segunda-feira, 6 de setembro de 2010

E os domingos da Globo, hein?

Após isso ocorrer por diversas vezes durante a década de 90 e princípio da década atual, a Rede Globo voltou a ser incomodada aos domingos. Se naquela época o calcanhar de aquiles da poderosa emissora era o SBT com uma excelente programação dominical e que vencia constantemente na média-dia em São Paulo, nos idos em que Gugu era tido como o Rei dos domingos - ele chegou a ser líder absoluto de audiência por nove meses - atualmente o incômodo global atende pelo nome de Record.

No último domingo a emissora da família Marinho teve de engolir uma vexatória derrota na média-dia em seus domínios. A Record foi líder de audiência no domingo no Rio de Janeiro fechando, de acordo com dados prévios, com 12,5 pontos contra 12,4 da Globo. Pode parecer uma derrota pequena e até um empate técnico. Não é. 0,1 ponto numa média das 7h00 às 0h00 é muita coisa.

É bem verdade que já houve outras derrotas como bem citamos. É bem verdade que a Globo continua como a maior emissora do país e isso não mudará. É bem verdade que nem Record nem SBT são capazes de incomodar a excepcional média-dia da Vênus Platinada em dias úteis. Tudo isso é verdade. Porém, também é verdade que desde a queda do SBT e o crescimento da Record - muito mais na programação diária do que nos finais de semana - a Rede Globo simplesmente se acomodou. Basta olhar para a programação dominical da emissora e ver que praticamente não há mudanças nos últimos anos.

Esta derrota de domingo provavelmente servirá para que a cúpula comece a agir e repensar os domingos. Porque já não é de hoje que alterações drásticas precisam ser feitas. Programas como A Turma do Didi, Os Caras de Pau não podem continuar na grade da emissora. Em compensação, Faustão e Fantástico precisam ser repensados para voltarem a dar o resultado de antes. É impossível acreditar que o público simplesmente opte por ver outras emissoras nos domingos porque não gosta da Globo, afinal, todos vêem a emissora nos outros dias.

É bom a emissora abrir o olho. Porque no Rio, mais do que perder a liderança, há a ameaça de perder a vice-liderança aos domingos porque se a Record passou, o SBT está ali, pertinho. Mudança é bom. 

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira