cortou - e muito - a trama.

Viver a Vida chega ao fim no próximo dia 04 de abril com 173 capítulos - contando a reprise de sábado - se tornando assim a novela de menor duração dos últimos anos, além de ser o maior fiasco da história, uma vez que não há mais tempo para recuperar quase 5 pontos para empatar com Esperança.

A Rede Globo já se planejou totalmente e vai estrear Passione - novela de Sílvio de Abreu - no dia 06 de abril, juntamente com a nova programação da emissora. Novela esta, aliás, que tem sido encarada nos corredores do PROJAC como a grande salvadora do horário das 8 que vem capengando há um tempo. Sílvio de Abreu é experiente suficientemente para saber conduzir uma trama de modo a levar o telespectador de volta a Rede Globo no horário.

A previsão inicial é que Passione tenha 191 capítulos, terminando no dia 13 de novembro, porém, a emissora sabe que isso é um risco, pois não é uma boa idéia iniciar uma novela das 8 no mês de novembro. Portanto, se a novela recuperar o horário e for bem em audiência, a Globo deve esticá-la para 240 capítulos, terminando no começo de Janeiro e abrindo espaço para a trama de Gilberto Braga.

Com a mudança do horário nobre, a emissora da família Marinho teve de alterar outros horários também. A novela Cama de Gato que tinha previsão inicial de terminar com 161 capítulos, vai ser esticada e terá um total de 180, encerrando-se no princípio de maio. A Globo acredita que a novela tem uma boa premissa e vai deslanchar na audiência com o fim do horário de verão, já que tem se segurado na casa dos 25 mesmo sofrendo com o horário, o calor e a baixa audiência de Malhação.

Como se sabe a Rede Globo não fica muito tempo com os braços cruzados vendo que há algo de errado, e este algo, não há dúvida alguma, atende pelo nome de Viver a Vida. Encurtá-la é a melhor solução e a emissora acertou.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira