terça-feira, 21 de setembro de 2010

SBT: Dois em um

Este é um tema bastante delicado, pois trata-se de uma realidade e peculiaridade de uma das maiores e mais tradicionais emissoras do país, portanto, é preciso que se discuta de forma madura e, esquecendo-se da paixão que permeia algumas pessoas pelo SBT. Não se pode nem fazer crítica levianas, porém, também não é possível que se esconda ou fuja da realidade complicada que a emissora de Sílvio Santos atravessa no ano de 2010.

O SBT está atualmente dividido em dois. É como se um empresário houvesse comprado pare da estrutura e montado uma outra emissora, que funciona exclusivamente aos finais de semana na mesma sintonia da Rede da família Abravanel. Porque parece claro a todos - crítica, público e até mesmo funcionários da Casa - que existem diferenças gritantes na programação diária e na programação de fim de semana.

Durante a semana, o que se vê ao sintonizar o SBT é uma programação fraca, cheia de enlatados e que, pior do que tudo, não tem o menor senso de lógica e organização. A impressão que se tem ao assistir ou ler a programação é de que temos um amontoado de programas apenas com a função de cumprir o extenso horário de programação. Não há qualquer sentido de continuidade ou de migração de público entre os programas da Casa, além do que, certamente não existe qualquer pesquisa junto ao telespectador para verificar os ajustes necessários.

De segunda à sexta é possível dizer sem medo de errar, que ele possui uma grade muito inferior a de Globo e Record, aliás, em estrutura lógica, a grade da emissora pode ser comparada a de Redes pequenas de televisão, pois parece estar jogada mesmo, sem ninguém dar grande importância ao assunto. Em contrapartida, nos finais de semana, tudo muda e o SBT trabalha numa lógica incontestável e, por conta disso, obtém bons resultados.

A programação de sábado é sólida e bem organizada e, principalmente, os domingos da emissora são os que conquistam os melhores resultados. Alguém há de dizer que é preciso lembrar a tradição e que o SBT tem tradição nos domingos, porém, ele também tem tradição no país todo durante a semana, pois, foi durante anos vice-líder de audiência e já incomodou a Globo em qualquer dia da semana. Tradição não dá audiência. O que dá audiência é programação de qualidade e, isso, infelizmente, o SBT possui apenas nos finais de semana. Melhor do que a programação ruim que ela oferece nos dias úteis, seria melhor que mantivesse o sinal apenas para o sábado e domingo.

1 Quebraram tudo:

Jorge William disse...

Silvio Santos é daquele cara que tem 100 ideias mas delas se aproveitam somente 5 (bom quem não é assim, só que falta ao lado dele alguém que realmente entenda de TV e que conquiste a confiança do Homem do Baú pra poder fazer o necessário. A Daniela Beyruti ao meu ver tapou o buraco com uma rolha e só, resistiu por um tempo, mas depois voltou tudo como antes, não quero dizer que ela não seja uma profissional competente, pra mim um curso de comunicação nos EUA não basta, tem que conviver no dia a dia da TV.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira