segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Fazenda dá o que o público quer

Este blog já discutiu aqui sobre a metodologia utilizada pela direção do programa A Fazenda 3 da Rede Record que, em determinados momentos da exibição da edição diária do Reality denota um incrível roteiro muito bem arranjado e que soa quase que o tempo todo falso aos olhos de quem assiste e é fã de programas deste gênero no Brasil.

Hoje, a discussão é outra. Independente se o que acontece dentro da casa é real ou fictício, a bem da verdade, é que a 3ª edição do principal reality show da emissora definitivamente caiu no gosto do telespectador e isso se tornou indiscutível. A audiência reflete a real repercussão do programa de TV mais falado no momento em todas as partes do país e isso é prova de que o público se interessou por esta edição quase ou mais do que havia se interessado pela edição de estreia em que tudo ainda era novidade.

É verdade que as constantes brigas, os surtos quase diários de boa parte dos participantes e as discussões sem fundamento, por ninharias e que, quase sempre davam a impressão de serem fakes, colaboraram e muito para instigar o público a acompanhar todos os dias o programa. A edição caprichada que tenta a todo custo mostrar vilões e mocinhos, conflitos em tudo e, sobretudo, criar um clima de guerra entre os participantes, também tem grande valia neste jogo que parece ter entrado para vencer na busca pela audiência.

Ao telespectador, não parece importante que ninguém, absolutamente ninguém, age como esses pseudo-famosos estão agindo em A Fazenda. A cada dia fica mais claro que a realidade não interessa ao público dos Reality-Shows, eles querem mesmo é ver confusão, brigas, rixas, picuinhas da pior espécie. Certa vez, Pedro Bial, apresentador do principal programa neste formato no país, o Big Brother Brasil, disse em entrevista, que seu público não quer se ver nos participantes, ele quer ver o que há de pior no ser humano dentro da Casa e isso parece ser verdade.

Neste ponto, a direção, os roteiristas e os participantes de A Fazenda 3 conseguiram um impressionante resultado. O programa tem dado tudo que seu público quer: brigas e mais brigas. E, como gratidão, o telespectador faz questão de dar audiência. Uma mão lava a outra e enquanto isso o programa repercute muito atingindo números mais do que satisfatórios de audiência.

Não há como culpar a direção, os editores e muito menos a emissora de colocar diante da TV um Reality que de real não tem absolutamente nada quando o público não está interessado na realidade. A emissora dá aquilo que o público quer. E com razão.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira