sábado, 16 de outubro de 2010

Os 10 Melhores Bordões da Década

Ainda temos algum caminho pela frente em nossa lista dos Melhores da Década, lista que tem sido um sucesso como todos bem sabem e, portanto, vamos tentar ao máximo mantê-la nesses moldes até o final de 2010 para, em 2011, pensarmos em modelos diferentes para continuarmos com elas aqui no blog. Nesta semana o tema escolhido é dos que mais caem na boca do povo, afinal, para ser bordão, deve cair no gosto popular. Eis a lista dos 10 Melhores Bordões da Década:

10 - Prefiro não comentar - Toma lá, dá cá

A série criada por Miguel Fallabella nunca caiu exatamente no gosto popular, tendo audiência apenas razoável durante suas três temporadas. Mas Toma lá dá cá foi mestre em criar elementos de humor como os bordões. Um deles, inesquecível era dito a exaustão por Copélia (Arlete Sales). Sempre que a personagem começava uma história e os outros queriam saber o restante, porém era muito picante, ela soltava o bordão que passou a ser repetido por muita gente no Brasil: "Prefiro não comentar"

9 - Cada Mergulho é um Flash - O Clone

Pode-se falar muito das novelas de Glória Perez e encontrar diversos defeitos, o que não se pode negar é que a autora é mestre em criar bordões que caem no gosto do povo. Em O Clone, a personagem Odete (Mara Manzan) levava o telespectador a loucura com sua animação, alegria contagiante e sempre uma boa resposta para tudo. A personagem tornou-se um dos pontos altos da trama complicada e até meio sem nexo do folhetim. Para Odete "cada mergulho é um flash".

8 - Poia - A Diarista

Outro humorístico da Globo que sempre lutou para agradar a gregos e troianos, mas diante de temporadas excelentes e outras nem tanto, a série A Diarista nunca conseguiu ser unanimidade para os telespectadores, mesmo assim, ainda hoje é lembrada com muito carinho por todos. Graças ao talento de Cláudia Rodrigues vivendo o papel de Marinete e de todo o elenco, como Dira Paes vivendo a inesquecível Solineuza. Sempre que Solineuza falava uma bobagem, e eram muitas por episódio, Marinete repetia o bordão que caiu na boca do povo. "Poia".



7 - Né brinquedo, não - O Clone

Para se ter uma idéia da capacidade de Glória Perez em criar bordões que sempre caem no gosto popular, mais uma frase inesquecível de O Clone, novela do início da década que tentou ser inovadora, mas como folhetim foi muito criticada por ser confusa e meio perdido. Porém, os bordões, ao contrário, agradaram a todos, em cheio. Solange Couto fez sucesso com o bar da Dona Jura que recebeu diversas celebridades ao longo da novela e ela repetia a exaustão a sua frase predileta: "Né brinquedo, não".

6 - Olha a Faca - Zorra Total

Se existe um humorístico criticado na TV brasileira desde sempre e que, mesmo assim, consegue se manter no ar por mais de uma década com audiência estável e sempre conseguindo se renovar com novos personagens que chamam a atenção, este programa é o Zorra Total. Um destes personagens, nesta década, caiu por um bom período no gosto popular, trata-se de Patrick (Rodrigo Fagundes) que vivia um homossexual tresloucado que tentava dar uma de machão gritando a todos: "Olha a Faca".






5 - Sou chique, bem - Chocolate com Pimenta

Walcyr Carrasco segue em praticamente tudo os mesmos passos de Glória Perez. Enquanto ela produz novelas confusas, ele produz novelas com humor pastelão e quase sempre exagerado em muitos tons, mas é inegável também seu poder em criar bordões que agradam a praticamente todos que assistem suas obras. Foi assim em Chocolate com Pimenta em que Márcia (Drica Moraes) esteve inesquecível e alegrou o público ao dizer constantemente sua frase de auto-afirmação: "Sou chique, bem".

4 - A La Kristek Panaia - Belíssima

Sílvio de Abreu já foi, principalmente na década de 80, o Rei dos Bordões, prática que abandonou ao entrar para o grupo de autores de novelas das 8. Porém, em Belíssima, ele conseguiu resgatar essa prática através da divertidíssima Katina (Irene Ravache) das personagens mais completas da década. Katina emocionava, saia do drama para o humor numa incrível velocidade e, como boa grega que era, sempre exagerava e dizia em plenos pulmões: "A La Kristek Panaia"

3 - Vem pra cá - Big Brother Brasil

Essa frase não é exatamente um bordão único. E muito menos vindo de um programa dramático, mas de um Reality Show. Frase que quase sempre era adaptada, conforme a situação se desenrolava, mas é inegável que a frase de eliminação do Big Brother Brasil virou um bordão em todo o país. Durante os primeiros meses do ano, todas as terças, o Brasil para tentando descobrir quem, após seu discursos filosófico, Pedro Bial irá eliminar da competição, dizendo sua frase predileta: "Vem pra cá, pra fora".

2 - É a Treva - Caras e Bocas

E não é que Walcyr Carrasco consegue, assim como Glória Perez, dois lugares nesta lista. Fato raro, porém merecido, graças a capacidade de ambos de agregar junto ao público frases que acabam se tornando repetidas em todo o país e por todas as classes sociais. Em Caras e Bocas a personagem Bianca (Isabelli Drummond) encantou o país por seu carisma e sua capacidade de resposta afiada na ponta da língua, e, com seu jeitinho metido, quando acontecia algo que a desagradava ela somente dizia: "É a treva"



1 - É Mara - Toma lá, dá cá

Impossível fazer uma lista com os melhores bordões da década e não imaginar esta frase como a primeira da lista. Pelo simples fato que foi a frase mais repetida por todos os brasileiros e, atualmente, com um ano do fim de Toma lá, dá cá, a frase ainda é repetida quase que diariamente em diversos locais e sob diversas circunstâncias. Seu Ladir (Ítalo Rossi) encantou o telespectador por apenas uma temporada, mas foi capaz de criar o melhor bordão da década dizendo para todos: "É Mara"

10 Quebraram tudo:

AAA disse...

Infelizmente, essa foi sua pior lista, na minha humilde opinião.
1º e 2º lugar não mereciam essa posição.
3º, 4º, 6º e 8º não mereciam entrar na lista.
Lady Kate com 'Que que é? Tô pagaaaaando' há três anos no ar com o mesmo bordão e Laura de Maria Clara Gueiros com 'Vem cá? Te conheço?' deveriam estar aí...
enfim, gosto de suas listas de qualquer maneira e sei que deve ser muito difícil para fazê-las.

RSP disse...

Nada a ver os bordões de belíssima e big brother... nunca vi ninguem dizendo por aí! puxou saco por silvio de abreu!

Psycho T.Ro. disse...

1º e 2º lugar não mereciam essa posição.
3º, 4º, 6º e 8º não mereciam entrar na lista.
Lady Kate com 'Que que é? Tô pagaaaaando' há três anos no ar com o mesmo bordão e Laura de Maria Clara Gueiros com 'Vem cá? Te conheço?' deveriam estar aí...
[2]
Concordo com td que o Alexandre disse...
Falar nisso... cadê "Lá em Pato Branco...", esse bordão da Bozena, se brincar é mais famoso que o da Copélia e o do Seu Ladir juntos!
Lady Kate tinha que estar com CERTEZA, além do "Vem cá, eu te conheço?"
"Eu vou lá e ó... pêi!" do Julinho Play tbm tinha que estar por aí!

Lucas Mansur disse...

Essa é uma lista dificil, realmente! Mas só desconsidero o da Irene em Belíssima, poderia ter entrado o do Cássio: "rosa chiclete". E ao contrário do RSP, o "vem pra cá" é usado, mas acredito que de formas variadas. Na terça de eliminação, sempre rola as brincadeirinhas, baseadas em frases ditas, do tipo "vem brincar aqui fora" "vem crescer aqui fora" "vem quebrar tudo aqui fora" e outras...

O "Vem cá, te conheço?!" tbm merece figurar na lista.

João Paulo Dell'Santo disse...

Mais uma vez Daniel surpreende, assino embaixo. Falta o TOP 10 dos micos e bombas da decada.

Daivison Tavares disse...

Essa lista está mara, e esses bordões são ótimos,mas realmente faltou o da Lady Kate e o da Maria Clara Gueiros,mas está valendo.
E pra mim deveria ter entrado "Are baba"tão falado em Caminho das ìndias e repetido por muita gente!Mas a lista ficou muito boa!

bruno disse...

Gostei da sua lista, mas você esqueceu alguns bordoes. Fora que mostrou não conhecer totalmente do que o público gosta ao dizer que programas como A Diarista e Toma Lá da Cá não caíram nas graças do público. E errou mais uma vez, ao dizer que as tramas do Walcyr são confusas. Nada a ver, véi

Jose disse...

3º, 4º, 6º e 8º não mereciam entrar na lista.
[violet]2

Nunca ouvi ninguém falando esses bordões aí!

Tantos bordões que poderiam estar no lugar desses!

Arebaba!
Tô pagano...
Bom, bom, bom não tá, mas tá bom, tá bom, tá bom...
Vem cá, eu te conheço?
Tô rosa chiclete!

Unknown disse...

oeu falo até hoje:"é mara","é a treva","a la kristek panaia" e alguns que fazem sucesso até agora como por exemplo:"adooooooro","agazo","dio santo"."uoó".

Unknown disse...

tem alguns bordões que eu falo que fazem sucessu hoje como por exemplo:"adoooooooro","dio santo","uoó" e tem alguns que eu inventei como por exemplo:"dio santissimo","bagulhete muito loko","bagulho","te conta em"

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira